quinta-feira, 3 de maio de 2007

ENTREVISTA DA SEMANA

Em semana de derby Ribatejano, o sempre apetecível Tigres – Corujas, a contar para a Taça Dr. Joaquim Guerra, o Cartão Azul viajou até á capital da sopa da pedra, Almeirim para entrevistar João Graça, treinador-jogador do HC “OS Tigres”.
CA – Em primeiro lugar obrigado pela sua disponibilidade. Como decorreu a época dos Tigres na série C da 3ª divisão?
JG – Boa tarde. A época não correu como eu e toda a equipa gostaríamos que corresse, pois não conseguimos alcançar o principal objectivo, que era a subida de divisão. Contudo, foi, como também a passada época, uma época positiva. Isto é, o clube está a evoluir bastante, as outras equipas já nos encaram com outra atitude e os Tigres estão a medrar a olhos vistos.
CA – Estiveram sempre nos lugares cimeiros, e com possibilidades de atingirem a liguilha de subida, o que faltou para atingirem os objectivos?
JG – É um facto. Estivemos sempre nos lugares cimeiros e pertíssimos do 1º lugar, não só da liguilha! Se tivéssemos ganho na última jornada e a Lourinhã tivesse empatado, subiríamos na 1ª posição. Eu não gosto de me desculpar com pormenores supérfluos, mas efectivamente tivemos o azar sempre connosco. Infelizmente aconteceram-nos situações que eu não previ… e passo a referir 3 dos momentos em que esse azar nos acompanhou: no jogo Tigres / São Roque, estava-mos a vencer 1-2 ao intervalo; começou a chover; o ringue é descoberto; nós não conseguíamos patinar, travar, dominar a bola; o nosso capitão disse ao árbitro que não queríamos continuar o jogo daquela maneira, pois punha-mos a integridade física dos jogadores em risco; depois de uma breve conversa entre o árbitro e alguns jogadores e público da casa, este decidiu continuar o jogo; fomos alvos de gozo da parte dos outros jogadores, pois disseram-nos variadas vezes que estavam habituados a treinar naquelas condições e que nós não teríamos hipótese; perdemos 7-2. No jogo Tigres / Lourinhã, estávamos empatados quando a 2 segundos do final do encontro marcamos o 4-3; o golo foi anulado, porque o árbitro disse que a bola não tinha entrado, aquando o guarda-redes adversário confirmou o golo. A ultima destas 3 situações foi o facto de o Sporting de Torres ter desistido, e como estão nas regres da federação, os pontos e os golos são retirado das equipas que defrontaram a equipa desistente; perdemos, então 6 pontos, pois tínhamos ganho os dois jogos e retiraram-nos 14 golos, pois marcámos 7 em cada jogo. Só para ter uma ideia, o Vialonga, equipa que subiu em 1º lugar e o Stella Maris, que ficou à nossa frente beneficiaram com isso, pois ambas as equipas tinham perdido pontos com o Sporting de Torres. Enfim, estamos de consciência tranquila pois quem viu os nossos jogos verificou a nossa inconfundível vontade e atitude de vencer.
CA – Uma equipa jovem como é a dos Tigres, inclusive com juniores, a ganhar maturidade de ano para ano, acha que podemos começar a pensar na subida á 2ª divisão num futuro próximo, ou existem outros problemas (logísticos e ou financeiros) que atrasem esse objectivo?
JG – Essa questão já se torna num clássico. Mas não deixa, de todo, de ser pertinente. Eu quando vim para os Tigres trouxe comigo a vontade e o objectivo de, num espaço de 3 anos, subir para a 2ª divisão e depois, mais tarde, consoante os tais problemas financeiros, para a 1ª divisão. Estou à duas épocas nos tigres e ficámos muito perto de subir nas referidas épocas. Fazendo as contas só me resta uma época para subir de divisão… por isso, se cá ficar (nos Tigres), espero que para a próxima época consiga tal feito. Todavia, tenho actualmente no plantel, não juniores, mas sim 3 juvenis, que trabalham como seniores; eu não os vejo como “putos”, como também não vejo os mais velhos como “cotas” ultrapassados. Vejo sim uma equipa jovem, é certo, mas com muita vontade de vingar no hóquei, com muitas potencialidades e uma direcção que faz os possíveis e que se esforça bastante para não faltar nada aos jogadores, o que me deixa muito orgulhoso e com mais vontade de lhes dar a alegria de subir de divisão. Nenhum jogador recebe dinheiro para jogar, mas não é por isso que somos muito piores que os que recebem. Simplesmente, se o clube tivesse patrocínios e como consequência mais dinheiro, talvez desse para trazer um ou outro jogador que fizesse a diferença. Mas o que é certo é que já existem muitos jogadores a querer vir para os Tigres, mesmo não recebendo dinheiro; isso significa que quem está de fora denota que o clube é óptimo e aliciante para se jogar.
CA – Tendo a época terminado bastante cedo na minha opinião, agora a Taça Dr. Joaquim Guerra serve para manter os níveis competitivos e começar a preparar a próxima época, qual a sua opinião em relação a este Torneio?
JG – A minha opinião é idêntica à sua. O torneio vem em boa altura e é sem duvida uma excelente iniciativa, apesar de o meu único objectivo é rodar jogadores e fazê-los correr, para não estarem parados durante tanto tempo. A próxima época vai ser muito mais competitiva e se eu aqui continuar tenho que preparar os jogadores para qualquer situação e para defrontar qualquer equipa. Não sou treinador de ter 5 ou 6 jogadores e os outros serem só estatística. Preparo-os a todos da mesma maneira, pois preciso de todos como eles precisão de mim. Nunca tenho equipa certa para um jogo. Os convocados variam consoante as características do jogo e dos respectivos jogadores. Por isso, neste torneio, o resultado não me interessa para nada! Apenas a minha equipa tem que treinar (nos jogos) bem para ir de férias com tranquilidade!
CA – Na jornada passada sofreram uma pesada derrota em Arazede, foi daqueles jogos em que tudo correu mal, ou realmente o Arazede tem uma boa equipa, e jogar no pavilhão deles com o seu publico é difícil?
JG – A derrota foi pesada e tudo correu mal… é um facto! Quase todos os jogadores tiveram mal inclusive eu. Mas não foi mérito do Arazede. Eles têm um hóquei muito inferior ao nosso e os jogadores têm má conduta. O árbitro era péssimo, apesar de eu muito raramente me desculpar com os árbitros, e o ringue não é dos melhores. Contudo, o Arazede limitou-se a fazer a única coisa que sabe: contra-atacar e “mandar paulada”. Quanto ao público, contava-se pelos dedos e como é hábito não o senti e os meus jogadores estão treinados também para não o sentirem, independentemente do número de assistentes. Mas como já disse, os resultados neste torneio são-me indiferentes… e não tenho nada a provar. Quando precisar de ganhar em Arazede, ganharei sem dificuldade!
CA – Sábado temos o derby do sul Ribatejano o sempre aguardado Tigres – Corujas, como está a encarar o jogo?
JG – Estou a encarar o jogo com a maior tranquilidade. Vai ser só mais um jogo, que para nós não passará de um treino. O Corujas tem jogadores que encaram os jogos connosco como se fossem ganhar uma taça e isso é bastante positivo, pois quanto mais competitivos forem os jogos deste torneio melhor para os meus jogadores. Todavia, se jogarmos mal, talvez percamos o jogo, se jogarmos o nosso normal, certamente que ganharemos.
CA – Os Corujas lideram a prova com mais 3 pontos e mais um jogo, pensa que a luta pela conquista da prova passa exclusivamente por vocês e pelos Corujas, ou vê mais alguma equipa capaz de vencer o troféu?
JG – Eu acho que os Corujas, mesmo com a vontade que têm para vencer este torneio, não o vão conseguir. Nós somos candidatos a ganhar o troféu porque simplesmente provámos ao longo da época que temos capacidades para vencer qualquer equipa inscrita neste torneio. Mas não estou preocupado com isso. Eu acho que o Stella Maris e o Marrazes são mais candidatos que os Corujas. Mas isto é só a minha opinião… no final do torneio todos verão a classificação.
CA – Mudando de assunto, existe um jogador no plantel que eu acompanhei durante algum tempo nos escalões de formação, jogador que foi campeão distrital de Infantis-B nos Tigres, de Juvenis no União do Entroncamento e com chamada á Selecção Distrital de Iniciados, que é o Tito Correia, como está ele como jogador, integrado num plantel com atletas experientes e a lutar por os lugares cimeiros de uma competição nacional?
JG – O Tito é um jovem com muita vontade e potencialidade. Ele enquadrou-se muito bem no meu hóquei e está em pé de igualdade com os outros jogadores. Não só o Tito, mas todos sabem que têm que dar sempre o seu melhor, porque se não o fizerem, nem sequer são convocados. O Tito é um exemplo que confirma o que disse anteriormente; ele mesmo sendo juvenil, jogou, na época passada e nesta época, vários jogos, inclusive como titular, curiosamente contra os Corujas em que marcou o 1º golo da partida.
CA – Para terminar uma pergunta, costuma acompanhar os escalões de formação? Qual a sua opinião acerca dos mesmos, nomeadamente a nível do Ribatejo?
JG – Eu tento sempre acompanhar todos os escalões e equipas possíveis, e tenho uma opinião peculiar, não só sobre o hóquei em geral, como também sobre o hóquei infantil; tanto no Ribatejo como em qualquer outra parte de Portugal, os clubes deveriam apostar muito mais nos escalões de formação, não fossem eles o futuro do hóquei em patins. O principal problema reside nos treinadores que os formam e nos clubes que contratam esses treinadores… na maioria, pretendem ganhar jogos com os miúdos, e o certo é formá-los convenientemente – dar-lhes boa patinagem e educação táctica – as vitórias vêm por acréscimo. Ainda à uns tempos, assisti a um jogo de infantis em que um dos treinadores saltava e gritava de tanto querer vencer o jogo e a táctica que utilizava era simplesmente mandar 3 jogadores passarem a bola ao jogador mais alto para este fintar os outros e marcar ele o golo. Isto faz com que nem o jogador mais alto, nem os outros jogadores evoluam, independentemente do resultado. Acabaram, mesmo assim por perder o jogo e não ganhar maturidade com isso. Eu defendo que até aos iniciados todos devem ter oportunidades de evoluir como jogadores, pois se existe um jogador mais fraco em infantil, não quer dizer que este não se venha a destacar de todos os outros a partir de iniciados. Espero que me esteja a fazer entender.
Há também que aliciar os miúdos para o desporto, nomeadamente para o hóquei em patins, pois o futebol, com o euro e com o mundial despertou muito mais interesse nos miúdos de hoje, os jogos de consola de futebol são os mais jogados em todo o mundo, etc. isto faz com que os miúdos e os pais dos miúdos queiram ir para o futebol e queiram ver os filhos no futebol, respectivamente. O hóquei não se pode encostar aos títulos que conquistou outrora. Há que ir às escolas e distribuir convites para o miúdos ir verem jogos de hóquei, para a modalidade despertar interesse neles, há que publicitar a modalidade… só assim o hóquei não morrerá, que sinceramente, é isso que eu temo.
CA – Obrigado pela entrevista, e votos de um bom torneio Dr. Joaquim Guerra e que o derby de sábado seja um hino ao hóquei ribatejano e ao desportivismo.
JG – Obrigado, eu, pela disponibilidade. E certamente que da parte dos Tigres será cumprido esse hino! Felicidades para o Cartão Azul.

8 comentários:

Anónimo disse...

Desde já quero dar os parabéns á equipa de Almeirim pelo bom campeonato que fizeram. Sou de Almeirim, cresci em Almeirim e cresci a jogar nos Tigres. Ainda novo saí para outro clube da zona de Lisboa à procura de "melhor" formação e competição. Agora com o decorrer dos anos e com outras prioridades na vida "levo" o hóquei com outra mentalidade mas com a mesma ambição, nunca descuidando a vontade de vencer daí não poder concordar com algumas frases do treinador de Almeirim, nomeadamente quando diz "Por isso, neste torneio, o resultado não me interessa para nada! Apenas a minha equipa tem que treinar (nos jogos)..." pois nao acredito que seja essa a mentalidade correcta de modo a evoluir e a levar pessoas aos campos a ver um jogo de hóquei. Noentanto concordo com a opinião de que o torneio serve para rodar os jogadores para que a época não termine tão cedo...

O jogo de sábado é sem dúvida um derby e espero que para além de um bom jogo de hóquei que as "coisas" nas bancadas dignifiquem o que os jogadores procuram, ou seja uma boa exibição, um bom resultado e um grande espectáculo. Pelo menos é com essa mentalidade que eu e os meus colegas de equipa vamos a Almeirim jogar esse derby ribatejano. Desejo que este sábado ganhe a equipa mais disciplinada quer a nível táctico quer a outros níveis e que essa equipa seja a que eu represento ("Os Corujas").

Anónimo disse...

Após ler a entrevista a João Graça, pergunto-me a forma de estar para o hoquei por parte do mesmo. Afinal, como é possivel dizer-se que uma equipa que vence por 7-2 não tenha mérito ao conseguir esse resultado? A menos que "Os Tigres" tenham feito 7 auto-golos, acredito que o Arazede terá, pelo menos, o mérito de fazer 7 golos a uma das defesas menos batidas, não só da taça, como do passado campeonato. Também me custa perceber como é possivel que não acredite que uma equipa que ainda não perdeu nesta taça ("Os Corujas" ainda não perderam em 5 jogos, tendo alcançado dois empates fora e uma vitória caseira sobre uma das equipas que considera favoritas, o Stella Maris)seja considerada, pelo menos, como um jogo complicado. Quanto a mim, devo admitir que "Os Tigres" fizeram um excelente campeonato e a unica razão para não terem conseguido melhores resultados passa, exactamente, pela falta de humildade por parte do treinador, dos dirigentes e de certos jogadores.
Uma coisa é certa sabado teremos um excelente jogo, sabendo, como é obvio, das dificuldades por que "Os Corujas" passam, sendo que não irão contar com alguns jogadores e, já que falam na juventude da equipa d'"Os Tigres" e da sua promessa Tito, lambrem-se que a média de idades d'"Os Corujas" é bastante menor e que contam com um jovem de 18 anos titularissimo e com um outro jovem defesa de 16 anos com um belo futuro pela frente.
Como jogador d'"Os Corujas" só espero que o tiro saia pela culatra a João Graça, e que no final nos orgulhemos de erguer um titulo de hoquei sénior, novamente.
Saudações a quem gosta de desporto, boa sorte a'"Os Tigres" para o resto da taça. Sabado lá estaremos!!

Anónimo disse...

Ao contrário dos meus colegas de equipa eu não consigo ser tão calmo nos meus comentários. É impossivel uma pessoa, ainda por cima k acaba de falhar o objectivo a k ele próprio se propôs, consiga fazer um discurso como fez. Perde-se 7-2 com uma das eleitas por todos como uma das equipas mais fracas do campeonato, por puro azar, ou culpa do árbitro, ou não estavam nos dias deles. acontece né. Mas admitir que são uma equipa vulgar já não podem,que erram como as equipas médias, essas coisas tipo humildade... enfim. Ao contrário disso preferem rebaixar "os corujas", equipa primeira classificada da taça,e que até por sorte já ganhou mais derbys ribatejanos que a equuipa do senhor João Graça. Calhou... Como por certo e o tenho nessa conta analisou as estatisticas e coloca a tal barreira psicológica, epá isto é a feijões. É pra rodar a malta. Como se alguma equipa de parte alguma do mundo não jogasse para ganhar. Secalhar é um treinador sem ambição desde o seu falhanço da subida. Vamos lá a ganhar mais humildade nos nossos comentários pelo menos para ficar-mos bem vistos como seres humanos, pk o sr João Graça não sabe por onde passa o seu futuro. Enfim saudações aos colegas de Almeirim, e que ganhe o melhor, e não o k "joga pra ganhar"...

Anónimo disse...

Antes de mais nada gostava de dar os meus sinceros parabéns ao Cartãoazul, por todo o trabalho publicado neste blog, dando desta forma um excelente contributo para dignificar esta modalidade.
Já o mesmo não posso dizer desta entrevista e mais precisamente da arrogância e falta de humildade demonstrada pelo Exmo. Sr. treinador do HC "Os Tigres". Caso eu não fosse alguém ligado a esta modalidade, diria que este treinador conjuntamente com este clube, andam a ser bastante penalizados por tudo… mas mesmo tudo!!! Pelos vistos até a chuva tem sido um impedimento de tal forma forte, que não os tem deixado subir à tão desejada 2ª divisão…
Meu caro Sr. Treinador-jogador, esta forma de encarar o torneio é uma excelente desculpa para justificar, até ao próprio, o falhado hóquei que a equipa joga: 7 Golos na fortíssima derrota em Arazede… terá sido um treino ao guarda-redes?
Sr. João Graça, podia pelo menos ter referido o número de bolas que embateram no ferro da V/ baliza, ou até o aperto que foi toda a segunda parte, com as dezenas de oportunidades de golo criadas pelo AFArazede.
Falta de mérito do Arazede, com 7 golos marcados? Péssima arbitragem (para ambas as equipas) justifica 7 golos sofridos por uma equipe que quer ir à 2ª? Má conduta dos jogadores do Arazede???? (confronte o número de cartões das 2 equipas e depois repense o que disse) Só sabem mandar paulada???? QUERO IMEDIACTAMENTE UMA EXPLICAÇÃO...
Tenho a certeza que nenhum treinador, nem nenhum jogador, se identifica com esta forma de estar no hóquei, no desporto e sobretudo na vida.
Boa sorte para o resto dos treinos…

HugoGuedelha disse...

belo treino que realizamos em almeirim contra os corujas... o treino contra o arazede correu mal devido ao que o treinador disse, ele tem razao...
próximo treino no proximo fim de semana.. para ganhar...

Anónimo disse...

Gostava mesmo era de ver um argumento válido...

O treinador manda e os lacaios vêm a este blog tagarelar... Este é um bom exemplo daquilo que me parece ser a V/ equipe: candidata à subida (para o ano é o prazo limite!!! ATENÇÃO).

Anónimo disse...

Em primeiro lugar queria dar os meus parabéns ao autor do Blog pois este está realmente muito bom e é bastante util uma vez que a federação resolveu esquecer este torneio e não publica os resultados na sua página.
Em segundo lugar foi com enorme espanto que li esta entrevista, mas já conhecendo um pouco a pessoa o espanto passou de imediato. Este individuo para treinador jogador é de uma humildade espantosa, quase tão espantosa como a "lata"!Quando os "Tigres" foram jogar a Marrazes um dos atletas que foi a esse jogo disse-me que apenas iam 4 jogadores e 2 guarda redes pq para aquele jogo ninguém tinha ido aos treinos, depois vem este cómico dizer que faz convocatórias consoante o jogo e adversário, no mínimo chamo-lhe "mentiroso".
Quem viu o jogo reparou na "tareia" monumental de que os tigres foram alvo e de pelo menos uma agressão que apenas o árbitro não viu por parte de um dos jogadores convocados (lol) para esse jogo.
Como treinador este individuo é de um exemplo extremo já que quem o vê jogar repara que mais de metade do tempo que a sua equipa tem a bola este não a larga para ninguem a não ser que esteja cansado e mesmo assim faz questão de lá andar a empatar o jogo todo.
Por ultiomo referir a este senhor que em arazede já se disputaram 12 jogos este ano com um saldo de 2 vitórias para os forasteiros. Voces como equipa perfeitamente normal levaram com um resultado normal em arazede...COPIOSA DERROTA.

Anónimo disse...

treino contra os corujas.... tiveram que chamar um jogador que não treinava e jogava à mais de um mês para nos ganharem... receio que com os que la estavao nao ganhariam... Humildade precisa-se para os lados de almeirim