terça-feira, 13 de janeiro de 2009

S. ESTEVES, PADROEIRO DO SC TOMAR

O SC Tomar venceu o Infante de Sagres por 5-3, em jogo que contou para a 13.ª jornada do Nacional da 2.ª Divisão, zona Norte.
Vitória justa para os jogadores tomarenses, que na hora da verdade não desperdiçaram a oportunidade de facturar, perante uma formação jovem e muito ambiciosa, que veio até Tomar mostrar o porquê de serem uma das surpresas neste campeonato.
O Sp. Tomar entrou no jogo disposta a resolver cedo o resultado, pressionando o último reduto adversário, tentando assim criar condições para inaugurar o marcador. A equipa Portuense a defender com garra, procurava em contra ataque surpreender a defesa leonina. A primeira metade deste 1.º período assistiu-se a um jogo rápido com as duas formações a andarem no limite, criando assim situações para golo. E neste aspecto o Sp. Tomar, foi o mais perdulário com Gonçalo em noite “não” a falhar na cara do guardião nortenho 3 situações de golo eminente. Como diz o ditado, quem não marca, sofre, e foi o que aconteceu aos Leões, que permitiram ao Infante de Sagres inaugurar o marcador numa jogada muito consentida pela defensiva leonina, estavam decorridos 17 minutos de jogo. O Sp. Tomar, não se atemorizou, e 3 minutos depois, Esteves num remate frontal restabelecia a igualdade, mas mais uma vez o ultimo reduto leonino a dar espaços comprometedores, permitiu que a equipa do Porto fizesse o 2.º golo a um minuto do intervalo.
A equipa de Nuno Lopes teve uma entrada de leão com Miguel Mor a facturar logo no 1.º minuto do segundo tempo num golo cheio de oportunismo, e criando situações de golo que foram sendo desperdiçadas pelos atletas leoninos.

Mas mais uma vez, numa situação de bola controlada, e quando se esperava que a qualquer momento o Sp. Tomar se adiantasse no marcador, seria o CI Sagres a marcar o 3.º golo numa jogada em que a defensiva leonina ficou mal na fotografia, eram decorridos 7 minutos do encontro. A correr contra o tempo e o marcador, o Sp. Tomar intensificou o ataque, assistindo-se a um jogo aberto e jogado a muita velocidade por parte dos dois conjuntos. Os espectadores teriam que esperar para os últimos 5 minutos do jogo para assistir à reviravolta Leonina, com Esteves a 5 minutos do fim empatar a partida num golo onde a sorte acompanhou o avançado tomarense. Com o pé no acelerador, a formação de Nuno Lopes, foi criando brechas na defesa nortenha e seria num contra ataque que os Leões se adiantavam pela 1.ª vez no marcador através de Gonçalo a dois minutos do fim do encontro, num remate colocado, e que punha o Pavilhão ao rubro. Esteves, no último minuto faria o golo que ditava o resultado final deste encontro, numa altura em que a formação do Porto, já não respondia de forma eficaz à avalanche atacante da formação Sportinguista.
Na retina fica a excelente exibição de Esteves, que com 3 golos foi a figura do encontro, assim como Ivo Silva o jovem atleta Tomarense importantíssimo nos movimentos atacantes no final do jogo, provocando desequilíbrios que foram a chave para o sucesso Leonino.O SC Tomar fez alinhar de início: Ivo Ribeiro (GR); Orlando Fernandes, Gonçalo Santos (1), David Gonçalves (3), Ivo Silva; jogaram ainda; Pedro Silva, Miguel Mor (1); Não jogaram João Capitolino, Carlos Martins e Carlos Costa (GR).

Crónica: Carlos Emídio Martins
Foto: Centro Desportivo - Jornal "Cidade de Tomar"

2 comentários:

Anónimo disse...

Que se passa com o Capitolino? Nem 1 minutinho joga????

Luís Brízida disse...

Queria manifestar o meu agrado pela excelente carreira que o Sp.Tomar está a fazer esta época nos séniores, a juntar às últimas épocas na formação. Para mim, actualmente deve ser o clube mais bem organizado na modalidade na nossa zona. O HC Santarém também está a trabalhar bem, mas conseguir ter formação e competição simultâneamente, ainda por cima atingindo os altos níveis actuais, penso que o Sporting de Tomar é o melhor exemplo de como se deve trabalhar. Muitos parabéns pela competência demonstrada e pelo esforço do dia a dia, que de certeza é enorme.