terça-feira, 10 de abril de 2007

FILIPE ALMEIDA - UM JOVEM PROMISSOR

Foi na Cidade do Nabão, que o Cartão Azul foi encontrar, aquele que é considerado por muitos um dos expoentes máximos do hóquei juvenil do Ribatejo. Falamos de Filipe Almeida da SF Gualdim Pais, ainda a saborear o triunfo no Regional de Juvenis e o consequente acesso aos Nacionais. Filipe nasceu para o hóquei na Gualdim Pais, onde ano após ano foi crescendo como jogador e aumentando o seu peso nas equipas onde jogava. Os Nacionais de Infantis e Iniciados, aliados a duas presenças na Selecção Distrital (Oeiras e Aljustrel), levaram o seu nome para além das fronteiras da APR, e demonstrando o seu valor, viria a ser chamado aos trabalhos das Selecções Nacionais do seu escalão. Foi com ele que tivemos uma agradável conversa.
CA – Parabéns Filipe pela conquista do campeonato de Juvenis, foi difícil, ao foi apenas confirmar da qualidade da Gualdim, onde essa dupla Filipe – Ivo foi fazendo “estragos” nas outras equipas?
FA – Obrigado. Foi um campeonato competitivo em que a Académica e a Gualdim Pais disputaram até à última jornada o título de campeão. Apesar disso esperava que houvesse mais equipas a disputar o título. Foi o confirmar das qualidades da Gualdim Pais, que finalmente arranjou uma “casa” que nos permitiu trabalhar em pé de igualdade com os outros clubes. A conquista do título não se deve a essa chamada dupla Filipe – Ivo, mas sim ao bom trabalho e empenho do grupo formado pela equipa técnica e jogadores. Essa dupla faz parte de uma equipa constituída por mais 8 jogadores e, sem eles, não seria possível falar na dupla Filipe – Ivo.
CA – Para o ano o Nacional de Juvenis, outros desafios, outras dificuldades, mas uma montra muito maior para poderes mostrar todo o teu valor, acreditas que vais voltar a fazer parte dos planos do Seleccionador Nacional?
FA – Para o ano o campeonato nacional vai ser um novo desafio onde todos os jogadores querem mostrar o seu valor. O ideal para mim era ter participado este ano no campeonato nacional pois penso que estaria mais visível para os trabalhos da selecção de juvenis visto estar já no limite de idade para integrar a selecção nacional deste escalão.O objectivo de todos os praticantes de hóquei em patins é chegar ao mais alto nível possível e isso passa claramente pelas selecções nacionais. Como é óbvio gostaria de voltar a fazer parte dos planos do seleccionador nacional, mas isso só o tempo o dirá.
CA – Para a próxima época, a tua equipa vai sofrer um revéz, que é a subida do Ivo ao escalão de Juniores, como vão tentar contornar essa contrariedade, sabendo que não existem insubstituíveis, mas que os desafios serão muito maiores?
FA – O Ivo como todos nós sabemos é um grande jogador, com grande talento e que nos ajudou muito neste campeonato. Para o ano ele muda de escalão, mas vamos tentar colmatar essa ausência da melhor maneira possível. Temos outros jogadores que darão o seu melhor para dignificar o clube e contornar essa situação.
CA – Voltando ao regional de Juvenis, fala-me das outras equipas, e dá-me a tua opinião acerca da quebra de rendimento do HC Santarém, eles que eram candidatos ao título.
FA – A entrada da Académica Coimbra trouxe uma maior competitividade e vivacidade a este campeonato pois tem uma boa equipa que veio para disputar o título, o que é sempre bom. Quanto ao União e ao Santarém que à partida eram equipas candidatas ao título acabaram por fraquejar por razões que desconheço e que só quem está dentro dos clubes o poderá saber. No entanto penso ser notório que esta equipa do Santarém costuma fraquejar em momentos de grande tensão, mas a razão disso acontecer deve ser perguntada aos seus dirigentes.
CA – Os teus objectivos para um futuro mais próximo passam pela saída para um dos chamados grandes de Lisboa, pois falasse nos meios do hóquei que já foste abordado para tal.
FA – Jogar num dos clubes grandes de Lisboa é sempre motivador qualquer jogador. É claro que também eu gostaria de jogar num deles e para tal já fui convidado pelo Sporting e pelo Benfica. Todavia, nesta altura, era difícil a mudança para um destes clubes pois Lisboa não é ao virar da esquina e deslocar-me para treinos e jogos seria desgastante e muito dispendioso. Para além disso com 15 anos não posso deixar de pensar na escola e no meu futuro. Mas é lógico que me senti muito orgulhoso por terem reparado em mim como jogador e que a mudança para lá era pela minha parte feita de muito bom gosto.
CA – Para finalizar queres deixar alguma mensagem aos amantes do hóquei que visitam esta página?
FA – Gostaria só de dizer que continuem a dar o seu melhor para que esta modalidade possa progredir e desejar as maiores felicidades a todos os amantes do hóquei.
CA – Obrigado e felicidades para a tua vida pessoal e desportiva e que continues a praticar hóquei da mesma maneira, pois para nós amantes da modalidade é um prazer ver-te jogar.

5 comentários:

PATINSLOVER disse...

Parabéns, por mais este Interessante Blog.

Um abraço da Suiça.

Anónimo disse...

Um grande abraço do amigo cajé...e quando escolheres não tenhas duvidas BENFICA!!
Cajé

Anónimo disse...

Este cajé é o máximo .
Será aquele do rock progressivo.
Então, explique lá porquê o Benfica e não outro qualquer.
Será que no Benfica formam melhor os atletas ou estam preocupados em ganhar tudo e rapinam ou tentam rapinar o que meche.Chegam a seniores levam um pontapé e vêm depois formar-se na provincia , porque aprenderam pouco no Benfica e isto no que toca a Sporting isso nem se fala ,porque aquilo é tudo menos um clube de hoquei patins , mas sim um bando de gente que utiliza o nome de uma grande instituição. Para já vou aguardar uma explicação desse sr. Cajé que por sinal deve ter uma opinião bem formulada , ou será que ele está a falar de futebol, é que assim temos que ver as coisas noutro sentido( deve ser dos ovos moles ).

Anónimo disse...

hehehehe...axim e que falar...mais vale formarem jogadores nesse clube desde pequenos do que irem buscar os jogadores que tem boas caracteristicas so para dizerem que ganham!!

Anónimo disse...

sincerament nao precebo como e que o filipe nao esta na seleçao..para mim e penso que para muitos mais que acompanham o hoquei nacional sabem que o Filipe esta nos 10 melhores de portugal mais que avontade...