quinta-feira, 28 de julho de 2011

CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DA ACADÉMICA

Da 2ª à 3ª divisão e da 3ª divisão à extinção do hóquei sénior, é este o percurso da equipa do FC Bom Sucesso. O popular clube de Aradas que na passada temporada terminou na última posição da zona Centro com apenas 10 pontos faz assim uma pausa no escalão maior do clube para se dedicar aos escalões de formação de corpo e alma. O Cartão Azul deu um salto até Aveiro onde foi encontrar Bruno Cruz o capitão de equipa da equipa do FC Bom Sucesso e que irá representar na próxima época a AA Coimbra.
CA – Bom dia Bruno, em primeiro lugar quero desde já agradecer a tua disponibilidade e perguntar-te como recebeste a notícia da extinção da equipa sénior do FC Bom Sucesso?
BC – Bom dia Francisco, em primeiro lugar quero felicitar-lhe pelo fantástico trabalho que está a fazer com o Blog Cartão Azul, conseguindo dessa forma manter a modalidade actualizada. Em relação ao Bom-Sucesso, a direcção sempre foi muito transparente e honesta sobre a continuidade do hóquei sénior. O Presidente Armando fez de tudo para ter seniores, obviamente recebi a notícia com enorme tristeza, pois foi o terminar de um ciclo de muitos anos neste clube.
CA – O facto de terem terminado na última posição na passada temporada contribui definitivamente para a decisão tomada pela Direcção?
BC – Não, o lugar ficou aquém das expectativas até pela qualidade que apresentámos nos jogos. Tínhamos uma equipa muito jovem, muitos juniores e inclusive alguns juvenis tiveram que ser chamados para formar o plantel, a decisão foi puramente financeira, pois esta direcção herdou muitas dividas, provenientes de uma gestão danosa do antigo presidente.


CA – Como explicas a queda vertiginosa da equipa que em duas épocas passa da 2ª divisão para o fim da mesma?
BC – Estive nessa subida e estive na descida, e foram feitos compromissos com vários atletas que o clube não podia cumprir, foram oferecidos salários exagerados a alguns jogadores, e quando o clube deixou de pagar foram os primeiros a abandonar o “barco”. Como referi anteriormente, o Presidente na altura acumulou tantas dívidas, que admiro o facto de o clube ter aguentado até agora. Como capitão estive sempre a par da realidade que o clube atravessava, foi um ano muito difícil e desgastante para todos.
CA – Nos escalões de formação a equipa de Iniciados acabou por fazer um excelente campeonato nacional, achas que a formação está bem e recomenda-se e que a breve trecho, vamos voltar a ver o FC Bom Sucesso nos nacionais de seniores?
BC – Sim aliás, o compromisso que nos foi feito foi esse mesmo, a existência de seniores na época 2012/2013. Os iniciados fizeram um trabalho fantástico, fruto do talento que esses jovens têm, mas sobretudo do excelente treinador que os comandou esta época, José Bóia. Os juniores vão ter uma bela equipa este ano e um bom Treinador Carlos Pinho, estou certo que irá ser mais um ano de vitórias nestes escalões.


CA – Vamos agora falar de ti, como surgiu a oportunidade de te transferires para a Académica de Coimbra?
BC – Por motivos pessoais vou viver para Coimbra, desta forma foi uma situação que seria lógica, foram feitos alguns contactos e é de enaltecer a forma como o presidente João Rodrigues, me “abriu as portas” para poder representar a Académica. 
CA – Quais os objectivos pessoais para esta aventura na Cidade dos Estudantes?
BC – Só por si a 2ª divisão é um desafio muito mais aliciante, melhores equipas, melhores adversários, já tive oportunidade de treinar na Académica no final da época passada, e o nível dos seniores é elevado. O meu objectivo é trabalhar muito nos treinos, aprender o máximo possível e o mais rápido possível e aproveitar as oportunidades que me forem dadas, de forma a contribuir para o sucesso da Académica.
CA – Pelo que já te foi dado a conhecer na nova equipa, vamos ter uma Académica a lutar para não descer, ou uma Académica calma e tranquila nos lugares de manutenção?
BC – Ainda não tenho conhecimento profundo da equipa, não sei se vão ter muitas saídas ou que entradas vão ter. Sei por experiência própria, das muitas vezes que defrontei a Académica, que é uma equipa que luta sempre para ganhar. O treinador mudou, e certamente que irá fazer tudo para que a manutenção seja “tranquila”.


CA – Como vês o estado actual da modalidade, equipas a desistirem, outras a aparecer, achas que a modalidade está numa fase menos boa, até motivada pelo actual estado económico do país, ou achas que os problemas são outros e estão identificados?
BC – Em primeiro lugar, acho que a Federação deveria reduzir as taxas para os clubes da 3ª divisão, grande parte do planeamento financeiro da época vai para eles. Deveria existir uma reestruturação nos campeonatos, pois as deslocações são dispendiosas. Os clubes vivem uma situação financeira delicada, que está obviamente ligada à conjuntura actual do nosso país. Os patrocínios são cada vez menos, e os clubes são obrigados a fechar portas. De salutar os que mantêm a formação, que é o mais importante! É com bons olhos que vejo a vontade de atletas, como por exemplo, o aparecimento da CP Lisbonense formado por ex-atletas do Odivelas ou em Leiria o AC Sismaria, são exemplos de que é possível manter o hóquei vivo na 3ª Divisão.

  
CA – Bruno resta-me mais uma vez agradecer e fica o espaço à tua disposição para alguma mensagem que queiras deixar aos visitantes do Cartão Azul
BC – Quero agradecer a todos os meus ex-colegas no F.C.Bom-Sucesso, à Direcção, ao meu Ex-Treinador Carlos Pinho que me apoiou bastante a época passada, e espero que, os Visitantes/Leitores do Cartão Azul, possam ler os triunfos e vitórias que a Académica de Coimbra certamente irá ter esta época. O meu Muito Obrigado e os parabéns pela sua contribuição para manter o Hóquei VIVO!!

Fotos: Bruno Cruz

1 comentário:

Anónimo disse...

Grande Capitão do FCB boa sorte para ti, vais triunfar de certeza !! Espero que um dia voltes ...

Jorge