segunda-feira, 31 de maio de 2010

BENFICA VENCE TOMAR NA PAREDE

Continua sem vencer nesta 2ª fase a equipa de Iniciados do SC Tomar. Ontem a jogar na Parede (??) frente ao SL Benfica (um dos candidatos ao ceptro nacional) a equipa de Nuno Lopes acabou derrotada por 4-1. As jovens "Águias" lideres da zona sul não facilitaram e chegaram ao intervalo a vencer por 3-0, no entanto Pedro Martins teve no stick a hipótese de reduzir na marcação de um livre directo, mas não conseguiu levar a melhor frente ao guarda redes do SL Benfica. Na 2ª parte com o jogo controlado e a "rolar" a seu favor o Benfica voltaria a marcar e elevar a marca para 4-0, para ver depois David Costa reduzir para 4-1 na conversão de uma grande penalidade, e fixar o resultado final. Fernando Cabaço arbitro da partida, passou despercebido, sinónimo de uma boa prestação, tendo assinalado 4 faltas conta a equipa da casa e 7 contra as cores verde e brancas.

Foto: Blog "Okjuvtomar"

TREINOS DE CAPTAÇÃO NO SPORTING CP

(Clique na imagem para ampliar)

4 ANOS DA 3ª À 1ª DIVISÃO

Quatro anos, isso mesmo, quatro anos foi o tempo necessário para a equipa sénior da AD Limianos, subir da 3ª divisão à 1ª. Tendo feito a estreia na época de 2006/2007 na 3ª divisão, subiu nessa mesma época à 2ª divisão onde permaneceu nas épocas seguintes (07/09, 08/09 e 09/10). A equipa da Vila mais antiga de Portugal faz assim história, levando mais uma localidade do alto Minho ao convívio dos grandes do hóquei patinado português.
A vitória de passado sábado em Famalicão frente ao lanterna vermelha, foi o inicio da festa que se prolongou noite dentro em Ponte de Lima, mas o jogo até começou mal, pois a equipa da casa adiantou-se no marcador, mas "Os Limianos" viria a dar a volta ao resultado e sair de Famalicão com a vitória por 4-1, e o consequente carimbo no "passaporte" rumo à 1ª divisão.

Foto: Blog "AD Limianos"

HISTÓRICO PA DESCE DE DIVISÃO

Foi fugaz esta passagem do histórico CD Paço de Arcos pela 1ª divisão (que já venceu por oito vezes), um ano após o regresso ao convívio dos grandes o clube da linha, regressa à 2ª divisão, fruto talvez de algumas lesões que atormentaram durante toda a época, e da inexperiência e juventude do seu plantel.

Na hora da despedida do primeiro escalão, o treinador Pedro Nunes prometeu que o regresso será tão breve quanto possível: “Culpados por estarmos nesta situação? Não existem, somos todos, há que assumir as responsabilidades” começa por dizer o técnico.
E prosseguiu: “Felizmente, o Paço de Arcos é um clube de futuro, com muitos jovens a praticar a modalidade. É um clube que essencialmente respira hóquei em patins e portanto, é mau ir para a Segunda Divisão, mas com a estrutura que o clube possui, penso que pode ambicionar a um regresso o mais rapidamente possível, que terá de ser já na próxima época!”

Recorde-se que o histórico PA tem sido o "berço" de grandes referências do hóquei patinado português, um verdadeiro filão de talentos hoquistas, e que continua nas suas fileiras com jogadores "apetecíveis" para os actuais grandes do panorama hoquista, como é o caso por exemplo de Gonçalo Pestana.

Fonte: Mundo do Hóquei
Foto:
AD Valongo

domingo, 30 de maio de 2010

ELEIÇÕES NO SC TOMAR II

Sócios pressionam Rosa Dias a continuar

Eleições no Sp. Tomar foram adiadas para data ainda por determinar devido à inexistência de listas candidatas. Alguns associados pediram a continuidade de Rosa Dias à frente do clube!
Não foram apresentadas listas na assembleia-geral do Sp. Tomar que teve lugar esta sexta-feira, dia 28, com vista à eleição de novos corpos gerentes. No entanto, alguns dos associados presentes apelaram à continuidade de Rosa Dias para dar seguimento ao projecto do clube, sobretudo no que à nova sede social diz respeito. Tal como explica na edição desta semana de "O Templário", o actual presidente do Sp. Tomar decidiu não avançar para a renovação do seu mandato reservando-se na expectativa de "entre os cerca de 1400 sócios surgir uma nova lista, com novas ideias". Porém, garantiu igualmente que "não deixará cair o clube no vazio", ficando, assim, em aberto a possibilidade de recandidatar-se quando for marcada nova assembleia-geral para ultrapassar este impasse directivo!

In, Jornal "O Templário"

FINALIZAR A ÉPOCA COM VITÓRIAS

Chegou ao fim o nacional da 2ª divisão, e as equipas Ribatejanas terminaram da melhor maneira, ou seja vencendo as suas partidas. Em Ourém a J. Ouriense venceu o Parede pela margem minima, 3-2 foi o resultado a favor da equipa de Hélder Santos, que termina a prova num honroso 6º lugar. Pela formação Ouriense marcaram João Silva (2) e Filipe Almeida. Em Tomar a equipa de Nuno Lopes venceu o Santa Clara por 7-4, com 4-0 ao intervalo. Gonçalo Favinha com 5 golos foi o marcador de serviço, tendo Bruno Monteiro e Esteves alcançado os outros golos. A equipa verde e branca termina assim na 2ª posição com o passaporte carimbado para a 1ª divisão na próxima época. Findo o campeonato, começa agora a formação dos planteis para os desafios que se avizinham na época 2010/2011, e onde o Cartão Azul irá informar os visitantes consoante as informações foram chegando desde que as mesmas se revelam verdadeiras, ou oriundas de fonte fidedigna.

Foto: Blog "Juventude Ouriense Ok"

sábado, 29 de maio de 2010

CENTRO DE TREINOS NACIONAL Nº3

Decorreu entre 23 e 25 de Maio no Luso, mais um Centro de Treinos Nacional, neste caso o nº3. Luís Duarte, seleccionador nacional continua assim à procura da melhor equipa para levar de vencida os compromissos que se avizinham. Recorde-se que desta convocatória fazia parte Filipe Almeida da J. Ouriense, que continua a ser uma das opções do seleccionador, mas que por motivo de doença não pode estar presente.

Foto enviada por Luís Duarte

PEDIDO DE APOIO

Estimados amigos:

Para publicação no Portal do Mundial de Hóquei em Patins em Maputo/2011, preciso que me façam chegar as vossas memorias, publicações, entrevistas, etc, tudo aquilo que vivenciaram e recordam da historia do hóquei Moçambicano, será uma forma de contribuir e participar neste evento que pela primeira vez se vai realizar em África e em Moçambique, tudo isto porque vocês igualmente fizeram parte desse historial e possibilitaram o reconhecimento internacional de Moçambique através da sua inestimável contribuição no hóquei mundial. Aqueles outros amigos mesmo que não tenham feito parte desse historial directamente, mas que tem informações e arquivos, agradeço igualmente a vossa contribuição, ficarei imensamente grato por todas as contribuições que me possam fazer chegar;

Recebam um abraço

Zé Carlos

sexta-feira, 28 de maio de 2010

2ª DIVISÃO CHEGA AMANHÃ AO FIM

Disputa-se amanhã a 30ª e ultima jornada da 2ª Divisão, e já com tudo definido no que concerne a subidas e descidas, os jogos serão única e exclusivamente para cumprir calendário e para alguns atletas se despedirem da massa associativa e rumarem a novas paragens para a próxima época. As equipas Ribatejanas jogam ambas em casa, a J. Ouriense recebe no Pavilhão do Pinheiro o Parede FC, ao passo que o SC Tomar recebe o GD Santa Clara, num jogo que poderá servir para reeditar a festa da subida.

Foto: Blog "Okjuvtomar"

EMPATE ENTRE PORTO E BARCELONA

video

FC Porto e FC Barcelona empataram ontem 4-4 no 1º jogo da Final 6 que tem lugar em Valdagno na Itália. A equipa portuguesa que teve sempre de correr atrás do prejuízo (0-1, 1-1, 1-2, 1-3, 3-3, 3-4 e 4-4) acabaria por chegar ao empate por Filipe Santos. Jorge Silva, Pedro Gil e Reinaldo Ventura apontaram os restantes golos. O FC Porto joga hoje pelas 1900 horas frente ao Valdagno num jogo com transmissão directa na RTP2.

10 ANOS DAS CLINICAS DE VERÃO

Luís Duarte (Seleccionador Nacional de Sub-20) e Carlos Pires (Treinador dos Juniores do SL Benfica), estão de parabéns pelo 10º aniversário das "Clínicas de Verão". Com o 1º estágio a ter inicio a 12 de Julho e o 2º a 19, haverá ainda pelo meio ou seja dias 17 e 18 um Torneio de 3x3. O Cartão Azul felicita os mentores das Clínicas pelo décimo aniversário, assim pelo que de bom tem feito pela modalidade.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

ELEIÇÕES NO SC TOMAR I

Rosa Dias quer 'sangue novo' no Sp. Tomar

Clube tomarense vai a eleições esta sexta-feira, numa altura em que já garantiu subida à 1ª Divisão Nacional de hóquei em patins e se prepara para inaugurar a nova sede social.

Até à hora do fecho desta edição ainda não tinham sido apresentadas listas para as eleições que o Sp. Tomar vai realizar esta sexta-feira na sede da Junta de Freguesia de S. João Baptista a partir das 20.30 horas! Num momento em que o clube entra numa nova realidade desportiva e social, com a subida à 1ª Divisão Nacional e a conclusão iminente da nova sede social, Rosa Dias admite que “gostaria de ver gente nova, com novas ideias, a apresentar listas”.

In Jornal "O Templário"

GD FABRIL VOLTA A TER SENIORES

Segundo informação fidedigna, o G.D. Fabril volta a ter Seniores após um interrupção de cerca de 4 anos . Irão disputar o nacional da III divisão e o treinador é o experiente José Manuel Santos Silva. Como é sabido o Hóquei no G.D.Fabril (ex.CUF e Quimigal) tem uma tradição com cerca de 70 anos de actividade , já ganhou inúmeros troféus a nível regional e nacional , destacando-se o Campeonato Nacional da 1ªDivisão conquistado em 1965/66, tendo sido a primeira equipa Portuguesa a disputar a Taças dos Campeões Europeus Nas suas fileiras jogaram grandes craques , campeões do Mundo e Europeus , casos do Leonel Fernandes , José António "Flecha", Vítor Domingos, Zezinho, José Fernandes, Carlos Realista , entre muitos outros. Presentemente o G.D.Fabril tem a funcionar uma Escolinha de Hóquei em Patins chamada - José António " Flecha " - com cerca de 60 inscrições , demonstrando a todos que aqui o Hóquei tem futuro e vai durar outros 70 anos ou mais, certamente .

Informação de Rinito Rita

TURQUEL SONDA PAULO BAPTISTA

Segundo a edição de 25/05/10 de jornal "A Bola", o HC Turquel sondou Paulo Baptista para saber a disponibilidade do técnico para orientar a equipa na próxima época. Paulo Baptista que este ano abandonou o Candelária da 1ª divisão, por motivos de saúde mostrou-se agradado com a proposta e promete resposta para breve. O HC Turquel a militar na 2ª divisão Sul, e já com a 4ª posição garantida aposta assim em Paulo Baptista, ex-seleccionador nacional, para tentar levar o clube da Aldeia do Hóquei Portuguesa de regresso à 1ª divisão na época 2010/2011.

DIVULGAÇÃO


(Clique nas imagens para ampliar)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

TERMINAR EM BELEZA

Numa tarde de domingo onde o hóquei praticado por veteranos foi o Rei, bastante publico se deslocou até ao Municipal de Tomar para presenciar a ultima etapa destas "Jornadas 2010", que viriam a consagrar o Parede FC como vencedor. A equipa do SC Tomar foi a ultima a entrar em ringue para defrontar o Algés e a vitória viria a sorrir às cores Leoninas por 6-3, terminando assim na 4ª posição este campeonato.

Pelo SC Tomar alinharam: Marco (GR), Capitolino, João Rui, Rui Miguel, Miguel Santos, Peter, Ventura, Paulo Beirante (GR), Silvério e Amadeu, sendo os golos apontados por João Rui (2), Miguel Santos (2) e Ventura (2), quanto à marcha do marcador foi a seguinte: 1ºparte 0-1, 1-1, 1-2, 2-2, 2-3 - 2ºparte 3-3, 4-3, 5-3, 6-3.

Foto e Informação: Blog "Veteranos SC Tomar"

terça-feira, 25 de maio de 2010

A DERROTA CHEGOU DE "NAVE"

Na ultima jornada da 1ª volta a equipa Nabantina, voltou a jogar fora de portas", desta feita em Massamá para defrontar o Stuart Carvalhais. Jogavam entre si os 3º e 4º classificados, ambos ainda sem pontuar nesta presente fase do campeonato, como tal por parte da equipa verde e branca eram elevadas as esperanças de amealhar os primeiros pontos, apesar de saberem de antemão que do outro lado estava uma boa equipa com bons valores individuais e que teriam ainda como opositor o piso onde se disputaria a partida. Com uma 1ª parte pouco interessante a equipa da casa chegaria ao intervalo a vencer por 2-1. Na 2ª parte a equipa de Nuno Lopes "acordou" e começou a dominar a partida e a criar várias oportunidades de golo, foi então que alguém resolveu tirar o protagonismo aos jogadores e tornar-se ele próprio o "verdadeiro artista", estou a falar de José Nave o arbitro da partida, que habilidosamente lá puxou o jogo para o lado da equipa da sua Associação, de salientar que o referido Senhor é arbitro do CRAHP Lisboa, e assim sendo e sem tirar valor à vitória da equipa do Stuart Carvalhais por 5-3, o que salienta referir é que este Sr. Nave acabou por estragar um espectáculo que estava a ser bonito de seguir, nomeadamente na 2ª parte. com as equipas a entregarem-se ao jogo pelo jogo. Como ponto final acrescenta referir que este Sr. trouxe a "Nave" cheia de azuis e vermelhos pois a equipa Nabantina viu mais cartões neste só jogo de que em todos os 30 oficiais que tinha realizado anteriormente. A equipa do SC Tomar segue assim na ultima posição, jogando no próximo jogo frente ao líder SL Benfica.

Foto de arquivo: Blog "Okjuvtomar"
Classificação copyright
Clube União Micaelense

segunda-feira, 24 de maio de 2010

SANTA CITA VENCE NO ALENTEJO

A equipa sénior (com 4 juvenis, um dos quais guarda-redes) convidada para substituir o CF Estremoz que desistiu de participar na prova, venceu no passado sábado a Taça do Alentejo, uma organização da Associação de Patinagem Alentejana. Este quadrangular contou com a participação do FC Castrense, HCP Grândola, CD Boliqueime e ACR Santa Cita. A equipa Ribatejana venceu no 1º jogo o HCP Grândola por 2-0, para na final derrotar o FC Castrense por 2-1. No jogo do 3º e 4º lugar o CD Boliqueime venceu o HCP Grândola por 4-2.

Fonte: Mundo Ok

domingo, 23 de maio de 2010

TREINADOR DE BANCADA

"O Monólogo do Apito"

Já sabemos, aliás falamos disso todos os dias, o hóquei não anda bem, está perder adeptos, está a perder protagonismo, as televisões afastaram-se, entre outros revés para a modalidade, mas nós os teimosos lá continuamos a andar atrás do hóquei, a fazer quilómetros e quilómetros para ver um jogo, a falar da modalidade aos nossos camaradas de serviço, com entusiasmo redobrado, a falar do jogo(s) do fim de semana como se ele tivesse acabado de terminar, aos passageiros que nos rodeiam no comboio de segunda de manhã, etc, para nós o hóquei não morre. Mas depois por vezes somos obrigados a dar razão aos que dizem que a modalidade já não é o que era, e que há pessoas que não dignificam a modalidade, que há pessoas que como intervenientes que devem passar despercebidos, sendo isso directamente proporcional a uma boa actuação, fazem tudo para ser o artista principal, e nesse capitulo temos alguém que é um Às, e pergunto eu qual treinador de bancada, que credibilidade dá à modalidade um interveniente, que esta época já teve o dom de conseguir dirigir o jogo mais rápido de sempre do hóquei em patins (dava garantidamente entrada no Guiness Book of Records), que hoje perante o espanto de quem nas bancadas pensava em assistir a um bom jogo, marca mais de 30 repito 30 faltas contra uma equipa, equipa essa que no jogo de ontem à tarde cometeu apenas 3 faltas (será que os atletas ficaram indisciplinados de ontem para hoje...???) que se o jogo tem outro juiz nem metade tinha sido assinalado, que expulsa um jogador a seu belo prazer, só porque educadamente lhe pediu explicações, que se dá ao desplante de o empurrar para fora do ringue, que sistematicamente prejudica a mesma equipa, seja qual for o escalão que apite, (bem mas aí o clube como já foi feito noutras épocas, devia expor o caso ao Conselho Regional de Arbitragem, para evitar que ele fosse nomeado para os seus jogos), dá sim credibilidade a quem diz que a modalidade caminha a passos largos para o esquecimento, muito mais agora que as novas regras dão poderes que este Senhor em particular não sabe usar, ou quando o usa, é para que o "mundo" gire em seu redor, qual actor em palco a representar um simples monólogo.

AA COIMBRA E STELLA MARIS DESCEM

Durou uma época a aventura da AA Coimbra e do C Stella Maris na 2ª divisão. Ambas as equipas que na passada época garantiram a subida de divisão, viram na jornada de ontem confirmada a descida à 3ª divisão, indo assim juntar-se ao AC Famalicense e CP Beja já despromovidos a umas jornadas.

SL BENFICA TEM NOVO REFORÇO

video

O SL Benfica reforçou-se, com um reforço de peso, ou não seja ele o conhecido apresentador Pedro Miguel Ramos, e dono da não menos conhecida marca "Amo-te". É claro que isto não passa de um brincadeira do "Cartão Azul", que apresenta uma pequeno excerto do programa "Iniciativa", que passou esta tarde na RTP2.

OURIENSE IN, TOMAR OUT

Mais um bom jogo da equipa de Hélder Santos, desta feita em Nafarros, e a vitória por 8-4, e a confirmação do 6º lugar, pois o HC Sintra venceu em Beja. A equipa Ouriense com 52 pontos e mais de 120 golos marcados acaba assim os jogos "extra-muros" da melhor forma e para fechar com "chave de ouro", falta apenas vencer o Parede FC na ultima jornada que terá lugar no Pavilhão do Pinheiro, e onde segundo informações que chegaram ao Cartão Azul (que entretanto carecem de confirmação) será também o ultimo jogo de alguns atletas com o emblema do clube de Ourém. Por seu turno o SC Tomar voltou a cair aos "patins" do seu eterno carrasco o HC Turquel e desta feita 6-3 foi o resultado final, num jogo onde a equipa de Turquel já vencia por 3-0 ao intervalo. A equipa de Nuno Lopes já com os objectivos atingidos, foi incapaz de se superiorizar ao adversário, que já na 1ª volta havia goleado os Verde e Brancos em Tomar por um conclusivo 7-2. A equipa nabantina despede-se do seu publico frente ao GD Santa Clara, num jogo assim como o de Ourém será de despedida para alguns atletas.

Foto: Blog "Juventude Ouriense Ok"

sábado, 22 de maio de 2010

FALECEU CARLOS BICA

Faleceu Carlos Bica, ex-Árbitro Internacional, ex-Presidente do Comité Europeu de Rink-Hóckey, Sócio de Mérito da AP Lisboa e da FPP.
O corpo estará em câmara ardente a partir das 10:00 de Domingo 23 de Maio na Capela do Centro Social e Paroquial da Figueirinha, Rua de Macau em Oeiras e o funeral será às 15:30 para o cemitério de Oeiras. À familia enlutada o Cartão Azul envia as mais sentidas condolências.

DO UNIÃO FE A CAMPEÃO DA AP LISBOA

Valério Silva, um jovem que se iniciou para a modalidade no União FE, sagrou-se no passado fim de semana campeão distrital de Lisboa, ao serviço do Sporting CP. Na época de 2008/2009 deixou o hóquei Ribatejano rumo ao hóquei da capital em virtude dos afazeres profissionais dos seus Pais. Na 1ª época sagra-se vice-campeão da AP Lisboa para esta época atingir o patamar mais elevado, e refira-se que em 25 jogos obtiveram outras tantas vitórias com um score de 390 golos marcados e 67 sofridos, e a consagração aconteceu frente os rivais de sempre o SL Benfica com uma vitória expressiva de 16-4. Esta vitória reflecte o bom trabalho que está a ser feito para os lados do Tojal por parte de um histórico do nosso hóquei, o Sporting CP.

Foto: Blog "MVP"

FILIPE ALMEIDA DE NOVO NOS SUB-20

Filipe Almeida, jogador da Juventude Ouriense voltou a ser chamado aos trabalhos da selecção Nacional de Sub-20. Depois da presença no Centro de Treinos Nacional nº2, Luís Duarte volta a convocar o jovem Ribatejano, desta feita e segundo informação que chegou à nossa redacção, para colmatar a falta de Rafa (FC Porto) que irá participar na Final 6 em Valdagno. A época que Filipe Almeida tem feito na equipa de Ourém, não tem passado despercebida ao seleccionador Nacional e como prova disso, a chamada para os trabalhos que mais uma vez irão decorrer no Luso. Recorde-se que na preparação do Mundial de Sub-20 no Chile também o David Vieira, actualmente na Juventude Ouriense, mas na altura no União FE foi chamado diversas vezes aos trabalhos da selecção orientada na altura por Luís Sénica.

Convocatória retirada do Site FPP (clique na imagem para ampliar)

sexta-feira, 21 de maio de 2010

AGENDA PARA DIA 22/05/10

Disputa-se amanhã a penúltima jornada da edição 2009/2010 da 2ª Divisão Sul, e as equipas Ribatejanas já com os objectivos atingidos jogam fora. Se o SC Tomar que no passado fim de semana venceu o BIR e carimbou o passaporte para a 1ª Divisão, tem um jogo difícil em Turquel, um jogo que poderia ter contornos muito mais complicados para a equipa de Nuno Lopes, caso não tivesse vencido o ultimo jogo. Este jogo acaba por ser apenas mais um e a única coisa em jogo é os atletas dignificarem o emblema que ostentam, pois em termos classificativos está tudo praticamente decidido, ou seja nem o Turquel chega ao 3º lugar, e o Tomar para chegar ao 1º, necessita de dois deslizes do GDS Cascais. pois em caso de igualdade pontual a vantagem é da equipa da linha, no entanto é um derby de referência e de certeza que a equipa Verde e Branca quererá vingar a derrota sofrida em casa na 1ª volta. Quanto à J. Ouriense com o 6º lugar garantido e o 5º ainda ao alcance, mas a precisar de duas derrotas do HC Sintra que este fim de semana por exemplo defronta o ultimo classificado, desloca-se a Nafarros para tentar inverter o resultado da 1ª volta em que foi derrotada no Pavilhão do Pinheiro pela equipa da freguesia de Sintra. Assim sendo a jornada de amanhã poderá apenas ter como ponto de referência o resultado do C Stella Maris e da AA Amadora, no que respeita à descida de divisão, sendo que no entanto a equipa da Amadora parte muito à frente da equipa de Peniche.

Foto de arquivo: Barros Simões

LUÍS COELHO RUMA À ALEMANHA

O atleta de 25 anos do HC Turquel será jogador dos alemães do RSC Cronenberg na próxima época. O contracto que deverá ser assinado em breve tem a duração de uma época com outra de opção. O avançado Turquelense ruma assim à "Rollhockey Bundesliga". A noticia vem divulgada no site oficial do clube e pode ser lida aqui.

Fotos: HC Turquel e RSC Cronenberg
Montagem: Cartão Azul

"MÁRITO" A CAMINHO DO UNIÃO FE

Mário Santos, que esta época defendeu as cores da SFG Pais, está a um passo de representar o União FE, na próxima época, colmatando assim a saída de Carlos Tomaz para os Tigres de Almeirim. Márito como é conhecido no mundo do hóquei deverá assinar na próxima semana conforme noticiou o Blog "UFE Fans". O guarda-redes formado nas escolas do FC Goleganense (secção entretanto extinta há alguns anos), já é um "namoro" antigo do clube alvi-negro. Na foto de baixo podemos ver Márito em acção no jogo que opôs a SFG Pais e o União FE, um jogo onde o jovem guardião, fez uma exibição de luxo, aliás como foi relatado neste espaço e que pode ser relido, aqui.

Segundo ainda o Blog "UFE Fans", o ex-júnior Rodrigo Saboga, também fará parte do plantel sénior da próxima época.

Fotos: Barros Simões e Blog "UFE Fans"

DIVULGAÇÃO

(Clique na imagem para ampliar)

quinta-feira, 20 de maio de 2010

HÁ MUDANÇAS EM SANTA CITA

Esta é a altura em que os clubes preparam as equipas para a nova temporada. Em Santa Cita, por exemplo, parece haver muito por definir. Sabe-se que a equipa treina uma vez por semana até final da época, já sem a presença do treinador Luís Marques. Também de saída poderá estar Pedro Brazete, concretamente para o União do Entroncamento.

Outra saída confirmada é a de Pedro Nobre, segundo melhor marcador da 3ª Divisão Nacional, que termina a carreira como jogador para abraçar um projecto como treinador no hóquei jovem do Sporting de Tomar.

Fonte: Radio Hertz
Foto: Barros Simões

O HÓQUEI E O AMADORISMO

A final-four da Taça CERS, que teve lugar no fim-de-semana em Torres Novas, além de registar mais um desaire do Benfica no hóquei em patins - perdido que já está, também, o campeonato nacional - mostrou como a modalidade continua a ser gerida pelo amadorismo. Organizada pelo Comité Europeu de Rink-Hockey, liderado pelo português Carlos Graça, e por uma empresa de eventos desportivos (Wall Street), esta fase final da segunda prova de clubes mais importante da Europa demonstrou como é impossível o ingresso nos Jogos Olímpicos, como muitos ainda sonham.

Na bancada de imprensa não havia qualquer informação sobre as equipas presentes na final-four e, mais grave ainda, nos inícios dos jogos, nomes dos jogadores e árbitros nunca foram dados a conhecer aos jornalistas presentes no Palácio dos Desportos de Torres Novas, para não falar da pouca ou nenhuma visibilidade para os marcadores, devido à colocação deficiente da bancada de imprensa.

Mas mais o caricato aconteceu no final do encontro. Quando os jornalistas se deslocaram à sala de imprensa, foram informados por uma repórter da Benfica TV que o Benfica só falava para o canal televisivo do clube da Luz, não prestando quaisquer declarações à imprensa. O que se lamenta, não é o Benfica não querer falar, está no seu direito, mas sim não se encontrar ninguém do clube da Luz ou da organização que desse uma explicação lógica sobre este boicote à informação, numa sala destinada aos Órgãos de Comunicação Social de uma competição europeia.

Esta é uma situação inadmissível numa modalidade desportiva com tantas tradições em Portugal e ainda por cima numa competição europeia, com inúmeros jornalistas estrangeiros presentes em Torres Novas. Assim caminhamos para o abismo que muitos apontam para o hóquei em patins. E os seus dirigentes têm uma grande responsabilidade no que se está a passar.

Vítor Ventura in Jornal "Record"
Foto: Barros Simões

JORNADAS 2010 - 9ª ETAPA

Realiza-se no próximo domingo dia 23 de Maio, no Pavilhão Jácome Ratton, a 9ª e ultima etapa das Jornadas 2010. A equipa da casa defronta o Algés e pode ambicionar o 4º lugar pois HC Turquel (3º) e CUF (4º) jogam entre si, e a formação da CUF tem apenas dois pontos de vantagem sobre os Verde e Brancos. Em caso de derrota a equipa Nabantina pode vir a ser ultrapassada pela AA Amadora. Quanto ao jogo grande será indiscutivelmente o Lobinhos (2º) vs Parede (1º), o jogo do titulo. Uma tarde de hóquei a partir das 1500 horas a não perder com entradas gratuitas e onde irão desfilar grandes figuras do hóquei patinado português. Pode consultar toda a informação relacionada com as Jornadas 2010 aqui, num trabalho do site Clube União Micaelense.

Fonte: Blog "Veteranos SC Tomar"

quarta-feira, 19 de maio de 2010

UMA MÃO CHEIA DE GOLOS

A J. Ouriense venceu ontem à noite no Pavilhão do Pinheiro, o Clube Stella Maris por 5-0, e manteve a 6ª posição na tabela classificativa. A equipa de Hélder Santos chegou ao intervalo a vencer por 2-0 com golos apontados por Pedro Silva e David Vieira. Na 2ª parte mais 3 golos sem resposta e a equipa que viajou desde Peniche a ver a sua permanência na 2ª divisão cada vez mais difícil. David Vieira, Filipe Almeida e João Lomba apontaram os golos no segundo tempo. Na próxima jornada a equipa Ouriense viaja até Nafarros já com o 6º lugar garantido que é sinónimo de um campeonato tranquilo e onde um deslize ou outro, hipotecou melhor registo.

Foto: Blog "Juventude Ouriense OK"

ALEGRIA, DIVERSÃO E HÓQUEI

Neste Domingo, dia 16 de Maio de 2010, pelas 11 horas, no pavilhão polivalente de Santa Cita, realizou-se um jogo amigável do escalão de Benjamins, entre a equipa da A.C.R.Santa Cita e A.D.Penafiel.
Foi um jogo para as duas equipas rodarem todos os jogadores, pois com 5 períodos de jogo interessantes, deu para ver que a equipa da casa era mais experiente e mais bem trabalhada, enquanto a equipa que viajou de Penafiel, que lutou com todas as armas e com toda a garra, não conseguiu importunar muito a equipa da casa. Contudo, os resultados nos períodos foram:
1º Período : Santa Cita 3 A.D.Penafiel 0
2º Período : Santa Cita 0 A.D.Penafiel 0
3º Período : Santa Cita 8 A.D.Penafiel 0
4º Período : Santa Cita 0 A.D.Penafiel 2
5º Período : Santa Cita 5 A.D.Penafiel 0

Resultado Final : Santa Cita 16 A.D.Penafiel 2

Acima de tudo foi um jogo onde as crianças se divertiram, na modalidade que abraçaram (Hóquei em Patins). Todos jogaram, como deve ser em escalões de formação.

Crónica e Foto: Nuno Jorge Marques de Sousa (Nunão)
Titulo: Cartão Azul

terça-feira, 18 de maio de 2010

TAÇA CERS - FINAL FOUR - FOTOS

Num excelente trabalho fotográfico de Barros Simões, o Cartão Azul publica algumas fotos da Final Four da Taça Cers realizada no passado fim-de-semana no Palácio dos Desportos em Torres Novas, e que teve como vencedor o Liceo da Coruña.










Fotos: Barros Simões

segunda-feira, 17 de maio de 2010

COMENTADOR POR UM DIA...!!!

A convite da Rádio Cidade de Tomar, o Cartão Azul esteve presente como comentador no jogo que apôs SC Tomar e BIR, e que viria a confirmar a subida da equipa Leonina à 1ª Divisão Nacional.

Foi mais uma experiência a juntar ao meu curriculum desportivo, e o regresso aos comentários desportivos depois de na década de 80 o ter feito na vertente do futebol para a Rádio Voz do Entroncamento.

Mais uma vez resta-me agradecer o amável convite da Rádio Cidade de Tomar e dizer que foi um prazer enorme trabalhar com uma equipa de tão elevado nível profissional.

Fotos: Radio Cidade de Tomar