segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Os erros pagam-se caros"

No passado sábado desloquei-me até ao Pavilhão Jácome Ratton para ver a SFG Pais frente ao União FE. Com a bancada composta onde podíamos ver caras conhecidas da modalidade, como por exemplo Jorge Godinho ainda a saborear a vitória sobre a Mealhada, e a observar o próximo adversário, e a claque da equipa do Entroncamento, que foi incansável no apoio à sua equipa. Quanto ao jogo própriamente dito e na minha opinião, acabou por ser mal jogado por ambas as equipas, um bocado aos repelões e a espaços, cada um a jogar para si. Já pude ler noutros espaços que este jogo foi o mais fraco da equipa do União esta época, sobre essa afirmação não tenho opinião formada, porque foi a primeira vez que vi a equipa de Rui Alves e Cajé evoluir.

A equipa que viajou da cidade dos fenómenos adiantou-se no marcador e elevou o "score" para 2-0, resultado com que se chegou ao intervalo. Nesta 1ª parte a posse de bola foi notoriamente da equipa do União mas a objectividade foi praticamente nula e os lances de perigo teimavam em não aparecer. Por parte da equipa Nabantina o cenário era o mesmo, com os jogadores a tentarem em rasgos individuais o que não conseguiam em equipa.
A 2ª parte foi diferente da 1ª, apenas no que respeita à marcação de golos, pois forma marcados seis, porque de resto foi mais do mesmo, as equipas "encaixadas", a União a fazer rodar os jogadores, mas sem soluções práticas, e a SFG Pais a tentar trocar mais a bola, no intuito de reduzir a desvantagem, o que viria a conseguir e a colocar mais emoção na partida. A equipa alvi-negra sentiu o toque e partiu rumo à baliza adversária à procura de golos que dessem tranquilidade, e na marcação de uma grande penalidade, o guardião da casa, após defender a bola, prendeu a mesma deliberadamente nas caneleiras, ao que o arbitro da partida mandou marcar novo castigo máximo, sob o protesto do guarda redes que viria a ser admoestado com o cartão azul, ao passo que Luís Jejum exagerou nos protestos e foi punido com o cartão vermelho directo. Perante esta situação e á luz das novas regras, teria que sair um jogador de campo para poder entrar o guarda redes suplente, ficando durante o tempo de "power-play" a equipa Nabantina a jogar apenas com 3 jogadores. Mas um erro infantil do banco, e a precipitação do guarda-redes em entrar deitaram tudo por água a baixo, pois quando já se preparava para tenetar defender o castigo máximo, foi punido com o cartão azul e teve de sair,. obrigando a equipa da casa a equipar a guarda redes um jogador de. Este erro crasso da equipa da SFG Pais foi aproveitado pela equipa do Entroncamento para serenar o jogo e aumentar a vantagem para 5-2, para que a 8 seg do final visse de novo a equipa Nabantina marcar e fixar o resultado final.

Rui Alves (2), Pedro Sousa (2) e Miguel Boavida pelo União FE, Paulo Silva (2) e João André pela SFG Pais foram os marcadores de serviço
Tiago Monteiro de Lisboa esteve bem na partida, analisando bem os lances, e agindo em conformidade com as novas regras, apenas um senão, no tempo que demorou a descortinar que a equipa de Tomar tinha mais um atleta em ringue, tendo inclusive um jogador do União alertado para o facto.

Sinal mais - Na SFG Pais o guarda-redes titular e Paulo Silva com excelentes exibições, em particular Paulo Silva autor de dois golos da equipa da casa. No União apesar de pouco tempo em ringue gostei da exibição de Francisco Maia, que revela cada vez mais maturidade e que consegue desequilibrar, talvez um filão para descobrir

Sinal menos - Para o banco da equipa da SFG Pais, ao cometer o erro que hipotecou a hipótese de disputar o jogo até ao fim, e para a falta de soluções do ataque do União, para ultrapassar a defesa da equipa adversária, assim como o não aproveitamento de livres directos e penalties.

Fotos: Barros Simões

10 comentários:

Ricardo Barral disse...

Já se calou o anónimo que queria fotos! Eheheh

Anónimo disse...

ao contrário do que o espectador diz, o penalti foi repetido nao por o guarda redes se ter mexido antes da marcação, mas por este ter prendido a bola depois do remate.

Anónimo disse...

o uniao esta a fazer um campeonato enorme, depois de tanta confusao no inicio da epoca, formarm uma equipa q esta a orgulhar o nome co clube e a terra, para mim assente em 3 peças fundamentais, rui alves, kaka e joao mendes

Anónimo disse...

Como grande admirador de Hoquei em Patins desloquei-me ao Pavilhao de Tomar para ver este jogo. Saí do pavilhão com a certeza de que não tinha sido um bom jogo de hoquei mas também com cada vez mais a certeza que o nível de imparcialidade das arbitragens neste desporto está cada vez mais baixo...foi bem nítido neste encontro quando nos últimos 7 minutos não houve a marcação de uma única falta contra o Entroncamento, facto que se torna ainda mais estranho quando constatamos que esta equipa tinha 9 faltas desde os tais 7 minutos. É por isto é que o Hoquei em Patins tem cada vez menos pessoas nos pavilhões.

Anónimo disse...

Já para não falar que o lance que origina toda aquela confusão a equipa da Gualdim Pais vai a sair para um contra ataque quando a bola bate nos pés do árbitro que não se consegue desviar(ou não quis).

Ricardo Barral disse...

Concordo em parte com o anónimo das 23.15.
O União está a fazer um grande campeonato, superando todas as espectativas do inicio da época.
Quanto às peças funfamentais, além dos três referidos, não esquecer o Boavida (com 30 e tal golos marcados) e o Carvalho(que adaptou a sua forma de jogar às novas regras), mas também o Tomás que responde afirmativamente sempre que é chamado.
De todos os jogos a que assisti fiquei com a sensação que o resultado podia ser outro, na recepção aos Corujas e na deslocação a Santa Cita(falhamos 4 bolas paradas), mas além disso parabéns aos que dignificam a camisola do União FE.

Anónimo disse...

E para completar o anónimo das 11.11, o segundo golo da união surge quando o árbitro mais uma vez não viu (ou não quis ver) a falta que o jogador do entroncamento fez, ao fazer um corte da bola com o patim…Foi bem claro (para quem quis ver). Enfim, ainda vem para aqui falar em 2 ou 3 penaltis que ficaram por assinalar…

Anónimo disse...

o anónimo da 23.15 deve estar doente ou então não percebe nada e hóquei em patins, pois referiu algo do género "3 peças fundamentais, rui alves, kaka e joao mendes". O Rui Alves e o Kaka com toda a certeza que o são, agora João Mendes ? Por favor senhor anónimo tenha olhos na cara..

Anónimo disse...

olhos na cara deve ser o senhor q precisa, nao presta? por alguma coisa em tomar se dizia q era o novo pedro nobre, por alguma coisa o jorge godinho admira bastante, pergunte ao godinho o q ele acha do mendes? quer q eu lhe diga, eu digo, um grande jogador quando tem a cabeça no lugar, por vezes nao basta ser bom para se ter sucesso, tem muita classe e e um grande jogador, como diz o "mestre" godinho quando tem a cabeça no lugar

Anónimo disse...

A todo o lado com a UFE.
Pena poucos elementos se poderem deslocado a Tomar...

Mais pessoal para a poiar a União em todos os jogos em casa e fora!

Onde quer que tu vais sabes bem que eu vou lá estár UFE!

Batalhão 08