segunda-feira, 11 de julho de 2011

TREINADOR DE BANCADA

Agora que os campeonatos terminaram e a minha bancada está vazia, tenho tempo para fazer um análise do que foi esta época em termos de hóquei no Ribatejo.

1.    Positivo? Sim, porque o HC “Os Tigres” subiu à 1ª Divisão e a ACR Santa Cita à 2ª Divisão. Porque o David Costa e o Pedro Martins foram chamados aos trabalhos da Selecção Nacional.
2.    Negativo? Sim, porque o SC Tomar desceu e nenhuma das equipas dos Escalões de Formação atingiu as segundas fases dos Campeonatos Nacionais.
3.    Normal mas mais para o positivo? Sim porque para além dos factos expostos no ponto 1, as equipas dos Escalões de Formação venceram grande parte dos Regionais e foram apuradas em maior numero para os Nacionais da categoria que as suas congéneres de Leiria e Coimbra.


Bem eu enquanto Treinador de Bancada e adepto ferrenho deste “jogo do pau” como teimam os meus camaradas de profissão em dizer, até mesmo só para me verem argumentar em defesa do Hóquei em Patins, posso dizer que foi bastante positivo na vertente desportiva, faltando apenas a manutenção do SC Tomar na 1ª Divisão para ser de excelência, no entanto na vertente Associativa tenho de dizer que foi tremendamente negativo, e senão vejamos, podendo desde já salientar dois ou três pontos que em nada dignificaram o Órgão mais elevado do Hóquei Patinado Ribatejano que foram por exemplo as ausências de vulto em situações que não se podia faltar sob pena de estar um batalhão de pares de olhos a ver e as respectivas bocas a comentar o sucedido e refiro-me por exemplo à ausência nos Torneios Internacionais de Tomar e Santarém, no jogo em que os Tigres de Almeirim subiram de divisão e no jogo onde se sagraram Campeões Nacionais, enfim ausências a mais de quem não podia nem devia estar ausente.

Se calhar nós os tão afamados e criticados Treinadores de Bancada, estávamos mal habituados de gerências anteriores, pois foram os Inter-regiões, as Final-Four da Taça de Portugal, entre outras organizações sob a égide Associativa, e aí o Ribatejo estava no centro das atenções Hóquistas, mas agora como se de um passo de mágica se tratasse tudo isso acabou, e até uma simples passagem na diagonal pela site da Associação nos revela um espaço desactualizado, por vezes com erros nos calendários e respectivas classificações, enfim o Hóquei parece que anda arredado daquela Instituição?


Tenho perfeitamente a consciência que após a leitura destas linhas, alguns serão os que dizem, ou pensam «vai para lá tu, se calhar fazias melhor, ou então ainda pioravas aquilo que dizes não poder piorar mais» ao que eu argumento «que não faz parte dos meus objectivos, intenções ou pretensões fazer parte de qualquer órgão social seja Associativo, ou Clubístico, no entanto tenho a minha opinião que gosto de transmitir com respeito e sem ofensas, no intuito que as minhas chamadas de atenção possam vir a melhorar o desempenho de algo que acho não se estar a coadunar com o propósito para que foi criado»

Olhando para o Hóquei Ribatejano, na próxima época vamos ter 5 equipas nos Nacionais de Seniores, 1 na primeira, 3 na segunda e 1 na terceira, vamos ter novamente as equipas jovens a lutar para vencer os regionais e tentarem a passagem à 2ª fase dos nacionais, vamos ter Torneios Internacionais em Tomar, Santarém e outros que não sendo Internacionais irão trazer até ao nosso Distrito muitas das equipas de referência na modalidade, vamos ter possivelmente atletas a serem chamados aos trabalhos das selecções Nacionais, enfim vamos ter muito hóquei no Distrito e esse mesmo Hóquei merece que a Associação faça mais por ele, o dinamize e o projecto e não resumir a sua actividade apenas a um Torneio Inter Associações realizado numa terça-feira de Carnaval.


Votos de umas boas férias para todos, que eu estou de regresso ao trabalho, pois as férias estão de resto, mas para Agosto ainda sobraram meia dúzia de dias.

Fotos de arquivo: Barros Simões

4 comentários:

Anónimo disse...

E o David Costa vai ao Europeu.

Anónimo disse...

As equipas do Ribatejo aumentaram as suas prestações e a qualidade do hoquei é melhor, pena é que comece a haver uma concorrência desleal de clubes que não pagam a tentar ir buscar jogadores a clubes que têm as contas em dia, mas enfim é o mundo que temos. Depois queixem-se de que não recerberam.

Anónimo disse...

É verdade. Ha mesmo clubes que não cumprem. E há outros com fama mas para todos querem ir jogar. Porque será? A velha história dos velhos do Restelo repete-se e aquilo que era antes hoje já não é.

Anónimo disse...

TEM QUE MUDAR MUITA COISA MESMO ,MAS ACIMA DE TUDO MEUS AMIGOS , PRIMEIRO Á QUE TER CORAGEM E TE-LOS NEGROS E NO SITIO.
MAIS TARDE EXPLICO.

GAVANCHO, JÁ CHEGA DE SER POLITICAMENTE CORRECTO, JÁ ESTOU CANSADO, E TEMOS QUE CHAMAR OS BICHOS PELOS NOMES, SENÃO A MODALIDADE MORRE.
SUGESTÕES DIREI MAIS TARDE, POR AGORA DEIXEM-ME DESCANSAR.