quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

LUÍS SÉNICA - A 1ª ENTREVISTA

«Se recusasse seria cobarde»
Processo demorado o da escolha do novo seleccionador dos seniores. Seis meses depois de demitido Paulo Baptista, eis que o Director Técnico Nacional, Luís Sénica, é anunciado como o sucessor natural. Na primeira entrevista desde que assumiu o cargo, Sénica apresenta as ideias e os objectivos do seu trabalho assim como as explicações para a escolha do seu nome, num processo em que participou: «Seria de uma enorme falta de coragem e de uma grande cobardia se tivesse recusado o convite da direcção.»
Afinal, como surgiu o nome de Luís Sénica como novo seleccionador, se o próprio estava envolvido no processo de escolha?
«Foi-me pedido que apontasse dois nomes, só que a direcção da FPP surgiu com um terceiro: o meu. Fiz o que me competia e como se deve calcular, jamais daria o meu próprio nome. Já tínhamos abordado o Tó Neves para ser ele o seleccionador, mas como se mostrou indisponibilidade, achei que seria cobarde da minha parte se não aceitasse. Segunda escolha? Nunca me senti dessa forma porque já estava dentro da estrutura e não me senti minimizado por isso».
Seria, então, uma inevitabilidade assunção do cargo?
«Não creio, as circunstâncias eram estas. Tinha que estar preparado, por tudo o que aconteceu até hoje, para assumir os seniores».
Luís Sénica recusa falar em mais-valias:
«Não tenho um projecto individual. É colectivo e passa pela ambição e espírito de superação e conquista. É mais importante que a metodologia ou questões técnicas e tácticas. Aqui não há toques mágicos, mas sim uma mescla de trabalho entre várias pessoas, que haja compromisso de grupo.»
Conseguir esse compromisso é tarefa que o novo treinador de Portugal não considera fácil…nem difícil:
«É de grande responsabilidade e vai depender da preparação que se fizer. Porque não resultou no passado? Não queremos traçar paralelismos com técnicos anteriores, até porque os que passaram por mim foram muito profissionais.»
Director Técnico Nacional desde 1999, Luís Sénica tem uma perspectiva critica sobre o estado da modalidade:
«Na metodologia de treino evoluiu muito. Há mais informação e capacidade de análise, mas no resto não andámos tão depressa. É preciso dotar o hóquei de argumentos para rivalizar com outras modalidades.»
“Quem é «convocável»?”
Uma das críticas que surge às convocatórias para os seniores, quando se fala muito de renovação, é a questão d a idade dos jogadores. Afinal, há ou não limite máximo?
«É uma falsa questão, um rótulo que não corresponde à realidade. A idade é um critério acessório, uma vez que um atleta que esteja dentro das premissas exigidas, não tenho problema em convocá-lo, independentemente da sua idade», explica o novo seleccionador nacional, que considera o campeonato português muito competitivo: «O FC Porto ser campeão há seis anos consecutivos não retira entusiasmo à prova. Se o conseguiu é porque manifestou condições de excelência para tal. O mesmo se passa em Espanha com o Barcelona e nem por isso a Ok Liga deixa de ser competitiva.»

Entrevista de Pedro Figueiredo
In Jornal “A Bola”, edição de 08 de Janeiro de 2008

4 comentários:

Anónimo disse...

Além do Tó Neves quem é que apontou mais? Ou só apontou treinadores que não podiam que era para vc ir para o "tacho"?

Anónimo disse...

É a sucessão natural, porque se já treina juvenis e juniores, será a pessoa que poderá pouco a pouco fazer a tão "falada" renovação. Apesar de eu achar que outros nomes antes de Paulo Batista terem feito um optimo trabalho, p.ex José Querido, no enquadramento actual, acho que Luís Sénica foi a escolha acertada.

Alberto Medeiros de Sousa
Carnaxide

Anónimo disse...

Será que esta escolha, não vem no seguimento de outras menos conseguidas, e que nada de novo trouxeram ao panorama hoquista nacional, sejam elas de seniores, juniores, juvenis ou femininos?
Como tal Sr. Alberto, como dizia São Tomé, vamos esperar para ver.

Anónimo disse...

Quem esteve atento á entrevista do p. batista, percebe facilmente que foi falseado por este"amigo"da onça!!!
Dizer que nomeou o to neves,embora já soubesse que este nao aceitava ainda se engole, agora dizer k nao fazia ideia que o seu nome ia ser posto na mesa pela federaçao!!!anda a enganar a quem???
Como é possivel alguem que faz escolhas,auto-nomear-se constantemente,sem que ninguem questione o k ker k seja???
Já k lá está k traga o caneco,pois nao gosto de ver portugal perder,agora o k mete alguma confusao é k antes era um projecto de renovaçao,e agora já é p irem os melhores independentemente da idade!!!Para mim este é o criterio ideal,os melhores na seleçao,tenham k idade tenham,mas para este professo,o k nao era agora passou a ser???
K moral tem este professor,k nao é apreciado no norte,nem plo sul e pelos jogadores entao ,é ouvi-los falar!!!
Haja pacienciA.
jÁ AGORA bOA SORTE,SOU CONTRA ESTA ESCOLHA,MAS NUNCA CONTRA PORTUGAL.