segunda-feira, 10 de novembro de 2008

PAPARUCO - O COMENTADOR

"Justo, mas por números exagerados"

Aproveitando a boleia do meu amigo Kaly, dei um salto até Santa Cita a fim de assistir ao jogo em atraso referente á 2ª jornada da 3ª Divisão série C que opunha a equipa local e o Clube União Micaelense. Com um pavilhão com menos assistência do que é costume, se calhar motivado pela Feira de São Martinho que decorre na Golegã, pude no entanto encontrar caras conhecidas da modalidade como foi o caso do Gonçalo Favinha, actualmente a jogar no Porto Santo SAD e ainda a saborear o empate frente ao campeão nacional, Jorge Godinho, Rafael Oliveira, o Srº Nunes de Tomar (figura incontornável do mundo hoquista regional que aproveitou para ver os seus filhos que actualmente actuam na equipa de Luís Miguel Cunha), entre outros.
Quanto ao jogo propriamente dito, e na minha opinião, a ACR Santa Cita acabou por ser o justo vencedor, mas os 4-1 finais serão um castigo pesado para a equipa Açoriana, pelo que fez durante o desenrolar da partida. A equipa da casa que já na presente época em jogo relativo á 2ª eliminatória da Taça de Portugal havia vencido a equipa de Ilha de São Miguel por 5-1, pegou nas rédeas do jogo, dominando e com mais posse de bola que o adversário, mas nem sempre com objectividade, o que fazia com as oportunidades de golo escasseassem. Por sua vez a equipa de São Miguel suportada na excelente exibição do seu guarda-redes, que alternava momentos de grande concentração e consequentes boas intervenções, com a interacção com o publico, através de expressões e atitudes bem divertidas.
Só com a entrada de Tiago Pereira, a equipa de Santa Cita chega ao golo, já depois de Nobre ter falhado uma grande penalidade. Pensou-se que estava conseguido o mais difícil, mas foi puro engano pois a equipa Insular continuou a defender bem e atacar com objectividade, e só a manifesta falta de sorte fez com que o encontro não chegasse empatado ao intervalo.
Na 2ª parte mais do mesmo, o Santa Cita a dominar a ter posse de bola, e seria novamente do stick de Tiago Pereira que a equipa de Luís Miguel Cunha viria a chegar aumentar a vantagem, para três minutos depois a equipa Micaelense reduzir. Tiago Barreiro viria a fazer o 3-1, quando ainda faltavam cerca de 11 minutos para o terminus da partida. A equipa dos Açores nunca perdeu a concentração e foi criando lances de perigo que iam alternando com outros igualmente perigosos para o seu ultimo reduto, e fruto de um desses lances, depois de mais uma excelente intervenção do guarda-redes o capitão da equipa forasteira num lance de manifesta infelicidade faz auto golo e assina o resultado final.
Como já referi, vitória sem contestação da equipa de Santa Cita, por números exagerados, mas com uma "nuance" que poderia ter alterado o rumo do jogo, ou não, estou a referir-me a exibição menos conseguida do arbitro da partida, que deixou passar em claro, uma agressão sem bola de Hélder, guarda-redes da casa, assinalando a grande penalidade, e cartão amarelo, quando o lance era merecedor de punição mais severa. Perto do final da 1ª parte um lance no meio campo junto aos bancos de suplentes em que um jogador do Micaelense ficaria isolado, sendo travado em falta, ficou o respectivo livre directo por marcar, e a consequente sanção disciplinar, por fim na 2ª parte, um lance dentro da área do Santa Cita a deixar muitas duvidas, mas devido á rapidez do mesmo, fica o beneficio da duvida.
Sinal mais na equipa Ribatejana para o Zig, a jogar e a fazer jogar e para o Tiago Pereira, que pelos dois golos que fez merecia mais uns minutos em campo. Na equipa Açoriana, o guarda-redes como já referido e os nº6 e nº7 (fica o pedido de desculpas por não saber o nome) dois jovens jogadores que mostraram muita técnica e sentido posicional, sendo na minha opinião tacticamente muito evoluídos.

7 comentários:

Anónimo disse...

"os nº6 e nº7 (fica o pedido de desculpas por não saber o nome)"

Não sabe esses, nem o do nº 4 da ACR Santa Cita, de seu nome Tiago Barreiro e não Ricardo Barreiros!

Cartão Azul disse...

Obrigado ao Senhor

Anónimo disse...

Ao Anónimo das 20:25

O engano,que acaba por ser só o"S"
é insignificante,porque quem anda no hóquei,sabe muito bem quem é o Tiago Barreiro e o Ricardo Barreiros,e sabem tbem que um representa o ACRSANTACITA e o outro o GLORIOSO.Não fique chateado!

Anónimo disse...

O n.º 6 é Bruno Ponte (que marcou o golo) e o n.º 7 é Miguel Branco.

Anónimo disse...

O homem nem se pode enganar!
Tenham calma!

Anónimo disse...

Não fico chateado, nem sequer foi uma critica! Mas continua um "s" a mais. O rapaz gosta do nome que tem.

Anónimo disse...

Sim, às vezes há a confusão e penso que, na realidade, eles foram trocados à nascença ou nasceram mesmo gémeos, aquele q é hoje o avançado esquerdino do Santa Cita deveria estar a jogar no Benfas, ou ao contrário... Enfim ,de qq das maneiras, axo q o rapaz não se chateia com a confusão do nome, nós cá em Santa Cita gostamos de ter o Tiago Barreiro, q até é um rapaz q se empenha e... ahah!! É em termos humanos um senhor e um grande amigo. Quanto ao outro, o Ricardo Barreiros (S) o rapaz é esforçado e tal, mas... se calhar para a realidade do Santa Cita até pudesse vir a ser útil, mas o plantel, tem 9 jogadores de campo, um deles o já referido Tiago Barreiro (sem S) e que também é esquerdino, não sei até q ponto poderia vir a ser uma mais valia, até porque o balneário não é mt grande e o plantel conta com 3 guarda-redes!!

Resta-me dizer ao Sr. Gavancho e ao Paparuco para continuarem com as suas crónicas, com ou sem "S's" a mais, tanto faz, é importante é q o hóquei vá sendo divulgado, pois quem está dentro do hóquei certamente reconhecerá o valor das suas intervenções e não se deixa prender por preciosismos mesquinhos.
Para o Tiago um abraço e até logo, para o Ricardo Barreiros: "tens q trabalhar mais rapaz, se nao, acabas confundido com pessoal a jogar na 3ª!!"

Bem hajam
Zig!