sexta-feira, 31 de agosto de 2012

VITÓRIA SOBRE A ALEMANHA ANTES DO DUELO IBÉRICO

A Selecção Nacional Sub-17 venceu (5-1) a Alemanha e, na busca do título Europeu, já tem encontro marcado com Espanha no 31º Campeonato da Europa de hóquei em patins, prova que decorre em Ploufragan (França).


Portugal, que entrou com uma postura bem diferente da mostrada no jogo com Itália, realizou uma primeira parte cautelosa, chegando ao intervalo vencendo por 2-1. Na etapa complementar, a equipa portuguesa manteve a toada, mas revelou maior eficácia, fechando o encontro com os 5-1 a seu favor.

Hoje, sexta-feira, a Selecção Nacional mede forças com Espanha – detentora do título –, numa partida marcada para as 18 horas.

Informação: Diogo Santos, Gabinete de imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SC TOMAR APRESENTA OS ESCALÕES DE FORMAÇÃO NO DIA 03

A secção juvenil do SC Tomar apresenta as equipas para a época 2012/2013 no próximo dia 03 de Setembro, no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar.


Depois de uma época histórica para o clube Leonino que teve como ponto alto a conquista do Nacional de Juvenis, as equipas verde e brancas irão tentar de novo uma época debruada a tons dourados.

A secção juvenil convida pais/encarregados de educação, atletas, sócios, simpatizantes, comunicação social, para estarem presentes nesta apresentação

JÁ SE TRABALHA EM OURÉM

Foi com espírito de harmonia e muita alegria, num ambiente muito saudável, que na passada terça-feira o Juventude Ouriense arrancou para a nova época, com as primeiras jornadas técnicas, as quais serviram para troca de opiniões e de ideias entre a estrutura técnica da Juventude Ouriense.


Boa jornada que serviu para adquirir mais conhecimento, bem como integrar os novos treinadores na estrutura e os unir ainda mais.

Com objectivos bem definidos, espera-se uma boa época em que a entrega de todos em torno de um só objectivo, formar com base nas regras desportivas e do fair-play, fazendo dos jovens de hoje os homens de amanha.

Estrutura e início de os treinos:
Seniores: Treinador Pedro Garcia inicia Sábado dia 01 de Setembro
Juniores: Treinador Cristiano Calado inicia Sábado dia 01 de Setembro
Juvenis: Treinador Gonçalo Coelho inicia Segunda-feira dia 03 de Setembro às 21 horas no Pavilhão Municipal.
Iniciados: Treinador Gonçalo Coelho inicia Segunda-feira dia 03 de Setembro às 19h30 horas no Pavilhão Municipal.
Infantis: Treinador Pedro Nobre inicia Segunda-feira dia 03 de Setembro às 18h30 horas no Pavilhão do Pinheiro


Escolares: Treinador João Abel Oliveira inicia Terça-feira dia 04 de Setembro às 18h30 horas no Pavilhão do Pinheiro
Benjamins: Treinador José Carriço e Tiago Reis  inicia terça dia 04 de Setembro às 18h30 horas no Pavilhão Municipal.
Bambis: Treinador Carlos Clemente inicia Segunda-feira dia 03 de Setembro às 18h30 horas no Pavilhão Municipal.
Iniciação: Pedro Nobre inicia Sábado dia 08 de Setembro
   
Coordenador da formação: Gonçalo Coelho
Responsável pela captação: Pedro Nobre

Fonte/Fotos: Blog "Juventude Ouriense Ok"
Titulo: Cartão Azul

SELECÇÃO NACIONAL ASSOCIA-SE AO "CASO ANDRÉ"

A Selecção Nacional de Hóquei em Patins associou-se a um apelo nacional partindo do caso do filho de um jogador da AD Limianos que está com uma leucemia e procura uma nova vida.
 

«O André é filho de um colega de profissão nosso, ele é guarda-redes do Limianos, é um miúdo com 14 anos (…) e nós dentro do possível vamos ajudar no que conseguirmos» diz Reinado Ventura

video

PORTUGAL VENCE PRIMEIRO TESTE

A Selecção Nacional Seniores Masculinos de hóquei em patins venceu o CP Sobreira (14-3) no primeiro de quarto testes antes do arranque do 50º Campeonato da Europa, competição que se irá realizar em Paredes, de 9 a 15 de Setembro.


No Pavilhão Rota dos Móveis (Lordelo), ainda com os jogadores à procura da melhor forma física e a acusarem o cansaço típico destas fases de preparação, a Selecção Nacional  venceu o emblema do CP Sobreira. O jogo, disputado em 3 partes de 20 minutos cada e onde o resultado era o menos importante, foi disputado a um ritmo relativamente lento e serviu para rodar todos os 10 atletas.

Cinco inicial
Ricardo Silva (GR)
Reinaldo Ventura, 2 golos
Valter Neves
Gonçalo Suíssas, 1 golo
João Rodrigues, 3 golos
------------------------
Diogo Almeida (GR)
Jorge Silva, 3 golos
Ricardo Barreiros, 1 golo
Hélder Nunes, 2 golos
Diogo Rafael, 2 golos

Resultado final: 14-3


Rui Neto, Seleccionador Nacional
O resultado é o menos importante. Os jogadores ainda não estão no nível físico desejado, como aliás é de esperar nesta fase da preparação. Estou satisfeito, mas revelámos algumas lacunas defensivas que temos de corrigir. A preparação tem estado a correr bem e o espírito do grupo é muito bom

Esta sexta-feira (21 horas), a Selecção Nacional tem novo teste, desta feita frente à AD Valongo. Depois, na última semana de estágio, Portugal irá jogar com a UD Oliveirense (4 de Setembro) e com a selecção francesa (6 de Setembro).

Mais informações no portal oficial da Federação de Patinagem de Portugal (www.fpp.pt) e na página oficial do 50º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins (www.europeuhoquei-paredes.com).

Informação/Fotos: Diogo Santos, Gabinete de imprensa da FPP

SELECÇÃO E ORGANIZAÇÃO APOIAM O PROJECTO "JOÃOZINHO"

Comitiva portuguesa e presidente da Câmara Municipal de Paredes visitaram esta quarta-feira o Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de São João “Joãozinho” será a mascote oficial da Seleção Nacional no Europeu 2012 que se realiza em Paredes, no Pavilhão Rota dos Móveis, entre 9 a 15 de Setembro.


A Selecção Nacional de Hóquei em Patins e a Câmara Municipal de Paredes, enquanto entidade organizadora da 50ª edição do Campeonato Europeu da modalidade, oficializaram esta quarta-feira, durante uma visita ao Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de São João, no Porto, o seu apoio oficial ao projecto “Um Lugar Pró Joãozinho”.

Quero manifestar a todos, nomeadamente à Federação de Patinagem de Portugal, Selecção Nacional e Câmara Municipal de Paredes, o meu profundo reconhecimento e gratidão pela oportunidade de promovermos este projecto ao longo de todo o Campeonato Europeu e de associarmos a nossa mascote, o Joãozinho, aos jogos da Selecção Nacional”, afirmou Caldas Afonso, director do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de São João, no seu discurso de abertura.


Um orgulho partilhado por todos os jogadores e pelo seu Seleccionador Nacional, Rui Neto: “É para todos nós um orgulho e uma honra podermos estar associados a uma causa tão nobre, pelo que tudo faremos para ajudar a divulgar esta campanha”.

Desde logo, fica a promessa deixada por Reinaldo Ventura, o capitão da Selecção Nacional, ao revelar que “vamos doar parte do nosso prémio de futuros Campeões da Europa ao projecto Um Lugar Pró Joãozinho”. De resto, num registo mais emocionado, Reinaldo Ventura expressou a sua solidariedade com um dos colegas de Selecção, o guarda-redes Ricardo Cunha, cujo filho se encontra internado, apelando à doação de sangue para rapidamente se encontrar um dador de medula óssea compatível com o jovem André.


Também por essa razão, o Centro Hospitalar de São João e o Município de Paredes acordaram hoje mesmo a realização de uma campanha de recolha de sangue, para registo de doares de medula óssea, a realizar no Pavilhão Rota dos Móveis durante a semana do Europeu. “Faz parte do nosso ADN a partilha e a responsabilidade social. Por isso, quando nos foi sugerida esta união de esforços, dissemos imediatamente que sim, tal como o já fizemos no passado, por exemplo ajudando a equipar um dos pisos do IPO do Porto e a Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho”, recordou, por sua vez Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes, deixando no final um convite aos doentes internados naquela ala pediátrica: “Queremos promover a alegria neste Campeonato. Por isso, todas as crianças e jovens que tiveram ordem médica para se deslocar a Paredes durante a semana do Europeu terão entrada gratuita nos jogos da Selecção Nacional".

Informação/Fotos: CM Parede – Gabinete de Comunicação
Titulo: Cartão Azul

2 FETTE DI PIZZA SUL TAVOLO IN PORTOGALLO

Após duas goleadas nos dois primeiros jogos do 31º Campeonato da Europa de hóquei em patins, a Seleção Nacional Sub-17 conheceu o sabor da derrota (1-2), diante da Itália.
 
Foto: Roller Hockey Photos
 
Em Ploufragan, França, Portugal foi dominador, atirou por várias vezes aos ferros da baliza italiana, mas não conseguiu alcançar os 3 pontos que garantiriam a 1ª posição no Grupo B.

Hoje (17:30), quinta-feira, Portugal irá medir forças com a Alemanha. Em caso de vitória, a Selecção Nacional irá encontrar pela frente o vencedor da partida entre Andorra e Espanha.

Informação: Diogo Santos, Gabinete de imprensa da FPP
Titulo: Cartão Azul (2 fatias de pizza na mesa de Portugal)

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

SORTEIOS DA II E III DIVISÕES - VERSÃO CORRECTA

O sorteio do Campeonato Nacional da 3ª Divisão de Hóquei em Patins realizar-se-á na próxima segunda-feira, dia 3 de Setembro. A competição, que será disputada por 21 equipas, terá 7 clubes nas zonas Norte, Centro e Sul.  O sorteio do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Hóquei em Patins, realizado no passado dia 30 de julho, foi anulado e está já remarcado para as 18 horas de 3 de setembro (segunda-feira). Na base da anulação, está uma reclamação apresentada pelo Hóquei Clube de Paço de Rei relativa à constituição das Zonas (Norte e Sul) do Campeonato. 

Assim, no próximo dia 3 de Setembro, serão estas as 32 equipas a entrar no sorteio do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.


Actualização: Devido à desistência do Parede FC, o UDC Nafarros foi promovido ao 2º escalão.

Como informado anteriormente, a Direcção da Federação de Patinagem de Portugal analisou e deu provimento à reclamação que resulta na inclusão do HC Paço de Rei e na anulação do sorteio previamente realizado. A deliberação excluía, então, o UDC Nafarros da 2ª Divisão, porém e devido à desistência do Parede FC – através de um comunicado oficial a que a FPP apenas teve acesso esta tarde –, a formação do UDC Nafarros irá marcar presença no 2º escalão e não no 3º, como informámos anteriormente.

Assim, no próximo dia 3 de Setembro, serão estas as 21 equipas a entrar no sorteio do Campeonato Nacional da 3ª Divisão.
 
 
Informação: Diogo Santos, Gabinete de Imprensa da FPP

II DIVISÃO NACIONAL, ANULA E VOLTA A SORTEAR

O sorteio do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Hóquei em Patins, realizado no passado dia 30 de Julho, foi anulado e está já remarcado para as 18 horas de 3 de Setembro (segunda-feira). Na base da anulação, está uma reclamação apresentada pelo Hóquei Clube de Paço de Rei relativa à constituição das Zonas (Norte e Sul) do Campeonato.


A Direcção da Federação de Patinagem de Portugal analisou e deu provimento à reclamação que resulta na inclusão do HC Paço de Rei, e consequente exclusão do UDC Nafarros, bem como na anulação do sorteio previamente realizado.

Assim, no próximo dia 3 de Setembro, serão estas as equipas a entrar no sorteio do Campeonato Nacional da 2ª Divisão.

O sorteio do Campeonato Nacional da 3ª Divisão de Hóquei em Patins realizar-se-á na próxima segunda-feira, dia 3 de Setembro. A competição, que será disputada por 22 equipas, terá 7 clubes nas zonas Norte e Centro, e 8 emblemas na zona Sul.
 
 
Informação: Diogo Santos, Gabinete de Imprensa da FPP

SPORTING CP INICIA HOJE A PRÉ-ÉPOCA

O Sporting CP inicia hoje os trabalhos de pré-época. No ano de regresso a equipa Leonina irá estagiar até dia 31 de Agosto na Academia em Alcochete. A equipa  irá ter durante a permanência em Alcochete treinos bi-diários, ao passo que os treinos com patins serão realizados no Pavilhão do Seixal.

Foto: Blog OK&VARIUS

«Os objectivos da equipa estão bem definidos, primeiro consolidar a equipa na 1ª Divisão obtendo a manutenção o mais rápido possível, mas claro que temos que ser exigentes com nós próprios e tentar irmos o mais acima possível na classificação, mas o mais importante é chegarmos ao fim com conscientes com tudo fizemos para dignificar a camisola que envergamos.» afirmou o técnico da equipa ao Blog "Best Hóquei".

Foto: Blog OK&VARIUS

Já se encontra definida a agenda dos jogos de pré-época da formação sénior de Hóquei em Patins do Sporting. Os Leões irão participar nos dias 8 e 9 de Setembro no torneio de Paço D'Arcos. As outras duas equipas participantes serão o Turquel e o HC Sintra. No dia 15 os Verde e Brancos deslocam-se a São João da Madeira para participar no jogo de apresentação da equipa do Sanjoanense. Nos dias 22 e 23 irá ter lugar o Torneio de Valongo que conta com a participação do Sporting, Valongo, HC Braga e Gulpilhares. No dia 29 os Leões deslocam-se a Sesimbra para a apresentação do GD Sesimbra.

Informação: André Dias - Modalidades SCP

FILIPE GAIDÃO CONFIRMADO COMO REFORÇO DOS TIGRES

Filipe Gaidão é oficialmente jogador do HC "Os Tigres" para a época 2012/2013.

Foto: Jornal Almeirinense

Confirma-se assim a informação dada em primeira mão pelo Cartão Azul no dia 16 de Agosto e que pode ser lida aqui. Recorde-se que o ex-internacional português já representou Sporting CP. SL Benfica, FC Porto, AJ Salesiana, CD Paço d'Arcos, Roller Salerno (Itália), GDS Cascais tendo nas ultimas épocas estado ao servico do SCM Aljustrelense.

 Carlos Taborda, presidente do clube, em declarações ao Jornal "Almeirinense" destaca a simplicidade do importante do jogador que “trás um elan especial sendo o reforço mais sonante para a nova temporada”.

A equipa da Capital da Sopa da Pedra inicia os trabalhos da nova época no dia 01 de Setembro com dois treinos agendados para as 10:30 horas e 16:30 horas no Pavilhão Alfredo Bento Calado. A equipa que será comandada por Hugo Gaidão irá alternar os treinos entre Almeirim e a Parede, tendo já confirmados entre outros jogos com o SL Benfica (12/09 - 21:00) e HC Turquel (25/09) ambos em Almeirim, e a participação no Torneio Cidade de Tomar (29/09).

terça-feira, 28 de agosto de 2012

DEPOIS DE NOVE A ANDORRA, AGORA NOVE À SUÍÇA

A Selecção Nacional Sub-17 defrontou a Suíça e repetiu o resultado (9-0) alcançado no jogo inaugural do 31º Campeonato da Europa de hóquei em patins, prova que decorre em Ploufragan (França), até ao próximo sábado.


Portugal, que já garantiu o apuramento para a fase final da competição, é a equipa com melhor saldo de golos, ao somar 18 tiros certeiros em dois encontros. A Selecção Nacional lidera o Grupo B com o mesmo número de pontos (6) que o próximo adversário desta fase de grupos, a Itália, conjunto que derrotou (4-0) Andorra. No Grupo A, Espanha segue na liderança isolada (6 pontos), após triunfo (4-0) diante de Inglaterra, já a turma da casa – França – empatou (4-4) com a Alemanha e ocupa o 2º posto do agrupamento com 4 pontos somados em duas partidas.

Amanhã (18:15), quarta-feira, a Selecção Nacional encerra a fase de grupos frente à Itália, na partida decisiva para definir os 1º e 2º lugares do Grupo B.

Informação: Diogo Santos, Gabinete de Imprensa da FPP

JÁ SE TRABALHA EM PAÇO DE REI

O Hóquei Clube Paço de Rei começou no passado dia 27/08 a nova época desportiva 2012/13. O clube conta com todos os escalões de formação aos seniores masculinos, com a excepção do escalão de juvenis, mas com a novidade de uma equipa sénior feminino que disputará o Campeonato Nacional do escalão!

Com o objectivo de tornar o clube competitivo, tanto internamente como a um nível nacional, o HCPR procura ainda estruturar os planteis respectivos das camadas jovens, que sofreram algumas perdas consideráveis desde a época passada. Os variados escalões do clube irão participar nos campeonatos distritais respectivos da APP. Referente a camadas jovens, o clube possui uma equipa de benjamins, escolares, infantis, iniciados A e B e Júniores. Qualquer atleta que queira representar o HCPR deverá contactar o número abaixo indicado.

Com vista à criação de uma equipa de Júniores competitiva e que possa futuramente servir de base a equipa sénior masculino, procuramos também alguns atletas que por motivos escolares, nomeadamente universitários, tenham que residir no Porto. Sendo assim, todos os atletas com idades entre os 16 e os 19 anos (segundo ano de juvenil até terceiro de júnior), que estejam interessados em representar este clube histórico, devem contactar o responsável pela coordenação técnica do clube, Raul Santos, através do número 918525477, ou do email – raul29santos@gmail.com!

Informação: Raul Santos

SELECÇÃO ASSOCIA-SE AO PROJECTO “UM LUGAR PRÓ JOÃOZINHO”

A Selecção Nacional de Hóquei em Patins, actualmente a cumprir o seu estágio de preparação para o Europeu 2012 em Paredes, vai manifestar o seu apoio ao protejo "Um lugar Pró Joãozinho", em Conferência de Imprensa que terá lugar esta quarta-feira, dia 29 de Agosto, pelas 15h00, no Espaço FNAC do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de São João, no Porto.


Além do Seleccionador, Rui Neto, e de todos os jogadores da Selecção, a cerimónia contará com as presenças do Director da Pediatria do Centro Hospitalar de S. João, Caldas Afonso, e do presidente do Município de Paredes, Celso Ferreira.

O protejo "Um Lugar Pró Joãozinho", que tem como mascote o "Joãozinho", visa angariar fundos para a construção da nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar de São João.

No final da Conferência de Imprensa, os jogadores e toda a comitiva da Selecção Nacional farão uma visita às crianças internadas no Serviço de Pediatria daquela unidade hospitalar.

A Selecção Nacional participa no 50º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, que decorre entre 9 e 15 de Setembro no Pavilhão Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes.

Informação: Jorge Rodrigues, Assessor de Imprensa do Município de Paredes

CAMPEÃO NACIONAL COMEÇOU ONTEM OS TRABALHOS

A equipa de hóquei em patins do Benfica iniciou, esta segunda-feira, os trabalhos com vista à época 2012/13. Luís Sénica, treinador das águias, aponta a revalidação do título de campeão nacional como «uma das principais apostas». Espanhol Marc Coy é novidade.

Foto: Jornal "A Bola"

«Não há acréscimo de pressão pelo facto de a equipa ter sido campeã nacional. O que temos de assumir é que jogamos para vencer, com o intuito de conquistar títulos e o Campeonato Nacional é uma das principais apostas», disse o técnico em declarações prestadas à Benfica TV no dia de abertura da ´oficina` encarnada, dedicado à realização de exames médicos e testes físicos.

Valter Neves, Ricardo Silva, João Rodrigues e Diogo Rafael, todos ao serviço da Selecção Nacional, não marcaram presença no arranque dos trabalhos, contingência desvalorizada por Luís Sénica.

«Estamos tranquilos sobre isso, uma vez que as coisas estão devidamente planificadas e sustentadas», sustentou, acrescentando: «Ao contrário do ano passado em que tínhamos quatro atletas, este ano temos seis, o que já é um factor positivo. Depois vamos ter a participação da nossa jovem equipa de juniores e da equipa B, neste início de pré-época».

Foto: Benfica ao Vivo
Marc Coy é a novidade

Marc Coy, internacional espanhol formado no Barcelona contratado para colmatar a saída de Sérgio Silva, foi a única cara nova no arranque dos trabalhos do plantel do Benfica.

«É um jovem com valor e vai estar numa fase inicial de identificação. Vem com ritmo porque fez parte dos trabalhos da seleção espanhola, ainda que não tenha ficado nos 10 jogadores finais. Essa situação permite fazer uma integração diferente», explicou Luís Sénica.

O jogador manifestou-se «muito contente por chegar a um clube da dimensão do Sport Lisboa e Benfica». «Estou com muita vontade de trabalhar e de fazer o melhor possível. Sempre ouvi dizer em Espanha que o Benfica é um clube de referência em Portugal e que luta por todos os títulos. Agora tive a oportunidade de comprová-lo e espero integrar-me no clube. Estou com vontade de dar tudo», afiançou.

In Jornal "A Bola"

ESTREIA COM DIREITO A GOLEADA

A Selecção Nacional Sub-17 entrou a golear no 31º Campeonato da Europa de hóquei em patins, prova que decorre em Ploufragan (França), até ao próximo sábado. 

Foto de arquivo: Mundook
Esta segunda-feira, no jogo inaugural da competição, os pupilos de Jorge Lopes, que não entraram bem no jogo, venceram (9-0) uma selecção de Andorra que raramente sondou as redes portuguesas.

Ao intervalo, Portugal vencia apenas por 2-0 e valeu uma etapa complementar de maior acerto para o avolumar do resultado. Com este desfecho, a Selecção Nacional lidera o Grupo B com os mesmos pontos (3) que a selecção italiana, que esta tarde venceu (4-0) a turma helvética. No Grupo A, onde falta saber o resultado final do França-Inglaterra, Espanha bateu (10-0) a Alemanha.

Amanhã, terça-feira, a Selecção Nacional mede forças com a Suíça, numa partida marcada para as 17:30 (horas locais) e que terá transmissão no portal oficial da Selecção Nacional Sub-17, em www.hpjuvi.com

Informação: Diogo Santos, Gabinete de Imprensa da FPP

SELECÇÃO NACIONAL CHEGOU A PAREDES E JÁ TREINOU

Começou a contagem regressiva para o 50º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, competição que regressa a Portugal após 14 anos de ausência e que terá lugar pela primeira no concelho de Paredes, no Pavilhão Municipal Rota dos Móveis, entre os dias 9 a 15 de Setembro próximo
A sensivelmente duas semanas de iniciar a sua participação no 50º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins, a Selecção Nacional chegou esta segunda-feira a Paredes para cumprir o primeiro de dois estágios de preparação antes do primeiro jogo oficial, marcado para o dia 9 de Setembro, pelas 22h30.

Cumprido que foi o primeiro plano de preparação no Luso, os dez jogadores seleccionados por Rui Neto iniciaram logo pela manhã o primeiro de dois treinos bidiários no Pavilhão Municipal Rota dos Móveis, precisamente onde vão se vão disputar todos os 21 jogos programados deste 50º Europeu de Hóquei em Patins.

Inaugurado em marco de 2006 e com uma capacidade para cerca de 1.800 lugares sentados, o Pavilhão Municipal Rota dos Móveis, em Lordelo, Paredes, estreia-se no próximo mês de Setembro, entre os dias 9 a 15, na organização de uma competição internacional ao nível de Selecções, sendo também a primeira vez que recebe jogos de hóquei em patins no seu recinto, entretanto readaptado às exigências desta modalidade.

Alojada numa das unidades hoteleiras da cidade de Paredes, a Seleção Nacional cumprirá os seus dois últimos estágios de preparação entre 27 a 31 de agosto e entre os dias 3 a 8 de setembro, com treinos bidiários às 11h00 e às 18h30. Do programa de estágio em Paredes fazem ainda parte quatro jogos de preparação no Pavilhão Rota dos Móveis. As quatro partidas agendadas são abertas ao público e  a entrada é gratuita.


O primeiro teste da Selecção Nacional será a 29 de Agosto, pelas 21h00, frente à Casa do Povo da Sobreira, equipa do concelho de Paredes, Vice-Campeã Nacional da 3ª Divisão na última época e agora promovida à 2ª Divisão do Campeonato Nacional. Dois dias depois, pela mesma hora, os comandados por Rui Neto defrontarão a Associação Desportiva de Valongo, seguindo-se, a 4 de Setembro, de novo às 21h00, o embate com a União Desportiva Oliveirense, ambas equipas da 1ª Divisão. O último jogo de preparação de Portugal será a 6 de Setembro, às 21h00, com a Selecção francesa, num ensaio-geral para o encontro que as duas equipas realizarão a 10 de Setembro, já a contar para o Europeu.

SITE DO EUROPEU JÁ ONLINE
Entretanto, está já online o site oficial do 50º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins. Com uma imagem naturalmente inspirada no logótipo oficial do Europeu e de navegação muito fácil, o site, disponível em www.europeuhoquei-paredes.com, reúne toda a informação indispensável para os adeptos da modalidade poderem acompanhar o Campeonato a par e passo ou prepararem uma eventual deslocação a Paredes para assistirem aos jogos no local.

Além de uma sucinta apresentação do Campeonato, onde se incluem mensagens oficiais das várias entidades que integram a Organização, uma breve história do Hóquei em Patins e do próprio Europeu, o calendário dos jogos, os preços dos bilhetes e a melhor forma de chegar ao Pavilhão Rota dos Móveis, o site oficial disponibiliza ainda uma apresentação do concelho de Paredes, com propostas dos melhores locais a visitar e sugestões para comer ou mesmo pernoitar.
Inclui ainda uma área dedicada a cada uma das sete selecções nacionais presentes e um espaço para a Imprensa, onde os jornalistas podem já solicitar a sua ficha de acreditação para o Campeonato, além de notícias actualizadas sobre tudo o que diga respeito ao Europeu.

Informação/Fotos: CMParedes – Gab. Comunicação

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

AP RIBATEJO E CLUBES DE COSTAS VOLTADAS

Os clubes da AP Ribatejo reuniram-se no passado sábado na sede do União FE para discutir e tomar decisões sobre os campeonatos dos escalões de formação.
Segundo a Plurisports esta reunião que também contou com alguns clubes da AP Leiria ficou a dever-se à inercia cada vez mais latente na Associação Ribatejana e à demissão de vários membros dos Órgãos Sociais desta Associação o que implica que até ao momento os clubes não tenham nenhuma informação sobre as provas para 2012/2013.

Assim sendo ficou decidido que os clubes Ribatejanos iram formular um pedido junto da AP Leiria para que fosse esta a organizar os campeonatos regionais.

Sendo a Associação com mais clubes a participar em provas oficiais, este comportamento é o reflexo do que se têm vindo a passar numa Associação onde o Hóquei é o “parente pobre”, ou mesmo o “filho enjeitado”. Recorde-se por exemplo os árbitros que não recebem há vários meses e que se recusaram a dirigir jogos de competições organizadas pela AP Ribatejo.

O Cartão Azul sabe também que os clubes da AP Ribatejo ficarão juntos com os da AP Leiria, ao passo que os clubes da AP Coimbra irão migrar para a AP Aveiro. De salientar também que a insatisfação para com a AP Ribatejo é tal que por exemplo a ACR Santa Cita está a equacionar a possibilidade de criar uma equipa “B” para participar no Regional da AP Lisboa em seniores. Segundo também informação obtida e ainda a carecer de confirmação, existe forte possibilidade das equipas juniores participarem no Regional da AP Lisboa, pois no Ribatejo apenas SC Tomar, J. Ouriense e HC Santarém irão em principio ter o escalão, GC "Os Corujas" poderão eventualmente participar também e ficando no ar a possibilidade da ACR Santa Cita prescindir desse escalão caso avance para a criação da equipa "B".

COMEÇA HOJE O EUROPEU SUB-17 EM PLOUFRAGAN - FRANÇA

A Selecção Nacional de Sub-17 inicia hoje a participação no Europeu defrontando Andorra pelas 16:00 horas.

Foto: Selecção Nacional HP Sub-17

O Campeonato terá lugar no Complexe Sportif de Ploufragan, situado em Ploufragan - França, de 27 de Agosto a 1 de Setembro de 2012. Portugal ficou no grupo B juntamente com Andorra, Itália e Suíça. O grupo A é composto por Espanha, Alemanha, França e Inglaterra.

A comitiva Portuguesa chegou no sábado ao final do dia a Tregueux, onde ficará instalada no decorrer do Campeonato. De salientar o facto da comitiva ter efectuado a viagem de autocarro.

O Prof. Jorge Lopes seleccionador nacional tem ao seu dispor os seguintes atletas:
António Silva, Miguel Fernandes, João Sardo, Álvaro Morais, Diogo Seixas, Luís Melo, João Campelo, Miguel Vieira, Francisco Gomes e Gonçalo Conceição.

Fonte: Selecção Nacional HP Sub-17

domingo, 26 de agosto de 2012

JOÃO "CAPI" CAPITOLINO FECHA PLANTEL DO UNIÃO FE

Depois de Mário Serra, director para o Hóquei em Patins do União FE ter garantido ao site oficial do clube que o plantel estava fechado, João "Capi" Capitolino é o jogador que realmente fecha o plantel alvi-negro ao dispor de Miguel Jerónimo no regresso da equipa Unionista à II Divisão.

Foto: Miguel Pratas

A equipa da Cidade Ferroviária que parte para esta época com o objectivo de garantir o mais cedo possivel a manutenção «O nosso principal objectivo passa por conseguir unir o grupo de uma forma sólida com o intuito de jogo a jogo conseguirmos lutar pela vitória e garantir a manutenção o mais cedo possível» diz Mário Serra.

O União FE que mantém a base da equipa que subiu de divisão inicia os trabalhos amanhã dia 27 de Agosto, tendo o primeiro jogo de treino marcado para dia 05 de Setembro frente ao campeão nacional SL Benfica, num jogo com inicio marcado para as 2100 horas no Pavilhão Albano Mateus.

Pode ler aqui a entrevista de Mário Serra ao site oficial, assim como a constituição do plantel 2012/2013 e os jogos de preparação agendados.

BENFICA DIVULGA PLANTEL FEMININO

A nova equipa sénior feminina do Benfica já tem definido o plantel para atacar a temporada de 2012/2013, sob a orientação do técnico Paulo Almeida – antigo jogador das águias.


As 11 hoquistas integradas do projecto encarnado são as seguintes: Andreia Dâmaso (ex-Boliqueime), Marta Vieira (ex-Vila Boa Bispo), Sónia Silva (ex-Nafarros), Filipa Alcaide (ex-Nafarros), Maria Celeste (ex-Nafarros), Ana Beatriz (ex-Setubalense), Raquel Abreu (ex-Amadora), Sandra Silva (ex-Nafarros), Sofia Cabrita (ex-Boliqueime), Raquel Rodrigues e Liliana Martinho – que regressam à actividade após dois anos de paragem.

In Jornal Record

50 ANOS DE HÓQUEI CLUBE DE TURQUEL

A história do Hóquei Clube de Turquel, que contamos num destaque publicado nesta edição, dedicado aos 50 anos da sua criação (comemorada esta semana), é um bom exemplo de como a persistência e fibra de um conjunto de jovens tornou realidade uma ideia que parecia condenada ao insucesso. 


Como se diz no destaque, “o HC Turquel é hoje um fenómeno que ultrapassa as dimensões da própria freguesia. Movimenta um total de 170 atletas só no hóquei em patins, a modalidade que lhe deu origem e que constitui a principal actividade, e perto de 300 na totalidade.”. Turquel, uma freguesia de quase cinco mil pessoas, é um exemplo de tenacidade porque na actual conjuntura de crise, se bate por melhorar as condições de vida dos seus habitantes. Este ano vai contar com o regresso da sua equipa ao Campeonato Nacional de Hóquei em Patins, podendo coroar-se como a “Aldeia portuguesa do hóquei em patins”.


In Gazeta das Caldas, edição de 24 de Agosto de 2012

HC SANTIAGO 12-13 ABRE PORTAS DIA 04 DE SETEMBRO

Rumo a nova época o HC Santiago, apresenta-se com algumas novidades, tanto na formação como na sua Equipa Principal.

Na formação, irá contar com uma equipa de Escolares, orientada por Fábio Jorge, Iniciados por Filipe Quinto, Juvenis por Hélder Mateus e Juniores por Gonçalo Silva, treinador também da equipa Sénior.
Patrocínio Pacheco será o treinador de G.redes.

O HCS conseguiu ainda reforçar algumas equipas com alguns atletas que poderão vir elementos importantes no decorrer da época como são os casos de Iago Torres (Reforço, juvenil, ex. HCVG), Iúri Passarinho (Regresso Júnior, ex. HCVG), João Matos (Regresso, Júnior ex. Amadora) e Pedro Raposo (Reforço Júnior, ex. Beja).

Em relação a sua equipa principal o HCS, regista duas saídas, Jorge Silva (Vialonga e Tiago Marques, g.redes (Vialonga) e para colmatar estas saídas, entraram Pedro Fernandes g.redes (Ex. Aljustrel) e Pedro Pereira (Ex Aljustrel). O plantel ainda não esta fechado, podendo entrar mais algum atleta nas próxima semanas. O HCS tem já alguns jogos pré agendados com as datas a carecerem ainda de confirmação.

 Segundo podemos apurar junto do Treinador e Coordenador Geral do Clube, Gonçalo Silva, o HCS este ano apresenta-se com muitas aspirações a nova época sobre tudo nos escalões mais velhos. “Há muitos meses que vimos a trabalhar de forma a podermos alcançar melhores resultados este ano, pra isso tentámos reforçar as equipas e penso que conseguimos tapar algumas lacunas. Depositamos muitas esperanças nas equipa de juvenis e Juniores que pensamos terem hipóteses de realizaram uma época muito positiva, em relação ao seniores, temos os pés bem assentes na terra e vamos apenas tentar dar continuidade ao trabalho desenvolvido na época passada onde acabamos por realizar uma boa 2ª volta, mas é preciso muito trabalho pois o passado fica para trás e só podemos pensar no presente, tendo no futuro desejado a meta atingir

Planteis

Escolares: Diogo Gonçalves(g.r), Tomás Pereira(g.r.), Diogo Martins, Paulo Rufino, Eduardo, José Pedro, Tiago Pereira, Tomás Canha, Guilherme Dias e Otilio

Iniciados: João Morilhas ( G.redes ) Fernando ( G.redes ), João Balsinha, Afonso Correia, Rodrigo Malaquias, Diogo Pratas, Bruno, João Martinho, Diogo Conceição, Rodrigo

Juvenis: Luís Morilhas (G.redes) Igor Afonso (G.redes) Miguel Freitas, Manuel Moreno, Iago Torres (reforço), José Moreno, Pedro Mesuras e Ricardo Matias

Juniores: André Botelho (G.redes) ,João Ablum ( G.redes), João Matos (Regresso, G.redes), Iúri Passarinho(regresso), Fábio Santos, Fábio Jorge, João Ribeiro, Pedro Raposo(Reforço), Henrique Pereira, João Rodrigues, Ricardo Valente, Rafael Rocha.

Séniores: Pedro Fernandes (Reforço, G.redes), Gonçalo Silva (treinador/jogador), Hélder Mateus, Gonçalo Gomes, Gonçalo Paixão, Luís Delgado, Nuno Santos, Pedro Pereira (Reforço).

Informação: Gonçalo Silva

sábado, 25 de agosto de 2012

SANTA CITA COM PRÉ-ÉPOCA DEFINIDA

A ACR Santa Cita começa na próxima semana a preparação para a época 2012/2013 e já tem o plano de jogos de preparação alinhavado.


A equipa de Luís Miguel Cunha começa os jogos de preparação dia 08 de Setembro frente ao campeão nacional SL Benfica e termina dia 29 do mesmo mês em casa frente a um adversário a designar. São estes os jogos previstos para a equipa da Aldeia Ribatejana do Hóquei em Patins

- 08 de Setembro, pelas 17 horas, ACR Santa Cita – SL Benfica
- 14 de Setembro, pelas 21h30m, HC Mealhada – ACR Santa Cita
- 16 de Setembro, Torneio de Santa Cita
- 22 de Setembro, pelas 18 horas, ACR Santa Cita – HC Mealhada
- 25 de Setembro, pelas 20h30m, ACR Santa Cita – AC Sismaria
- 29 de Setembro, pelas 20h30m, ACR Santa Cita - Equipa a designar

PAREDE DIZ NÃO À II DIVISÃO, MAS SIM AO REGIONAL DA AP LISBOA

O Parede FC abdicou da participação no Nacional da II Divisão e vai inscrever-se no Campeonato Regional da AP Lisboa.


A equipa da Linha que apesar de ter descido à III Divisão (caso inédito na história do clube) na passada época, acabou repescada devido à desistência da LMR Algés, abdica assim da participação no Nacional e é mais uma equipa do Regional de Lisboa.

Esta decisão tem a ver principalmente com questões financeiras, e que têm de ser levadas em conta, pois o orçamento necessário para fazer frente às despesas de organização, arbitragem e policiamento, diferem em 7 mil euros entre a II Divisão e as competições da APL, segundo informação não confirmada que o Cartão Azul conseguiu apurar.

POSSO FICAR ATÉ AO FINAL DA CARREIRA

Hélder Nunes tem apenas 18 anos, é encarado como futuro craque do hóquei em patins nacional e é o novo reforço do FC Porto Império Bonança. Chega ao Dragão depois de uma temporada a excelente nível no HC Braga e ao www.fcporto.pt não esconde que está "a concretizar um sonho", assumindo desde já que não se importa de ficar "até ao final da carreira".
É o mais novo reforço do hóquei em patins do FC Porto e o atleta mais jovem do plantel. Isso gera algum tipo de pressão extra?
Não, o que me torna diferente dos meus colegas é o facto de ser mais novo e já jogar no campeonato principal há algum tempo. Não sei se isso aconteceu com eles, mas eu já jogo nos seniores desde que estive em Barcelos e tive uma época regular em Braga. Sou alto, comparando com o tamanho dos colegas da mesma idade, e isso sempre me ajudou a estar um escalão acima e a evoluir mais rapidamente. Ao mesmo tempo, sempre vi muitos jogos de hóquei, vinha aqui ao Dragão Caixa e antes ia a Fânzeres muitas vezes. Jogar aqui é um sonho e espero representar bem este grande clube.
Só tem 18 anos. Não é cedo para esta aventura?
Espero bem que não! Vou dar o meu melhor e com a ajuda dos meus colegas acho que vamos fazer um bom trabalho. Muita gente vai dizer que é arriscado e que pode correr mal, mas não posso ter medo de arriscar. Terei de voltar atrás, se algo correr mal, e o importante é que tenho essa noção. Sei que vai correr tudo bem porque vou estar muito empenhado, a 100%, a 200%, o que me pedirem... Vou dar sempre o meu máximo para evoluir cada vez mais. Desde pequenino que sonhei jogar aqui e não me importo de ficar até ao final da carreira, se assim entenderem. Quero chegar ao topo do hóquei no FC Porto.
É encarado como uma das grandes promessas do hóquei em patins português e é vice-campeão mundial de Sub20. Esse estatuto pesa?
Pelo contrário, isso ajuda. Os adversários começam a ter mais algum respeito do que quando eu era mais novo. Anteriormente, era só "o miúdo". Agora, com 18 anos e esses títulos importantes, que definem a carreira de um jogador, são capazes de me olhar com mais respeito.
 
Foto: Pedro Alves - Mundook
 
Já tem muitos treinos e muitos jogos entre os seniores. Essas experiências contribuíram para que despontasse tão rápido?
Sim, porque treinar bem facilita a entrada nos jogos e às vezes tinha tudo a dobrar ou a triplicar, nos seniores, juniores e juvenis, o que fez com que evoluísse mais cedo. Os meus treinadores também foram muito importantes, acompanharam-me muito bem desde pequeno. Agora estou num grande clube, com excelentes jogadores, um óptimo treinador, e só espero continuar a evoluir da mesma forma.
O que espera deste percurso no FC Porto?
Espero vencer muitos títulos e ir jogando... Quero continuar a crescer no meu jogo, quero aprender a ser um homem e espero honrar a camisola do FC Porto. Espero que o público puxe por mim, que me dê força, para me tirar os nervos que sei que vou ter no início. Espero merecer muita confiança da parte dos adeptos e dos meus colegas, para poder ajudar a conquistar muitos troféus.
Como se define enquanto jogador?
Jogo a defesa-médio mas costumo marcar muitos golos. Vejo-me mais como médio, para ser sincero. Tenho um bom remate, mas acima de tudo sou um jogador com muita atitude, que nunca desiste. Sou raçudo e dou tudo por todas as bolas, independentemente do resultado.

In: FC Porto (site oficial)

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

VAMOS CRIAR UM BOM ESPÍRITO DE GRUPO

Paulo Almeida quer que o Hóquei feminino faça história

O Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica tem, agora, uma equipa feminina em competição já está época 2012/2013. Em declarações exclusivas à Benfica TV, o treinador da formação, Paulo Almeida afirmou que as atletas estão motivadas e acredita que a modalidade fará história. 

Este Campeonato Nacional está muito competitivo. Posso dizer que o Turquel foi a equipa que ganhou a Taça de Portugal este ano, é uma excelente equipa, e há algumas equipas do Norte que também estão recheadas de boas atletas. O Benfica também conseguiu ir buscar algumas atletas ex-internacionais e conseguimos fazer uma mistura de jogadoras jovens e mais experientes, o que ajuda. Vamos criar um bom espírito de grupo porque só assim e com união é que se conseguem títulos. Acredito que o Benfica, no Hóquei feminino, também vai fazer história”, começou por dizer.

Foram já escolhidas as onze atletas que irão integrar a equipa sénior e Paulo Almeida garante que as jogadoras estão ansiosas por começar a trabalhar. “O que eu vejo nelas é muita vontade de começar os trabalhos porque para elas também é novo jogarem no Benfica. É evidente que o Benfica é o Clube onde toda a gente gosta de jogar mas também tem outra responsabilidade que os outros clubes não têm. Com a vinda do Hóquei feminino no Benfica, acredito que todos os clubes que ainda não têm Hóquei feminino, vão olhar para a modalidade, a partir deste momento, com olhos de ver. Essa é a minha esperança”, afirmou.

O treinador da equipa feminina confessou que, por treinar mulheres, é necessário ter alguma sensibilidade extra. “Claro que sim porque é diferente do Hóquei masculino. É evidente que as regras são iguais tanto para uns como para outros mas a sensibilidade tem que ser um bocadinho diferente. Acredito que, com o nosso trabalho conjunto, consigamos levar o projecto a bom porto”, concluiu.

In Benfica ao Vivo
Titulo: Cartão Azul

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

OFICINA DO TURQUEL ABRE A 27 DE AGOSTO

O HC Turquel inicia na próxima 2ª feira dia 27 de Agosto pelas 19:00 horas os trabalhos para a época 2012/2013, que marca o regresso da equipa da Catedral do Hóquei Português à I Divisão.

Foto: HC Turquel

Com o Prof. João Simões como técnico principal a equipa mantém a espinha dorsal da época transacta. O técnico afirmou em entrevista ao Cartão Azul «Começando pela equipa técnica e pela quase totalidade do plantel, não temos experiência de 1.ª divisão mas isso não faz com que não sintamos que temos competência para atingir os nossos objectivos. Admito que quando olho para o plantel de outras equipas ganho ainda mais consciência das dificuldades que vamos ter, mas todos os Turquelenses podem esperar uma equipa com talento, metódica e com força mental capaz de disputar todos os pontos dentro da pista»

Marco Barros (g.r.), Samuel Santos (g.r.), Rui Filipe, Daniel Matias, Paulo Passos, Fábio Alexandre, André Luís e Vasco Luís transitam da época 2011/2012, a que se juntam Xavier Lourenço e Alexandre Duarte, ambos juniores que irão integrar os trabalhos da equipa sénior e os reforços Diogo Alves (ex.- AD Oeiras) e Pedro Vaz (ex.- HC “Os Tigres”).

Foto: HC Turquel

Com presença confirmada nos Torneios de Paço de Arcos (08 e 09 de Setembro), e do HA Cambra (28 e 29 de Setembro) e jogos particulares com o Sporting CP (data a anunciar), CD Paço de Arcos (19 de Setembro) e em Almeirim frente ao HC “Os Tigres (25 de Setembro) a equipa de Turquel ainda leva a efeito nos dias 15 e 16 de Setembro o Torneio D. Joaquim Guerra onde irão estão presentes o Liceo da Coruña (Bicampeão Europeu), o HC Braga e o HA Cambra.

CARLOS TRINDADE - DE BOLIQUEIME AO SPORTING

O boliqueimense Carlos Trindade, formado nas nossas escolas e campeão nacional com a camisola do CDB, assinou pelo Sporting CP, clube que voltou à 1ª Divisão Nacional. Depois de sair do Algarve, o hoquista já representou o Parede, Cascais, Tigres de Almeirim e prepara-se para uma nova aventura no clube de Alvalade.

Foto publicada em CD Boliqueime

Com uma carreira sempre em ascensão, Carlos Trindade já se sagrou campeão das II e III divisões e ganhou o seu espaço no escalão principal do hóquei português, sempre em destaque nas equipas que representa. Em termos desportivos, a época que findou foi bastante positiva. Os Tigres de Almeirim fizeram uma excelente campanha, para um clube estreante na primeira divisão, e alcançaram a manutenção desejada, muito por culpa da regularidade das exibições de Carlos Trindade. No seu novo clube, espera-se, mais uma vez, que demonstre toda a qualidade a que nos habituou, num clube mais mediático e com outra notoriedade. Todos os boliqueimenses se sentem orgulhosos por um jogador das suas escolas chegar a um "grande" de Portugal. Parabéns, Carlinhos!

Fonte: CD Boliqueime
Titulo: Cartão Azul

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

AC TOJAL CONTINUA A REFORÇAR A SUA EQUIPA FEMININA

Mais três reforços que a partir de hoje fazem parte da familia do hóquei patins do  Tojal.


Rita Diogo,Inês Diogo e Patricia Miranda, atletas que na ultima época alinharam no UDC Nafarros, assinaram pelo AC Tojal e são mais três jovens em quem os responsáveis depositam muitas esperanças, quer pela juventude de todas elas, quer pela capacidade que demonstram enquanto jogadoras de hóquei em patins.

Fonte: AC Tojal

2º TORNEIO INTERNACIONAL "BELO INOX"

O CART/Superinertes que milita na III Divisão vai levar a efeito nos dias 08 e 09 de Setembro a 2ª edição do Torneio Internacional "Belo Inox".


Com a presença para além da equipa organizadora, do HC Braga que venceu a 1ª edição, o CP Póvoa e a equipa espanhola do CP Cerceda este quadrangular começa a ganhar nome e a conquistar o seu espaço entre os torneios de pré-época.

Fonte: CART/Superinertes

terça-feira, 21 de agosto de 2012

UDC NAFARROS SEM SENIORES FEMININOS

Está confirmado que para a Época 2012/2013, a UDC Nafarros não vai inscrever equipa de Seniores Femininos, por ter um número insuficiente de atletas para completar o plantel. Depois de alguns anos a apostar no hóquei feminino, esperamos que seja uma medida temporária e que possamos voltar à competição na próxima época.


Fica o nosso agradecimento pelos bons momentos passados.  Pelas muitas viagens, brincadeiras e aventuras, pelos sorrisos que  brilhavam nos nossos corredores, pela união, camaradagem e amizades feitas.  Foram o nosso orgulho quando por 3 vezes encheram o pavilhão e todos  vibraram para a Taça CERH.  Não conquistamos muitos títulos mas ganhamos muitas amizades.


Às guerreiras que lutaram até ao fim,  para tentar formar equipa e evitar esta situação, desejamos boa sorte.  Esperamos poder contar com todas num futuro próximo, a representar o Nafarros.

Fonte/Fotos: UDC Nafarros

CD PÓVOA APOSTA EM JOGADORES POVEIROS

O Clube Desportivo da Póvoa vai ter uma equipa sénior de hóquei em patins ainda com mais poveiros na próxima temporada. A formação sénior vai competir na II Divisão (Zona Norte) com sete caras novas:
 
Hugo Paiva e Tiago Rocha (ambos ex-Lavra) e Tiago Paiva (que estava sem clube, após abandonar o CDP), Cristiano Fangueiro, Bernardo, João Pinho e António Lopes (quarteto ex-júnior). Estas entradas colmatam as saídas de Zé Pedro, Filipe, Bruno, Tiago Barbosa e Chumbinho. Completa o restante plantel o quarteto formado por Joka, Diogo, José Luís e Ruben Fangueiro. Este último, capitão de equipa, assegura que a aposta nos jogadores da terra é para reforçar. Os seniores de hóquei em patins do CDP regressam aos trabalhos em finais de Agosto.

In Rádio Onda Viva via CDP Hóquei em Patins

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

SELECÇÃO NACIONAL INICIA 2º ESTÁGIO RUMO AO EUROPEU

A Selecção Nacional Seniores Masculinos de hóquei em patins inicia esta segunda-feira, 20 de Agosto, o segundo estágio de preparação para o Campeonato da Europa 2012.

Foto: Pedro Alves - Mundook

A formação liderada pelo Seleccionador Nacional Rui Neto, que já cumpriu um dos quatro estágios programados, regressa à vila do Luso onde permanecerá até 24 de Agosto. Os derradeiros aprontos antes do Campeonato da Europa realizar-se-ão em Paredes, de 27 a 31 de Agosto e de 3 a 8 de Setembro.

O 50º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins realizar-se-á entre 9 e 15 de Setembro, em Paredes, e terá como sede o Pavilhão Rota dos Móveis (Lordelo).

Informação: FPP

ÉPOCA POSITIVA TANTO A NÍVEL PESSOAL COMO COLECTIVO

Andreia Barata iniciou-se para o hóquei em patins em Alçobaça tendo representado durante várias épocas o A Alcobacence CD. Mudou-se para Vale de Lobos para representar o GDR “Os Lobinhos” tendo no seu palmarés vários títulos, o ultimo dos quais a conquista da Taça de Portugal. Fomos ao encontro de Andreia para falarmos um pouco de hóquei na versão feminina.
CA – Bom dia Andreia, obrigado pela tua disponibilidade. Que balanço fazes da época 2011/2012?
AB – Obrigado eu por esta oportunidade. A nível pessoal esta época foi mais uma vez positiva pois o Lobinhos conseguiu 2 títulos nacionais (a Supertaça e a Taça de Portugal) e concretizei o sonho de jogar na Liga Europeia de Clubes conseguindo o 3º lugar! Claro que a mágoa de não ter conseguido o campeonato também marcou esta minha época.  
CA – Lobinhos e Turquel lutaram até ao fim pelos títulos em disputa, o Nacional e a Taça de Portugal tendo cada equipa vencido uma prova. Foram as melhores equipas, ou apenas as mais regulares?
AB – Na minha opinião fomos as melhores equipas e não as mais regulares pois houve quebras de rendimento nas duas ao longo da época! Foi um campeonato muito disputado de novo e o Turquel soube em equipa chegar ao título! Quanto ao Lobinhos e porque faço parte desta equipa, o campeonato fugiu-nos da mão quando perdemos pontos em casa numa altura em que a equipa estava desorganizada, felizmente soubemos em grupo superar os problemas e fomos unidas para a Taça de Portugal o que fez toda a diferença!
CA – Agora que a nova época está a começar, o que podemos esperar dos Lobinhos?
AB – Esta época a equipa vai sofrer alterações, treinador novo, atletas novas e a perda da Rita (que vai para Espanha jogar). No entanto, continuamos com um grupo muito bom de atletas que gostam muito de jogar e que estão motivadas para trabalhar e conseguir bons resultados. Foi muito importante para o clube o ingresso de novas atletas e estou certa que as mais “velhas” vão integrá-las facilmente no grupo.


CA – O SL Benfica vai apresentar uma equipa de seniores femininos, qual a tua opinião em relação a este assunto?
AB – É uma excelente notícia! O Hóquei feminino precisava de uma novidade destas. Primeiro porque é importante que surjam novas equipas e novos valores para melhorar a qualidade do nosso hóquei e consequentemente do campeonato. Depois o facto de ser um clube da dimensão do Benfica só vai trazer visibilidade ao hóquei feminino e estou certa que com isso o hóquei vai crescer e seja mais valorizado! Só desejo que os outros clubes “grandes” sigam o exemplo, afinal dérbis entre grandes dá sempre grande visibilidade! 
CA – Começando do zero e arrancando em Setembro com a formação de jovens atletas, o SL Benfica foi contratar atletas a outros clubes, até que ponto poderá esta situação ter fragilizado esses clubes e transformar por exemplo a equipa encarnada logo no 1º ano como um dos candidatos à conquista de alguns troféus?
AB – Ainda não conheço bem o projecto do Benfica nomeadamente as jogadoras que vão fazer parte da equipa, mas considero que não poderia ser de outra forma. É bom que o Benfica tente entrar por cima para que o projecto consiga apoios suficientes para continuar! Se as “séniores” forem obtendo bons resultados as miúdas que agora começam vão crer continuar para um dia lá chegar! Não queria ser repetitiva, mas só com uma boa equipa o Benfica conseguirá a visibilidade de que o hóquei feminino precisa! Quanto aos outros clubes, poderá sim fragilizar, mas tendo em conta as equipas que lutam pelo título todas elas têm boas escolas e terão de optar pelas mais jovens, o que acaba por ser bom para o hóquei.


CA – Ficámos a saber que o CD Boliqueime extinguiu a sua equipa Feminina, que comentário fazes desta situação e o que achas que motivou a mesma, até pelo facto de teres estado num clube o A Alcobacense CD que também extinguiu a equipa feminina?
AB – A extinção de uma equipa é sempre lamentável, dá-me a entender que estes clubes não souberam garantir o futuro com jovens valores. Tanto o Alcobaça como o Boliqueime sempre tiveram muitas miúdas a iniciar e por isso houve alturas que tinham equipas B, e que apesar dos esforços para manter duas equipas as atletas desistiram em massa, o que é de facto preocupante e demonstra a fragilidade da nossa modalidade na vertente feminina. A falta de campeonatos jovens, e o pouco investimento em seleções femininas Sub-20 faz com que o abandono seja grande.
CA – Como está o hóquei feminino em Portugal?
AB – Penso que já teve “melhores dias” relativamente ao número de equipas inscritas no campeonato, tal como o País, os clubes têm muitas dificuldades em manter as equipas e superar as despesas associadas á competição. No entanto, penso que a nível técnico e táctico está cada vez melhor! O facto das jovens jogadoras poderem jogar com os rapazes permite-lhes uma evolução natural, o que antigamente não acontecia. Eu por exemplo sou da “velha escola” e desde os 13 anos que jogo nas séniores e portanto apanhei sempre adversárias e colegas com o dobro da minha idade e o dobro da minha experiência o que me levou a estar muito tempo “à espera da minha oportunidade”. Apesar de isto hoje ainda acontecer estas jovens atletas têm a oportunidade de evoluir em campeonatos próprios. Só falta a FPP acompanhar estas jovens e preparar mais competições para que estes valores não se percam e no fundo que os trabalhos dos clubes sejam acompanhados de perto. 


CA – Com várias jogadores a representar equipas estrangeiras, o que tem faltado à Selecção Nacional para conquistar o Europeu e o Mundial?
AB – Na minha opinião o que nos falta é uma melhor organização. Actualmente temos valores suficientes para fazer uma excelente selecção, mas a falta de investimento por parte da FPP faz com que Portugal não consiga os títulos. É necessário que o seleccionador tenha a possibilidade de analisar todas as equipas para poder planear melhor a nossa selecção.
Há um factor muito importante a ter em conta, muitas das nossas melhores atletas rescindem com a selecção, a maioria devido aos assuntos profissionais. Sinceramente não acredito que isto aconteça no hóquei masculino e é urgente a FPP analisar e estruturar uma melhor solução para que Portugal volte a ter condições de conquistar medalhas!
Também me dá a entender que pensamos muito em preparar a selecção do futuro não levando as melhores do momento e preferindo sempre levar jovens jogadoras que ainda não têm muita experiencia nas seniores, ora isto até era bom se não fosse exactamente o facto de essas jogadoras jovens acabarem por prescindir também elas muito cedo da selecção, levando-nos a renovar consequentemente “o presente”.
CA – Andreia mais uma vez obrigado, e deixo o espaço à tua disposição para alguma mensagem que queiras enviar aos visitantes deste espaço.
AB – Quero aproveitar para agradecer-te Francisco pelo trabalho de divulgação que tens feito com a nossa modalidade. O Cartão Azul é um excelente espaço, e é importante que todos tenhamos oportunidade de expressar opiniões. Desejo-te então continuação de um bom trabalho e continua a divulgar o Hóquei Feminino!!

Fotos: Andreia Barata