quinta-feira, 19 de agosto de 2010

ESPAÇO ABERTO

"QUO VADIS HÓQUEI FEMININO"

Que a modalidade está longe dos tempos áureos, é uma realidade que não se consegue disfarçar. Que o hóquei e a televisão andam de costas praticamente voltadas, apesar de agora (valha-nos Santo Saudosismo) a RTP Memória transmitir uns jogos do Europeu de 1998 que se realizou em Paços de Ferreira, e que a RTP2 irá transmitir o Europeu de Wuppertal, que se vai assistindo ao acabar da modalidade por parte de certos clubes, só no Ribatejo foram duas a SFG Pais e o GC "Os Corujas" apesar deste ultimo ainda manter 3 escalões de formação, e entre o desaparecimento de algumas equipas seniores e o aparecimento de outras o factor "desaparecer" prevalece. Mas isto é no mundo masculino onde a modalidade, mais tombo menos queda lá vai indo, não de vento em popa, mas numa bolina forçada, onde o vento teima em não aparecer com a força necessária para levar o barco a bom porto. Na vertente feminina tudo é pior, o vento nem sopra podemos dizer que uma leve brisa lá vai levando o barco devagar devagarinho rumo à incerteza e ao abandono por parte das jovens praticantes, que viam no hóquei uma maneira de praticar a modalidade que mais títulos deu a Portugal. Nos últimos tempos fomos "bombardeados" com noticias que davam conta da desistência do GD Sesimbra, da Fundação Norteccope, que a Selecção Portuguesa não iria participar no Europeu de Sub-20 que se realiza em Outubro na cidade Alemã de Darmstadt, que atletas como a Cláudia Rêgo abandonam a modalidade, e assim vemos a componente feminina da modalidade que elegemos como favorita a desmoronar-se qual castelo de cartas, e ficamos a perguntar "quiçá" a nós próprios «O que se passa com o hóquei em Portugal, em particular com o hóquei feminino?», será que temos que concordar com um chavão que de vez em quando aparece por aí nos espaços dedicados à modalidade e que diz «Que futuro tem uma modalidade que é jogada num país (Portugal), numa região (Catalunha) e numa cidade (São José na Argentina)?» e eu acrescentaria «Que futuro tem a modalidade que já tem os entraves atrás descritos, se a virmos pela vertente feminina?»

Fica o espaço aberto para que os visitantes possam dizer de sua justiça e tentarmos compreender esta fase que a modalidade atravessa.

9 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Andreia disse...

boa tarde Francisco.. bom texto! Finalmente alguém diz alguma coisa! Bom na minha opinião o problema mesmo é vermos que a FPP decide as coisas e os clubes não se manifestam!
Aqui há uns 5 anos atrás notei um grande crescimento na formação, já se via muitas meninas no meio dos rapazes! Mas quando tudo parecia que o hóquei feminino estava finalmente a dar um grande passo (campeonatos nacionais de sub-19 etc) por alguma razão a fpp “corta-se” e deixa de realizar esses campeonatos! Ora as atletas que deixaram de ser iniciadas têm de procurar uma equipa sénior para jogar, e é aqui que muitas desistem! Ou porque os clubes perto não têm feminino ou porque ainda não estão preparadas para os campeonatos seniores (afinal vão jogar com mulheres até aos 35 anos sei lá) ou porque simplesmente não estão para esperar pela vez delas! E depois com falta de campeonatos para a idade delas.. com os sonhos completamente desfeitos (representar a selecção no campeonato sub-20).. sempre a mesma equipa a ganhar troféus.. etc qual é afinal o motivo para elas continuarem??? Outra situação é a das jogadoras da selecção sénior terem desistido sem por exemplo lutarem contra o que estava mal.. enfim falam mas não arranjam soluções! É obvio que eu estou a fazer o mesmo – falar – mas sei lá talvez organizar uma associação de atletas de hóquei feminino para tentar resolver estes problemas pudesse fazer algo – pensei. E ai lembro-me do hóquei masculino! A maior parte dos clubes não têm dinheiro para suportar as aberrações das inscrições entre outras coisas que todos falam que estão mal e nem eles com todo o “possível poder masculino” conseguem fazer nada.. então nos femininos??!!!
Quanto à situação de grandes atletas saírem, penso que não é por ai que o castelo cai! Todos sabemos que a Cláudia vai fazer falta pois é uma atleta excelente e vamos sentir a falta dela pois todas as jogadoras de topo do campeonato são únicas na maneira de jogar, no entanto, estão sempre a surgir atletas únicas e já saíram grandes atletas e tudo continuou… já quanto à selecção bem ai tenho mais duvidas.. não pelas atletas que lá estão ou não mas sim pela notória falta de Organização e Planeamento da mesma!

É só a minha humilde opinião, Andreia Barata

Anónimo disse...

Boa noite,

o hóquei feminino é o cancro dos clubes, já não há dinheiro para os masculinos quanto mais para os femininos que cada vez que tem um jogo são viagens muito longas o que implica euros... para não dizer que hóquei feminino é HORRÍVEL!! Quem tiver 2 olhos na cara vê que aquilo não e nada. Ha muitos desportos em que as senhoras são muito boas e é bastante agradável de ver como por exemplo a natação, ténis, voleibol, ginástica etc etc mas o hóquei!!?? que horror!! Nunca perderia uma tarde da minha vida para ir ver um jogo feminino!! Portanto, o hóquei feminino não me aquece nem arrefece!!
Em relação às transmissões televisivas, o hóquei tem o azar de ser talvez o desporto (grande azar) que pior se vê na televisão. quantas vezes há golos que as câmaras não conseguem apanhar? (falta de câmaras e "saber" filmar jogos de hóquei)... ainda ninguém percebeu que em pisos de madeira tem de se jogar com bola branca porque a preta vê se mal na televisão?? será assim tão difícil de perceber? PASSEM A USAR BOLAS BRANCAS OU AMARELAS OU AS PINTINHAS COR DE ROSA MAS NÃO PRETAS POR FAVOR...!!! Tenho muitos amigos que não gostavam de hóquei ate verem um jogo ao vivo, pois não tem nadaaa a ver com a televisão... mas sim claro, era bom para a visibilidade do desporto passar na televisão!!

Helder Antunes disse...

Em relação ao decréscimo de atletas, nomeadamente femininas, o blogue THP (www.treinadoreshp.blogspot.com), na próxima 2ª feira, dia 23, publicará: "LA PERSPECTIVA DE GÉNERO EN EL DEPORTE Y EN EL HOCKEY SOBRE PATINES" de Mª Dolores González Fernández, Doutorada em Psicologia.

Saudações

Blogue THP

Anónimo disse...

Será que zona de Lisboa é um oásis neste deserto do Hóquei Feminino ou tem a ver com as pessoas.
Vejam como se trabalha no distrito de Lisboa.
Aumento do o número de praticantes, de clubes.
Existe interesse das pessoas em investir, as atletas estão motivadas e trazem mais pessoas para a modalidade.
Vê-se projectos em execução.
Um exemplo a seguir.

Anónimo disse...

Sr. anónimo. Se na sua opiniao o hoquei feminino é HORRÍVEL para quê vir para aqui comentar. Pois se nao lhe aquece nem arrefece nao opine! Para dizer asneiras, mais vale estar calado. Não gosta, não veja! Tem o direito à sua opinião, é certo! Mas para ter opinião propria tem q respeitar a dos outros e para criticar o hoquei feminino como o faz está a faltar ao respeito ás muitas atletas, treinadores, dirigentes e clubes que se esforçam diariamente para levar para a frente q modalidade que amam!

claudia disse...

Barata, a selecção senior juntamente com o Seleccionador Rafael lutou por melhores condições mas infelizmente a FPP preferiu perder as atletas, em vez de proporcionar condições minimamente aceitaveis quer para as seniores como para as mais novas. É dificil deixar de representar Portugal, mas tb é dificil chegar às competições e sentirmos que países com menos capacidades tem mt mais apoio das suas federações.

Cmpts
Claudia

Anónimo disse...

Boa noite,

Para bom entendedor meia palavra basta...são pessoas como aquele Anónimo que tornam as coisas assim, infelizmente é disto que o nosso pais é feito

...a cor da bola ? Ridículo

São pessoas que falam não se identificam e tomam decisões, e esquecem-se de quem está por de trás de tudo, e todo o esforço que é feito ...

A bem saber se essa pessoa se informasse como deve ser perceberia que muito já as senhoras fazem, atendendo a que, os meninos tem formação desde pequenos as senhoras muitas vezes nem formação tem entram para seniores com 13 anos... e só por ai o que conseguem fazer é mto, porque nng nasce ensinado, com o tempo e treino são desenvolvidas as capacidades de cada um.

Já agora alguma vez pensou pq tb n há dinheiro para o masculino?...pois...

Falando agora, do que realmente interessa, so tenho a dizer que o hoquei feminino merece que acreditem nele, tal como acontece em espanha... é que nós com tantas adversidades rara é a vez que nao ficamos no podio, entao imaginem com o treino adequado.

Cumps,

Debora Gonçalves

Anónimo disse...

Claro...
Opiniões são opiniões e cada um tem a sua...
Dava pano para mangas os problemas do Hoquei em Patins, no entanto enquanto houver tanta mediocridade no comando das equipas,(aqueles a quem chamam treinadores) quer no masculino quer no feminino é claro que isto só pode ser aquilo que salta à vista.
No caso concreto do Hoquei em Patins feminino percebe-se perfeitamente a desistência de algumas atletas, pois a Selecção não era nem mais nem menos que uma imagem péssima de que ao HPatins feminino diz respeito.A mediocridade anda de braço dado com a incompetência e nota-se muito quando se joga com equipas estrangeiras. Os critérios que levam à escolha dos Seleccionadores são no minimo dúbias e desde MIRA (Seleção de velhas) em que levámos água pela barba já tivemos uns quantos seleccionadores e cada um pior que o outro, é claro que isso é o reflexo da mediocridade do treino nos clubes. E porque é que ganha sempre a mesma equipa(Nortecoope) Barata?
Porque simplemsmente tinha as melhores jogadores uns anos atrás eram apoiadas pelas melhores jogadores estrangeiras Patricia Albuquerque (a melhor do Mundo) autentico abono de familia da equipa e a italiana GINA, porque as melhores jogadoras portuguesas estavam no Gulpilhares e no Alcobaça depois destas abandonarem foram buscar estas ultimas, continuaram a ganhar só que jogo de equipa ZERO era mais ou menos como o JAZZ contemporaneo cada uma tocava o que sabia, porque para se chamar equipa tem que jogar em equipa e isso é coisa que não existia nem existe em equipa nenhuma e muito menos Lobinhos (apesar de reconhecer que tem duas ou três elemntos individualmente interessantes) que se movimentam aleatoriamente sem qualquer conteudo tatico.
A FPP calendariza mal leva taxas elevadas,etc etc.. mas isso não explica tudo.
Até à proxima
LR