quinta-feira, 7 de agosto de 2008

ESPAÇO ABERTO

No Site do União Micaelense (um dos sites de referência da modalidade), Pedro Jorge Cabral publica um comentário/constatação pertinente acerca da participação das equipas Insulares nos nacionais de hóquei em patins.

PORTUGUESES DE 3ª CATEGORIA???

Os jovens Açorianos e Madeirenses não devem pertencer ao mesmo país que os do Continente!!! Ou então, se pertencem, não têm todos o mesmo estatuto... Uns são filhos e os outros enteados, que é como quem diz, cidadãos de 3ª Categoria... Senão vejamos:
A participação das equipas de formação dos clubes açorianos a nível nacional faz-se SOMENTE NO ESCALÃO DE JUVENIS, porque nem em Infantis, em Iniciados ou em Juniores há participação nacional de equipas açorianas!!!! Este é um estatuto que já está ferido de ilegalidades morais já que os jogadores e as equipas açorianas NÃO TÊM AS MESMAS GARANTIAS E DIREITOS QUE A CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA DEFENDE em relação às equipas continentais, e tudo somente por causa da insularidade e da suposta e FALSA QUESTÃO FINANCEIRA. A verba que as equipas açorianas utilizam para ir ao Continente é providenciada pela DRD Açores (que inclusive alterou o estatuto das Jornadas Duplas para garantir maiores direitos e possibilidades às equipas desta região) que suporta os custos de 12 passagens e estadia; a verba para as equipas continentais virem até aos Açores é providenciada integralmente pelo IND, agora IDP (Instituto do Desporto de Portugal), suportando 14 passagens aéreas, ou seja mais duas que os Açorianos!!! E todos os clubes que nos visitam fazem os possíveis para que o regresso seja feito no mesmo dia, gastando assim unicamente a verba duma refeição (140 Euros), nalguns casos menos do que gastariam se fossem a outro local do Continente, porque teriam ainda de pagar o gasóleo. Onde estão, então, os problemas do foro financeiro? E não é para reduzir as distâncias entre Lisboa e Regiões Autónomas que serve este dinheiro? Pelo facto de nascermos no meio do Atlântico, não temos os mesmos direitos que a Constituição da República Portuguesa garante a todos os seus filhos...? desculpem, ENTEADOS!!!?
Pela proposta que se discute a 9 de Agosto na Assembleia da FPP, a participação das equipas Açorianas de jovens nos Campeonatos Nacionais resumir-se-ia a UM JOGO que o Campeão Açores/Madeira faria com uma equipa continental para tentar a possibilidade de participar na Final Four de Juvenis… Mas já pensaram bem o que é isso? O que diriam os clubes continentais se fossem colocados perante esta possibilidade? As equipas continentais têm garantidos 20 (VINTE!!!!) jogos numa época nacional… E nós? 1 Jogo? Na melhor das hipóteses, 4 (que dificilmente serão, visto que a rodagem com que as equipas continentais chegam a esta Final Four é totalmente diferente daquela com que chegam as equipas açorianas que só fazem 1 jogo!!!!).
E porquê a nossa junção à Madeira? Se a participação das equipas açorianas já se limita a 1 por 3 associações (Ponta Delgada, Terceira e Pico), querem agora que haja somente uma equipa em 4 associações (junte-se a Madeira)? Portugueses??? Só se for de 5ª!!!! NÃO, NÃO E NÃO À ALTERAÇÃO…
Avançamos já com duas ante-propostas possíveis que contemplam:
1 - A participação na 1ª Fase (sujeita depois a classificação nos 3 primeiros lugares para passar à 2ª Fase ou então a descida directa se ficar nos 3 últimos lugares da 1ª Fase) ou:
2 - A manutenção da situação actual, que é a participação na 2ª Fase, mesmo que as equipas açorianas lá cheguem com 10 jogos de atraso para as do continente (os jogos da 1ª Fase)… E esta situação já implica flagrante perda de direitos face às equipas continentais e madeirenses…
POR FAVOR, SENHORES DAS ASSOCIAÇÕES DE PATINAGEM DE PORTUGAL... PONHAM A MÃO NA CONSCIÊNCIA E DÊEM-NOS A POSSIBILIDADE DE SERMOS TAMBÉM PORTUGUESES COM OS MESMOS DIREITOS QUE OS DOS VOSSOS RAPAZES!!!

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia

Por mais razões que o Pedro Jorge Cabral apresente, só terá razão numa delas, juntar as equipas insulares todas num só grupo.
Isto de agradar a gregos e troianos tem que se lhe diga, se não se altera é porque não se altera, se se altera é porque se altera !... vá-se lá entender isto.

Anónimo disse...

Eu acho que as competições de juvenis e juniores como estavam não eram as mais correctas. Aquilo que se pretende agora aprovar dá muito mais oportunidades às equipas mais fracas (do continente) para poderem participar nos nacionais.
Também concordo que as equipas das ilhas deveriam entrar na competição logo na prova 1, porque senão corre-se o risco de o campeão das ilhas, só com um jogo, ir à final-four, e aí lá vêm os clubes de Lisboa dizer que não concordam com isto...
Só que os clubes de Lisboa estão a contar que ganham sempre ao campeão das ilhas...Pode ser que alguma vez haja uma surpresa...e depois quero ver o que irão dizer..
Por isso, ao contrário do anónimo anterior, acho que o Sr.Pedro Jorge Cabral tem toda a razão em tudo aquilo que defende.