domingo, 31 de agosto de 2014

PORTUGAL DE BRONZE VÊ ITÁLIA LEVAR O OURO

A selecção nacional de Sub-17 terminou ontem a participação na 33ª Edição do Europeu da categoria que teve lugar em Gujan-Mstras, França entre os dias 14 e 30 de Agosto, vencendo a equipa anfitriã e "arrecadando" o bronze, não conseguindo revalidar o titulo conquistado em Alcobendas, Espanha.

Foto: Marzia Cattini

A equipa Lusa sob a batuta de Luís "Tikinho" Moreira entrou com o "patin direito" e na primeira jornada do Grupo A venceu a Áustria por um expressivo 9-0 com os golos a serem apontados por João Lima (1), Gonçalo Nunes (3), Frederico Neves (1), Gonçalo Meira (2), Pedro Silva (1) e Joaquim Grilo (1). Na 2ª jornada Andorra incomodou mas saiu vergada a uma derrota por 5-0 o que colocava Portugal na liderança do seu grupo. Joaquim Ferreira, Gonçalo Nunes (2), Gonçalo Pereira e Hugo Barata foram os marcadores de serviço.

Foto: Marzia Cattini

Dia 26, terça-feira foi dia de descanso para os jovens Lusos que no dia seguinte tinham pela frente uma Suiça que contava com uma derrota e uma vitória. A equipa Portuguesa a ter dificuldades em particular na 1ª parte onde esteve a perder por 0-1, tendo conseguido antes do intervalo dar a volta ao marcador seguindo para o descanso a vencer por 2-1.No 2º tempo e com Gonçalo Nunes "avassalador" a equipa de Tikinho chegou ao 6-1, resultado algo volumoso para os jovens Helvéticos. Gonçalo Nunes (5) e Gonçalo Pereira apontaram os golos de Portugal. Com a presença nas meias-finais garantida restava o jogo frente à Itália que contava, assim como Portugal por vitórias os jogos realizados e assim sendo Portugueses e Italianos decidiam que ficaria na 1ª posição do grupo A, jogo esse em que a equipa Italiana não permitiu veleidades ao seleccionado Luso e venceu por 3-0, controlando bem o jogo sempre muitos concentrados e não dando espaço a euma equipa que pareceu algo desgarrada e a jogar "cada um para si", não se notando o conjunto, ponto forte nas selecções Portuguesas.

Com o 2º lugar "no bolso" a Espanha esperava pela equipa Lusa nas meias-finais e "nuestros hermanos" não poderiam ter começado melhor, inaugurando o marcador logo aos 2 minutos de jogo. Portugal procurou o empate e a "cambalhota" no marcador, mas o intervalo chegou sem que o placard se alterasse. Num 2º tempo idêntico ao primeiro seria a Espanha a dilatar a vantagem a 4 minutos do final e com 2-0 "gravado no marcador" os espanhóis só tiveram de controlar a partida e deixar passar os minutos assegurando um lugar na final onde iriam encontrar a Itália que na outra meia-final derrotou a França por 3-1. Portugal com o segundo jogo seguido sem "facturar" iria lutar pelo bronze frente à equipa da casa e ficar nas bancadas a ver que seria a Selecção que arrecadaria o titulo. Portugal entrou bem na partida e impôs o seu jogo perante um conjunto francês que se mostrou sempre muito perigoso em toda a competição. Na 1ª parte, os golos de Gonçalo Nunes e Joaquim Ferreira colocaram Portugal na frente do marcador (2-0), vantagem que transportou tranquilidade e confiança à formação portuguesa. Na 2ª metade do desafio, os Sub-17 portugueses controlaram o adversário que apenas conseguiu pressionar verdadeiramente a defensiva lusa nos últimos instantes do encontro. O resultado (2-0) não mais se alterou, com Portugal a confirmar a 3ª posição no Campeonato da Europa de Gujan-Mestras, França. Em 34 edições, esta é a quarta ocasião em que Portugal não termina em um dos dois primeiros lugares da classificação.

Foto: António Gouveia

«Em jogos tão curtos, marcar primeiro oferece uma grande confiança e tranquilidade, o que permite gerir melhor a partida. Nestes jogos com equipas como Itália, Espanha e França, normalmente, quem começa a ganhar consegue discutir o jogo de uma outra forma. E foi isso que nos aconteceu. Começámos a ganhar, podíamos ter marcado mais golos, mas fomos gerindo a vantagem. Acima de tudo, estes atletas demonstraram um carácter fantástico. Podem e devem continuar a trabalhar muito nos seus clubes e oxalá que os seus treinadores percebam o trabalho que estamos a fazer na Seleção Nacional, e percebam que tipo de jogador procuramos, porque só assim Portugal pode estar mais vezes em finais e ganhar mais títulos. Este é o caminho que temos de seguir, continuar a trabalhar para ganhar mais vezes. Portugal merece estar nas finais e ganhar títulos. Infelizmente, não conseguimos o bicampeonato, mas alcançámos honrosamente o 3º lugar e só podemos estar orgulhosos do trabalho dos jogadores» foram as palavras de Luís Moreira após a conquista do bronze.

No jogo da final a "pizza" superiorizou-se à "paella" e apesar do equilíbrio nos "ingredientes" apresentados pelos Chefs Sanz (Espanha) e Colomaria (Itália), o segredo do, sucesso só viria a surgir no prolongamento e através de Barbieri que apontou o golo de ouro que deu o resultado final Itália 1 - Espanha 0.

Foto: Marzia Cattini

A classificação final ficou assim ordenada

1º - Itália
2º - Espanha
3º - Portugal
4º - França
5º - Suíça
6º - Andorra
7º - Alemanha
8º - Inglaterra
9º - Áustria
10º - Israel

Noticia com alguns excertos do press release da FPP

Sem comentários: