quarta-feira, 27 de março de 2013

LUÍS DUARTE E AS CLÍNICAS DE VERÃO

As Clínicas de Verão de Hóquei em Patins são um projecto que consiste num variado conjunto de atividades desportivas e lúdicas, tendo como principal atividade o Hóquei em Patins. Incentivamos os jovens a participar em cada estágio - com duração de uma semana cada - para a prática desportiva e aperfeiçoamento de diversas técnicas e táticas, em todas as atividades desenvolvidas.


Este verão será realizada a 13ª edição e irá certamente trazer novidades, mas isso iremos saber mais à frente nesta entrevista com um dos organizadores, Prof. Luís Duarte. A mais antiga das Clinicas de Verão em Portugal, atingiu um patamar de excelência devido ao excelente trabalho que tem sido realizado, contando diariamente com a presença de jogadores da I Divisão. Dispõe- de 2 espaços, um exterior e outro interior para a prática do hóquei em patins. Organiza ainda torneios 3x3 e a tudo isto há que juntar a projeção que atingiu além-fronteiras, o que faz com que todos os anos estejam presentes atletas estrangeiros.
CA – Bom dia Luís, obrigado pela tua disponibilidade. Qual o balanço de 12 anos de Clinicas de Verão?
LD – Olá muito bom dia. Mais uma vez muito obrigado pela tua disponibilidade na divulgação a modalidade que AMAMOS. O balanço é claramente muito positivo, pela longevidade desde projeto, que pensamos que é um sucesso para todas as crianças que participam. São 12 anos de convivência com muitas crianças de muitos clubes portugueses e estrangeiros, o que nos faz acreditar que o Hóquei em Patins está VIVO e para durar, com um crescendo de novos atletas e novos valores.
 
Foto: Clínicas de Verão - 2003

CA – Como surgiu a ideia e quais os objetivos que pretendiam com esta iniciativa?
LD – No início foi o de realizar algo que não existia em Portugal, porque no nosso 1º ano mais ninguém as realizou. Os objetivos eram claramente de realizar algo nos tempos em que o Hóquei me Patins estava parado e as crianças estavam sem a atividade que tanto gostam. Como podemos ver, atualmente existem mais pessoas a realizá-los o que é bom para todos.
CA – Como se consegue ter atletas de topo presentes diariamente durante as duas semanas das Clinicas?
LD – A AMIZADE que construímos! Tanto eu como o Carlos Pires, temos laços de amizade com esses atletas, que vão muito para além do Hóquei em Patins, o que se torna muito fácil o convite e a aceitação por parte dos mesmos.
 
Foto: Clínicas de Verão - 2004

CA – Falando em atletas de topo, quantos deles passaram pelas Clinicas enquanto jovens patinadores, sem saberem que viria a atingir patamares elevados, e em que aspeto, as mesmas foram uteis no seu desenvolvimento desportivo?
LD – O João Rodrigues é um dos nomes mais sonantes que passou como atleta nas Clínicas de Verão, mas já era um atleta de eleição. Foi melhorando pela sua forma de estar e conquistando o seu espaço no HP. Atualmente é jogador sénior do Benfica. Existem outros nomes, como Miguel Rocha (Oliveirense), Diogo Alves (Turquel), João Beja (Física), João Souto (Valongo) que também estiveram nas Clínicas de Verão. O Diogo Alves atualmente é um dos coordenadores.
CA – Já podes revelar alguns dos nomes que irão estar presentes na edição deste ano?
LD – Sim, o Ricardo Barreiros do Porto, Gonçalo Alves e o Miguel Rocha da Oliveirense, o Johe, Carlitos e Nélson Ribeiro do Paço de Arcos, o Valter Neves, João Rodrigues e Pedro Henriques do Benfica, André Centeno do Barcelos, Marco Tuga do Turquel, Tiago Resende e Gonçalo Suissas do Candelária e Diogo Lã do Sporting. Estamos a espera de confirmação de mais uns atletas São atletas que têm participado em vários anos, pela amizade que têm pelas crianças e pela organização.
 
Foto: Clínicas de Verão - 2006

CA – Este ano sei que haverá uma série de novidades, entre elas um concurso de livres diretos, queres levantar o véu sobre essas novidades?
LD – É uma novidade sim, pela primeira vez vamos realizar um concurso de livres diretos para alguns dos participantes do 3x3 e alguns convidados. Vai ser uma experiência nova e contamos com os “artistas” para mostrar algo diferente.
CA – Em relação à participação de atletas estrangeiros, que tipo de divulgação é feita lá fora e de que forma as Clinicas de Verão atingiram projeção fora de Portugal?
LD – Atualmente com a internet e o facebook estamos apenas a um click de quem nos quiser contatar, e isso tem acontecido anualmente.
 
Foto: Clínicas de Verão - 2009

CA – A realização de uma Clinica de Verão na Áustria é fruto da projeção deste projeto. Que motivos te levaram a aceitar este desafio, além-fronteiras?
LD – A realização do “Summer Camp” na Áustria é uma parceria entre a Federação Austríaca, o clube Villach e a Federação de Patinagem de Portugal ao qual fui 2 vezes e este ano também irei.
CA – Luís, numa altura em que se vive uma das piores crises económicas que há memória, e em que as famílias veem mensalmente os seus rendimentos serem reduzidos por culpa dos impostos e da inflação, que “ginástica” de marketing e que promoções as Clinicas de Verão irão fazer para atrair os jovens à iniciativa?
LD – Penso que os preços que praticamos são acessíveis e temos sempre presente a situação que o país e as famílias atravessam. Há cerca de 5 anos que não aumentamos os preços. O marketing é realizado pelos próprios atletas participantes, de ano para ano, assim como a ajuda de muitas pessoas e entidades que apoiam este projeto, que tantas alegrias nós dá pela presença de tantos jovens.
 
Foto: Clínicas de Verão - 2012

CA – Para terminar, gostaria mais uma vez a tua disponibilidade para com o Cartão Azul e fica o espaço aberto para alguma mensagem que queiras enviar aos visitantes. Obrigado
LD – Gostaria também de te agradecer pela disponibilidade que tu tens, pela paixão ao HP no divulgar e fazer acreditar que é possível e que esta modalidade tem tudo, para brilhar no nosso país! A participação nas CLÍNICAS DE VERÃO é uma experiência que todos os atletas deveriam realizar, porque é uma atividade que contempla uma grande diversidade de conhecimentos em várias matérias, divertimento e conhecimento para todos os participantes, aliada a uma boa disposição e um convívio saudável entre todos e também o convívio com atletas muito conhecidos. Participa e diverte-te.

Sem comentários: