quarta-feira, 13 de agosto de 2008

ESPAÇO ABERTO

CARTÕES AZUIS

«Com começo na época 2008-2009, só o jogador que tiver 3 (três) cartões azuis DIRECTOS, é que será penalizado com 1 (um) jogo de suspensão.»

Com esta decisão tomada na Assembleia-geral da FPP realizada no passado dia 09, será que a polémica em torno dos Cartões Azuis termina? Ou como na passada época virão para a praça publica, figuras do nosso hóquei, entre treinadores, atletas e dirigentes, dizer, que deveria ser cinco Cartões directos ou por acumulação, que deveria ser cinco directos, porque três é pouco, etc, etc, etc.

O Cartão Azul gostaria de saber qual a opinião dos visitantes, se a mesma está correcta, se deveria ser alargado o numero de cartões, ou se eventualmente fosse alargado o numero de cartões, levaria a uma maior incidência de actos de indisciplina, ou um espaço de manobra maior na gestão dos cartões, entre outras coisas. O espaço fica aberto.

9 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com 1 jogo de suspenção após 3 azuis directos. É mais justo, pois em muitos casos o azul era originado por acumulação de amarelos.

Anónimo disse...

o problema não é os cartões azuis, mas sim a impreparação dos árbitros, a incapacidade e a falta de sensibilidade para ajuizar o que é cartão amarelo, ou azul ou mesmo vermelho, enquanto continuarem a existir árbitros que nunca jogaram hóquei em patins e enquanto não houver reciclagens para esta classe onde em conjunto com treinadores e jogadores se definam o que é uma coisa e o que é outra,onde se discutam lances que levantam polémica, enquanto houver árbitros com esta incapacidade galopante, haverá sempre polémica porque continuam a haver cartões injustos e mal mostrados e outros que deviam ser vermelhos e são azuis e outros que nem isso.
Veja-se o nº de árbitros internacionais, como é que é possível tamanho disparate? como é possível os árbitros evoluírem e ganharem tarimba internacional se há 30 a fazer o trabalho que devia ser de no máximo 6 e neste momento já não ha 6 com classe para isso.
Os próprios árbitros deviam de impor esta exigência a si próprios, deviam de promover nas suas instituições que só deveria ser internacional quem realmente fosse mesmo bom arbitro, a partir de um sistema de avaliação, onde jogadores e treinadores também devessem avaliar, porque na avaliação dos árbitros também há muita incompetência e mafiosos, que por exemplo dão notas baixas de propósito a árbitros de menos renome e que se vão distinguindo, se esses árbitros começam a ter medias muito altas, lá vem uma delegacia para os deitar abaixo, já não falando nalguns destes elementos que têm árbitros na mão e que se houvesse uma investigação séria, o apito dourado comparado a isso era a pantera cor de rosa.
J.P. LX.

Anónimo disse...

Eu concordo com os 3 Azuis Directos, penso que é mais justo assim, todos sabemos que muitos cartões azuis nascem de acumulação de amarelos, o primeiro amarelo leva-se por não estar a 3 metros da bola numa falta e o segundo por uma falta "necessária", por exemplo e assim facilmente se atinge os 3 Azuis. Acho que é um boa medida.

PN

Anónimo disse...

acho que esta nova lei n veio alterar muito o jogador já pode ter levado cartão amarelo mas n impede o arbito de querer dar em vez do segundo amarelo um azul directo penso que n alterava muito

Anónimo disse...

"A quem goste de escrever e nada dizer"
Naturalmente para ser árbitro, tem que ter algumas qualidades para poder o ser. Uma delas é saber decidir em dinâmica estando em dinâmica. Em todas as modalidades nunca os árbitros foram praticantes ou praticantes de renome para poderem ser árbitros. A qualidade dos árbitros depende de muita coisa, de uma boa formação, de um quadro de árbitros condizente com as necessidades e uma grelha de nomeações em que os melhores arbitrem os melhores jogos e repetindo me sempre uma formação continua.
Quem comanda os dstinos do Hoquei como dos árbitros como também das regras são os dirigentes dos clubes e os dirigentes das Associacoes, por isso o que de mau existe no hoquei a culpa não é só da bola.
Quanto a ser 3 cartões a dar castigos, para mim não chega, o se deve arranjar é forma que os jogadores aprendam que o Hoquei deve ser jogado com o stick na bola. Assim quando um jogador comete faltas que são graves num jogo impedindo uma jogada de golo ou pondo a intigredade de outros em causa deve ser no mesmo jogo que o jogador e a equipa deve ser punida.

Nota Senhor J Cardoso aconselho a ler as regras de hoquei e o manual e depois dar opinião. Em relação ao caso do apito posso garantir se houvesse alum no hoquei era mesmo só de lata, porque é preciso muita lata para dizer tantas barbaridades.

C Capucho

Anónimo disse...

Eu penso que um jogo por três cartões azuis é o ideal. Agora é preciso que os arbitros façam bem o seu trabalho, que sejam coerentes na analise dos respectivos lances para que não se comentam algumas injustiças. Na minha opinião não é preciso ter sido jogador para se saber ajuizar os variados lances, mas sim saber bem as regras e aplicá-las convenientemente. É preciso respeitar a arbitragem, bem como é preciso respeitarem todos os intervenientes dos respectivos jogos.

Um abraço,

Nunão

Anónimo disse...

Eu sou árbitro !...

Meu caro Sr. Cardoso, então para se ser bom árbitro tem que se ter sido praticante da modalidade ? tal como diz o Sr. Capucho, mas que barbaridade !...
A aplicação das regras deve ser feita com rigor, isenção e imparcialidade. este é um dos principios da arbitragem, seja em que modalidade for.
A questão dos azuis é uma velha questão, 3 directos = 1 jogo de suspensão, mais ou menos de acordo, estaria 100% de acordo se no momento da suspensão directa esse mesmo patinador não tivesse substituição, pois aí, quer o patinador quer o treinador, teriam que ter um pouco mais de cuidado ao fazer determinadas faltas.
Quantas vezes os patinadores fazem engachamentos atrás das balizas e após a marcação da respectiva falta e suspenção do mesmo, se dirigem a nós a vociferar que "... foi atrás da baliza..." será que espe senhor sabe as regras ?
Não culpem os árbitros de tudo o que de mal acontece na modalidade, pois nós limitamo-nos a cumprir as regras e ... ordens vindas dos nossos superiores, os quais estão a cumprir aquilo que é decidido em assembleias de associações de acordo com os interesses de clubes, que no fim de contas são os clubes que mandam nisto tudo. Quando as pessoas entenderem que são os clubes que comandam a modalidade, então deixaremos de ter Cardoso's e Cª's a mandarem atoardas destas.
Quanto ao falado "apito dourado ou de lata", não sei do que está a falar, mas se sabe que existe algo parecido então seja coerente e denuncie aquilo que sabe junto das intâncias legais, não será aqui o local próprio.
Se existem muitos árbitros internacionais, estou de acordo que sim, repare-se que, só em Lisboa, apenas um árbitro do quadro "A" não o é... e será que isto é bom para a modalidade ? não não é.
Se o Sr. Cardoso sabe de algo do que se passou com as recentes subidas ao quadro "A" de alguns árbitros, então fale, nós todos sabemos, mas também lhe digo que da forma que subiram, também vão descer, pois para a próxima época os "padrinhos" não vão lá estar, e só esperamos que os que cá ficarem sejam isentos e façam delegacias iguais a todos os colegas, pois aí vamos ver quem são os bons e os apadrinhados.
Um abraço para todos os verdadeiros amantes da modalidade, em especial ao Gavancho pelo seu bom trabalho em prol da modalidade.

LMP

Anónimo disse...

A tempos numa entrevista do ex-seleccionador nacional, este revelava que o HP nao podia ser credivel com as regras que tem. Fiquei curioso e fui ver as regras e o Homem tem razao. Vao la ver como sao...
Ridiculas.
Como e que se pode ser arbitro se a constituicao da modalidade e aquela ..."coisa".
Nao vale a pena andarmos com estas confusoes entre regras e regulamentos se nao se sabe o que se quer. Leiam aquilo e depois digam qualquer coisa...
O sistema actual de serem os dirigentes a mudarem regras e regulamentos em assembleia, sem estudos previos, e o que justifica o facto de a modalidade ser o que e, e estes episodios de poe e tira.
Qualquer um que chegue a director associativo opina e decide sem ter conhecimento especifico da modalidade (basta ser adepto e ha uns que nem sao)
E VIVA o Hoquei....

Anónimo disse...

Para nao falar que se decide em funcao de impulsos e de quem tem mais amigos que possam favorecer o interesse momentaneo dos que querem mudar qualquer coisa que lhes interesse. Como os campeonatos jovens esta epoca e os proprios cartoes. O benfica mudou a regra e agora quis altera-la como todos querem porque nao pensaram nas consequencias. Portanto importante: facam muitos amigos entre dirigentes para que depois eles possam ajudar a levar a agua ao vosso moinho.
O problema e depois os jogadores e treinadores que dao o seu litro e como nao fazem amigos por interesse, entalam-se, e vai tudo sempre para os mesmos...
e Viva o Hoquei..