Muito se tem falado sobre Hóquei em Patins desde o apito final da dupla espanhola ontem no Dragão Caixa. Muito se tinha falado antes e muito mais se falou depois e se contínua a falar, e pasmem-se os mais cépticos, até pessoas que porventura nem sabiam que a modalidade se praticava no seu clube do coração, ou se sabiam nunca tinham feito o mais pequeno esforço para a ver um jogo que fosse, pois bola por bola, a de futebol é maior e a modalidade tem muito mais projecção.
![]() |
| "Cattini / Cerh" |
Mas o que interessa é que o Hóquei ganhou de repente projecção, tempo de antena, noticias de 1ª página a fazer lembrar os saudosos tempos de Livramento & Cia e dos seus antecessores, e todos os que desde de ontem tem falado da modalidade, uns sem a mínima noção do que estão a dizer, a outros perfeitamente identificados com o Hóquei, encontrei um artigo que não hesitei em partilhar (2º "roubo" no espaço de 2 dias), assinado pela Catarina e publicado no Blog "O Meu Mundo da Bola", intitulado "Nas Bocas do Mundo" e que publico na integra com uma vénia do tamanho da contribuição que a sua Aldeia dá à modalidade.
NAS BOCAS DO MUNDO
da ignorância (quase) total ao protagonismo. foram assim as últimas 48h para o hóquei em patins.
daqui de onde estou, bem longe diga-se, vi o inicio do acompanhamento da final 4 no sábado, discreto. não se acompanhava o hóquei em patins, acompanhava-se o respectivo clube.
mas uns e outros (leia-se Benfica e Porto) transformaram isto, isto que ontem começou como um terrível destino, e uma péssima propaganda, num momento alto de reconhecimento do hóquei em patins.
li coisas em sítios onde normalmente o hóquei em patins não entra (no aventar por exemplo, registam-se 3 entradas do mundial de Juniores de 2011 e outras 3 só nas últimas 24h).
vi chamadas de capa dignas de registo, que substituíram os normais quadradrinhos discretos, como n'A Bola
ou n'O Jogo
[o Record manteve o quadradrinho, ironicamente o Record é o jornal oficial do evento All Star Game Hóquei Patins 2013]
e li também elogios. elogios como este do Armindo de Vasconcelos (um exemplo de desportivismo e do que melhor há no desporto) e muitos outros em forma de tweets no final do jogo (e acreditem que nisto do hóquei me sinto quase órfã ali no twitter).
ouvi este na TSF, do António Tadeia.
e vi este. o melhor porque mistura humor no reconhecimento e num enorme elogio ao que de bom o hóquei em patins ontem representou:
e hoje nem uma pessoa me disse "Ninguém gosta de hóquei em patins...".
mas eu passei o dia a dizer "isto é o hóquei em patins (na grande maioria das vezes)" com um sorriso próprio de quem vê reconhecidos os seus e sente um orgulho enorme de pertencer a uma modalidade que invadiu as notícias e andou nas bocas do mundo pelos melhores motivos.
por isto quero mais. mais dias destes.
"Ninguém gosta de hóquei em patins..." dizem eles,
"Gosto eu" respondo com o orgulho de quem faz parte da modalidade.
rematado por CatarinaTq às 20:37




Eu sou jogador de Hoquei e com muito orgulho vi esse protagonismo nestas ultimas horas, mas é de lamentar que seja necessário uma final portuguesa para haver Hoquei na capa de um jornal desportivo, sendo um desporto que já trouxe tantas taças para Portugal!
ResponderEliminarBom artigo! Abraço