1ª DIVISÃO – PLAY OFF B – 7ª Jornada
1800 Horas – J. Ouriense - AA Espinho
2ª DIVISÃO – ZONA SUL – 30ª Jornada
1800 Horas – Parede FC - União FE
O plantel do União FE continua em profunda remodelação tendo em vista a época 2008/2009, onde o clube do Entroncamento disputará a 2ª divisão zona sul. Depois das saídas conhecidas de João Capitolino, Luís Melão e Tiago Pereira, e a entrada de Guilherme Noronha, o Cartão Azul soube de fonte fidedigna da saída do preparador físico Prof. Carlos Filipe (Cajé) que na próxima temporada terá apenas funções relacionadas com a formação dos Bambis e Benjamins, ou como carinhosamente lhe chama “Os Tubarões”. É assim mais uma baixa na equipa, tendo em conta os anos que o Prof. Carlos Filipe leva como preparador físico da equipa sénior e a enorme simpatia que muitos dos atletas nutrem por ele.
A ACR Santa Cita, já se encontra a preparar a nova temporada e de uma assentada conseguiu a aquisição de dois atletas de clubes vizinhos e com provas dadas na modalidade é o caso de Tiago Pereira que ultimas épocas representou o União FE e Nuno Dias do SC Tomar. Em relação a Tiago Pereira é o terceiro jogador a abandonar o clube do Entroncamento, numa época onde apesar de não ter sido primeira opção, revelou-se decisivo em determinados jogos. São assim dois reforços á disposição de Luís Miguel Cunha que na próxima época terá como objectivo a subida da sua equipa á 2ª divisão nacional. Tiago Pereira segue assim as pisadas de Marco Bento e David Vieira que na presente época trocaram o Entroncamento por Santa Cita.
Luís Melão vai ser jogador da Juventude Ouriense na próxima época. O ainda guarda redes do União FE regressa assim a uma casa que bem conhece, e a sua contratação serve para colmatar a saída de Marco Barros para o SL Benfica.
A AE Física apresentou uma exposição ao Conselho de Disciplina da FPP, acerca do jogo AD Oeiras - GD Vialonga, que não se realizou na data devida, por falta de policiamento, pode ler todo o documento aqui, numa cortesia do site do União Micaelense.
A equipa feminina do Club Patin Voltegrá sagrou-se vencedora da 2ª Taça da Europa Feminina em hóquei em patins, que decorreu na Mealhada e no Luso entre os dias 22 e 25 de Maio, derrotando na final a equipa portuguesa da Fundação Nortecoope por 2-1. O HC Mealhada foi o outro representante português na prova tendo ficado em 6º lugar após derrota por 1-0 frente ao CH Mataró. A classificação final ficou assim ordenada:
Mais um sábado e claro mais uma jornada dos nacionais da 1ª e 2ª divisões. Na 1ª divisão a J. Ouriense desloca-se a Vale de Cambra para defrontar a equipa local, na semana em que houve novamente mexidas no comando técnico da equipa, com Domingues a assumir a liderança até final da presente temporada, e também a confirmação da saída de Jorge Godinho no final da época rumo a Tomar e rumores da saída de outros jogadores com destino a outras equipas ribatejanas. Na 2ª divisão zona norte o SC Tomar, já em plena construção/preparação do plantel para a próxima época desloca-se ao sempre difícil pavilhão das Tílias para defrontar o Riba D’ Ave. Na zona sul o União FE recebe o aflito CACO, no ultimo jogo da época frente ao seu publico, em que o mesmo além de apoiar a sua equipa, de certeza que irá aproveitar para se despedir de João Capitolino, que no final da temporada rumará a Tomar. Estão assim lançados os dados para mais uma jornada que se espera positiva para as equipas Ribatejanas.
Jorge Godinho será jogador do SC Tomar na próxima época. É o regresso á terra natal e ao clube onde se iniciou para a modalidade. Jorge Godinho tem um imenso palmarés onde constam 5 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal, 3 Supertaças, Vice-campeão Europeu, entre outros. O Atleta representou o Sporting de Tomar, SL Benfica e J. Ouriense. Entre os feitos a nível Distrital podemos salientar as subidas á 1ª divisão com as cores do SC Tomar e J. Ouriense. Pode ler aqui a entrevista de Jorge Godinho concedida ao Blog “Tenho uma ideia”, e transcrita no Cartão Azul aqui. Depois de João Capitolino é agora a vez de Jorge Godinho, e com isto a equipa Nabantina vai preparando a próxima época recorrendo (e bem) aos “Filhos da Terra”.
Jorge Vicente abandonou o comando técnico da Juventude Ouriense. Segundo informação a que o Cartão Azul teve acesso, os motivos deste abandono prendem-se com o desgaste e com a dificuldade de fazer uma equipa á sua imagem na próxima época. Foi assim uma passagem fugaz do ex-Seleccionador Nacional por Ourém, para substituir Jorge Godinho, mas onde não conseguiu atingir os objectivos a que se propôs, ou seja a manutenção da equipa Ouriense na 1ª divisão, onde neste momento se encontra a disputar o Play Off B, estando na ultima posição com 8 pontos e praticamente com a descida garantida. Nuno Domingues assumirá o comando técnico da equipa até ao final da presente temporada tendo como adjunto Pedro Garcia (Pipoca), que esta época já se sagrou Campeão Distrital de Iniciados, tendo disputado o respectivo nacional, terminando na 6ª posição.
O Curso de Treinadores Nível I, levado a efeito pela Associação de Patinagem do Ribatejo, que será realizado no Pavilhão Municipal de Santarém, e onde irão participar cerca de 27 formandos terá lugar no próximo mês de Junho, nos dias e horários seguintes:
15 – 0900 ás 1300 Horas e das 1500 ás 1900 Horas
A noticia acaba de chegar á redacção do Cartão Azul, vinda de fonte fidedigna, e que dá conta do entendimento entre João Capitolino e a Direcção do SC Tomar. Assim sendo é o regresso de Capitolino a Tomar depois das passagens pelo União e J. Ouriense. João Capitolino chegou aos juniores do União proveniente dos escalões de formação da SFG Pais. Depois de representar a equipa do Entroncamento transferiu-se para a J. Ouriense que tinha acabado de subir á 1ª divisão nacional, no entanto a pouca utilização e a necessidade de jogar trazem de novo o atleta até ao Entroncamento, de onde sairá no final da época para representar o SC Tomar, clube onde o seu pai jogou e se tornou uma figura emblemática do clube Nabantino e também uma referência do hóquei patinado português.
Terminou a época para Pedro Brazete, o atleta do União FE, lesionou-se no decorrer da partida em Oeiras frente á equipa local em jogo referente á 26ª jornada. O lance ocorreu junto a uma das tabelas onde o atleta Unionista viria a fracturar um dedo polegar da mão. Pedro Brazete acaba assim a época em que alternou excelentes exibições e a titularidade indiscutível com alguns períodos menos bons onde foi segunda opção. O atleta fruto das escolas do clube é pois uma referência da equipa e um dos seus pilares tendo conquistado todos os títulos distritais desde Infantil B até Júnior sempre com as cores alvi-negras envergadas. O Cartão Azul deseja as rápidas melhoras ao Pedro e que regresse na próxima época ao nivel que já nos habituou.
Na sequência de um comentário publicado no Blog Cartão Azul, vêm a direcção da Associação de Patinagem do Ribatejo esclarecer o seguinte:
Entre os dias 18 e 20 de Junho terá lugar a edição 2008 do consagrado Torneio de Verão a ter lugar em Vila Boa do Bispo - Marco de Canavezes. Pode consultar toda a informação respeitante ao Torneio aqui.
Na 1ª parte a JO esteve bem, terminando a perder pela margem mínima, na 2ª, a JO não soube aproveitar as oportunidades que dispôs não acontecendo o mesmo com a equipa adversária, que muito forte fisicamente levou de vencida. Nesta ida a Paço Arcos pode-se dizer que apesar da derrota por estes números a JO realizou uma exibição agradável fazendo rodar todos os elementos.