terça-feira, 11 de janeiro de 2011

GCO ENTRA COM O PATIM ESQUERDO EM 2011


No primeiro jogo do ano (última jornada da primeira volta) o Ginásio Clube de Odivelas recebia no seu Pavilhão a formação da Académica de Coimbra, equipa que se encontrava em 4º lugar com 19 pontos (mais 4 que a formação de Odivelas) e que detém o melhor ataque da prova e uma das melhores defesas, para alem de contar com jogadores nas suas fileiras que desequilibram qualquer jogo.
Os jogadores do GC Odivelas estavam precavidos e iniciaram o jogo na expectativa, aguardando que a formação que viajou de Coimbra tomasse "conta" do jogo, mas não foi isso que se passou e os primeiros 5 minutos de jogo foram muito enfadonhos. Após este período inicial em que os da casa davam a iniciativa de jogo aos visitantes, o GC Odivelas entrou na partida e a história começou a mudar.
Aos poucos o perigo ia aparecendo junto da baliza do Guarda Redes de Coimbra, que ia começando a brilhar aos poucos entre os postes enquanto os seus colegas se limitavam a tentar lançar alguns contra ataques que eram facilmente travados ora pela defensiva Odivelense ora pelo Guarda Redes da casa. Pelo meio e sem que demonstra-se um critério uniforme o Arbitro da partida ia assinalando faltas de equipa contra os da casa (a formação de Coimbra apenas foi assinalada uma falta de equipa quando faltavam 5 minutos para o fim, mas no decorrer do jogo houveram situações IGUAIS em que para um lado foi assinalada falta de equipa, mas para o outro não). Apesar dessa condicionante o GC Odivelas dominava o jogo e criava várias situações de perigo e dava oportunidade ao Guarda Redes forasteiro de brilhar (diga-se que fez uma exibição notável apenas não parando o quase impossível) mas não conseguia materializar em golos as várias situações  e isso fez com que os níveis de ansiedade começassem a subir em flecha para os lados do GC Odivelas.
Quando faltavam apenas 3 minutos para o fim da primeira parte e após um power play a favor da AA Coimbra, o GC Odivelas inaugura o marcador, numa da enumeras jogadas que dispôs de 3x2 com Ricardo Nunes a rematar a entrada da área e a bater pela primeira vez o guarda redes visitante. Os nervos acalmaram, mas a falta de pontaria dos da casa iria predominar o resto do encontro.


Na segunda parte, a formação da AA Coimbra veio disposta a jogar mais e isso foi evidente logo nos minutos iniciais, com pressão alta e mais remates, o que fazia com que a formação de Odivelas tivesse que estar mais atenta defensivamente. Passados 5 minutos de jogo da segunda parte, é assinalada a 10ª falta (falta escusada de um jogador local) ao GC Odivelas e na conversão o jogador nº 4 não deu qualquer hipóteses a Tiago Marques e empatou a partida. O GC Odivelas acusou em demasia o golo e disso se aproveitou a formação forasteira para aos poucos ir aumentando a vantagem, chegando aos 4-1 quando faltavam 13 minutos para o fim da partida.
Nesta altura o GC Odivelas esboçou uma reacção, reduzindo a diferença na marcação de um Livre Directo por Ricardo Nunes, já depois de ter desperdiçado várias ocasiões flagrantes de golo, para de seguida a AA Coimbra voltar a colocar a diferença de 3 golos no placar. O jogo caminhava a passos largos para o fim, não sem antes o GC Odivelas voltar a renascer das cinzas e num rasgo de força e querer reduzir para a diferença mínima, mas as forças já não abundavam para os lados dos da casa e o resultado não sofreu mais alterações até ao fim.
A formação do GC Odivelas saiu derrotada num jogo onde apenas se pode queixar da falta de eficácia dos seus jogadores, apesar do trabalho do arbitro não ter sido o mais correcto e ter tomado uma decisão que influenciou o resultado, mas se o GC Odivelas têm concretizado metade das oportunidades criadas tinha vergado a AA Coimbra a uma derrota, apesar do erro.
A que levantar a cabeça, corrigir os erros, treinar as situações de finalização e lutar já no próximo Sábado na Lourinhã pela vitória.

NOTA POSITIVA: Para a prestação do Guarda Redes da AA Coimbra;

NOTA NEGATIVA : Para as inúmeras oportunidades falhadas pelo GC Odivelas, inclusive dois penaltys e um livre directo e para a atitude já recorrente do senhor João Duarte (CRAHP de Lisboa) que teima em querer ser o protagonista do espectáculo quando deveria passar despercebido, mas enfim as atitudes ficam para quem as têm...
Pelo GC Odivelas alinharam e marcaram :

5 Inicial : Tiago Marques (GR); João Rocha; Hugo Alcobia; Pedro Gomes e André Costa (1)
Jogaram Ainda : António Saraiva (1); Ricardo Nunes (2); João Montez e Rui Chorincas
Não utilizado: Paulo Nunes (GR)

Pode ver/rever o jogo aqui : GCOTV

Crónica: Paulo Nunes

4 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde

Sr. Gavancho, gostaria de saber porque razão não publica a crónica dos outros clubes do ribatejo.

Obrigado e parabéns pelo espaço

Luís Ribeiro da Silva

Cartão Azul disse...

Caro Sr. Luís Ribeira da Silva

Em primeiro lugar obrigado pelas suas palavras, em relação à sua pergunta, posso dizer-lhe que sendo o Cartão Azul um projecto unipessoal e que mais tarde ou mais cedo terá tendência para acabar, o mesmo vive para além da minha carolice do contributo impagável de colaboradores como é o caso do Paulo Nunes (Odivelas) do António Sirgado (SC Tomar) do Carlos Emídio Martins (SC Tomar-camadas jovens e hóquei regional) Carlos Clemente (JO) entre outros que me vão fazendo chegar as suas crónicas, e outros que vou retirando de sites de referência como o Clube União Micaelense (Pedro Jorge Cabral), Mundo do Hóquei (Nelson Alves), HC Turquel (Catarina Maria), Best Hóquei (Tiago) entre outros como os Amigos do Hóquei, Hóquei para Todos, etc e perdoem-me os que não mencionei, mas eles sabem que agradeço sinceramente a sua colaboração.
Posso referir também que na passada época e inicio desta tive a colaboração, a qual tive o prazer de agradecer pessoalmente, do Nunão nos jogos do Santa Cita, mas por motivos alheios à sua pessoa, ele deixou de me as enviar, motivo que compreendo e respeito.

É assim Sr. Luís como vê, faço o que posso e mesmo assim sempre com o apoio das pessoas/sites que mencionei anteriormente, pois sem elas a informação seria muito mais escassa.

Espero que tenha ficado esclarecido

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

Esclarecidíssimo.

Luís Ribeiro da Silva

Anónimo disse...

Para quem viu o jogo fica com a nitida sensação que o Odivelas não ganhou o jogo porque o seu treinador não foi capaz ou não teve a coragem de substituir o Guarda- Redes, que na 2º parte tudo o que vinha do lado esquerdo entrava. Por vezes devemos ser "atrevidos".
Para quem escreve a crónica acho que deveria de realçar na nota positiva o bom jogo feito pelo nº 36 do Odivelas, sem duvida o melhor jogador em campo ( comentário feito várias vezes nas bancadas)
É só isto.