segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Afinal o Pai Natal chama-se António"


Andei tantos anos enganado, quando era pequeno pensei que o Pai Natal vinha na noite de consoada descia pela chaminé e deixava as prendas no sapatinho, fui crescendo e comecei a ver no Pai Natal a figura que pensava conhecer até sábado passado, ou seja um homenzinho com cara de bonacheirão de barbas brancas e vestido de vermelho, habitante da Lapónia e que saia num trenó puxado por renas para distribuir prendas por este mundo fora, estava redondamente enganado…..as voltas que o mundo dá, aquela figura mítica de barrete vermelho com um pompom branco chamado Nicolau, afinal não é o verdadeiro Pai Natal, o verdadeiro Pai Natal não está na Lapónia nem se chama Nicolau, está no Pavilhão Albano Mateus no Entroncamento e chama-se António, pude comprová-lo no sábado no decorrer do jogo de seniores União FE contra o Vasco da Gama de Sines. Afinal a função é a mesma do Nicolau dar prendas e agradar a quem vem de longe, tais Reis Magos guiados pela a estrelinha não da sorte, mas da bondade do António, só que este ao invés do Nicolau, dá dois tipos de presentes, os bons e os maus, os bons esses foram para Sines (3 pontos no saco e um pulo na tabela classificativa), os maus ficaram para os adeptos e simpatizantes Unionistas e o pior deles todos ficou para o guarda-redes, pois um presente deste tipo deita abaixo psicologicamente qualquer comum mortal.
Bem podem dizer que quem sabe o que se passa na oficina é o Pai Natal, ele atribui as tarefas aos duendes que trabalham toda a semana consigo, consoante o seu desempenho semanal, mas fica a duvida, os duendes que tão bem jogaram na ultima jornada e tiveram um desempenho a rondar o muito bom (faltou uma pontinha de sorte) para pontuar, não mereciam ser recompensados e iniciaram a tarefa desde o inicio, e se um dos duendes necessita de minutos para ganhar rotina, forma e experiência, não seria mais lógico dar-lhe esses minutos após o resultado estar seguro, e não atirá-lo ás feras e deixá-lo ligado ao resultado do jogo. Agora pode dizer-se que afinal foi um dia mau, e que os árbitros fizeram um mau trabalho e blá, blá, blá, mas na realidade a bondade do António e desculpem, um pouco de desprezo pelo adversário, resultaram em 15 minutos de avanço para os de Sines e 4 golos sem resposta que condicionaram e sentenciaram o jogo. Ficou esta prenda de Natal atrasada é verdade, mas muito a tempo para quem de Sines nos visitou, só espero que tamanha bondade não venha a fazer falta nas contas finais, mas tenho fé que essa mesma bondade tenha servido de exemplo e seja qual for a terra que nos visite que seja respeitada da mesma forma estejam em primeiro estejam em ultimo nesta caminhada da manutenção.

32 comentários:

Anónimo disse...

Gostei do texto, sem ferir susceptibilidades, põe o dedo na ferida, e está engraçado, ainda por cima escrito por um sócio. Ainda há gente com imaginação.

Anónimo disse...

Ganda maluco, cada vez acredito, que estás mais na mesma, será que ainda bebes umas minis Sagres? Não conheço a realidade do clube que falas nem das pessoas em si, mas que está muito giro, está. Qualquer dia ainda escreves um livro. Um abração e vê se tens tempo para uma almoçarada.

Anónimo disse...

Afinal que animal é este do Paparuco? Bem podia mudar o nome do post e em vez de Paparuco - O Comentador, por "A trupe detrás da baliza" pois falam, falam mas não os vejo a fazer nada, aliás até vejo antes dos jogos, nos intervalos e no final a beber uns canecos e a disparar em todas as direcções

Anónimo disse...

Sr. Gavancho,

Parece que alguém já ficou sentido com o seu texto, que por sinal até está bastante interessante

Conta tudo o que aconteceu no pavilhão de uma maneira muito imaginativa.

E agora deixe estes "Paparucos" que enfiaram a carapuça falar

Anónimo disse...

Em relação a esta pequena crítica so tenho a dizer isto..."Falar dos outros é fácil agora de nós?"

Anónimo disse...

"A trupe detrás da baliza"

Se calhar são essas pessoas que fazem falta ao clube, pessoas que prescindiram da sua vida particular e por vezes profissional em prol do União, pessoas que passaram anos a levar o nome do clube aos mais diversos sítios, e onde o mesmo era respeitado e em particular os atletas, fruto de uma boa educação e saberem respeitar os adversários, agora em certos casos privilegia-se a indisciplina e premeia-se a mesma. Tente Sr. Outro sócio do União, saber porque razão essas pessoas deixaram de colaborar com o clube como seccionistas, etc, se calhar porque viram que o rumo que foi tomado não é o mais correcto, e que as pessoas que mais destabilizam e nada fazem em prol do mesmo, são aqueles a quem lhes é dado mais valor. Para terminar resta-me dizer, deixe "A trupe detrás da baliza" em paz, pois de uma coisa pode ter a certeza, quando essas pessoas, abandonarem o clube, deixando-o com “uma mão atrás outra á frente” a "A trupe detrás da baliza" estará lá para devolver o clube ao lugar que é seu por direito.

Anónimo disse...

Andam aí alguns verdadeiros artistas que estão muito preocupados com a "trupe atrás da baliza" ainda não deram ao União o k essa trupe já deu;bebem uns canecos é verdade mas alguns que por lá andam nem para isso prestam,são bons sim a prestarem vassalagem porque têm duas caras, como disse o "sorrindo ás dificuldades" vejam os amigos que esta trupe tem por todo o lado por onde passa.

Unknown disse...

Meu amigo estou a ver que afinal isto mexe. Quanto mais criticas melhor. Como o outro dizia o que interessa é q falem. Mal ou bem não interessa... falem. E este blog pelos vistos mexe com as pessoas. PARABÉNS. Saudações JG

Anónimo disse...

Bom dia, em primeiro lugar gostaria de felicitar o autor do texto, está no mínimo excelente, em segundo lugar como o Sr. João disse no comentário das 23:13, interessa é falar, porque prova que o clube está vivo.
Gostaria de deixar aqui a minha modesta colaboração e dizer que pelo que tenho visto e ouvido afinal existem dois Pais Natais, ou seja o António e outro no conselho Administrativo da Oficina, ou seja com funções de chefia, porque também distribui presentes e segundo parece a prenda maior está para ser atribuída lá para os princípios de Fevereiro, e é nada mais nada menos que uma viagem há Madeira para um atleta do clube. Sendo assim poderia pôr-se esta fábula em termos de Walt Disney e chamar-lhe “O Aprendiz de Feiticeiro”, mas já que o autor enveredou pelo Natal, e já que a bondade é tanta para os lados do União que tal mudar o nome do Pavilhão e em vez de ser “Albano Mateus” poderia ser “Lapónia Skater Center”, ou então “Santa Claus Arena”, fica o repto aos sócios.

Um sócio que não vê o jogo ao pé da “trupe detrás da baliza”, mas concorda e apoia a trute a 100%

Anónimo disse...

Afinal quem é essa "trupe detrás da baliza"?

Anónimo disse...

dah!

Anónimo disse...

Em vez de reeditar a claque "Alvi-negra", que tal criar a claque "Trupe detrás da baliza", pelo menos sempre incentivam a equipa.

Anónimo disse...

Não é preciso.Assim está muito bom.

Anónimo disse...

À ganda Paparuco assim é que é falar. Quem diz a verdade não merece castigo. Em relação ao outro sócio do união se quiser no próximo jogo em casa está convidado para o petisco, já que tanto o incomóda. Assim fala-se cara a cara em vez de mandar bocas anónimas. Para finalizar e como faço parte da trupe, tomara muitos gostarem tanto do clube como a trupe.

Anónimo disse...

Concordo com o "kaly"

Anónimo disse...

com amigos assim, quem precisa de inimigos?

Anónimo disse...

e se comentassem as acções do treinador... que é ao que me parece o propósito deste post em vez de mandarem bocas uns aos outros??? Msm que n seja esse o propósito do post parece m que é um bom assunto a debater...
Tal como diz lá os jogadores treinam com o pai natal toda a semana... mas pelo o que me chega aos ouvidos, trabalham ou os treinos são aapenas um passar de tempo? onde não se aprende nem tácticas, nem jogadas, enfim onde não se aprende hóquei! E o facto dos jogos nunca começarem com a mesma equipa?
Como é que se consegue criar uma equipa forte assim?
E em relação aos jogadores??? Os mais utilizados são realmente aquilo que se precisa? Nomeadamente o Capitolino? Pois já que o António é o pai natal pk n lhe oferece uma bola só pa ele e o deixa sozinho em casa a brincar com a bola, que é o que ele faz no campo. Ou entao k tal actuar devidamente e ensiná-lo que hoquei é uum jogo em equipa! Porque é k em Sintra o Mendes não jogou mas com o Vasco da Gama foi titular?
E o Tiago que é normalmente usado quando é necessário segurar a bola ou vencer o jogo n entrou desta vez? E o Noronha que tem sp um papel fundamental lá dentro? Porque deixar lá dentro jogadores que na 2ª parete estavam mais preocupados em discutir com os árbitos e andar à cacetada em vez de ter a frieza de fazer substituições?
Sr. Pai Natal António... Admitir os erros não é apenas dizer "eu errei" é principalmente mudar aquilo que errou. Só assim se cresce!

Anónimo disse...

O Noronha lesionou-se no aquecimento

Anónimo disse...

Não me diga Sr. anónimo das 09:11, que o Tiago também se lesionou no aquecimento. Se calhar são estas as prendas más que Pai Natal distribui como diz o Paparuco.
Bom fim de semana

Anónimo disse...

Só constatei um facto, que soube depois do jogO: o Noronha lesionou-se no aquecimento. Não estou nem contra nem a favor de ninguem.Pois em relação ao Tiago não sei.

Anónimo disse...

Acredito que sim, mas as "invenções" são tantas, e os pontos cada vez menos, que dá a sensação que as substituições não são efectuadas apenas porque o treinador não quer, e já que o Noronha estava lesionado teria havido necessidade de ficar o jogo no banco, está lesionado, desequipa-se e pronto, não cria falsas expectativas aos sócios e adeptos, ou será que o treinador utilizou uma jogada "psicologica" para intimidar o adversário. Se calhar não, tal foram os "brindes"

Anónimo disse...

Se foi o treinador ou quem quer que seja errou eu não sei, até porque não passo de um adepto curioso nesta matéria.

Mas também estou triste com a prestação da equipa naquele jogo.

Apesar disso, partindo do princípio que foi mesmo o homem que errou, pergunto se as pessoas que o estão aqui a tentar crucificar nunca erraram na vida ou na vossa profissão?

E às vezes não foram erros que se revelaram mais que óbvios?

Mais, pergunto quais foram os erros cometidos contra o Paço de Arcos?

E contra o Nafarros?

E contra o Boliqueime?

De uma vez por todas, se somos realmente melhores e mais competentes, então vamos assumir essa qualidade para ajudar activamente o clube, por exemplo candidatando-nos à direcção, ou ajudando na área da formação, etc. Há tantas áreas onde podemos ajudar!

Se preferirmos ter uma atitude passiva e não quisermos ou não pudermos apoiar o clube e as pessoas que o dirigem, evitemos vir para aqui tentar “afundar” o trabalho que está a ser feito, mesmo que nos pareça que é mau, e deixemos essas críticas para as fazermos nos locais e ocasiões próprias, por exemplo nas assembleias gerais.

E não tenham dúvida que também estou desapontado com o que a equipa tem produzido nos últimos jogos, mas de certeza que aquilo que se tem dito aqui não lhe traz benefícios nenhuns.

Nem ao clube.

Se acham que têm competência para isso, e acredito que a possam ter, porque não tentam chegar à fala com o treinador e expor-lhe civilizadamente a vossa opinião e a vossa visão dos problemas?

Peço-vos é uma coisa.

Vamos apoiar a equipa para que consiga atingir o verdadeiro objectivo, que é a manutenção na 2ª divisão.

Por exemplo, vamos amanhã ao ringue do Campo de Ourique dizer que estamos com a equipa.

Força UFE!!!

Luís Brízida

Anónimo disse...

Sr Luis Brizida, é mais fácil falar como anonimo, ou inventar historias do Pai Natal, do que na cara das pessoas, pois ai os argumentos são ZERO. O que se passa aqui são mais meia duzia de treinadores de bancada e de trupes, que pensam que percebem alguma coisa disto ou que fizeram muitas coisas pelo clube.
Ir ás assembleias? apoiar a equipa?Ajudar na formação? concorrer á direcção????? Tenho até muitas duvidas que a maior parte seja sequer socio do clube.
Isso é para os outros, para estes senhores é preciso é dizer umas larachas, escrever uns textos natalicios e mandar abaixo tudo e todos.
Força UFE, os verdadeiros sócios estão contigo.

Sócio de prata do UFE

Anónimo disse...

Pelo que me contam não é possivel chegar a uma conversa civilizada com o treinador... pelo menos pela parte dos jogadores é isso k eles sentem.
Talvez devessem perguntar-lhes a eles, aqueles que se esforçam o k eles sentem!

Francisco Gavancho disse...

Pois Sr. Sócio de prata do UFE, falar com um "nick", também é muito fácil, porque Sócios com emblema de Prata no União há muitos, e o Sr. além de pagar as quotas o que já fez pelo clube? Eu escrevi a história do Pai Natal como lhe chama, eu faço parte da "trupe detrás da baliza", eu por exemplo fui o primeiro a criticar "cara a cara" neste caso com o Hugo Lagos, director do clube quando nenhum director se dignou a acompanhar o João Capitolino na ambulância no jogo em que se lesionou, eu como muitos da "trupe detrás da baliza" colaboramos anos a fio com o clube e com as camadas de formação do mesmo, organizamos torneios nacionais e internacionais, disputados no pavilhão Albano Mateus, arranjamos verbas para o clube, doamos certos equipamentos que ainda continuam ao serviço do mesmo, estamos lá sábados e domingos uns após os outros a apoiar todos os escalões sejam os jogos no União, sejam no Pavilhão Municipal, seja fora, dá-mos a cara pelo clube e defendemo-lo, mas também somos os primeiros a dizer frontalmente o que está mal. Portanto Sr. Sócio de prata se o texto natalício lhe fez "azia", tem bom remédio, há comprimidos para isso, agora se calhar já ficou a conhecer um pouco mais da trupe e teremos muito prazer em recebe-lo ao pé de nós para ver os jogos ao nosso lado, atrás da baliza. Tenha um bom fim-de-semana.

Para terminar os meus parabéns ao Sr. Luís Brizida pela frontalidade e pela dedicação ao clube.
Viva o União

Francisco Gavancho
Sócio nº 1756

Anónimo disse...

Sr Gavancho, sendo eu socio de prata, voce acha que eu não vos conheço a todos, sei muito bem aquilo que fizeram, mas antes de entrarem no clube já eu lá estava á muitos anos e dei mais anos da minha vida ao clube do que o senhor.
Que a direcção do UFE não está a ter uma prestação meritório(se é que está a ter alguma prestação) é um facto, agora não misture os atletas e a sua equipa tecnica no mesmo saco.
Já que tem tanto jeito para escrever "textos", porque não ajudar o blog oficial do clube a divulgar as modalidades do mesmo, pois como esta só parece que tem Benjamins e Seniores, sempre fazia alguma coisa de util pelo seu clube em vez de ainda acreditar em contos de crianças.

Socio de prata do UFE

PS: Não se preocupe com a minha azia, porque eu não a tenho, mas posso-lhe emprestar alguns kompensans pois parece-me que gastou a sua caixa toda.

Anónimo disse...

Parabéns sr.sócio de prata, é sinal que já é sócio do união á muitos anos, e se deu muito ao clube mais uma vez os meus parabéns,e se calhar gente como o senhor faz falta ao união,concordo plenamente consigo quando diz que a direcção não está a ter nenhuma prestação,mas ainda não li que os atletas eram misturados no saco da equipa técnica,porque se calhar esta equipa técnica comunga da mesma opinião da direcção....gerir o clube á Pinto da Costa......mas nunca se esqueçam esses senhores que o clube é dos sócios, eles passam e o clube fica mais aqueles que gostam do União..

Tolinhas

Francisco Gavancho disse...

Sr. Sócio de prata, permita-me salientar alguns pontos do seu comentário:

1. Acha que eu ao fim deste tempo todo ainda acredito no "Pai Natal"? Mas no entanto acredito que um determinado numero da população nacional tem dificuldades na interpretação da língua portuguesa, porque o tal texto natalício, fala única e exclusivamente da tal figura mítica que eu pensava que se chamava Nicolau e afinal chama-se António, não fala de jogadores, alguns dos quais tive o prazer de acompanhar desde Infantis, portanto logo aí o Sr. confunde um pouco as coisas.
2. Se deu mais tempo da sua vida ao clube do que eu, fez exactamente o que um sócio deve fazer, colaborar activamente na vida do clube.
3. Em relação á direcção partilhamos da mesma opinião
4. Em relação ao ter jeito, ou não para escrever “textos”, o projecto Cartão Azul parte única e exclusivamente da necessidade de se divulgar uma modalidade que pouco a pouco vai perdendo o lugar que é seu por direito.
5. Quanto ao colaborar, ou não no Blog oficial do clube, a minha opinião é que um clube da projecção do União deve ter um site oficial onde se possa aceder á história do clube, aos resultados, ás modalidades enfim á vida clubista, e não um blog que apesar do respeito que nutro por quem o administra apenas divulga os benjamins e os seniores.
6. Quanto ao acreditar ou não em contos de crianças tudo vai da maneira de ser e estar na vida e até posso dizer que me orgulho de ser um dos muitos que já teve o prazer de ler a “saga” de Harry Potter, e toneladas de livros de banda desenhada, sabe mentes abertas e receptivas ao todo o género de informação que felizmente podemos aceder.
7. Para finalizar, pode guardar religiosamente os “Kompensans” porque eu felizmente não necessito, e quando tal for necessário acho que “Rennie” é mais adequado, porque segundo os especialistas não atacam as células que nos ajudam a pensar e a dar a cara, ao passo que o outro químico por muito eficaz que seja deixa sempre as pessoas escondidas atrás de um pseudónimo.

Anónimo disse...

Apenas um esclarecimento:
O Blog do clube foi criado pelo Hugo Lagos, que posteriormente pediu às varias pessoas das diversas secções que divulgassem as suas modalidades e actualizassem os resultados dos jogos no caso do Hóquei em Patins. Sei que existem 7,8 pessoas autorizadas para aceder ao blog do União (Patinagem, Hóquei e Karaté). Eu limito-me a fazer aquilo que me pediram, visto ser o treinador dos Benjamins e preparador físico dos seniores. Em relação ao resto apenos escrevo,ou quando assisto ao jogo, ou quando me fazem chegar informação. Existem espalhadas pelo pavilhão inúmeras folhas com o meu mail a pedir resultados, informaões, fotos, etc. Eu é que não posso chegar a todas nem inventar. Um grande abraço a todos os verdadeiros Unionistas e já agora mandem ao menos os resultados, que eu não deixarei de os publicar.
Cajé

Anónimo disse...

Alguns elementos da trupe detrás da baliza compareceram ontem no jogo de juniores e vi por lá umas caras novas, será que são novos elementos? Sábado se verá!

Anónimo disse...

Mas porque é que será que a trupe é tão falada? Quem quiser pode-se juntar, não existe nenhum tipo de selecção. Até era engraçado conseguirmos encher aquele topo todo. E assim até nos conheciamos todos e não perdiamos tanto tempo a escrever m.... sem jeito nenhum, principalmente aqueles que não têm a coragem de se identificar.

Anónimo disse...

Deixem lá os HOMENS.Não fazem mal a nínguem.