sábado, 20 de fevereiro de 2010

JOGOS EM DIRECTO NA REDE GLOBAL

Os jogos de hóquei em patins podem não dar na televisão mas há uma nova moda que parece estar a pegar: transmissões via Internet. O Parede e o Turquel, da II Divisão, já o faziam mas agora é o Paço de Arcos que está a abrir um caminho que pode ser um filão a explorar pelos clubes do escalão principal.

Luís Gomes, designer gráfico de profissão, antigo praticante de hóquei em patins e amante da modalidade, foi convidado pela direcção do clube da Linha para transmitir os seus encontros. A receita parece simples.

«Não é preciso grandes investimentos em material. Qualquer câmara doméstica dá para filmar, sendo apenas necessário um computador que envie as imagens para o site americano do Livrestream, que depois difunde o jogo, neste caso para o site do Paço de Arcos», explica o homem que, juntamente com a mulher, Tina Paiva, é responsável pelas transmissões.

Uma oportunidade que pode conhecer uma fase de auto-sustentabilidade assim que houver publicidade.

«Por uma questão de cortesia, pedimos autorização à federação, já que os regulamentos são omissos nesta questão da transmissão pela Internet. Achamos muito importante não só a transmissão dos nossos jogos como o facto de estarmos a trabalhar para a divulgação do hóquei, que tem sido muito esquecida nos últimos tempos», adianta José Silveira, presidente do CD Paço de Arcos.
A receptividade não podia ser melhor. Na primeira jornada o Paço de Arcos recebeu a visita do Benfica e foram mais de 300 os utilizadores que viram o encontro pela Internet. O sucesso foi tanto que na jornada seguinte o Paço de Arcos pediu autorização ao Espinho para transmitir a deslocação do clube da Linha ao Norte, o que foi prontamente aceite. Na terceira jornada, já em casa, o pico de audiência foi de 115 netespectadores mas, note-se, dos vários cantos do Mundo.

Por Pedro Figueiredo in Jornal "A Bola"

Sem comentários: