sábado, 13 de fevereiro de 2010

GUILHERME SILVA EM ENTREVISTA

"O Guarda Redes" entrevistou um dos melhores guarda redes nacionais, conta na sua carreira com inúmeros títulos, desde Campeão do Mundo a Tetra Campeão Italiano, o nosso entrevistado Guilherme Silva (HC Braga), teve a amabilidade de responder a algumas questões, falou-nos do que o motivou a ser guarda redes, deu a sua opinião sobre o estado actual do hóquei e a influência das novas regras e comentou a forma como os guarda redes deverão ser vistos pelos seus treinadores e colegas de equipa.

Como primeira questão gostaria de saber o que o motivou a ocupar esta posição de Guarda Redes?
- Quando tinha 10 anos e após 5 anos de aprendizagem e formação para ser um jogador de campo e após 1 época a jogar a defesa, os meus treinadores da altura verificaram as minhas deficiências para continuar a desempenhar tais funções e aproveitando o facto de o guarda-redes dessa época subir para os iniciados, propuseram-me ir para a baliza e eu aceitei porque a quantidade e tipo de equipamento me atraíram...decisão acertada pois no final da minha 1ª época como guarda redes fui convidado a ir jogar para o F.C. Porto...

"...porque têm de atrair os miúdos
com outro tipo de estratégia
na altura em que passam
da patinagem para a fase seguinte..."

A maioria dos jovens foge desta posição de guarda redes e normalmente são os treinadores que “obrigam” os menos dotados tecnicamente a irem ocupar esta posição. Acha que ser Guarda Redes de Hóquei é interessante/cativante para os jovens ou antes pelo contrario?
- Cativante não deve ser, porque poucos estão interessados, mas tem de ser algo que os treinadores têm de modificar, porque têm de atrair os miúdos com outro tipo de estratégia na altura em que passam da patinagem para a fase seguinte... prémios depois dos 1ºs treinos como guarda redes, tipo de treinos nos primeiros tempos aliciantes e não com tanta dureza porque o material é pesado, os miúdos não se conseguem mexer bem, etc fazer jogos em que os miúdos têm o material colocado mas não devem estar na posição de baliza e sempre de cócoras pois é uma posição que cansa bastante as pernas...etc
Qual a sua opinião sobre os preços praticados sobre os materiais específicos para Guarda Redes?
- Exageradamente caros para a grande maioria dos pais/clubes
O que acha que se pode fazer para cativar mais os jovens a escolherem esta posição
- Já dei a resposta a esta pergunta na 2ª resposta...
O Guilherme Silva, é de uma geração de campeões, onde os Títulos Mundiais e Europeus eram uma constante no hóquei patinado Português, actualmente a realidade é bem diferente. Existem vários motivos que se podem apontar para o panorama actual do hóquei em patins nacional, um dos que tenho ouvido falar é a forma como os Guarda Redes actualmente defendem (“método” Espanhol). Acha que se perdeu a identidade do Guarda Redes Luso para se passar a Copiar a forma de defender dos Guarda Redes Espanhóis? E se sim, qual acha que é a melhor forma de actuar no panorama actual do Hóquei?
- Não acho que o facto de Portugal não ganhar títulos ultimamente esteja ligado ao estilo dos guarda redes, os estilos são os adequados se o guarda redes se sente bem com ele, seja o estilo mais português ou mais espanhol, se o guarda redes defende bem, isso é o mais importante pois o estilo de cada um tem a ver com influências, um ídolo, um treinador que possa influenciar, a constituição física do guarda redes...o importante é o guarda redes ser eficiente na sua função.
Acha que a vinda do Edo Bosch para o campeonato português foi o ponto de viragem na forma de defender dos guarda redes portugueses?
- Não, o Edo pode ter influenciado os guarda redes das camadas jovens do F.C. Porto e mesmo assim com certeza nem todos o conseguiram imitar e conseguiram pôr em prática o seu modo de defender. Mas gostaria de fazer referência que o próprio Edo mudou um pouco o seu estilo inicial e sem mudar o seu modo de defender, é possível vê-lo defender com o joelho no chão diversas vezes, provando que é possível fazer uma mistura de estilos se o resultado final for positivo e resultar para "aquele" guarde redes...Tenho pena que muitos guarda redes novos não tenham feito o mesmo, ou seja, tinham o estilo português e tentarem adaptar algumas coisas das muitas que o Edo trouxe para Portugal..
O Guilherme Silva, actuou no campeonato italiano, onde se sagrou tetra campeão ao serviço do Follonica Hockey, como avalia os Guarda Redes do Campeonato Italiano e quais as principais diferenças em relação aos Guarda Redes Portugueses?
- Não têm um estilo muito definido, exceptuando o Cunegati que é da velha escola italiana com algumas adaptações do estilo português e espanhol com muitos bons resultados, os outros vão sofrendo influencias dos diversos guarda redes das mais diferentes nacionalidades que actuam no campeonato italiano, a saber, portuguesa, espanhola, argentina, suiça (pouco tempo, no Valdagno há dois anos)...

"...sozinho o guarda redes
não ganha nem perde nada..."

O treino do Guarda Redes é algo que a maior Parte dos Treinadores Principais fogem pois pouco sabem sobre as especificidades dessa posição, é normal ver-se os Guarda Redes a aquecerem sozinhos e em seguida irem para a baliza defender, na minha opinião isso não é o mais adequado para o correcto desenvolvimento dos Guarda Redes, qual a sua opinião sobre este tema?
- É uma grande falha nos treinadores de miúdos, não existindo uma espécie de escola nos clubes de formação, cabe aos treinadores serem os grandes captadores/motivadores de miúdos e procurarem os exercícios e o tempo para dedicarem aos miúdos que mais tarde podem-se tornar em mais de 50% responsáveis pelos (in)sucessos das suas equipas
Acha que as novas regras vieram prejudicar a forma de um Guarda Redes defender?
- Não, vieram sim tornar mais importante o papel do mesmo dentro da equipa
Com as novas regras, qual a melhor forma de enfrentar um Penalti ou Livre Directo, para o Guarda Redes?
- O penalti deve ser treinado bastante e com a ajuda de alguém que corrija a posição de saída ao remate do adversário para que a maior parte do espaço da baliza fique ocupado. o livre directo depende do treino 1 para 1 e se o guarda redes está num bom momento nesse tipo de confronto. ambos dependem do grau de concentração que o guarda redes consegue alcançar antes do momento da marcação dessas faltas...
Por ultimo, gostaria de saber a sua opinião sobre o futuro do hóquei em patins português e se acha que a baliza da nossa selecção A está “segura"?
- Está e sempre esteve, mesmo quando não se ganhou títulos porque sozinho o guarda redes não ganha nem perde nada mas em equipe com todos a remar para o mesmo lado tudo se torna possível, até mesmo destronar a Espanha...

Resta-nos agradecer a disponibilidade quer do clube HC Braga, que facilitou o contacto e ao Guilherme Silva pela amabilidade e prontidão que respondeu.

NR: Pelo facto da entrevista não ter sido concedida a este espaço, a mesma não se encontra aberta a comentários.