quarta-feira, 27 de junho de 2007

ENTREVISTA DA SEMANA

Formado nas escolas do União, com passagem pelo SC Tomar e actualmente a representar o Santa Cita, Eliseu Raimundo, mais conhecido no mundo do hóquei por “Zig”, acabou por ter uma época conturbada, fruto de uma lesão que o atormentou durante grande parte da mesma, foi com ele que tivemos uma agradável conversa.
CA – Boa tarde Zig, faz-me um balanço desta época.
ZIG – Boa tarde. Esta época, apesar de a equipa de Santa Cita, ter contado com o bom trabalho do Fernando Vaz, penso que não pode ser considerada como uma equipa que teve uma época positiva, nem em termos individuais nem colectivos. Uma vez que, quando uma equipa não consegue atingir os seus objectivos (subida de divisão), nunca poderá considerar que a época foi positiva. No entanto temos também que ser conscientes das limitações que a equipa tinha e das condicionantes a que foi sujeita ao longo da época passada, nomeadamente: castigos, lesões. Não querendo, no entanto, com isto estar a desculpar-me pela época menos boa que tivemos. Há que olhar para os erros cometidos ao longo da época e emendá-los, como também temos que olhar para o de muito bom que a equipa tem, como o espírito de equipa e a combatividade, e renová-lo.
CA – No início da época o objectivo já era a subida, ou o mesmo foi ganhando consistência durante o decorrer do campeonato?
ZIG – Na mente de todo o plantel, esse objectivo esteve sempre presente, logo desde o início. Cientes das nossas limitações e trabalhando jogo após jogo, à medida que o campeonato foi evoluindo e os resultados foram aparecendo, esse objectivo foi parecendo cada vez mais real e atingível.
CA – Acabaram por não subir, mas durante a liguilha acabaram por perder sempre por um golo de diferença, o que faltou ao Santa Cita nesta poule?
ZIG – Penso que o que faltou ao Santa Cita nesta poule, foi alguma consistência defensiva e também o espírito ganhador. Muitos dos jogadores que compõem a equipa não estão habituados a vencer e essa cultura ganhadora, motivadora, nem sempre existiu. Por vezes quando a equipa estava a perder, parecia descrente e os jogadores pareciam não acreditar em si próprios nem na equipa.
CA – Zig como foi trabalhar com o Fernando Vaz como treinador, vocês que jogaram tantas vezes lado a lado?
ZIG – Penso que um dos aspectos positivos que esta época acabou por ter, foi a presença do Fernando Vaz, desta vez como treinador. É uma pessoa que conheço há muitos anos e com a qual sempre me relacionei muito bem. O Fernando é uma pessoa que do ponto de vista humano, está muito acima dos padrões normais, o que por si só, acabou por ser sempre uma mais-valia para o plantel, uma vez que apesar de todas as noções técnico-tácticas que o Fernando tem, o espírito que o Fernando fazia transmitir aos seus jogadores, a sensibilidade com que trata os seus atletas é algo de extraordinário. Penso que no inicio havia um bocadinho a dificuldade em distinguir o Fernando – colega, do Fernando - treinador, mas penso que tanto eu como os meus colegas o conseguiram fazer bem, o que só abonou a favor de todos.
CA – Quais os teus objectivos para a próxima época?
ZIG – Para a próxima época os meus objectivos e certamente os dos meus colegas também, passarão incontornavelmente pela subida de divisão e quem sabe talvez até mesmo o titulo de campeão da 3ª divisão.
CA – No inicio da época o Rafael Oliveira tentou levar-te de volta ao União, ao que consegui apurar o Tomar não facilitou a tua saída, foi realmente assim?
ZIG – Bem, essa foi uma situação um pouco complicada que se passou na minha (humilde) carreira, apesar de não estar arrependido em ter ficado em Santa Cita, houve eventualmente a hipótese de me transferir para o União. Hipótese essa que acabou gorada, pois os dirigentes do S.C. Tomar não me facilitaram a saída. Na altura eu ainda tinha contracto (se assim se pode chamar) com o S.C. Tomar e os dirigentes do clube só me libertavam em situação de empréstimo, caso eu assinasse pelo Santa Cita, de outra maneira, teria que voltar para Tomar…
CA – Para a próxima época o Santa Cita está a reforçar-se e com jogadores de renome, como por exemplo o Marco Bento e o Bruno Aires, vamos ter um Santa Cita para subir, ou começar do ano zero, a preparar uma equipa para quando subir, se manter na 2ª divisão sem sobressaltos?
ZIG – Penso que apesar das contratações já nomeadas, não iremos começar do zero, uma vez que as bases já lá estão, permaneceram de uma época para a outra. Agora há que integrar os novos membros no plantel o mais rapidamente possível, adaptarmo-nos ao estilo de jogo do treinador e tentar fazer com que o nosso trabalho seja rentável, a nível da terceira divisão, e que seja também sustentável, ou seja, que nos permita após a subida de divisão, também a manutenção, na época seguinte.
CA – Todos sabemos que o Rafael Oliveira é um treinador idolatrado por alguns, detestado por outros, o que achas da sua contratação?
ZIG – Penso que a sua contratação só pode ser encarada como uma mais-valia para o clube e para os atletas, porque do pouco que conheço dele e do seu trabalho, parece-me a ser um treinador talhado para obter o máximo rendimento dos seus jogadores e também para liderar uma equipa ao sucesso, o que agradará não só aos jogadores, mas também ao próprio clube.
CA – Se fosse possível escolher dois ou três jogadores a actuar em equipas ribatejanas para juntar ao plantel actual do Santa Cita, quem escolhias?
ZIG – Existem muitos e bons jogadores no distrito de Santarém, muitos dos quais com quem já joguei e que são meus amigos, tenho admiração por muitos deles. Mas parece-me injusto para os meus colegas de equipa estar a nomear quem quer que seja, porque os meus colegas de equipa, trabalham, como os outros e se estamos todos na mesma equipa lutamos todos pelo mesmo objectivo, acho que os que lá estão, estão bem e que neste momento é o que temos e é com eles que trabalhamos.
CA – Zig duas perguntas que muita gente gostaria de fazer: Qual a diferença do União do teu tempo para o União de agora? Vamos voltar a ver o Zig com a camisola do União?
ZIG – Bem, em resposta à primeira pergunta, posso dizer que existe uma diferença abismal, basta olhar para as tabelas classificativas no que diz respeito às camadas jovens. No meu tempo, ou melhor, no tempo do Sr. João Maria, as camadas jovens do União eram campeãs em 2/3/4 escalões, agora não ganham um campeonato há tanto tempo. Quando ia jogar a algum lado, com as cores do União, éramos respeitados por todos e então quando o Sr. João Maria ia na comitiva, mais ainda, a cultura ganhadora era tanta que os jogadores fossem jogar onde e com quem fossem, não temiam o adversário, nem os adeptos, nada. O objectivo era chegar ao local do jogo e impor o nosso hóquei e isso fez com que o União adquirisse um elevado estatuto ao nível das camadas jovens, sendo um clube respeitado por todos. São tantas as diferenças, que é me impossível falar nelas sem alguma tristeza.
Respondendo à segunda pergunta, penso que sim, é um dos meus desejos de sempre, desde que saí do União tenciono voltar, como jogador, porque foi um clube que me deu tudo e que trago sempre no meu coração.
CA – Obrigado pela tua disponibilidade, felicidades para a tua vida desportiva e pessoal, e uma boa época, pelo menos sem lesões, e que atinjas os objectivos propostos.
ZIG – Obrigado, eu! Parabéns, pelo Blog, que tanto contribui para a divulgação do Hóquei em patins na região, boa continuação.

16 comentários:

Unknown disse...

Ganda Zig, es o melhor! Boa sorte para a proxima epoca, e trabalha bem! aproveita o treinador k tnx pk igual!!! NAO HA!


Abraço

Anónimo disse...

Zig, que cumpras os teus desejas, sejas campeão da 3ª divisão este ano, e para o ano vistas a camisola do teu clube do coração.

Anónimo disse...

Que seja campeão e que fiques no ACR Santa Cita, para a 2ªDivisão.
:)

Um Colega de Equipa.
:)

Anónimo disse...

Quem fala assim não é gago, não se pode esquecer quem nos formou como jogador, e nos ajudou a formar como homens, e aí o João Maria e o pessoal da secção na tua altura estão de parabéns.

Unknown disse...

Dúvidas houvesse e, aqui e agora, ficariam dissipadas.

O Eliseu pode não ser o melhor jogador do Mundo mas é um Homem, assim com H. E é, tambem, um ser humano de elevada qualidade.

Quem nos dera que no Desporto e na Vida pudessemos encontrar mais pessoas com a qualidade do Eliseu.

Abraço amigo.

Anónimo disse...

Fala-se que o Rafael Oliveira esteve ontem com gentes do União. É o regresso anunciado?

Anónimo disse...

Que frontalidade, como alguém disse neste espaço, estamos perante um homem com H. Mas desculpa-me Zig tenho de deixar aqui um sonho e não mais que isso, que era para o ano tu e o Bruno no União e o Rafael como treinador, um abraço e os visitantes que me desculpem mas tinha de escrever isto.

Anónimo disse...

Lá tá o Zigui a meter veneno como de costume ;)
A partir desta entrevista ficámos com um bom resumo de grande parte da sua (humilde) carreira.
É o zig de sempre. É o zig da'gente!

Um gd abraço

Anónimo disse...

Este rapaz é de uma humildade e elegância fantástica, nem falando das qualidades que tem como hoquista, um dos expoentes máximos do hóquei do Ribatejo! Pessoas destas não se encontram todos os dias, acho que merece "voos" maiores.
Continua Zig e mostra aos que não acreditaram em ti todo o valor que tens como Homem e como jogador!

Abraço J.S.

Anónimo disse...

«No meu tempo, ou melhor, no tempo do Sr. João Maria, as camadas jovens do União eram campeãs em 2/3/4 escalões, agora não ganham um campeonato há tanto tempo. Quando ia jogar a algum lado, com as cores do União, éramos respeitados por todos e então quando o Sr. João Maria ia na comitiva, mais ainda, a cultura ganhadora era tanta que os jogadores fossem jogar onde e com quem fossem, não temiam o adversário, nem os adeptos, nada. O objectivo era chegar ao local do jogo e impor o nosso hóquei e isso fez com que o União adquirisse um elevado estatuto ao nível das camadas jovens, sendo um clube respeitado por todos. São tantas as diferenças, que é me impossível falar nelas sem alguma tristeza.»
Eu também me lembro desse tempo, aliás ganharmos ao União era um feito tão grande como se tivessemos sido campeões, agora é diferente, cá vez que vem para estes lados, lá voltam ao Entroncamento de saco cheio...pode ser que volte ao que era mas tenho as minhas duvidas. Um abraço e boa sorte para a tua carreira desportiva.

Anónimo disse...

Ganda Zig,kuando é k voltas?pk é uma alegria jogar com akele para quem olhava para aprender kuando era miudo:)nao foi ao calhas que era sempre o nº3:)espero k pro ano ja estejas aki de 3 nas costas.
Abraço.

Anónimo disse...

O União já tem outro treinador para séniores da próxima época, mas
não é o Rafael Oliveira.
Como se afirmou neste ou noutro blogue regional de hóquei há algumas semanas, está a processar-se no UFE uma grande "revolução" em toda a secção de hóquei, que passa por alterações profundas de métodos e pessoas, com critérios claros e perfeitamente definidos. Mas a seu tempo e quando estiver tudo completamente acertado irá ser dado a conhecer publicamente.
A mística do UNIÃO FUTEBOL ENTRONCAMENTO não se perdeu; está agora a acordar de uma hibernação de há alguns anos!..... A seu tempo todos irão perceber isso! Força UFE!

Anónimo disse...

Ficava bem um comunicado do clube , até porque tem um blog oficial.
Mas neste clube é assim esconde-se tudo dos interessados que são os sócios, como se as pessoas que lá estão percebessem alguma coisa do que andam a fazer, o presidente é serio o resto é só falcatos.

Anónimo disse...

Um novo treinador?!
Como é possivel?!
Então agora o Ventura não presta?!
Vão-me dizer que o treinador que vão buscar o Vicente é melhor!
Por favor!!!
Ganhem juizo!
Estão a deixar muito a desejar o união...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ao ler esta entrevista... orgulho-me de conhecer melhor do que ninguém este HOMEM. Desde já os meus parabéns "puto". Estou do outro lado do hóquei, já há algum tempo. No entanto concordo com o que se disse sobre o União. Cresci e tornei-me homem naquele grande (na altura) clube...Tudo graças a um extraordinário SENHOR DO HÓQUEI "SR.João Maria". Agora ao ler um jornal tem que se olhar para o fim das tabelas para encontrar o UFE... É triste !!!
Para finalizar, desejo-te o título de campeão, porque se alguém o merece és tu... Força "puto".