segunda-feira, 11 de junho de 2007

CLINIC - SPORTING CLUBE TOMAR

A secção juvenil do Sporting Clube de Tomar, continua de vento em popa na divulgação, projecção e dinamização do hóquei em patins, desta feita vai organizar no dia 23 de Junho uma Clínica de hóquei com figuras consagradas da modalidade, Filipe Santos, Edo Bosch, Nelson Filipe (FC Porto), Prof. João Lapo (seleccionador distrital da AP Porto), Luís Carrão e Paulo Beirante. O Cartão Azul mais uma vez viajou até Tomar ao encontro de Carlos Martins, um dos responsáveis pela organização para nos falar do que se vai passar então no pavilhão Jácome Ratton.
CA – Bom dia Martins, parabéns pelo evento e já agora de onde surgiu a ideia?
CM – Bom dia Gavancho, esta ideia para o evento que vamos desenvolver no dia 23 de Junho próximo, surgiu no meio de uma conversa entre seccionistas da formação , com o objectivo de proporcionar aos atletas um dia diferente, onde a componente Hóquei vai estar presente como não poderia deixar de ser, além de outros assuntos que achamos ser importantes e que muitas vezes são esquecidos, como é o caso da nutrição, arbitragem, assuntos que iremos desenvolver neste “Clinic”.
CA – Sendo só um dia de actividade para os atletas, é esta uma experiência piloto, para em anos futuros, se tornar numa clínica á imagem de outras por esse pais fora, com uma semana de actividades e em regime de internato e semi-internato?
CM – È sem dúvida um projecto piloto, este que iremos realizar. A experiência que daqui advier, será de extrema importância para aquilo que temos em ideia poder por em prática daqui a um ano. Não é a 1.ª vez que aqui no Sporting, abordamos esse tema do Clinic durante uma semana, à imagem de outros que neste momento existem de Norte a Sul do País. Basta ver o trabalho, excelente, diga-se, que o Mogas está a efectuar em Santarém neste capítulo. Existe um projecto em embrião, mas como deves calcular, para por em pé um projecto dessa natureza, é necessário muito apoio, tanto humano como material. Provavelmente, se conseguirmos os apoios que iremos solicitar, tanto a entidades oficiais como particulares, teremos dentro de um ano, aqui no Ribatejo Norte, um Clinic durante o mês de Julho, proporcionando aos jovens atletas de toda esta região a possibilidade de desenvolverem as suas aptidões nos mais variados desportos e actividades lúdicas, que pensamos poder proporcionar-lhes.
CA – Como se consegue trazer até á nossa região atletas de topo com o Filipe Santos e o Edo?
CM – Bem, isso é outra história. O Paulo Beirante, é a chave mestra neste projecto. Sem o apoio dele nos contactos efectuados, dificilmente teríamos aqui estes jogadores do FC Porto. Para além de serem um factor, podemos dizer, decisivo para o sucesso deste Clinic, procuramos trazer pessoas que pudessem passar uma imagem de idoneidade, conhecimentos empíricos, e de uma escola de Hóquei com uma imagem forte, como é o caso do Filipe Santos, enquanto atleta ao mais alto nível no Hóquei patinado Português, e o Edo Bosch de uma escola de guarda redes reconhecida a nível internacional, como é a espanhola neste caso. Para além destes dois elementos, iremos ter no Clinic o segundo guarda redes da equipa do FC Porto, o Nelson Filipe, assim como João Lapo, treinador dos juvenis do FC Porto e Seleccionador Distrital da AP Porto em Iniciados.
CA – Fala-me agora em linhas gerais como vai decorrer a Clínica?
CM – Terá inicio por volta das 10 horas e terminará por volta dos 18 horas. Neste período, os atletas irão ser divididos em três grupos, proporcionando assim uma melhor qualidade no trabalho dos técnicos. Durante a manhã e principio da tarde irão alternadamente fazer trabalho de campo, aulas sobre nutricionismo, palestra com os técnicos intervenientes neste Clinic, assim como terão também a possibilidade de conhecerem um pouco melhor o mundo da arbitragem na primeira pessoa, isto porque iremos ter um elemento do CRAPH que irá dissecar com os atletas as várias nuances que compõem a arbitragem. Na parte final deste Clinic, irá realizar-se um mini Torneio entre todos os intervenientes do evento, terminando o mesmo, por volta das 18 horas. Esperamos que no fim desse dia, os atletas que participarem neste evento, saiam do Clinic com conhecimentos novos, tanto na parte do hóquei, como também com melhor conhecimento no aspecto alimentar, e com uma perspectiva diferente sobre a arbitragem e tudo aquilo que envolve o jogo de hóquei.
CA – Obrigado mais uma vez pela disponibilidade e felicidades para a realização da Clínica e se quiseres deixar alguma palavra mais ao visitantes sobre o evento o espaço é teu.
CM – Nós é que mais uma vez agradecemos a disponibilidade que nos proporcionas para a divulgação deste evento, e aproveitamos para lançar o desafio aos jovens atletas que praticam este desporto, que tem tudo a ganhar e nada a perder em participar neste Clinic, pois é uma oportunidade de confraternizar com atletas do mais alto nível neste desporto, assim como adquirirem conhecimentos noutras áreas que não o hóquei, e que muitas vezes são um pouco esquecidas por os intervenientes directos deste desporto. Como aliciante, iremos sortear entre os presentes uma semana de férias no Clinic do Filipe Santos. Como vês, quem quiser aparecer, tem tudo a ganhar em participar neste evento, que esperamos seja um êxito, e o primeiro de muitos que queremos proporcionar aos miúdos que praticam este desporto.

6 comentários:

Anónimo disse...

ouvi dizer, que as inscrições já estão completas, é verdade???

Cartão Azul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cartão Azul disse...

Para o anónimo das 09:26

Será uma informação que poderá confirmar com a organização:
Carlos Martins - 919362526
António Rodrigues - 917041380

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo das 9.26 H, posso informá-lo que as inscrições estão de facto já todas preenchidas.
Pela procura que fomos confrontados, alongamos as incrições que eram inicialmente para 45 atletas, permitindo levar as incrições até aos 60 jovens, dos quais, 16 são guarda redes. Posso também dizer que temos entre os inscritos, atletas da zona de Leiria e Lisboa para além de outros, oriundos de Ourém, Entroncamento, Almeirim,e Santa Cita. Foi de facto surpreendente a adesão a este evento, o que muito nos agradou. Esperamos corresponder da melhor forma a todos aqueles que se inscreveram.Carlos Martins

Anónimo disse...

Atenção que o Guarda-redes do Porto vai la estar um bocado e arranca logo para cima. Disseram isso às pessoas quando se inscreveram?

Francisco Mendes disse...

Quero agradecer ao SC Tomar a realização desta actividade. Sem dúvida que será muito enriquecedora para os jovens que nela participem. Espero, desde já, que tudo corra pelo melhor, e no próximo ano voltem com mais força.
Abraço e continuação do bom trabalho que fazem.