quinta-feira, 21 de junho de 2007

ENTREVISTA DA SEMANA

Em semana de final-four de Infantis e Iniciados, viajamos até Loures para fazermos a chamada entrevista dois em um, ou seja falarmos com Paulo Rodrigues, director do Sporting CP, e Diogo Neves jogador da equipa de Infantis. Começamos por falar com Paulo Rodrigues acerca da época que está prestes a findar e dos objectivos para a final-four de Infantis que tem lugar em Famalicão dias 22, 23 e 24 de Junho.
CA – Bom dia Paulo, os juvenis conseguiram a manutenção, os infantis estão na final-four, estão os objectivos alcançados para esta época, ou ficaram aquém do inicialmente previsto?
PR –Essa questão no Sporting nunca se coloca dessa maneira. Como falamos de formação, não nos podemos esquecer de que se trata de jovens e não lhes colocamos nos ombros uma responsabilidade/obrigação de atingirem determinados objectivos. Preferimos torná-los melhores hoquistas, tendo em mira a formação de atletas que possam vir a integrar a futura equipa sénior de Hóquei em Patins do Sporting Clube de Portugal. Esse sim o objectivo primordial da Secção. Agora, se no início tínhamos expectativas? Claro que sim e foram ao encontro do que estava planeado e traçado pela Direcção em conjunto com o nosso Coordenador Técnico, o António Rocha. Pretendíamos que os Juvenis assegurassem a manutenção e conseguiram-no. Estiveram à altura do desafio. Aos os outros escalões foi-lhes pedido que fizessem o melhor. No caso dos Infantis, o melhor que conseguiram até agora foi chegar à Final- Four. É bom para os miúdos e para o Clube também. Desde o re-inicio da formação do HP do Sporting, em 2003/04, que temos estado presentes nas últimas 3 Final- Four. Conquistámos um título de Campeão Nacional o que prova que estamos a trabalhar bem e no bom caminho. Em resumo, significa que quanto a expectativas elas foram todas alcançadas, cumprindo o plano traçado no início da época.
CA – Paço de Arcos 1º da vossa série, FC Oliveira do Hospital campeão nacional e FC Porto, quais as possibilidades de o Sporting voltar a ser campeão nacional de Infantis?
PR –As hipóteses de reconquistar o título são iguais a qualquer um dos outros finalistas. Uma Final- Four é diferente do campeonato. A equipa tem trabalhado bem esta semana com vista à Final- Four. Tudo pode acontecer quando se defrontam as 4 melhores equipas nacionais, mas acredito que o Sporting irá trazer a Taça para Lisboa.
CA – Assegurada a manutenção no nacional de juvenis, mas com a subida dos atletas de maior referência como é o caso do Pedro Santos a juniores, e uma equipa de iniciados que fez um nacional abaixo das expectativas e que para o ano serão juvenis de 1º ano, terá o Sporting “matéria prima” para se manter no nacional de juvenis da próxima época?
PR –Isso não é bem assim. É necessário fazer uma correcção. A equipa de Iniciados era composta maioritariamente por atletas de 1º ano e só tivemos 3 atletas que serão Juvenis na próxima época. Claramente que o apuramento para o Nacional ficou acima das expectativas, e quando vemos que as equipas que se classificaram à frente do Sporting eram todas de 2º ano, o que dificultou em muito a nossa equipa, só podemos estar satisfeitos com o desempenho da equipa de Iniciados. Consideramos que os Iniciados fizeram uma boa época. Lembramos que deixámos para trás equipas tradicionais como PA, H C Sintra e Oeiras.
Quanto à próxima época, há muito que o António Rocha está a prepará-la e o plantel de Juvenis oferece todas as condições para, pelo menos, manter-se no Nacional. Está a trabalhar-se bem tendo em vista a próxima época. Não se preocupem os Sportinguistas: os erros do passado não se repetirão. Sabemos bem o que queremos e para onde queremos ir.
CA – Para terminar, Paulo o Sporting vai continuar a “pescar” no Ribatejo?
PR – O Sporting tem as portas abertas a todos os bons jogadores. Aquele que é um bom atleta tecnicamente, com uma formação pessoal e um carácter que se enquadre nos critérios definidos pelo Clube, e que demonstre vontade e querer representar o Sporting, será bem vindo à Família Leonina. Portanto, não se sabe o dia de amanhã e pode acontecer que ainda venham mais atletas formados em Clubes Ribatejanos. Sabemos quem são e estão referenciados no trabalho de prospecção que os nossos Técnicos e Colaboradores vão fazendo.


Terminada a entrevista com Paulo Rodrigues, é a vez de falarmos com o ribatejano de Almeirim, Diogo Neves, ele que já foi campeão nacional pelo Sporting, quando a final- four foi disputada no Entroncamento.
CA – Diogo como está a correr a época este ano?
DN – A época este ano está a correr dentro da normalidade, pois com alguns percalços pelo meio conseguimos atingir o nosso objectivo principal que era estar na final four pela terceira vez consecutiva.
CA – Esta é mais uma final que vais estar presente, das outras equipas qual achas que vai ser a mais complicada?
DN – Penso que quando se atinge esta fase todas as equipas são complicadas. Cabe a todo o nosso grupo de trabalho encontrar soluções para ultrapassar essas dificuldades.
No entanto, para mim são todas iguais, apesar de respeitar todas as equipas, vou para a final consciente do valor da minha equipa e tudo farei para que seja o Sporting a trazer o título para Lisboa.
CA – Diogo, és o segundo melhor marcador do nacional, vamos ter essa veia goleadora em Famalicão ou pelo facto de marcares muitos golos vais ser alvo de uma marcação especial?
DN – Apesar de ter sido este ano o 2º melhor marcador, não me considero o goleador da equipa, sou mais um médio de ataque, com a responsabilidade de distribuir o jogo e contribuir para que a equipa saia a ganhar. Gosto muito de marcar golos mas não vivo obcecado pela baliza, o importante é mesmo a vitória da nossa equipa, seja eu ou outro colega a marcar. Quanto ao facto de ser alvo de uma marcação especial, é uma situação que quem faz o campeonato de Distrital de Lisboa tem que estar habituado a conviver com isso. Não é uma situação fácil e o grau de dificuldade aumenta ou diminui conforme o jogador que nos faz a marcação. Mas estou preparado para isso e se alguma coisa se complicar tenho plena confiança de que o Sr. Nuno Duarte meu treinador, me dará as indicações de forma a superar essas dificuldades.
CA – Como é viver e estudar em Almeirim e jogar hóquei em Lisboa?
DN – Também não é uma situação fácil e só é possível graças ao grande sacrifício dos meus pais. São 6000 km mensais, são 4 horas de treinos semanais, e por cada dia treino são 2 horas de viagens. Para o ano já vai ser mais fácil, pois o meu irmão volta, na próxima época à nossa família leonina e passa a estar tudo mais concentrado. Quanto aos estudos, tanto eu como o meu irmão somos bons alunos, com algum esforço e apesar de nem sempre ser fácil, temos conseguido conciliar o estudos com o desporto.
CA – Para o ano vamos continuar a ver o Diogo com a camisola do Sporting?
DN – Sim, para o ano vou continuar no Sporting com muito orgulho e prazer redobrado, pois vou ter no meu clube o meu ídolo de todos os dias que é o meu irmão. Mantendo o sonho de um dia jogarmos juntos na equipa sénior do Sporting.
CA – Obrigado Diogo pela entrevista, felicidades para a final-four e para o teu futuro desportivo e académico e um abraço ao Jaime e ao Bernardo.
DN – Um grande abraço a todos os leitores do Cartão Azul, e espero que continuem o bom trabalho na divulgação e promoção do Hóquei em Patins com o vosso blog.

6 comentários:

Anónimo disse...

Se não houver grandes surpresas, entre o PA e o FCO Hospital sairá o campeão.

Anónimo disse...

SE NAO HOUVER, SEMPRE HOUVE SURPRESAS, A ULTIMA FOI O ANO PASSADO.

Anónimo disse...

Grande jogador este miudo,era um tigre.

Anónimo disse...

Força Diogo. Vamos fazer tudo para trazer o ceptro para o SCP. Estamos com todos vós e amanhã contem também comigo, em Famalicão. Já é bom chegar a esta fase tão ambicionada pelas largas dezenas de equipas que arrancaram em Setembro para chegar ao fim desta grande maratona. Como leão, vais mostrar a tua raça numa equipa em que o colectivo poderá fazer a diferença.
Quanto ao quereres continuar no SCP, os meus parabéns, extensivos ao teu mano Bernas. Gilberto Dias Borges

Anónimo disse...

Até começou bem, vitória 2-1 sobre o Paço de Arcos

Anónimo disse...

Parabéns ao SCP pelo jogo realizado com o PA, um grande abraço ao Diogo Neves, que ontem como era de esperar, partiu a loiça toda. Boa sorte para hoje com o Porto.