sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

DEPOIS DAS AZEVIAS E COSCORÕES CHEGA O HÓQUEI

Depois da quadra Natalícia a emoção do hóquei está de volta ao Pavilhões espalhados pelo Continente e Ilhas. As equipas ribatejanas começam o ano de 2012 com jogos teoricamente acessíveis, excepção para o Santa Cita que recebe um dos líderes.


No Alfredo Bento Calado os Tigres recebem o CI Sagres, uma reedição do jogo da 2ª mão do apuramento para o Campeão Nacional da II Divisão e que na altura os azuis e brancos de Almeirim venceram por 7-3. Desta feita os contornos da partida são diferentes, muitos dos jogadores também e a posição classificativa idem. Se os Tigres ocupam a 11ª posição com 11 pontos a equipa de CI Sagres é penúltimo apenas com 3 pontos. A equipa de Nelson Lourenço parte como grande favorita à vitória, mas terá que jogar concentrada, não cometer erros e sobretudo ter muita atenção a um senhor do hóquei nacional de seu nome Paulo Alves, que por exemplo no jogo de apuramento para o campeão, entrou em rinque quando a sua equipa perdia por 6-1, e do seu setique saiu o 6-2 a jogada para o 7-3 e nos últimos segundos a oportunidade para o 7-4 e levar o jogo para prolongamento. Com o pavilhão que se espera bem composto e com os incasáveis Ultras a puxar pela equipa, os azuis e brancos tem uma oportunidade de ouro de começarem 2012 com três pontos no "bornal" e quiçá uma subida na tabela classificativa. Com inicio marcado para as 18:00 horas o jogo será dirigido pela dupla Lisboeta Jorge Carmona e João Duarte, Ana Pereira (Ribatejo) será o arbitro auxiliar.


Na II Divisão Sul o SC Tomar depois do desaire caseiro frente ao líder HC Turquel (3-7), desloca-se até à Parede para defrontar a equipa local actual 10º classificado com 10 pontos. A equipa de Nuno Lopes parte para este desafio como natural favorito à vitória, no entanto tem consciência que tem pela frente um adversário com nome firmado no hóquei patinado português, e que apesar de nos últimos anos ter passado por um período menos bom, é sempre uma equipa composta por bons jogadores e que a jogar perante o seu publico se supera. Para os verde e brancos de Tomar uma vitória coloca a equipa no pódio e na perseguição a HC Turquel e Sporting CP que se defrontam na próxima jornada. Jerónimo Moura e Sofia Ferreira do Porto serão os árbitros da partida, auxiliados por Armando Henriques de Leiria que tem inicio marcado para as 18:00 horas.


Em Santa Cita pelas 19:00 horas quando Paulo Santos e Porfírio Fernandes do Porto auxiliados por Carlos Fagulha do Ribatejo derem inicio ao jogo, duas equipas em posições opostas na tabela classificativa vão esgrimir argumentos para a conquista dos três pontos. Se a equipa da casa precisa de pontos como de "pão para a boca" para fugir da incomoda zona de despromoção, o Sporting necessita de pontos para não deixar fugir o HC Turquel na liderança, antes de ser seu anfitrião. A equipa de Santa Cita que se reforçou com o guarda-redes Costa Pereira, formado nas escolas do CD Paço de Arcos se jogar concentrada e a fazer do colectivo a sua arma principal, criando espaços para a "mortífera" seticada de Nuno Nobre, poderá surpreender uma equipa que alia a experiência e juventude, com Tiago Roquete como garante da solidez defensiva e Gonçalo Alves como "aríete" para abrir as defesas adversárias. Com os Leões como favoritos à vitória até pela posição que ocupam na classificação, a equipa de Luís Miguel Cunha terá que estar ao seu melhor nível para poder contrariar esse favoritismo e de uma vez por todas arrancar para um campeonato tranquilo rumo ao meio da tabela, que é o seu lugar por direito, fruto dos bons que compõem o plantel.


Na III Divisão Centro num sábado de jornada escaldante como aqui já foi noticiado, o União recebe o C Stella Maris de Peniche num jogo em que a equipa de Barros Simões é o natural favorito à vitória e poder beneficiar do que se irá passar em São Miguel, nos Açores e em Alcobaça. Durante a quadra festiva recorde-se que a equipa alvi-negra aproveitou para jogos amigáveis, nomeadamente em Santa Cita onde empatou 4-4 depois de estar a vencer 4-1 e onde a equipa técnica aproveitou para testar novas opções e que acabaram por ter bons resultados. O C Stella Maris apesar da posição que ocupa e de ter uma das piores defesas da prova, é sempre uma equipa incómoda a jogar fora, dado a combatividade dos seus jogadores. Ambas as equipas vêm de uma goleada no caso do União FE vitória na Marinha Grande por 1-15, no caso do C Stella Maris derrota em casa 2-12 frente ao A Alcobacense CD. José Nave de Lisboa auxiliado por Rui Taborda do Ribatejo .

Fotos de arquivo: Barros Simões, João Flores, HC "Os Tigres" e União FE

Sem comentários: