terça-feira, 29 de maio de 2007

PEDRO SANTOS, UM LEÃO RIBATEJANO

Aproveitando o tempo primaveril que se faz sentir o Cartão Azul, viajou até a simpática vila de Coruche, ao encontro de Pedro Santos, jovem guarda-redes dos Juvenis do Sporting CP. Pedro Santos deu as primeiras “patinadelas” no GC “Os Corujas”, e cedo se percebeu as suas enormes potencialidades, e que se viriam a revelar época após época. Com participação no Encontro Nacional de Infantis-B em Grandôla, e na selecção distrital do Ribatejo, viria a despertar o interesse do clube leonino, onde ingressou como Iniciado, e ainda a tempo de representar a selecção distrital de Lisboa no Inter-regiões disputado em Oeiras, e ser chamado aos trabalhos da Selecção Nacional. Foi com ele que tivemos uma agradável conversa.
CA – Bom dia Pedro, obrigado pela disponibilidade, em primeiro lugar faz-me um balanço desta época?
PS – Bom dia, em primeiro lugar queria referir que fiquei bastante surpreso e lisonjeado por o Cartão Azul querer fazer-me uma entrevista, e é com muito prazer que a dou. Esta época foi um grande desafio para nós (Juvenis do Sporting), porque houve a entrada de muitos jogadores novos no plantel, motivada pelas saídas de alguns atletas. Foi uma época em que aprendi muito, quer como atleta quer fora de pista. Enriqueci muito a todos os níveis, tanto desportivos, como pessoais devido às várias adversidades com que nos deparámos, e que fomos conseguindo ultrapassar. Neste momento estou muito feliz porque conseguimos contra as expectativas de muita gente alcançar o objectivo que nos foi proposto, manter o Sporting no Campeonato Nacional de Juvenis.
CA – Como é viver em Coruche, e representar um clube de Lisboa, neste caso o Sporting?
PS – É um pouco complicado, devido à grande distância entre Coruche e Lisboa, mas é um enorme orgulho poder fazer parte da família do Sporting Clube de Portugal, não só por ser um grande clube mas também por ser o clube do coração. É uma instituição que só pode deixar um atleta contente em representá-la. Mas isto tudo só é possível devido, principalmente, aos meus pais e à família maravilhosa que tenho, pois os meus pais fazem um “sacrifício” para poderem sustentar este meu sonho, os meus pais maravilhosos e o resto da família apoiam-me ao máximo. Para eles um beijo do tamanho do mundo e obrigado por me apoiarem em tudo. Adoro os meus pais!
CA – Estas deslocações que fazes para os treinos e jogos, ocupam grande parte do teu tempo livre, como consegues conjugar o hóquei com os estudos?
PS – É difícil, pois durante as aulas nos dias de treino chego a casa por volta das 19h30, e às 20h00 já estou a caminho de Lisboa para treinar às 21h15, chego a casa por volta das 00h30. Mas com gosto tudo se consegue, basta ter força de vontade, e já diz o velho ditado “Quem corre por gosto não cansa”.
CA – E a nível de amigos, tens dois grupos os amigos de Coruche, e os amigos de Lisboa, e como eles em particular os do Ribatejo, encaram esta tua actividade e este teu “sacrifício”, para praticares o desporto que gostas, e no clube que gostas?
PS – Em Coruche não tenho muitos amigos, pois frequento mais Salvaterra de Magos, onde se situa a minha escola. Considero-me uma pessoa muito realizada a nível de bons amigos, pois tenho a certeza que há pessoas que sempre me irão apoiar nos bons e maus momentos. Os meus amigos, quer os de Lisboa quer os do Ribatejo, apoiam-me sempre ao máximo para eu continuar com os meus sonhos, embora que por algumas vezes não me escape a chamarem-me doido (risos...).
CA – Pedro, já fostes chamado aos trabalhos da selecção, para o ano és Júnior, e vai haver o Europeu, pensas que com o trabalho que tens efectuado há possibilidades da tua chamada pelo menos aos estágios, ou como és de 1º ano, ficará para outra oportunidade?
PS – Ter vestido a camisola da Selecção foi um orgulho, mas nessa altura tive momentos menos bons quando fui chamado aos trabalhos da Selecção Nacional, andava um pouco naquela fase da adolescência que todos passamos, em que queremos sair com os amigos e aparecem os namoricos um pouco mais sérios, que acabaram por me desconcentrar dentro de campo. Mas estas situações serviram para me ajudar a crescer como jogador, quer a nível técnico com psicológico, e acabei por fazer uma boa época. Ser chamado aos trabalhos da Selecção é um objectivo de qualquer jogador, e eu não sou excepção, gostava de representar novamente o meu país, até lá fico à espera que alguém “olhe” para mim e me dê nova oportunidade. Até isso acontecer resta-me continuar a trabalhar, e sentir que estou a evoluir.
CA – Projectos para o futuro?
PS – Continuar a representar este enorme clube que é o Sporting, e na próxima época colocá-lo novamente no Campeonato Nacional de Juniores, estes são os imediatos. A médio prazo representar o mais cedo possível os Seniores do Sporting, e voltar a vestir a camisola das Quinas.
CA – Não sei se tens acompanhado, mas de qualquer maneira qual a tua opinião acerca da formação a nível do Ribatejo?
PS – Apesar do pouco tempo que tenho, vou acompanhando o hóquei ribatejano, e vejo que é uma região onde há muito talento, acredito plenamente que muitos jogadores que estão no Ribatejo, ainda vão dar muito que falar. Sempre admirei as equipas com que me defrontava, enquanto jogador do “Os Corujas”. Queria aproveitar para dizer que nunca esquecerei as pessoas que me ajudaram quando era jogador do “Os Corujas”, nem esqueço esse pequeno mas enorme clube que é! Se estou onde estou também o devo a eles.
CA – Obrigado Pedro, e felicidades para a tua carreira desportiva e académica, e espero voltar a ter o prazer de falar contigo, noutra altura que poderá ser com a camisola das quinas vestida.
PS – Eu é que agradeço, e espero que o seu desejo se concretize. Para os bloguistas do Cartão Azul um abraço e boas patinadelas. Até à próxima e espero que continuem o bom trabalho na divulgação e promoção do Hóquei em Patins com o vosso blog.

10 comentários:

Anónimo disse...

Quem o viu defender a representar os Corujas, sabia que estava ali alguém com qualidade e futuro, desde que mantenha a hulmidade e muito trabalho de certeza que vamos ouvir falar do Pedro por muitos anos.

Anónimo disse...

Um grande abraço. tudo de bom para ti.
Cajé

Anónimo disse...

Tenho o prazer de privar com o Pedro há 3 épocas consecutivas, para além do talento que tem, é um trabalhador incansável e um apaixonado pela modalidade que escolheu praticar. Acima de tudo destaco a simplicidade com que encara a vida, o espiríto de auto-critíca, porque quer sempre melhorar, a humildade que evidencia no dia a dia. Lembro-me um dia em que ainda na equipa de Iniciados, a equipa como prémio de apuramento ao Nacional foi treinar com os séniores. De todos o mais entusiasmado era o Pedro, finalmente ia conhecer o seu ídolo o GR Zé Carlos, depois de apresentado ao Zé, este propôs-lhe fazerem juntos o aquecimento- só vendo a cara do Pedro, não queria acreditar. Hoje possivelmente terá sido um dos melhores dias da sua vida, e acredito que o guarde bem vivo na memória. Além de bom jogador, é daquelas pessoas de quem se gosta desde que o conhecemos. Que continues a sonhar, porque um dia os teus voos serão altos.

Um abraço amigo,
Xô Paulo

PS: Leva sempre o comedouro para a baliza! eh eh eh

Anónimo disse...

Grande Pedro O Doido .Tem maravilhado as claques leoninas com as suas defesas.Grande no campo e fora dele Amigo.Tenho o Previlegio de lidar com ele a 3 anos pois foi tambem na mesma epoca que nos entamos na grande familia hoquista leonina .Como ele disse , com força de vontade e dedicaçao tudo se consegue pois o meu faz 380km 3-4 vezes por semana e para o ano a mais, continuar a trabalhar para mais vitorias ,Com amizade da alentejana .

Grande Pedro

Anónimo disse...

pois pois , eu faço 380km em 3-4 dias por semana e queria dixer que nada se fax se dedicaçao,esforço e vontade!! um abraço para a malta do scp

Anónimo disse...

Poix é... Ainda à uns anos este puto era meu suplente e brilhavamos os dois na baliza dos Corujas...bons tempos!! Agora está onde está e continua a brilhar, enquanto que eu continuo nos Corujas e a brilhar cada vez menos : ) Força aí puto e continua sempre a trabalhar de forma a ficar cada vez melhor. Quando chegares aos seniores do SCP e os Corujas chegarem à 1ªdivisão, então voltamos a encontrar-nos ; ) FORÇA SCP ALLEZ ALLEZ

Anónimo disse...

Meu puto e' so pa te dizer q es um grande GR e q es tambem sem duvida um dos meus melhores amigos puto
desejo.te sorte e continua a trabalhar como tens vindo ate aqi.
Es grande mano
Um abraço do teu amigo Mauro soromenho 7#

Anónimo disse...

Grande pedro xD

És um máximo miúdo. Isto são só qualidades. Tenho de o ver defender. =P

beijinho

AHAHA (adivinha lá quem é).

Anónimo disse...

Querido Pedro, palavras para quê? Já nos conhecemos há 3 anos e temos vindo a cimentar a nossa amizade. Tens um Grupo de trabalho enorme e fazeis uma família. Sabes quanto te admiro, em todas as tuas vertentes. Os teus amplificadores de telemóvel ( eheheheh ) é que não são os meus mais favoritos, mas isso não faz de ti um Homem diferente. Parabéns pelas palavras que nesta tua entrevista diriges à tua equipa e ao teu Clube do coração. Queremos-te por muitos anos e espero continuar a merecer a confiança que nos deste o privilégio de granjear. O sonho comanda a vida e havemos de lá chegar como diz o projecto que tu abraçaste. Que mais dizer de ti? Pertences à locomotiva deste projecto e tal como aqueles que ainda sobram da tua geração, eu desejo que venham de lá muitas mais alegrias que aquelas que já nos deram. Um bem haja aos teus pais por te permitirem fazer o que gostas, mas atenção amigão: essa "escola" tem que vir cá para cima rapidamente. Um teu amigo e admirador.

Aquele abraçoleão que só nós sabemos dar no Clube onde estamos.

Gilberto Dias Borges

Anónimo disse...

é e sempre será o meu grande orgulho ! É grande demais.