quinta-feira, 10 de maio de 2007

TORNEIO 3X3 - SPORTING TOMAR

O Cartão Azul, esteve á conversa com Carlos Martins, um dos organizadores do Torneio 3x3 que o Sporting de Tomar irá levar a efeito nos dias 21 e 22 de Julho no Pavilhão Jácome Ratton. Fica já o convite para todos os interessados para efectuarem a sua inscrição, como a todos os amantes de hóquei para passarem pelo pavilhão durante estes dois dias.
CA – Como surgiu a ideia de organizar um torneio destes, e penso eu se a memória não me atraiçoa é a primeira vez que se organiza um Torneio 3x3 na Associação de Patinagem do Ribatejo?
CM – Segundo informação que dispomos, é realmente a 1.º vez que será feito um Torneio nestes moldes na nossa Associação. A ideia surge entre seccionistas do Sp. Tomar, que assistiram por mero acaso, o ano passado a um Torneio similar no BIR.
“ Porque não realizar um Torneio nestes moldes aqui em Tomar?” Da pergunta e da dúvida inicial, partimos para a realização do Torneio 3x3, que já começa a ter muitos adeptos a praticá-lo, principalmente na faixa litoral ( Valado Frades-BIR, Alcobaça, Peniche são exemplos disso). Partimos um pouco ás escuras, mas expectantes, pois trata-se de uma variante do hóquei que cada vez mais encontra adeptos para o praticar. Um dos objectivos deste Torneio é precisamente, promover e confirmar a implementação desta variante na nossa região, ao mesmo tempo que desta forma se alarga o tempo da prática desportiva dos atletas. Com a ajuda de pessoas amigas do Sporting de Tomar, que já estiveram envolvidas em Torneios similares, lançamo-nos de “Patins” para a realização deste evento, esperando que a receptividade dos jogadores dos mais variados Clubes e escalões seja igual à expectativa que nós, Secção Juvenil do Sporting de Tomar temos em relação a este evento.
CA – Existe numero limite de equipas?
CM – Pela especificidade do Torneio, obriga-nos a limitar o n.º de inscrições. Embora seja ainda prematuro fazer uma previsão, apontamos entre vinte a trinta equipas nos dois escalões.
CA – Vão existir três escalões até iniciados e de juvenis até veteranos e femininos, quer dizer que pode se dar o caso de estar a jogar uma equipa composta por juvenis contra uma composta por seniores? Ou podem ser formadas equipas que incluam por exemplo um juvenil um júnior e um sénior?
CM – Exactamente. Haverá um escalão até aos Iniciados, e o outro engloba de Juvenis até Veteranos. Poderá dar-se o caso, como frisaste, de se inscrever uma equipa composta de elementos dos mais variados escalões. Embora sendo um Torneio, onde a componente competitiva está intrinsecamente ligada, é também um fim de semana diferente, onde esperamos nós, haja acima de tudo um ambiente salutar, camaradagem, e uma oportunidade de atletas de vários Clubes, se assim entenderem poderem formar uma equipa, e por dois dias serem colegas em vez de adversários. Estamos sem dúvidas expectantes, pela inscrição das equipas, e de como elas serão formadas. Já fomos contactados por actuais atletas, assim como por antigos jogadores, que irão por aquilo que nos disseram tirar a “ferrugem” dos patins nesse fim de semana. Como te disse, há um espaço para aqueles que quiserem, se divertirem, jogando. Foi esse espírito que nos levou também a tomar a iniciativa para a realização deste Torneio.
CA – Tens mais alguma explicação que aches que pode ser útil para os possíveis interessados no Torneio?
CM –Esperamos que esta iniciativa, seja o inicio de algo diferente, como tal esperamos que a receptividade dos jogadores dos mais variados Clubes e escalões se associem a este evento, porque para além da competição dentro do ringue ficará uma nova experiência para muitos deles, primeiro pela variante do hóquei que só por si, será uma experiência enriquecedora para a maioria dos jogadores, e pela possibilidade que este tipo de eventos proporciona ao nível da formação das equipas permitindo a muitos deles terem uma oportunidade de jogarem ao lado de amigos, que durante a época desportiva por factores de idade ou outros, não lhes é possível fazer. Esperamos acima de tudo proporcionar um fim de semana diferente, onde o convívio e a camaradagem por dois dias será por ventura a maior vencedora neste evento.
CA – Felicidades para o Torneio, e tens aqui no Cartão Azul todo o espaço para a divulgação do mesmo, assim como outras iniciativas que venham a ter lugar e que sirvam para divulgar a nossa modalidade.
CM – A Secção Juvenil do Sporting de Tomar ,é que agradece, pela disponibilidade que nos proporcionas, na divulgação deste evento no teu Blog, sem dúvidas um dos melhores a nível de informação sobre esta modalidade, em especial na informação sobre o Hóquei Ribatejano, e pela qualidade que tens imprimido a este espaço no que concerne aos textos e questões pertinentes que são postas aos cibernautas, que por aqui passam. Um bem haja, e fazemos votos que a qualidade deste Blog, se mantenha, por muitos e bons anos. Esperamos por ti aqui em Tomar, neste fim de semana, se não tiveres a banhos, bem entendido.

7 comentários:

Anónimo disse...

«Necessidade extrema de revitalizar o hóquei»

Pegando no tema do treinador de bancada, aqui está uma boa iniciativa para revitalizar e dinamizar o hóquei, além da propaganda do mesmo. Um bem hajam e que o torneio seja um sucesso, e para o ano por esta altura esteja neste espaço a divulgação do 2º torneio 3x3 do SCT

Anónimo disse...

Aí está uma Secção neste caso de Juvenis a trabalhar em prol da modalidade, espero que seja um exemplo, para outras de outros clubes.

Anónimo disse...

Bem... estes torneios só vão cativar aqueles que já praticam hóquei. É mais ou menos como facultar uma mesa de matrecos baliza-a-baliza àqueles que já jogavam nas normais.
Televisão e novos adepto não deve trazer...
Se houver revitalização será interna, pelo convivio dos atletas já existentes, o que já é muito bom. Se dessem primasia à selecção pós "pré-inscrição" de equipas com médias de idades inferiores... ainda seria melhor!
Posso estar equivocado, mas acho que já houve um tornei destes em Almeirim.

Anónimo disse...

Televisão não trará de certeza, novos adeptos trará ou não, mas a divulgação da modalidade isso é uma realidade, e se o torneio for bem divulgado e bem disputado com boas equipas, estou convencido que aí sim irá cativar novos adeptos, ainda mais numa cidade como Tomar em que o hóquei foi sempre o "ex-libris"

Anónimo disse...

em julho é tarde...ja anda tudo farto de hóquei

Anónimo disse...

"em julho é tarde...já anda tudo farto de hóquei"

e muita gente está de férias, uma boa iniciativa mas numa altura complicada, vamos ver se as pessoas aderem...esperemos que sim

Felicidades para o Cartão azul

Anónimo disse...

Eu não posso...o cajé casa-se nesse dia.
ufe boy