Páginas

sábado, 20 de fevereiro de 2010

JOGOS EM DIRECTO NA REDE GLOBAL

Os jogos de hóquei em patins podem não dar na televisão mas há uma nova moda que parece estar a pegar: transmissões via Internet. O Parede e o Turquel, da II Divisão, já o faziam mas agora é o Paço de Arcos que está a abrir um caminho que pode ser um filão a explorar pelos clubes do escalão principal.

Luís Gomes, designer gráfico de profissão, antigo praticante de hóquei em patins e amante da modalidade, foi convidado pela direcção do clube da Linha para transmitir os seus encontros. A receita parece simples.

«Não é preciso grandes investimentos em material. Qualquer câmara doméstica dá para filmar, sendo apenas necessário um computador que envie as imagens para o site americano do Livrestream, que depois difunde o jogo, neste caso para o site do Paço de Arcos», explica o homem que, juntamente com a mulher, Tina Paiva, é responsável pelas transmissões.

Uma oportunidade que pode conhecer uma fase de auto-sustentabilidade assim que houver publicidade.

«Por uma questão de cortesia, pedimos autorização à federação, já que os regulamentos são omissos nesta questão da transmissão pela Internet. Achamos muito importante não só a transmissão dos nossos jogos como o facto de estarmos a trabalhar para a divulgação do hóquei, que tem sido muito esquecida nos últimos tempos», adianta José Silveira, presidente do CD Paço de Arcos.
A receptividade não podia ser melhor. Na primeira jornada o Paço de Arcos recebeu a visita do Benfica e foram mais de 300 os utilizadores que viram o encontro pela Internet. O sucesso foi tanto que na jornada seguinte o Paço de Arcos pediu autorização ao Espinho para transmitir a deslocação do clube da Linha ao Norte, o que foi prontamente aceite. Na terceira jornada, já em casa, o pico de audiência foi de 115 netespectadores mas, note-se, dos vários cantos do Mundo.

Por Pedro Figueiredo in Jornal "A Bola"

Sem comentários:

Enviar um comentário