Pode consultar todos os resultados do Torneio das 4 Regiões através do site da Associação de Patinagem do Ribatejo ou aqui.
Cortesia:
Foto/Texto: JP Costa
Foi um sábado cinzento que contrastou com o dia primaveril que se fez sentir por terras Ribatejanas. No Pavilhão do Pinheiro a Juventude Ouriense começou da pior maneira o Play Off B, ao ser derrotada por 2-0 frente ao HA Cambra, equipa essa que tinha perdido em casa frente á J. Ouriense no jogo de estreia de Jorge Vicente. Por sua vez o S Alenquer B agora treinado por Rafael Oliveira também foi derrotado em casa pelo HC Braga por 6-5, e assim sendo, S Alenquer B e J. Ouriense ficaram mais ultimas e com uma tarefa bem mais difícil pela frente. Na 2ª divisão zona norte, o SC Tomar continua na senda dos maus resultados, desta feita um empate caseiro 3-3, frente aos Limianos, ficando assim a 7 pontos da liderança, numa zona onde a luta pelos dois primeiros lugares está muita acesa com cinco equipas na corrida. Na zona sul, o União FE que vinha de três vitórias consecutivas não foi capaz de levar de vencida a equipa do Santa Clara tendo saído derrotada por 3-2, depois de ter começado o jogo numa toada muito boa com boa circulação de bola, de onde viria a resultar o 1-0 e mais duas ou três oportunidades para marcar, a equipa Açoriana vira a empatar perto do final da 1ª parte. Na 2ª parte tudo foi diferente e a equipa de José Júlio Soares viria a dar a volta ao marcador 3-1, tendo depois o União reduzindo para a marca final, na retina fica uma 2ª parte, pobre tacticamente, e onde as opções na minha opinião nem sempre foram as mais correctas tendo em vista o desenrolar da partida. O União mantém-se na 10ª posição com 26 pontos.
Depois do interregno da quadra Pascal, regressam amanhã os campeonatos nacionais da 1ª e 2ª Divisões, e começa o Torneio das 4 Regiões, para as equipas da 3ª divisão que não lograram o apuramento. Na 1ª divisão irá disputar-se a 1ª jornada do Play Off B para saber quais as 3 equipas que asseguram a permanência no escalão maior, a J. Ouriense recebe o H.A Cambra e nesta fase só as vitórias interessam. Na 2ª Divisão zona norte o SC Tomar recebe os Limianos, e depois dos resultados negativos nas duas ultimas jornadas, á equipa de Nuno Lopes só interessa a vitória para poder continuar a acalentar o sonho da subida. Na zona sul, o União 10º classificado recebe o Santa Clara 9º classificado, e para a equipa de António Vicente que vem de três vitórias consecutivas a vitória é sinónimo do objectivo manutenção ficar cada vez mais perto. No Torneio das 4 regiões, numa organização da AP Lisboa as 4 equipas ribatejanas estão divididas pelas duas séries, (HC “Os Tigres” não se inscreveu), tem jogos diferentes, o Santa Cita viaja até Arazede, um pavilhão tradicionalmente difícil e será o primeiro encontro da equipa com Miguel Cunha como treinador, em Tomar a SFG Pais recebe o Marrazes, na série B derby ribatejano em Coruche com um GC “Os Corujas” – CN Rio Maior.
A Unidade de Saúde de Coimbra (USC) vai prestar cuidados de saúde especializados em Medicina Desportiva aos atletas da Associação de Patinagem do Sporting Clube de Portugal.
Começa a ser um caso sério esta equipa de veteranos do SC Tomar recentemente criada por um grupo de antigos jogadores, que continua a “dar cartas”, nos Torneios em que vai participando. Depois da vitória no Torneio de Almeirim “Um dia pela vida – LPCC”, foi agora a vez da equipa de Sesimbra sentir “na pele” o valor desta equipa Nabantina que em pleno Torneio Internacional “Praias de Sesimbra”, venceu os anfitriões por 5-4, arrecadando o troféu, que nos últimos tempos tinha ficado sempre em casa, é sinal para se dizer, que para os lados do Nabão “quanto mais velhos, melhores” tal como o verdadeiro Porto “Vintage”, que só depois de “envelhecido” por métodos tradicionais e sempre com a componente artesanal associada, atinge o seu auge, a plenitude e claro a maturidade.
Foi positiva a participação das equipas de Infantis e Iniciados da ACR Santa Cita, no XV Torneio Internacional Cidade de Torres Vedras, numa organização do SC Torres. Apesar da classificação não o espelhar as equipas do Santa Cita acabaram por ter boas prestações, no caso dos Infantis após a vitória no 1º jogo frente á equipa Espanhola do Patim Alcodiam, a equipa acabou por sair derrotada frente á Física por 4-1 e ao FCO Hospital por 5-3 acabando no 3º lugar, no entanto dando excelentes indicações para o futuro. Quantos aos Iniciados começaram bem empatando 2-2 com o SL Benfica, nos outros jogos acabaram derrotados pela margem mínima 2-1 frente á Física e ao Patim Alcodiam, tendo terminado na 4º posição. De salientar no torneio a postura, disciplina e colectivo dos jovens do Santa Cita, provando que o trabalho que se está a efectuar naquele clube a nível de formação está a começar a “colher os frutos” e tem definitivamente “pernas para andar”.
A equipa de Benjamins do SC Tomar foram os vencedores do 6º Torneio de Páscoa levado a efeito pela UDC Nafarros. A equipa feminina do SC Tomar também esteve presente tendo terminado na 3ª posição. O espectáculo, a qualidade das equipas e o convívio, fizeram deste Torneio uma festa. Desenrolou-se de forma habitual, com muito desportivismo e o prazer de encontrar ou fazer novos amigos. Reunimos muitos jovens praticantes do Hóquei, numa festa desportiva que é já um importante marco no nosso calendário. Competiram os Escalões de Benjamins, Escolares, Infantis, Iniciados, Juvenis, Femininos e Veteranos dos Clubes: UDC Nafarros, AC Tojal, AD Oeiras, AJ Salesiana, Biblioteca IR, CD Paço Arcos, Esc Sec Stuart Carvalhais, GC Odivelas, SC Tomar. Pode obter mais informações do Torneio aqui.
Os Benjamins do Sporting CP, venceram o Torneio Páscoa Verde, disputado no dia 21 de Março, sexta-feira Santa no Pavilhão Jacome Ratton, numa organização da Secção Juvenil do SC Tomar e que juntou quatro equipas Leoninas. Foi mais um evento de divulgação da modalidade, que levou ao Pavilhão muitos espectadores e que serviu mais uma vez para divulgar a modalidade e provar que a mesma está bem de saúde e recomenda-se. Para terminar resta dizer, apesar de não ser o mais importante, porque o importante foi o convívio entre os atletas que o Sporting CP venceu na final o SC Tomar A por 14-5, e para os 3º e 4º lugares o SC Marinhense venceu o SC Tomar B por 6-5. Na foto as duas equipas do SC Tomar que participaram no Torneio “Páscoa Verde”.
A equipa de Bambis do União FE deu muito boa conta de si, no 20º Torneio de Páscoa do HC Turquel, terminando na 2ª posição, tendo o seu guarda-redes Zé Valente recebido o troféu para o “Jogador Revelação”, e a equipa ter conquistado a Taça de Disciplina. No primeiro jogo a equipa Unionista empatou com a formação da casa por 2-2, no outro jogo acabaria por ser derrotada pelo Paço de Arcos por 3-2 depois de um jogo emocionante, que contagiou o muito publico presente nas bancadas e sempre com o resultado incerto 1-0, 1-1, 1-2, 2-2, 3-2. Estão assim de parabéns os jovens atletas do União que mais uma vez dignificaram o emblema que ostentam e o clube que representam. Pode ler as crónicas do jogo aqui.
A JO foi a brilhante vencedora do torneio de de Páscoa no escalão de Iniciados da Associação Desportiva de Oeiras, ao contabilizar duas vitórias (14 -1 Grandolense e 4-2 Oeiras). Se no primeiro jogo frente a uma equipa vinda de Grândola, que evidenciou algumas limitações do ponto de vista técnico, o jogo cedo ficou decidido, permitindo inclusive rodar toda a equipa, sem quebras de ritmo, será apenas de referenciar, que existiu bastante seriedade e apesar do avolumar do resultado, foi até ao ultimo segundo, curiosamente o do golo de honra do Grandolense, privilegiando o jogo de conjunto, não se entrando em individualismos que por vezes proporciona um jogo com estas características.
Portugal quebrou o engiço e venceu categóricamente a Espanha por 3-0, conquistando assim a edição da Taça Latina 2008 que se realizou em Coimbra. Portugal entrou no jogo a precisar apenas de um empate para conquistar o troféu, mas com o decorrer do jogo verificou-se que os erros do passado que foram dando titulos a “nuestros hermanos” estavam corrigidos. Antes do primeiro golo apontado por Diogo Rafael, o mesmo atleta falhou um livre directo. Ao intervalo Portugal vencia por 1-0. Na segunda parte os Espanhóis foram atrás do prejuizo pois só uma vitória lhes interessava, mas a equipa Lusa com um André Centeno ao mais alto nivel coadjuvado por uma exibição fanstatica de André Girão (mais uma depois do jogo com Itália e França), foi gerindo o jogo e perto do fim com a entrada de Gonçalo Pestana tudo foi diferente e o jogador do Paço de Arcos viria a apontar dois golos, e Portugal vencia a Espanha por 3-0 e conquistava assim um troféu que já há algum tempo lhe fugia sempre em prol da equipa adversária. Luís Sénica conquista assim o seu primeiro trófeu como seleccionador principal, após ter substituido Paulo Baptista no comando técnico das selecções nacionais.
Portugal entrou a vencer na edição de 2008 da Taça Latina, que está a ter lugar no Pavilhão Multiusos em Coimbra. Portugal entrou a ganhar, mas viria a permitir o empate dos Italianos, mas antes do intervalo voltaria a posição de vencedor (2-1). Na 2ª parte a equipa Lusa chegaria aos 3-1 e 4-2, reduzindo a equipa transalpina para 4-3 a 4 minutos do final, resultado com que terminaria a partida. Os golos Portugueses foram apontados por João Pinto, Gonçalo Suissas, e Tiago Ferraz (2). No outro jogo a Espanha venceu folgadamente a selecção Francesa por 8-0 com 4-0 ao intervalo. Pode acompanhar o desenrolar deste torneio ao pormenor, com os jogos a serem seguidos em directo, e com toda a informação disponível através do excelente trabalho do Site Mundo do Hóquei.
CA - Relativamente a este Torneio, que conclusão tira relativamente à competitividade e qualidade das selecções presentes na prova?
José Querido, ex-seleccionador nacional e actual técnico do Liceo da Corunha, sofreu hoje um acidente de viação em Espanha, que o deixou em "estado crítico". Um familiar disse à Agência Lusa que José Querido regressava a casa, na Corunha, para assistir a um torneio de hóquei em que participa o seu filho, Luís Querido, quando, por volta das 08.00 horas (07:00 em Portugal), sofreu um acidente. O treinador sofreu um traumatismo craniano grave e deslocação cervical que o obriga a "monitorização rigorosa", sendo as próximas 24 horas fundamentais para avaliar a evolução do seu estado de saúde. De acordo com fonte familiar, José Querido foi transportado para o Hospital Santo Domingo, em Pontevedra, e a intenção de o transferir para um outro na Corunha foi posta de lado devido a necessidade de permanecer imobilizado. O acidente ocorreu entre Vigo e Pontevedra e deixou "totalmente destruída" a viatura em que seguia o treinador do Liceo da Corunha, recentemente apurado para a "final-four" da Liga Europeia. Para chegar à "final-four" da Liga dos Campeões, o Liceo da Corunha eliminou, entre outros, a equipa portuguesa do Óquei de Barcelos, que José Querido já tinha levado ao título de campeão nacional. José Querido orientou ainda a selecção nacional no Campeonato do Mundo de 2005, nos Estados Unidos, que terminou com Portugal no terceiro lugar, tendo sido substituído no cargo por Paulo Baptista.
O seleccionador português de hóquei em patins, Luís Sénica, afirmou que pretende vencer a Taça Latina, competição de Sub-23 que se realiza entre sexta-feira e domingo, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra. "Temos condições excepcionais, um pavilhão também excepcional e o nosso objectivo é vencer a Taça Latina", afirmou o treinador Luís Sénica. O treinador acrescentou ainda que "vão estar as quatro melhores selecções sub-23 a disputar a Taça Latina", mas que a sua "está com muita ilusão". Em relação ao momento da modalidade em Portugal, o seleccionador nacional revelou ser "uma pessoa de paixões por aquilo que faz", mas rejeitou a ideia que o hóquei em patins esteja em crise. "Não está em crise, mas não cresceu, não se massificou como nós gostaríamos. Encontramos uma cultura não muito favorável à modalidade, mas é fruto de uma sociedade complicada, sem valores e economicamente difícil. Apesar de tudo, estou muito satisfeito com o hóquei em patins em Portugal", revelou o técnico.
Questionado sobre as suas reticências quanto à prática da modalidade no Pavilhão Multidesportos de Coimbra, Luís Providência esclareceu que nunca foi contra o hóquei em patins de pavilhão, mas sim "contra a prática continuada da modalidade, facto que não era aconselhável", referindo-se à polémica com o Lordemão, clube que pediu para jogar no Pavilhão Multidesportos, mas foi-lhe negada tal pretensão.
Fonte:
As equipas de Infantis e Iniciados da ACR Santa Cita participam pelo segundo ano consecutivo no Torneio Internacional de Torres Vedras que terá inicio hoje e irá prolongar-se até dia 22 de Março, numa organização do SC Torres. Estarão presentes as seguintes equipas:
Fonte:
Como havia referido na entrevista que concedeu ao Cartão Azul no dia 12, um dia antes de começar o evento «…O nosso principal objectivo passa por conseguir a melhor classificação possível, que corresponde a vencer o Inter - Regiões….» o Prof. João Lapo veio a cumprir o objectivo e tornou a selecção da AP Porto bicampeã do Inter Regiões. O Cartão Azul voltou á conversa com o técnico para saber o segredo do sucesso e como decorreu na sua perspectiva esta 32ª edição.
CA – Já que falei da selecção do Ribatejo, o que achou desta equipa?