quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

NOVO DESAFIO: SUBIDA Á 2ª DIVISÃO

Jorge Godinho é uma figura incontornável do hóquei patinado Português, seja a nível nacional no geral, seja a nível regional em particular, como jogador, jogador-treinador ou treinador, deixou a sua marca por onde passou. Esta época pegou na equipa de juniores do SC Tomar com o intuito de assegurar a presença da equipa no nacional, mas entretanto surge o convite dos Tigres de Almeirim para liderar a equipa na zona Centro da 3ª divisão rumo á 2ª divisão. O Cartão Azul foi ter com o Jorge Godinho para falarmos desta mudança, das novas regras e de hóquei, neste regresso do Cartão Azul á Blogsfera, porque apesar da situação profissional se manter o “bichinho” do hóquei e as várias mudanças que o hóquei Ribatejano tem tido nestes últimos tempos merecem um esforço suplementar, para que os visitantes deste espaço fiquem informados destas situações.
CA – Bom dia Jorge, em primeiro lugar felicidades para este novo desafio e obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade para com o Cartão Azul. O que te levou a aceitar este desafio?
JG – Olá Francisco, é sempre um prazer contribuir para o teu blog, e sabes que podes contar sempre com o meu contributo. Respondendo á tua questão, aceitei o desafio que me foi proposto pela direcção dos Tigres de Almeirim porque é um desafio muito interessante. Objectivo de subir de divisão, conhecimento dos jogadores, e uma vontade enorme de por Almeirim no mapa hoquista, foram estas as motivações que me levaram a aceitar o convite.
CA – Estando toda a tua actividade profissional e a tua vida particular sediadas em Tomar, a ida para Almeirim e as centenas de quilómetros semanais inerentes á distância que separa ambas as cidades, não poderá vir a ser um entrave no projecto?
JG – Não. A quilómetros já eu estou habituado ao longo da minha carreira. E depois, quando há um convite aliciante, os quilómetros são coisas que nem pensamos. Pensei sim no projecto. E depois, há que mudar de clubes, conhecer novas pessoas! Não sou daqueles que estava á espera que um dos colegas das equipas da zona corre se mal para poder entrar. Quando tive em clubes da zona havia muitos sempre á espera que corre se mal, a dizerem coisas só para destabilizar. Como tal, aceitei este convite longe da área de residência.
CA – Mudando agora para a equipa, que HC “Os Tigres” podemos esperar sob a tua batuta? Um candidato assumido, ou uma equipa á espera do deslize dos presumíveis candidatos, para “assaltar” a liderança?
JG – Os Tigres vão entrar para cada jogo com intenção de ganhar. Sabemos que temos um bom lote de jogadores para uma 3ª divisão, mas não chega! Há um lote de 5, 6 equipas bem apetrechadas que vão lutar connosco para serem felizes. Alias, este ano a 3º divisão está muito animada, o que é óptimo para o Ribatejo.
CA – A tua equipa é constituída por alguns jogadores com provas dadas no hóquei, achas que essa experiência, aliada á tua e aos teus conhecimentos poderá fazer com que a equipa de Almeirim venha num futuro próximo a ser referência no hóquei Ribatejano?
JG –Espero que sim! Há de facto bons jogadores, mas é em equipa que se ganha os jogos. Espero tirar tudo dos jogadores, para que em conjunto possamos fazer uma boa equipa.
CA – O HC Mealhada é verdadeiro candidato, visto que consegue ter a experiência do Marco Rosmaninho e do Lima aliada á juventude do Filipe Vaz e Pedro Coelho tudo isto sob o comando do Vasco Vaz, ou achas que numa zona com vários candidatos, isso poderá não ser suficiente?
JG – Sim, de facto a Mealhada tem sido muito regular. É uma equipa que já joga junta há alguns anos, muito bem orientada por um ídolo de infância naquelas equipas do Sp. Tomar que tiveram anos e anos na 1ª divisão,Vasco Vaz, e que tem jogadores acima da média para uma 3ª divisão.
CA – O ACR Santa Cita agora com o Rafael Oliveira no comando é um dos fortes candidatos, ou a saída do Miguel Cunha enquanto treinador e do Tiago Barreiro enquanto jogador e referência da equipa poderá ter fragilizado a equipa?
JG – Sim, é outra boa equipa. Tem bons jogadores, muitos anos convivi com eles, e sei que vão lutar ate ao fim. É a equipa que tem melhor calendário para a 2ª volta. Penso que a alteração de treinador vai ser benéfica, porque sabemos que os jogadores reagem sempre. Quer o Miguel quer o Rafael são bons treinadores, a equipa também é boa, portanto vamos ter um Santa Cita a lutar para subir taco a taco.
CA – Por falar em Tiago Barreiro, agora sob a tuas ordens e visto ser um jogador que já treinaste nas camadas jovens, e um dos bons jogadores Ribatejanos na sua posição, vai colmatar alguma falha no plantel dos Tigres, ou apenas reforçar uma equipa já de si bastante competitiva?
JG – O Tiago já o conheço há muitos anos! Orientei o nos juniores do Sp.Tomar, estreei-o na 1ª divisão no Sp. Tomar e é um jogador que tenta cumprir com as ordens que digo. Faz bom balneário, gosta que o motivem, é um esquerdino muito raro no hóquei, e dai o meu aval á sua vinda. Andava um pouco triste em Santa Cita por não jogar, falamos com as pessoas antes de falar com ele para uma autorização para o contactarmos, houve uma simbiose entre todos e veio. Só temos que agradecer as pessoas de Santa Cita pela maneira como as coisas se processaram.
CA – Como vês as outras equipas Ribatejanas, nomeadamente os Corujas que estão até ao momento a fazer um campeonato acima, muito acima daquilo que nos tem habituado nas últimas épocas?
JG – Sim, de facto os Corujas têm feito um bom campeonato. Teve alguns reforços que vieram a dar uma alma nova, portanto é mais um clube que quer aparecer. Só é bom para o Ribatejo. Penso que Mealhada, Santa Cita, Entroncamento, Marrazes e Tigres, são as equipas que vão lutar ate ao fim para subir. Depois haverá um lote de equipas que poderão ser importantes para o campeonato, porque podem roubar pontos onde menos se espera.

CA – Jorge como vês as novas regras, e o que vieram elas trazer de nosso à nossa modalidade?
JG – Vieram trazer incerteza nos resultados. Hoje, um arbitro pode decidir um jogo. Já o era, mas agora muito mais. Depois, uma equipa que esteja com 2-3-4 golos de vantagem, hoje em dia tem que duvidar que o jogo está ganho. Um livre directo pode mudar tudo.
CA – Outro assunto do momento são as afirmações de Fernando Claro, presidente da FPP, em que diz que não haverá para já mais transmissões televisivas de hóquei em patins, numa altura em que as modalidade de pavilhão cada vez tem mais tempo de antena. Não será isto mais uma machadada na modalidade?
JG – Sem duvida. Assistimos a uma liga de basquetebol, uma liga de andebol, até o voleibol a fazerem todos os esforços para que todas as semanas haja um jogo na TV, para não falar do futsal que já nos ultrapassou por completo. E essas palavras de Fernando Claro, só nos confirma a inércia para tentar mudar as coisas. Mas enfim…
CA – Uma pergunta que tenho feito a mim mesmo, e que não posso deixar passar a oportunidade de te fazer. O SC Tomar passou por um período menos bom, com ausências sucessivas dos nacionais nas camadas jovens, ele (SCT) que era uma presença assídua, assim como o UFE, e agora época após época está a regressar aos “bons velhos tempos”. A pergunta é esta, será o Paulo Beirante e todo o dinamismo da Secção Juvenil do clube responsável por estes excelentes resultados?
JG – Não é só o Paulo Beirante!!! Há ali “talibans” que amam o Sp. Tomar. a secção juvenil está muito bem e recomenda-se. Têm feito de tudo para subir ainda mais. Bons directores, bons treinadores, procura de bons jogadores na zona, enfim estão a trabalhar bem. Era importante outros clubes olharem para o Sp. Tomar, só será bom para o hóquei do Ribatejo. Eu tive oportunidade de orientar a equipa de juniores, uma equipa muito gira, que vai subir ainda mais, com jogadores que virão daqui a pouco tempo mostrar muita qualidade nos seniores..! Saí com a amizade de todos eles o que é importante. Alias, só sai porque as pessoas sabiam das minhas limitações, hoje em dia o treinador de juniores tem tendência a desaparecer. Ou é o treinador de seniores em conjunto, ou o treinador de juvenis em conjunto. Com jogadores a estudar nos mais diversos pontos do país, é muito difícil programar uma equipa de juniores. E tive da parte da secção juvenil uma perfeita sintonia na resolução de problemas. Um bem haja a todos.
CA – Para finalizar, o espaço fica á tua disposição para o quiseres transmitir aos nossos visitantes, e obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade.
JG –1º uma palavra para ti, ainda bem que voltas para o Cartão Azul, faz muita falta ao hóquei ribatejano! Depois, uma palavra a toda a família hoquista, com votos de boas festas.

Fotos: Carlos Emídio Martins (Blog OKJUVTOMAR)

5 comentários:

Patins Velhos disse...

Continuas em grande, abraço e boa sorte.

Anónimo disse...

Vai ser muito bom para o Tigres, ainda mais com os novos reforços tiago e ivo... é uma equipa a ter em conta sem duvida. Viva o ribatejo

Anónimo disse...

Venho aqui desejar felicidades ao J.Godinho(Pantera;El Toreiro ou Gordinho) no trabalho que irá fazer em Almeirim. Quanto aos reforços do Ribatejo, não são só o Tiago e o Ivo, temos também o João Silva( que tem a escola da Juventude Ouriense, Benfica e Sp. Tomar).
Espero que consiga os seus ententos, mas na companhia da A.C.R.Santa Cita, ou seja, espero que subam as duas de divisão.

Um abraço,

Nunão

Francisco Mendes disse...

2 Abraços. 1 para o retorno do Cartão Azul e outro ao Jorge Godinho. Fico contente pelos dois e desejo a ambos muitas felicidades e votos de bom trabalho

Anónimo disse...

Felicidades Godinho, já tenho mais um clube, ainda por cima tb tem azul.
Um abraço de Ourém também para o patins velhos, não são azuis mas também torço por eles.

Z