quinta-feira, 22 de novembro de 2007

MUNDIAL DE JUNIORES - OPINIÃO

O Cartão Azul publica hoje mais três opiniões acerca da participação portuguesa no Mundial do Chile. As questões são as seguintes:
1. Quais os favoritos á vitória do Mundial de Sub-20 no Chile?
2. Como antevê a participação Portuguesa?
3. De entre os eleitos do Prof. Luís Sénica, se pudesse escolher, qual seria o cinco base?
1. O vencedor deste mundial sub 20 sairá do lote de selecções formado por Portugal, Argentina e Espanha.
2. Espero que seja positiva como é óbvio! Para nós Portugueses, só será positiva se vencermos. A Selecção nacional de Portugal assim nos habitou! Mas estou curioso por ver a prestação da nossa selecção! Não pela qualidade dos jogadores, nem da equipa técnica, mas pela qualidade de jogo que Portugal irá apresentar! É triste olhar para uma selecção de sub 20, e ver que só 2-3 jogadores podem pontualmente aparecer a jogarem na 1ª divisão! Será que é culpa dos treinadores que não apostam em jovens com valor?
3. Em relação ao 5 inicial, não é uma questão muito importante. Actualmente, para os treinadores, é uma questão que depende de muitos factores, como por exemplo as características do adversário! Aceito que ainda mexa um pouco na cabeça dos jogadores, mas a nível da equipa técnica não! Para mais sendo uma equipa homogénea.
Jorge Godinho, treinador-jogador da Juventude Ouriense

1. Como em todas as competições internacionais ao nível de Selecções, o favoritismo recai sobre as grandes potências do Hóquei em Patins, Portugal, Espanha, Itália, Argentina. Mas, também sabemos que em todas as provas aparecem selecções que podem surpreender por vários motivos, neste caso o factor casa pode dar uma motivação extra à selecção da casa, o Chile.
2. A participação portuguesa será positiva, independentemente dos resultados não nos podemos esquecer que estamos a falar de jovens que estão no seu processo de crescimento e formação desportiva é natural que as emoções por vezes sejam inimigas do seu desempenho. É certo, que os jovens portugueses tudo vão fazer para chegar ao fim e serem os primeiros.
3. Não posso escolher porque não sou o seleccionador, as escolhas do seleccionador merecem da nossa parte toda a confiança e respeito, todos os atletas têm que estar motivados e preparados para a competição e seria injusto para quem não visse aqui o seu nome escolhido! Para mim, todos os jogadores que estão lá são a base com a qual o seleccionador pode contar e todos vão ajudar a alcançar o objectivo que os responsáveis definiram para esta prova.
Para todos os responsáveis e atletas da Selecção Portuguesa o meu voto de confiança, sorte e coragem.
Carlos Pires, treinador do Porto Santo Hóquei SAD

1. Espanha, Portugal e Argentina.
2. A equipa portuguesa tem um colectivo forte, que trabalha já há alguns anos sob a mesma orientação técnica favorecendo-a. Prevejo um mundial de alto nível.
3. Na minha qualidade de técnico, só posso apoiar as escolhas do Prof. Sénica, porque é ele que trabalha diariamente com os atletas e tem conhecimento dos que poderão dar melhores garantias de performance para a selecção. Todas as possíveis escolhas seriam subjectivas da minha parte.
Professor João Lapo, técnico de Hóquei em Patins, Seleccionador da AP Porto

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que se está a menosprezar um pouco o País anfitrião.
No entanto há algumas curiosidades nos comentarios. Qualquer chamada a uma Selecção e portanto os seleccionados, pensamos nós que deverão estar subjacentes rigorosos critérios e erradicar definitivamente o compadrio, muito badalado por estas bandas, que faz dos Selecionados efectivamente os mais capazes de poderem ombrear com os melhores do Mundo.
No entanto há um comentário que me parece curioso de um debutante treinador, que mais uma vez põe o dedo na ferida.
Não se trata de discutir opinião mas sim troca de opiniões e como tal não concordamos quando se diz que dos jogadores em questão poucos irão evoluir/jogar em equipas da 1ª Divisão. Eu penso que já é hora de desmistificar esse discurso, dado que o problema do HPatins Português, quanto a mim não está a montante mas sim a juzante, logo uma Selecção um clube, será sempre reflexo disso mesmo, um probelma no juzante e não no montante.

Cumpts