segunda-feira, 24 de novembro de 2008

SAB FOI UM JUSTO VENCEDOR

Em jogo a contar para a 6ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão, o União do Entroncamento tinha a difícil tarefa de se deslocar ao sempre complicado ringue do Alenquer, num jogo de emoções fortes, onde pela frente estavam alguns nomes que no passado estiveram ligados ao UFE, como era o caso do Marco Bento e David Vieira, assim como o Treinador Rafael Oliveira.
Perante pouco publico por parte da equipa da casa e cerca de 15 adeptos da equipa do Entroncamento, começou melhor a equipa da casa, a tentar assumir o jogo desde o primeiro minuto não sendo de estranhar por isso que fosse a equipa do Alenquer a chegar ao golo de livre directo através do experiente jogador Bruno Monteiro.
Parecia acordar então a equipa que viajou da cidade dos comboios, tendo mesmo alguns períodos de bom hóquei alternando com remates de longa distância que pouco perigo levavam á baliza do guarda-redes do Alenquer. Á passagem do 15' minuto, chegava então ao empate a equipa do União através de uma grande penalidade convertida por Miguel Boavida. Chegava o intervalo com o resultado a assinalar uma igualdade a um golo, justo para o que se ia passando dentro de ringue.
Com a chegada do segundo tempo, foi novamente a equipa do Alenquer a entrar melhor na partida, mais pressionante sobre o adversário, chegando mesmo ao segundo golo num remate de meia distância onde o guarda redes do União parece ser mal batido, com a bola a bater na barra e nas costas do Guilherme antes de entrar na baliza.
O 2-2 chegaria pouco depois através de Rui Alves em jogada individual para pouco tempo depois novamente Simões num remate cruzado dentro da área Unionista a marcar o seu segundo golo no encontro e a fazer o resultado final.
Na minha opinião penso que o resultado acaba por ser justo, premiando a equipa da casa pela inteligência táctica como abordou o jogo, sendo de realçar que o União viajou até Alenquer sem dois dos seus habituais titulares, o Brazete a cumprir o primeiro de injustos 4 jogos com que foi castigado e o Pedro Sousa, numa ausência, que devido a algumas contradições, não sabemos o motivo.
Nota positiva para os cinco jogadores de campo que jogaram pelo União, alguns completamente esgotados, mas que incompreensivelmente jogaram o jogo todo mostrando o significado de vestir a camisola do união, tendo ficado no banco sem ser opção, Ricardo Camarinhas, Eduardo e Chiquinho, sendo que para mim este ultimo seria uma solução válida para este jogo, sendo um jogador que gosta de jogar perto do guarda redes adversário e talvez pudesse aproveitar algum dos inúmeros remates que o união fez sem que tivesse algum jogador dentro da área do adversário.
De destacar ainda a presença de alguns adeptos do UFE em Alenquer, o que demonstra que afinal os atletas e o clube não andam sozinhos na luta, e que ao contrário de outros, e alguns com responsabilidades, o campeonato do União não é só no Pavilhão Albano Mateus no Bar uma hora antes do jogo. O União precisa de apoio, e acima de tudo, de gente que apoie, quanto mais não seja pelos atletas que servem as nossas cores.
Nota negativa para os árbitros que viajaram desde Leiria, com alguns erros técnicos, em prejuízo para ambos os lados, onde se evendiciou a falta de autoridade e o tremer na hora de decidir. O jogo merecia uma dupla mais bem preparada.
A minha nota final vai para a já habitual onda de cartões que todas as semanas são mostrados á equipa do união, coisa que não vinha sendo habitual nas ultimas épocas, e que concerteza irá e terá de ser ultrapassado para que não se dêem ao luxo de ter semanalmente atletas de fora, numa altura em que todos são poucos para ultrapassar os adversários semana após semana, sendo certo que alguns serão justos, outros injustos mas se calhar a maioria deles por culpa própria em alturas de jogo onde se começa a pensar mais com o coração do que com a cabeça.

Crónica de Mário Serra

4 comentários:

Anónimo disse...

Se dão porrada, merecem cartões!

Anónimo disse...

tou a ver que foi um bom jogo de hoquei.. como ja disse noutro comentario foi pena nao poder ter ido jogar mas oportunidades nao faltaram.. e tambem como ja tinha dito num comemtario atras nao pode ir jogar porque tive de cama o fim de semana inteiro com dores de estomago, febre, arrepios etc.. o que me impedia sequer de andar praticamente.. tendo de abandonar o meu trabalho antes da hora ... em 20 anos de hoquei nunca faltei a um jogo para ter faltado a 1ª vez talvez é porque tenha sido mesmo grave.. e nao tenha sido uma mera dor de cabeça ou uma mera dor de barriga.. aqui fica a minha explicaçao pelo menos agora todos sabem :) mas acreditem que foi com muita pena que nao fui jogar.. ate porque estou numa boa forma.. mas pronto melhores dias viram e melhores jogos viram.. dou os parabens ao alenquer pela vitoria e tambem claro para a UFE :)
ja agora abraço para o pessoal meu amigo que jogas em alenquer :) e claro para o pessoal todo da UFe e da trupe :D

Luís Brízida disse...

Apesar de não me ter deslocado a Alenquer por motivos de saúde, congratulo-me com a presença de um maior número de apoiantes do União em relação ao que foi habitual na época passada.
Espero já me poder juntar a eles na próxima saída, a Sines.
Em relação ao jogo em si, parece que foi equilibrado, pelo menos olhando para a marcha do marcador, mesmo sem o Brazete e o PP que como sabemos são dois atletas bastante influentes no rendimento da equipa. É a confirmação de que temos conjunto para disputar os 3 pontos em qualquer jogo e que concerteza mais tarde ou mais cedo a manutenção será uma realidade.
Ainda assim, talvez tenha faltado até agora uma atitude mais forte da equipa, os jogadores desinibirem-se e assumirem os jogos desde o inicio das partidas, como é referido na crónica do Sr. Mário Serra, a quem aproveito para saudar pelo regresso ao meio Unionista. Pessoalmente espero e gostaria que dentro de algum tempo estivesse a ajudar directamente o clube a ser maior e melhor, aproveitando as suas competências na modalidade. Nada melhor para um clube que ter pessoas que sabem o que fazem e ao mesmo tempo estão no clube de corpo e alma.

MSJ7 disse...

Obrigado pelas palavras e consideração srº Brizida.
Como eu já referi noutras situação o srº. é dos verdadeiros sócios do nosso UFE, tanto em casa, como principalmente fora, e a unica coisa que me admira é como é que o Srº. e a sua vontade não é aproveitada pelos responsáveis do nosso clube.
Em relação a mim, á um sentimento que não tenha duvidas, não há ninguém que goste mais do União como eu, podem gostar igual, mas mais não de certeza.
Quanto ao regresso, tudo a seu tempo, obviamente que como sempre, mesmo quando estive ausene, colaborei e colaboro no que for necessário e no que me solicitarem, mas regressar aos quadros do União nesta altura é muito dificil, não tanto pelo presidente, que não o conheço pessoalmente, e penso que bem apoiado desportivamente e na área do hóquei conseguiria fazer um exelente trabalho, mas principalmente por quem o rodeia, por aqueles que vivem á custa do união, aqueles que soltam o veneno e a seguir o tornam a engolir novamente, aqueles que saem e entrar num piscar de olhos, os que se servem do união em vez de o servir.
Quem me conhece sabe que onde eu estiver nunca será para brincar ao hóquei, apesar de sermos amadores, temos de pensar como professionais e é assim que temos de seguir e estabelecar metas e objectivos e infelismente o meu união nos dias de hoje brincam ao hóquei, não o levam a sério e acima de tudo em algumas situações ainda desprestegia a instituição.
Não duvide que voltarei, mas para trabalhar, porque para encher pneu e a barriga já lá andam muitos.

Cumprimentos Srº. Brizida e sábado lá estaremos para gritar-mos pelo UFE até que a voz nos falte, como me aconteceu com a parede.

Abraço

Mário Serra