terça-feira, 10 de julho de 2007

ENTREVISTA DA SEMANA

Finda a época, há que começar a preparar a próxima, ainda por cima tendo sido uma época com bons resultados, á que olhar para a frente para tentar melhorar o que de bom foi feito, foi com este pensamento que o Cartão Azul foi de novo ao encontro de João Almeida, da SF Gualdim Pais para fazermos um balanço deste ano e tentar antever o próximo.
CA – Bom dia, e mais uma vez aqui estamos nós a falar de hóquei em geral e da Gualdim em particular, João em primeiro lugar como decorreram os Torneios “Roda Viva”?
JA – Correram muito bem, quer no plano desportivo quer no convívio entre as equipas participantes os objectivos foram completamente alcançados.
CA – Qual o balanço desta época que terminou, em que foram campeões de juvenis, com presença no nacional da próxima época, e vice-campeões de juniores?
JA – Esta época decorreu para a Gualdim Pais da melhor forma possível pois a juntar à vitória no campeonato de juvenis, o 2º lugar alcançado pela equipa de Juniores permite-nos considerar que os nossos objectivos iniciais foram mesmo ultrapassados pois a equipa de juniores, além de um plantel muito curto que incluía três juvenis, tinha a maioria dos seus elementos com idade de júnior a estudar fora de Tomar, não podendo por isso efectuar treinos de conjunto. Fizemos vários jogos esta época sem um único treino de conjunto, e só com o excelente espírito de grupo existente nesta equipa foi possível alcançar este 2º lugar no campeonato regional frente a equipas que dispunham do seu plantel durante a semana
CA – Como está a Gualdim neste momento a nível de escolas/formação?
JA – A formação começa neste momento a tentar retomar a normalidade após um largo período em que andámos com a casa às costas, ocupando vários espaços fora de Tomar. Isto criou-nos grandes dificuldades, e se os jogadores mais velhos as superaram com a sua força de vontade e o espírito de grupo, já a formação se ressentiu destes anos sem condições de trabalho
CA – Agora, os juvenis, estando presentes no nacional, em principio na zona Sul onde irão defrontar as equipas de Lisboa e Leiria (equipas sempre muito fortes), quais os objectivos traçados para esta 1ª fase?
JA – Os objectivos serão os mesmos que esta equipa já teve nas suas outras participações em provas nacionais e passam por obter a melhor classificação possível chegando ao fim com uma equipa unida e se possível mais forte. Logicamente que sabemos que iremos encontrar equipas muito mais fortes do que as que encontrámos no campeonato regional e que o Ivo é uma baixa de peso, mas só temos que, nas vitórias e nas derrotas poder sair de campo com a sensação de dever cumprido.
CA – O facto de esta equipa ser constituída maioritariamente por jogadores de 2º ano, pode ser um factor que abone a favor da mesma, mas a continuidade nos nacionais depende também de uma equipa de iniciados que neste momento não existe, como tencionam contornar esta situação, no caso da manutenção nos nacionais?
JA – Isso parece-me ser uma situação que, infelizmente, se põe com alguma frequência no nosso distrito e não só neste escalão. Como é sabido já tem acontecido a equipa vencedora não ter escalão para disputar o nacional após vencer o distrital, mas essa parece-me ser uma das diversas adversidades por que passa o hóquei.
CA – Continuando nos juvenis, e como falamos anteriormente quando da apresentação dos Torneios “Roda Viva”, o Ivo sobe a júnior, e fala-se que poderá ser reforço dos juniores do Sporting de Tomar, já na vertente de uma integração progressiva nos seniores, e também que a Gualdim tenta a vinda de dois reforços do União, como se costuma dizer “não confirma, nem desmente” ou vamos falar disso?
JA – O Ivo será um reforço do Sporting na próxima época e na Gualdim Pais jogarão os jogadores que o pretendam fazer desde que partilhem do espírito existente na Gualdim Pais.
CA – Já que estamos em clima de suposições, fala-se também da formação de uma equipa de seniores, aproveitando os juniores e alguns jogadores que foram da Gualdim e tiveram passagem pelo União, como por exemplo o Loic, o Rivotti, e o Simões. Vamos ter a Gualdim a disputar a 3ª divisão?
JA – A Gualdim Pais vai participar com uma equipa de seniores no campeonato da 3ª divisão. Esta equipa será formada pelos nomes que indica na pergunta, pelos juniores que disputaram este ano o campeonato regional e será orientada pelo Hélder que acumulará o cargo de treinador com o de jogador. À semelhança da época finda a maioria destes jogadores estão a estudar longe de Tomar, o que causará naturais dificuldades, mas acreditamos na força de vontade destes jovens.
CA – Para terminar uma pergunta que de certeza muitos visitantes também gostariam de fazer, como são as relações com o Sporting de Tomar, e que tipo de rivalidade existe entre este dois emblemas da cidade de Tomar?
JA – Considero que as relações com o Sporting de Tomar são as relações normais entre clubes de uma cidade com a dimensão de Tomar. Considero que se conseguiu atenuar em campo alguns comportamentos que lamentávamos mas que por vezes aconteciam. Espero que o futuro permita melhorar ainda mais estes comportamentos, pois o hóquei, e Tomar, só têm a ganhar.
CA – João Almeida, mais uma vez obrigado pela disponibilidade, e o Cartão Azul, fica á espera de novidades vindas da Gualdim, e o desejo de umas boas férias, o merecido “descanso do guerreiro”
JA – Obrigado pela oportunidade e aqui lhe deixo um abraço com os votos de felicidades para o futuro deste blog .

8 comentários:

Anónimo disse...

"Considero que se conseguiu atenuar em campo alguns comportamentos que lamentávamos mas que por vezes aconteciam"
Esta deve ser para rir!!

Anónimo disse...

A aposta nos séniores é correcta, mas no intuito de não descorar a formação, quanto ao Helder acho a pessoa certa no sitio certo. Para finalizar acho que a unica coisa que tem de mudar/acabar na Gualdim, é aquele "senhor das barbas" e as suas peixeiradas e algarviadas que não dignificam em nada o clube.

Anónimo disse...

Por todo o respeito que a Associação em causa representa a nível regional e nacional, esse tal senhor em nada dignifica o nome da Gualdim Pais. O srº Almeida também poderia por vezes ser mais correcto...

Anónimo disse...

Todos nós na nossa opinião somos correctos, por vezes há pessoas que não o entendem como tal, cabe a cada um de nós reconhecer se errou e se for esse o caso, ter a humildade de o reconhecer, não ponho em duvida que o João Almeida por vezes seja menos correcto, mas para quem carrega o hoquei da Gualdim ás costas, não é assim tão grave, especialmente porque a pessoa em causa sabe reconhecer os seus erros, o mesmo não se passa com o outro "sujeito" que cada dia que passa está mais incorrecto e com atitudes menos próprias. Parabéns Gualdim, parabens João e para o ano aí estamos todos a torcer por esses seniores que de certeza vão honrar e muito o bom nome da Gualdim, já agora boas férias.

Anónimo disse...

Sem dúvida, a imagem da Gualdim Pais sai extremamente denegrida com esse pseudo-adepto. Em Relação a senhor Almeira também ponho as minhas reticências.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Parabens Sr Almeida por todo o seu esforço !E este ano, com esta nova aventura vamos, certamente, continuar a dignificar o nosso clube e a nossa cidade!

Anónimo disse...

quanto ao sr.almeida penso q as suas atitudes sao d Homem e quando sabe q errou sabe reconhecer os seus erros... quanto ao outro adepto que se fala, penso q e extremamente incorrecto, mas q se nota q isso muitas veze destabiliza a equipa adeversaria é verdade, apesar da sua ma educaçao.. PARABENS AO SR.ALMEIDA POR TD O SEU ESFORÇO NA GP..