terça-feira, 4 de dezembro de 2007

AZUIS DA DISCÓRDIA - PARTE II

«Falta coerência a quem apita»

Tal como alguns dos seus colegas de profissão, também o treinador do FC Porto, Franklin Pais, partilha a ideia do exagero de três cartões azuis acarretar um jogo de suspensão. Para o técnico dos hexa-campeões, cinco seria um número «mais lógico». «O hóquei em patins é uma modalidade de contacto físico e com planteis tão pequenos torna-se complicado, por vezes, fazer a gestão dos mesmos. Até a própria verdade desportiva é colocada em causa quando sentimos necessidade de limpar os cartões para a fase final do campeonato. Depois, existe a questão de falta de coerência de quem apita. Cada dupla tem a sua forma de actuar e, por vezes, não existe uniformidade. Para determinado árbitro uma falta pode dar origem a cartão azul enquanto para outros não. Por isso, considero que um jogo de castigo a cada série de três cartões azuis é um exagero. Cinco seria o ideal», sustentou Franklin Pais.

«Suprimia-se a lei »

Para não fugir á regra também o treinador do Benfica, Carlos Dantas, mostrou-se critico em relação à suspensão de um jogo após uma série de três cartões azuis. Para o técnico dos encarnados, o melhor mesmo seria a «supressão» dessa regra ou, com mal menor, a suspensão após três azuis directos e não por acumulação. Ainda assim deixa uma ideia: «Com o está agora não faz sentido. É um exagero e, para mais, estamos dependentes do critério dos árbitros, que difere de dupla para dupla, com algumas a gostarem muito de mostrar cartões fáceis. E, parece-me, com este novo sistema é mais fácil mostrar cartões amarelos. Por mim, suprimia-se esta lei ou, então adoptava-se o sistema do basquetebol, no qual um jogador seria excluído da partida, e não suspenso na seguinte, à quinta falta. No caso de se querer manter esta lei, então só contariam os azuis directos e não por acumulação. Seria mais justo. Assim como está é que não está bem», rematou Dantas.

In Jornal "A Bola", edição de 27 de Novembro de 2007

3 comentários:

Anónimo disse...

Como é facil de constatar nenhuma equipa, nenhum treinador, nenhum clube concorda com esta lei!!!é assim tao dificil suprimi-la???!!!
quando os clubes se fartarem e fizerem uma greve de jogos,talvez os iluminados abram os olhos...

Anónimo disse...

Creio que é estar a conferir ao árbitro poderes para influenciarem directamente nas classificações das equipas,sendo que acho que continuam a ser os mais mal preparados e apoiados quanto á formação ,basta ver que todos os arbitros são aproveitados e nunca me lembro de a algum aspirante ou estagiário ter sido inviabilizada a sua entrada em actividade por falta de qualidade técnica, e quando assim é torna-se dificil aceitar que possamos entregar nas suas mãos o trabalho árduo (pq.sem trabalho e dedicação não se consegue)de jogadores, equipas técnicas e directores.
Sabendo que os arbitros são unidos
(o que concordo)cirurgicamente podem influenciar classificações sem dar muito nas vistas.
Ou será que é para dar mais visibilidade a este espaço?
Apesar da brincadeira o assunto é por demais sério.
OKLOVER

Anónimo disse...

Cá estão dois exemplos da "velha escola" de que falava. Como basearam o sucesso das suas equipas num anti-hóquei até lhe dói nesta ideia de "inovar"...a foto do treinador do Benfica está brilhante...parece dizer "pensar no hóquei??Não me apetece...sabem porquê?Porque eu sou o maior e ninguém me tira daqui!!!Eh eh eh..."Só com humor pode-se encarar alguns comentários destes treinadores...