segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ATINGIR O TOPO EM 2014/2015

O Sporting CP que este ano retomou o hóquei sénior, aproveitando o que de bom tem feito nos últimos anos, no que diz respeito aos escalões de formação, acaba o ano como campeão de Inverno da 3ª divisão sul, onde conta por vitórias todos os jogos realizados, 12 jogos, 12 vitórias 133 golos marcados 35 sofridos. Demos um salto até ao Tojal para falar com Gilberto Dias Borges, sobre o regresso da equipa sénior, da chegada do campeão de sub-20 João Silva e ainda sobre o que se vai fazendo nos escalões de formação, projectos, ambições e entre outros temas.
CA – Bom dia Engenheiro, obrigado por nos receber. Até onde vai esta equipa sénior esta época, a demonstrar estas excelentes performances sábado após sábado?
GDB – Bom dia Francisco. Eu é que agradeço este seu contacto e o facto de pretender saber um pouco mais do HP do SCP. Sobre esta pergunta, direi que esta nossa equipa sénior vai pensar semana a semana, trabalhar no sentido de em cada fim de semana obter o melhor resultado, sem olhar ao adversário que o calendário nos ditou. No final faremos as contas e oxalá elas nos sejam favoráveis, em termos de continuação da Formação dos nossos jovens e de êxitos desportivos.


CA – O regresso dos seniores ao Sporting já estava pensado, quando começaram os escalões de formação, ou foi um projecto que ganhou forma consoante os bons resultados iam aparecendo?
GDB – O regresso dos Seniores estava consignado no 1º Projecto da Formação apresentado ao Sporting CP, em Maio de 2005 e que o nosso Clube validou. Esta 1ª fase previa evolução dos escalões até à época 2009/10, altura em que sairiam os nossos primeiros seniores, chamados de raiz. Em Maio de 2010, o nosso Organismo Autónomo teve que apresentar uma proposta  com definição de uma nova fase do Projecto, sustentada em termos financeiros, a qual mereceu a aprovação da Direcção do Sporting CP. De realçar o excelente apoio e suporte do Sr Eng Júlio Rendeiro, Vice-Presidente do Clube e antiga Glória da Modalidade. Afinal, com o rendimento obtido até ao momento, teríamos que dar prossecução a este belo trabalho e não deixar que os nossos activos fossem alimentar outros concorrentes. Havia em todos os nossos Jovens uma indomável vontade de continuar a representar o SCP e afinal eles também estão incorporados nos objectivos deste Projecto.


CA – Olhando para o plantel, a esmagadora maioria dos jogadores são da “cantera”, contando depois com a experiência de mais um ou outro atleta, no entanto Gonçalo Alves tem sido sem dúvida o “elo” mais forte, tendo marcado até ao momento cerca de 80 golos. Podemos dizer que temos um Sporting dependente do Gonçalo Alves?
GDB – Francisco, o HP do SCP não está dependente do Gonçalo Alves e ele já o afirmou, publicamente e por várias vezes, que sem o colectivo, não conseguiria a performance individual que mostra, fruto de uma predestinação para esta Modalidade. Vivemos da chamada “cantera” e todos os nossos Seniores terão que preocupar-se de olhar só para baixo, para os que são hoje Escolares até Juniores e defender o seu lugar. O municiamento far-se-á, como consignado no Projecto, maioritariamente, de baixo para cima. É uma forma diferente de estarmos na Modalidade. E a única que consideramos viável. Acrescentámos algum valor a esta equipa com 2/3 entradas e que foram bem aceites por todos os nossos ex-juniores. Os que vieram, de fora são, sobretudo, Sportinguistas que sempre sonharam envergar esta camisola, de forma graciosa. Somos um grupo Sénior 100% amador.


CA – Ainda no escalão sénior o Sporting venceu o CD Santa Clara por uns expressivos 8-1 na 2ª eliminatória da Taça de Portugal. Estando a equipa Açoriana na 2ª divisão, apesar de esta época muito distante dos bons registos anteriores, podemos dizer que a equipa Leonina tem plantel para disputar a 2ª divisão sem problemas?
GDB – Ninguém pediu a este plantel a subida de divisão, no 1º ano. Apenas que soubessem honrar os pergaminhos do Sporting na Modalidade. Fruto do bom trabalho estamos no topo e superando expectativas. Este é o plantel que temos, com sucessivas promoções de juniores à equipa Sénior o que dá garantias não só de motivação aos jovens como também maior leque de opções, com qualidade. Sobre ter plantel para a II Divisão, estamos atentos e será desta actual base que sairá o nosso futuro. Se não, o que vimos defendendo não faria sentido. Não podemos trair as expectativas destes jovens.


CA – Mudando de assunto, João Silva foi a mais recente contratação, onde irá jogar lado a lado com o Gonçalo Alves nos juniores, e quiçá nos seniores. Ambos os jogadores foram recentemente campeões Europeus de Sub-20, e fizeram parte do cinco ideal no Inter Regiões 2007 que se realizou no Entroncamento. Desse cinco ideal faziam ainda parte o João Souto (FC Porto) e os Benfiquistas Pedro Vaz e João Coelho (gr), sendo estes dois últimos “vizinhos” ainda vamos ver o Sporting a tentar ter nas suas fileiras quatro jogadores do cinco ideal do Inter Regiões, três dos quais campeões Sub-20?
GDB – O João Silva esteve nas nossas cogitações há algum tempo e apenas agora se confirmou esta aderência ao nosso Grupo. Trata-se de um jovem ambicioso, com enorme potencialidade e que o Sporting tratará de adaptar ao seu modelo. Queremos fazer do João Silva um grande Homem para a Vida e moldar as suas características técnicas e natas ao nosso modelo e grupo. Para já está-se a integrar muito bem pois aqui ele tem muitos amigos e colegas das Selecções Jovens.  Sobre o congregar nas nossas fileiras os restantes elementos, neste momento, não faz sentido face ao plantel que temos em Juniores e respeitamos os nossos concorrentes. Eles também deverão estar fortes para sermos também mais fortes e aumentar a competitividade.


CA – Como está a correr a época a nível dos escalões de formação, e quais os objectivos para a presente época?
GDB – Estamos com veia de vencedores, como é nossa praxe. Em Escolares a percorrer o caminho do crescimento. Em Infantis, Iniciados, juvenis e juniores a garantia da disputa do Nacional Maior, mas antes disso a corrida aos títulos distritais. Estamos a melhorar de ano para ano a nossa performance.
CA – Quantos jovens estão actualmente, ou melhor praticam hóquei em patins no Sporting?
GDB – Cerca de 100 jovens, incluindo a iniciação.


CA – Com este numero de patinadores, e com equipas a disputar todos os escalões, o montante financeiro envolvido deve ser elevado. Como é que se consegue fazer face a essas despesas? Através de patrocinadores, e da quotização ou a Instituição Sporting CP também financia a secção?
GDB – Este Organismo é totalmente Autónomo em termos de sustentabilidade financeira e dependemos em 22% da formação, a qual é paga até Juvenis. Aqui uma palavra de apreço e de elevação para os Pais que também contribuem na formação, como o fariam se os seus filhos praticassem uma outra modalidade desportiva qualquer. O remanescente vem dos nossos Patrocinadores, que felizmente estão fidelizados, muito por fruto das boas prestações de ano para ano. Há retorno e isso é importante. A imagem Sporting “vende” como a de outro grande, em Portugal. Do Sporting CP recebemos o apoio Institucional, logístico, jurídico e a nível dos equipamentos oficiais, como em qualquer outra modalidade do Clube.
CA – Desde o inicio deste projecto, o Sporting tem vindo a “coleccionar” títulos nacionais e regionais, e a voltar a ganhar protagonismo no que concerne aos escalões de formação. O que podemos esperar a curto, médio prazo para o hóquei Leonino?
GDB – Este Projecto já deu 3 títulos nacionais ao Sporting CP em Infantis (2005), Iniciados(2008) e Juvenis (2010). Já demos ao SCP Campeões Europeus de Juvenis e este ano de Juniores, coisa que não ocorria desde a década 90. Temos nos Juvenis e Juniores grandes campeões nacionais nas 3 categorias ( Diogo Neves, Pedro Delgado, Pedro Pimenta, Gonçalo Alves, Daniel Real, Zé Diogo Macedo, J Paulo Candeias, Victor Hugo, Pedro Rosa) o que significa que estão connosco desde início e ainda vários Campeões Europeus ( Gonçalo Alves , Pedro Delgado, André Pimenta, e agora João Silva ). Há ainda a referir o Vice Campeão Europeu  em 2010 – Diogo Neves. Valores como Diogo Tocha, Diogo Fernandes, Bernardo Silva são também campeões Nacionais nesta nossa Família. Em termos de Títulos distritais coleccionamos troféus em todos os escalões, excepto juniores mas estamos a tempo. Histórico foi o título Nacional de Juvenis, em 2010, único que faltava ao SCP em todo o seu curriculum e ainda o de Escolares, conseguido também em 2010, de forma espectacular com 26 vitórias consecutivas e 399-74. Do ponto de vista de Selecções Distritais temos municiado esses grupos de trabalho todos os anos, de forma significativa, como sabe.
CA – Começamos pelos seniores e acabamos com os seniores. A 1ª divisão para quando? E o titulo nacional?
GDB – Vamos fazendo o nosso caminho caminhando e a passo certo. O objectivo é atingir o topo em 2014/15, mas os rapazes parece que pretendem antecipar, facto que nos criará ainda mais responsabilidades e motivação acrescidas. Deles dependerá o futuro do HP do SCP. Os títulos conseguem-se no momento certo e o timing obviamente que pertence ao que formos conseguindo na nossa evolução. Em 1º lugar há que garantir a primeira posição na III Divisão Sul e depois passaremos ao passo seguinte.


CA – Com a qualidade de Gonçalo Alves reconhecida por todos os agentes e amantes da modalidade, pela excelente época que está a realizar, não teme que o futuro do Gonçalo não passe pelo Sporting?
GDB – O futuro do Gonçalo Alves, usando as suas palavras públicas, na Comunicação Social, escrita e televisiva, parece passar pelo Sporting CP. Ele deseja participar neste Grupo que quer devolver o SCP à I Divisão Nacional. E é objectivo conjunto. Ele como os seus colegas assim o querem e respeitamos esta ambição colectiva. Ninguém é dono de ninguém, mas devo dizer-lhe que o Gonçalo Alves é um miúdo já muito crescido e com humildade que só não transparece para fora como muita gente pensa, porque não o conhecem pessoalmente. Tem uma família ponderada e que o sabe aconselhar. Como digo a todos, primeiro a escola porque o valor, quando existe, não se perde até aos 23-24 anos. Hoje em dia, infelizmente, o Hóquei em patins, não dá dinheiro para a pessoa pensar que pode viver desta profissão. Aquela máxima de “arranja-me um emprego”, volta a fazer sentido e aqui lembro-me dos meus amigos Chana e Sobrinho que ainda hoje mantém os empregos conseguidos pelo Sporting CP há 33 anos. E como sabe, foram duas figuras máximas do HP Nacional e que ganharam interna e externamente tudo o que havia para ganhar. Para Atletas com estatuto de Alta Competição e nos tempos difíceis que passamos,a nível Universal,  é impensável fazer do hóquei uma profissão de subsistência pessoal e familiar.
 CA – Para terminar resta-me agradecer a disponibilidade e fica o espaço aberto à sua disposição para dizer o que achar por bem aos visitantes deste espaço. Um abraço e votos de Boas Festas para si e para os Familiares e Amigos e claro saudações Leoninas.
GDB – Francisco, Boas Festas para si, para todos os visitantes deste excelente meio de comunicação e informação hoquístico. E que todos saibamos levar esta Modalidade a bom porto, usando um espírito construtivo. E mais uma vez obrigado, em meu nome e em nome do hóquei do SCP, pela oportunidade que nos deu em podermos compartilhar aqui um pouco do que somos e do que fazemos. Na história ficarão os feitos conseguidos.

Fotos: Blog "Juve Hóquei", Blog "Ok4ever" e João Pedro Vaz

5 comentários:

TELLES MENESES disse...

Aqui está uma entrevista ponderada e pensada. O hóquei em patins precisa de pessoas assim e de direcções que pensem com os pés na terra. Do nada e de forma independente estão a conseguir subir na qualidade das equipas e de forma sólida. De louvar este esforço e fico contente com este regresso do Sporting embora eu não seja simpatizante do Clube mas sou-o da Modalidade. O hóquei do Sporting faz muita falta. Sobre os bons valores que estão no Sporting haverá que protegê-los e acho que com a forma como trabalham e com os objectivos que apresentam, os atletas não abandonam facilmente. Parabéns pelo que estão a fazer pela Modalidade e com poucos meios segundo sei.

A. Telles Meneses

Anónimo disse...

O meu Sporting parece caminhar a passos largos para voltar à ribalta e é de pequenino que se começa. Gostei da entrevista e vê-se que se fala de coisas que se sabe e como se fazem e devem fazer.

OAZ.2009 disse...

Como amante da Modalidade,como simpatizante do SCP, e como ex dirigente do QUIM ZÉ,quando da sua passagem pela UDO,quero aqui deixar uma palavra de incentivo e de parabéns pelo grande trabalho que estão a realizar no Sporting.
Força Sporting.
Força Quim Zé.

Anónimo disse...

um abraço para o eng gilberto do ribatejo

Anónimo disse...

Aqui há paixão e o nosso Clube deveria estar mais envolvido porque o trabalho de base está feito. Acho que devem continuar a trabalhar porque não deve tardar muito. Força e para a frente é o caminho