sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ESPAÇO ABERTO

«...e o Hóquei em Patins»

Platão disse que existiam 3 tipos de homens, os vivos, os mortos e os que andam no mar, eu actualmente e até pelo facto da missão onde estou inserido ir já com cerca de um ano de duração, e Platão que me desculpe, acho que existem 4 tipos de homens, os vivos, os mortos, os que andam no mar e os que andam fartos de andar no mar, mas desabafos à parte vamos pegar na frase do filosofo grego e adapta-la ao desporto e assim poderemos dizer que existem 3 tipos de desportos: ao ar livre, de pavilhão e o Hóquei em Patins. Se a referência filosófica não for suficientemente elucidativa, podemos explicá-la em termos matemáticos e assim teríamos 3 equações simples e que passo a explicar com referência a um desporto de cada tipo:
Futebol + x = y, ou Basquetebol + x = y e por fim Hóquei em Patins – x = -y, onde as incógnitas x e y seriam respectivamente substituídas por “Transmissões Televisivas” e “Projecção e Receitas Publicitarias”.
Com este introdução (extensa, diga-se em abono da verdade) fico com a certeza (e claro que esta é a minha opinião) que a nossa modalidade não pode, nem nunca poderá desassociar-se das transmissões televisivas, pelo facto de ser mais um passo para o desacreditar da modalidade e para a seu eclipse, e se existem modalidades de pavilhão que fizeram e fazem da TV o seu “cavalo de batalha” para conseguirem projecção e cativar adeptos e aí a matemática pode novamente ser usada e dizer que essas mesmas modalidades tiveram uma progressão aritmética positiva, a nossa pelo contrário, ao cortar com a TV irá ter uma progressão logarítmica negativa.
Ao ler as declarações do Srº Fernando Claro, Presidente da FPP ao Jornal “O Jogo” e que podem ser lidas aqui, fico com a sensação que a nossa modalidade está a morrer pouco a pouco, se por um lado concordo com a parte do saneamento financeiro e o liquidar de dívidas acumuladas, (mas que seria de bom tom explicar a origem das mesmas), por outro lado acho que as explicações no que concerne às transmissões televisivas são vagas e evasivas, porque o desporto na TV é semear para colher, pois o oposto aos custos de produção, são as receitas inerentes a essas transmissões como por exemplo as receitas publicitarias e os direitos de imagem, e o mais importante apesar de não ser contabilizado em termos de €uros a projecção de uma modalidade que é a modalidade que mais títulos deu a Portugal.
Pode-se afirmar que a modalidade não é atractiva em termos televisivos, que não cativa audiências, etc, etc, no entanto quando dá (va) um jogo de hóquei havia sempre imensas pessoas a assistir, pois…!!! mas aí vem os tão falados “shares” e o jogo do nacional de hóquei entre o A e o B só teve 8% de share…!!! é claro que o Sr. Patrocinador da grande marca não lhe interessa, interessa-lhe mais o jogo de futebol entre o Sporting, Benfica ou Porto e o Alguidares de Baixo que tem 41%. Mas agora pergunto eu: o andebol, o voleibol o basquetebol não tem igualmente os mesmos 8% do hóquei? Claro que tem, então porque é que o Srº Patrocinador da grande marca aposta nessas modalidades e não na minha? Será que as outras Federações tem procedimentos diferentes da FPP, ou será quem as lidera tem outro dinamismo e vontade de fazer com que as suas modalidades tenham cada vez mais adeptos, mais praticantes e consequentemente mais receitas e mais patrocinadores?
Este é o meu estado de espírito, depois da leitura das declarações do Srº Presidente da FPP, podia alongar-me mais um pouco, mas a prosa já vai longa, resta-me deixar o Espaço Aberto para que os visitantes possam opinar acerca do assunto, e desejar a todos votos de um bom dia e claro nesta época do ano umas BOAS FESTAS.

Francisco Gavancho

11 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo Francisco Gavancho, concordo plenamente contigo.
Gostava de saber se não seria viável enviar a tua crónica para as respectivas televisões e para os jornais desportivos a nível nacional.
Penso que esta informação devia de chegar ao conhecimento do público em geral.

Um abraço,

Nunão

Cartão Azul disse...

Amigo Nunão

Obrigado pelas palavras e pelo incentivo. O texto está disponível para quem quiser enviar para esses meios de comunicação social, e tenha conhecimentos no ramo, a única coisa é que quero é que sejam salvaguardados os direitos de autor.

Um abraço

Ricardo Barral disse...

Tal como dizes Gavancho, o importante seria saber o porque da deficiente situação financeira da FPP, ainda para mais quando, por exemplo, e ao contrário do que acontecia à 10 anos em termos de transferências o dinheiro ir direitinho para os cofres da federação.
Por outro lado temos de perceber o porque da FPP, os clubes ou as associações terem de pagar os custos de produção de um jogo quando nas outras modalidades os clubes ainda recebem dinheiros dessas transmissões. Algo está mal explicado.

Boas Festas para ti e para os teus leitores.

Ricardo Barral

Silvestre G. disse...

Sendo este um tema sério e de grande actualidade, e ainda por cima posto de uma forma brilhante pelo autor, era importante que quem fizesse comentários o fizesse também seriamente e acima de tudo tentando estar informado, para que a discussão não não seja banalizada pela ignorância ou desinformação, como a que foi demonstrada pelo sr. UFEFANS, pois devia de saber que não há nenhuma modalidade amadora que receba para ver os seus campeonatos ou jogos transmitidos, pagam e não é pouco, inclusivamente o futsal, que teve uma marca que pagou os custos pelas transmissões na sic, mas que até isso já acabou e só são hoje em dia transmitidos os jogos mais importantes ou alguma competição de maior importancia, mas isso no hóquei também acontece e principalmente se forem jogos em que entre o Benfica.
Mas com os jogos mais espectaculares como estão, vamos acreditar que as coisas mudem um pouco, para melhor.

Ricardo Barral disse...

Sr Silvestre G. não estou mal informado nem sou ignorante como diz. Sei bem que as transmissões das modalidades são pagas, o que disse foi que os clubes recebem dinheiro dessas transmissões devidos a acordos publicitários. Deu o exemplo do Futsal, que assinou um acordo com a Sagres para publicitar o Nacional da 1ª Div. Pergunto eu com a minha ignorância, porque não a FPP tentar encontrar 1, 2 ou 20 parceiros para trazer de novo a TV para o Hóquei.

Pedro Jorge Cabral disse...

Caros Amigos
Quem me desculpem a ignorância mas o que está em causa é INVESTIMENTO... E o que me custa é pensar que quem manda (!!!) nos destinos da modalidade em Portugal ainda não percebeu que há custos que não podem se contabilizados como tal, antes como INVESTIMENTO. COmo bem disse alguém atrás, semear para colher... Neste caso, o que se pretende colher é a integração por pleno direito desta bela modalidade no dia a dia corrente DE TODOS OS PORTUGUESES, fazer dela não uma "coisa" só de alguns, antes transformá-la em matéria de conversa por Portugal inteiro... O que a FPP deveria pensar seriamente era se a possibilidade de 1 jovem ver 5 minutos de Hóquei em Patins na TV não seria a mola que o impulsionaria a abraçar esta modalidade!!! E não é assim que muitos de nós fomos para ao desporto que praticamos??? Isto é que doi... INVESTIR nunca deve ser conotado com CUSTO, mesmo que custe algum (ou muito) valor, o preço a pagar pela ausência de Hóquei em Patins na TV ainda é maior que qualquer custo que possamos vir a ter... Horizontes alargados, não visão limitada pela falta de ambição e sonho...

Anónimo disse...

Nao posso estar mais de acordo com o texto do Pedro Cabral, e a visao curta relativamente ao que chama de custos e investimentos que a FPP tem. Onde està o caderno de encargos, serà que fizeram algum ou foi só uma conversa a roda de um belo repasto.
Jose Manuel

Xaral disse...

Falou-se aqui na questão das dívidas da federação.É um ponto extremamente importante e um pouco invísivel já que , pelo menos eu não entendo de onde possam vir todas estas dívidas que impossibilitam uma visam mais além da fpp. Olhando para as outras federações de modalidades amadoras, podemos reparam que todas têm sponsors que de certeza contribuem a nível financeiro com uma boa ajuda. Por exemplo basta ir aos sites de cada uma delas e compará-lo com o triste site da fpp.Vólei apoiado pela Kinder, Mikasa, Sportzone..., Andebol Delta, sapo, macron;basquetebol finibanco, delta, compal, tranquilidade, sportv...;Hoquei Patins; Lacatoni, Tvd,Camilo sport, jetroller.Que conclusão podemos tirar?Não tirando valor às marcas que apoiam a fpp, acho que não devem ter o poder económico que aquelas referidas em cima.A opinião com que fico é que a fpp está À espera que caia do céu alguma coisa que a possa ajudar.Assim não devem d ir longe, e como li hoje num artigo que aborda o mesmo problema a fpp deveria de se levantar do sofá e ir ter com empresas do mais alto nível do nosso país e seduzi-las, por exemplo dando o nome da empresa ao Campeonato nacional (ex:Liga MEo, Liga Galp, sei lá).Fernando Claro se não tem forças , nem criativaidade para mais , acho que podia dar a lugar a outra pessoa.

Carlos Martins disse...

Aproveitando um pouco das palavras do Pedro Jorge, o ponto fucral é o investimento e esse não pode nunca ser contabilizado em valor monetário, mas sim no capital humano que poderá advir desse mesmo investimento.
Porque mais que saber o quanto gastar, importante é saber o quanto a receber, e é aí que a porca torce o rabo.
A FPP não pode pensar nos valores que poderá já receber para liquidar as dividas astronómicas que criou, , mas sim investir para a médio prazo ter o retorno desse investimento, sob pena de quando tiver capacidade para investir depois de saldar a referida divida, não existir modalidade para investir.
"NÃO VAMOS DAR UM PASSO MAIOR QUE A PERNA"-(presidente da FPP, Fernando Claro)
É triste pegarmos num qualquer jornal desportivo nacional e só a muito a custo conseguirmos ler algo sobre o Hóquei,quando sabemos que esta continua a ser uma das modalidades de referência no imaginário Português.
Se quando a este nível (imprensa escrita) o hóquei não é divulgado, dificilmente se poderá falar de um meio de comunicação tão forte como a TV para a divulgação desta modalidade.
A FPP não pode continuar a cantar um fado triste como tem sido apanágio nestes últimos anos, à espera que alguma fada madrinha os abençoe.
Comece esse investimento ( que comparado com a TV é de baixo custo)nos Jornais Desportivos de forma sustentada para a divulgação da modalidade, massificando assim este desporto, porque depois o salto provavelmente terá custos menores quando chegar à TV. Estarei enganado?

Anónimo disse...

São todas opiniões respeitáveis, sem duvida que no Ribatejo há quem pense umas coisas, fico admirado é a de a vossa associação estar ás moscas e sem gente que perceba um bocadinho de hóquei, tão brilhantes pensadores não pensarão em fazer alguma coisinha? ou dizer mal e falar do que não se conhece continua aser mais cómodo não é?

Luís Carvalho e Silva disse...

Já estava a estranhar, não aparecer aqui alguem a dizer mal. Sr. Anónimo das 02:27, identifique-se e diga o que é que a sua Associação tem melhor que a do Ribatejo.

Para o autor do texto, parabéns está muito bem conseguido.