sábado, 24 de julho de 2010

PORTUGAL PREPARA O EUROPEU

A selecção nacional de hóquei em patins vai disputar um torneio com as congéneres de Sub-20 e Sub-23, integrado na preparação para o Europeu de Wuppertal, com início marcado para 5 de Setembro de 2010. Além disso, a equipa portuguesa de Sub-20 irá afinar a estratégia para o Campeonato de Europa de Viareggio, Itália, de 20 a 25 de Setembro.
A selecção sénior defronta, no Luso, os sub-20, pelas 19 horas de 26 de Agosto, enquanto que, no dia seguinte, às 10.30 horas, os Sub-20 têm como adversários os Sub-23 e, a partir das 19 horas, os AA jogam com o segundo escalão nacional com mais idade nesta hierarquia.
«Este torneio serve para aferirmos, sobretudo, o nível dos seniores e também integra a preparação dos Sub-20, num momento em que não há muitas equipas de qualidade disponíveis. É, também, a forma de termos as selecções a trabalhar em conjunto», afirma Jorge Lopes, director técnico nacional.
Para esta participação dos Sub-23 no Luso, o seleccionador Rui Neto convocou João Ferro e Miguel Sousa (Académica de Espinho), Leonardo Pais, Hugo Costa e José Pedro (Juventude de Viana), Diogo Rafael e João Rodrigues (Benfica), Nuno Araújo (HC Braga), Luís Querido (Porto Santo SAD) e Gonçalo Pestana (Paço de Arcos). Neste lote, regista-se a estreia de João Ferro, depois da promoção de André Girão aos seniores.
Recorde-se que os eleitos da selecção sénior são: Gonçalo Suissas, Luís Viana, Sebastian Silva e Luís Filipe (Juv. Viana), Reinaldo Ventura, Pedro Moreira e André Azevedo (FC Porto), Tiago Rafael, Valter Neves, Ricardo Silva e Caio (Benfica), André Girão (Ac. Espinho) e Ricardo Barreiros (L. Corunha).

Sub-20 com bis na mira
Portugal vai lutar pela revalidação do título de campeão da Europa, depois do primeiro lugar conquistado no Europeu de 2008. Para o estágio de preparação, o seleccionador Luís Duarte convocou Diogo Rodrigues (Académica de Coimbra), Filipe Miranda (HC Braga), Diogo Sampaio, João Souto, Henrique Magalhães, Telmo Pinto e Rafa (FC Porto), João Silva (Turquel), João Beja e Pedro Vaz (SL Benfica), Gonçalo Alves (Sporting CP) e Pedro Coelho (HC Mealhada). No final dos jogos de 27 de Agosto, serão eleitos os dez hoquistas que estarão presentes no Campeonato da Europa.
Neste grupo, Gonçalo Alves e Telmo Pinto são bicampeões europeus de Sub-17, enquanto Diogo Rodrigues, Pedro Vaz, João Beja e João Souto detêm o estatuto de campeões do Velho Continente nesta categoria.
«O estágio está inserido na preparação do Campeonato da Europa e, neste torneio, vamos avaliar situações de jogo, de modo a escolher os dez jogadores que estarão em Itália. Desde o primeiro dia que trabalho para ser campeão. É preciso ter sorte, o que dá muito trabalho, como costumo dizer», afirma Luís Duarte.

Informação: Pedro Santos – Assessor de imprensa da FPP

1 comentário:

Anónimo disse...

O João Silva (HC Turquel) também é campeão europeu de sub-17.