terça-feira, 11 de dezembro de 2007

AZUIS DA DISCÓRDIA - PARTE III

«Árbitros a mais»

O treinador jogador da Oliveirense, Tó Neves, lembrou um encontro de arbitragem a que assistiu na época passada, juntamente com Carlos Dantas e Franklin Pais, em que a questão dos cartões azuis foi discutida. «Estávamos todos de acordo que três cartões era muito pouco. Até se levantou a questão de se contabilizarem só os azuis directos e não os por acumulação [dois amarelos] com ainda está em vigor». Para Tó Neves a questão principal prende-se com uma outra razão: «Há árbitros que não tem categoria para a pitar na I Divisão. São 15 duplas, 30 árbitros, claramente um número em excesso, quando são só precisas sete duplas por jornada. Era preferível apostar mais na qualidade em detrimento da quantidade. Também há excelentes árbitros, mas a minha equipa tem tido imensas razões de queixa esta época, sobretudo na dualidade de critérios».

«Cinco é o ideal»

O treinador do Óquei de Barcelos, Vítor Silva também sempre se manifestou contra a orgânica da exclusão dos jogadores por acumulações de cartões azuis. «Um jogo de castigo a cada série de três azuis é um número extremamente limitado. Cinco seria o ideal, pelo menos mais correcto. Além disso, a Federação tem de tornar publica a gestão dos cartões acumulados, apresentar atempadamente o historial dos atletas, com as respectivas actualizações a cada jornada, para que o processo seja mais transparente». O técnico dos galos acrescenta ainda: «O mais curioso é que do ano passado para esta época, a média dos cartões azuis tem diminuído. Só estará a ter mais mediatismo porque um dos clubes grandes está a queixar-se mais do que é habitual».

In jornal “A Bola”, edição de 27 de Novembro de 2007

2 comentários:

Anónimo disse...

Um desafio: e que tal saber a opinião dos treinadores da nossa região? é porque estas ja toda a gente sabe, sairam no jornal. Poderia o cartão azul "dar voz" aos outros treinadores.

Anónimo disse...

o ideal seria voltar ao antigamente. azul de 2 min - equipa redizida em elementos durante esse tempo. com 5 min - idem aspas aspas. assim +e que deveria ser