quarta-feira, 26 de novembro de 2008

UM ÁRBITRO NA CARTOLA

Em meados dos anos Cinquenta inventei um árbitro de hóquei em patins, que chegou a internacional e foi considerado um dos melhores árbitros portugueses, se não europeu, nesta mesma modalidade.
A história, conto-a em poucas palavras: tínhamos constituído aqui, na nossa cidade, uma nova equipa de hóquei, denominada Hóquei Clube Pax Julia, de cuja direcção também fazia parte Manuel Dias Soares, ao tempo gráfico do jornal onde, curiosamente, hoje faço inserir esta pequena história.
Num certo dia e para surpresa nossa (esperávamos não ser ainda tão conhecidos) recebemos um convite do Salátia Atlético Clube, de Alcácer do Sal, para ali realizarmos um encontro com o dito clube.
Orgulhosamente, aceitámos esse convite, a deslocação que era a nossas expensas, fizemo-la, salvo erro, em dois automóveis cedidos para o efeito por companheiros da casa, e aqui vai a malta a caminho daquela simpática terra para nós até ali desconhecida.
Fomos recebidos com todas as gentilezas (que diabo, eles são tão alentejanos como nós) e a certa altura interpelam-nos, querendo saber se tínhamos levado árbitro.
No receio de dizer que não (o que até era verdade), não arranjassem eles algum de improviso à última hora, adiantei-me à conversa, para dizer que sim senhor, tínhamos ali um bom árbitro, e apresentei o Manuel Soares, que, com uma certa surpresa, olhou-me de revés e sorriu.
Eu sabia antes de mais que o Manel não só conhecia tim-tim por tim-tim as regras do hóquei como melhor ainda as sabia interpretar. Ele, nos treinos da nossa equipa, já há muito nos revelara essa faculdade.
O Manuel Soares assumiu o compromisso, fez uma excelente arbitragem, sem motivos sequer a qualquer reparo por parte da assistência, que era muita, e ali descobriu-se um árbitro.
Pois este nosso jovem companheiro (hoje, de novo, a residir em Beja), uns anos mais tarde foi para Lisboa integrar os quadros do então "Diário Popular" e aí continuou apaixonado pelo hóquei em patins e pelas suas regras. Atingiu rapidamente a carreira de árbitro nacional da 1ª divisão, para em tempo quase recorde se guindar a internacional, escalão onde as suas actuações sempre mereceram dos críticos da especialidade as melhores e mais insuspeitas referências. Assim "inventei" eu um grande árbitro de hóquei!

1 comentário:

Anónimo disse...

Dizer ao diário do Alentejo que quando os atletas querem qualquer leigo serve para apitar qualquer jogo seja ele de que modalidade for, isto sem qualquer despertijio para a classe que viria a ter o Manuel Soares.