segunda-feira, 19 de novembro de 2007

MUNDIAL DO CHILE - ENTREVISTA A JOÃO RODRIGUES

João Rodrigues, júnior de primeiro ano, actualmente ao serviço dos seniores do Paço de Arcos, é um dos 10 eleitos pelo Prof. Luís Sénica para representar Portugal no Mundial de Juniores que terá lugar em Santiago do Chile a partir de 24 do corrente mês. O Cartão Azul foi ao encontro dele para saber dos objectivos e expectativas para esta competição, e perspectivas para o seu futuro.
CA – Boa tarde João, que objectivos para o Mundial tanto a nível pessoal como colectivo?
JR – Estar presente neste mundial é um sonho que se irá concretizar onde eu espero aproveitar para evoluir e simultaneamente dar o meu contributo para a conquista o título. Tenho consciência que não é fácil, a concorrência é muito forte mas temos os nossos argumentos para contrariar o favoritismo dos outros.
CA – Tu já tens traquejo nestas andanças foste campeão Europeu em 2005 e vice-campeão em 2006, foste eleito o melhor jogador do campeonato e o melhor marcador, agora tens pela frente uma competição mais “adulta” com outros tipos de hóquei nomeadamente o sul americano. Como encaras esta situação e de que forma o Prof. Luís Sénica vos preparou para entre confronto entre estes diferentes tipos de praticar e de estar na modalidade?
JR – Esta selecção é composta por jogadores que do modo geral apresentam uma boa experiência tanto a nível de competições internacionais como nacionais. A esmagadora maioria já disputou diversos campeonatos da Europa. Ao nível interno, grande parte dos atletas já jogam nas equipas seniores dos seus clubes o que garante à partida a experiência necessária para a competição.
CA – É claro que o seleccionador nacional escolheu (na sua opinião) os 10 melhores jogadores actualmente e os que lhe dão mais garantias de sucesso, no entanto conhecendo eu o Diogo Fernandes (FC Porto) como jogador e sabendo que se trata de um atleta de eleição não achas que tinha lugar nesta equipa?
JR – O Diogo é um belíssimo jogador, mas há que ter em conta que cada um de nós possivelmente escolheria uma selecção diferente, e para o Prof. Sénica os 10 eleitos são os que mais garantias lhe dão, temos que respeitar a sua decisão e apoiar incondicionalmente esta selecção.
CA – Durante os dois primeiros estágios, no Luso e em Rio Maior houve um atleta que na altura representava a equipa do União FE, e que agora se transferiu para o Santa Cita de seu nome David Vieira, qual a tua opinião acerca dele enquanto jogador?
JR – É um bom jogador que não deverá desanimar por não estar incluído nos 10 eleitos mas deverá continuar a trabalhar para que no futuro posa merecer a confiança do seleccionador.

CA – Voltando ao Mundial, uma das equipas participantes a Argentina, venceu recentemente a Copa América, achas que são os principais favoritos á vitória final?
JR – Sim, sem dúvida, a Argentina é sempre favorita à partida para as competições, neste caso, o facto desta equipa ter conquistado a Copa América no escalão de seniores vem reforçar esse favoritismo.
CA – Entre os favoritos claro que estão incluídos Portugal e Espanha, achas que das outras selecções poderá existir mais alguma com essa ambição, nomeadamente o Chile a jogar em casa ou o Brasil?
JR – O Brasil apresenta do modo geral boas equipas mas temos poucas referências para podermos avaliar o seu grau de favoritismo. Quanto ao Chile, é a equipa que joga em casa e que apostou forte neste mundial. O factor casa vai ter muita importância dada a paixão que os adeptos chilenos têm pela modalidade, o exemplo disso é o campeonato do mundo de femininos realizado também no Chile onde contrariando todas as apostas, o Chile ganhou a competição.
CA – João, perspectivas para o teu futuro enquanto hoquista, vamos continuar-te a ver com a camisola do Paço de Arcos, ou o salto para outro clube está em embrião e só espera a altura certa, e em caso afirmativo que clube ou clubes gostarias de representar além do teu PA?
JR – Sou muito jovem, tenho ainda um longo percurso de formação pela frente. Não está nos meus planos mudar de clube porque me sinto bem no Paço de Arcos onde sempre joguei.
CA – Jogar fora de Portugal, é uma hipótese em aberto, ou o mesmo não se coaduna com os estudos e perspectivas profissionais futuras?
JR – Um das minhas prioridades é tirar um curso superior pelo que à partida a possibilidade de ir jogar para o estrangeiro não se equaciona antes disso acontecer.
CA – João para terminar fica o espaço em aberto para alguma mensagem que queiras deixar aos amantes da modalidade e aos visitantes do Cartão Azul
JR – Acompanhem a nossa campanha no mundial, contamos com o vosso apoio para conquistarmos o título.

12 comentários:

Anónimo disse...

Votos de um bom Mundial, e fazem o melhor que sabem e tragam o caneco para Portugal.

Anónimo disse...

«É um bom jogador que não deverá desanimar por não estar incluído nos 10 eleitos mas deverá continuar a trabalhar para que no futuro posa merecer a confiança do seleccionador.»

É isso David, tu não és de desanimar e humildade tens para dar e vender, e o hóquei não se esgota numa ida á selecção, continua a aprender e a evoluir dia a dia que a recompensa há-se chegar.

Anónimo disse...

Será que a RTP vai transmitir os jogos de Portugal, ou vai ser mais um Mundial a seguir os jogos pelos blogs e pelas noticias (poucas) nas ultimas páginas dos jornais desportivos?

Anónimo disse...

Sem dúvida um Senhor!!! Acredito neste miúdo desde os seus 7 anos!! Dentro e fora de campo é um pequeno grande Homem! Força puto, acredita sempre. Abraço e felicidades para o mundial. Um fã

Anónimo disse...

De pequeno não tem nada :-) !! É sem dúvida um grande jogador em tamanho e qualidade e um rapaz 5 estrelas a todos os níveis. Tenho uma grande admiração por ele e desejo-lhe toda a sorte do mundo e faço votos para que conjuntamente com os seus companheiros e restante comitiva consigam trazer para Portugal mais um título. Um grande abraço João.
João Pedro Vaz

PATINSLOVER disse...

Força João e Força Portugal.
Que façam um grande Mundial.

Relembrem a entrevista do João Rodrigues, do 28.06.07 em:
http://patinslover.blogspot.com/2007/06/entrevista-joo-rodrigues-junior-pao-de.html

Anónimo disse...

Força Selecção eu acredito em vós ...força filho estou longe mas contigo no coração...

Anónimo disse...

Um grande abraço para a seleção nacional de juniores, e façam akilo k de melhor sabem fazer, jogar hoquei, pk voces sao os melhores do mundo, nc se eskeçam disso, os melhores do MUNDO. Boa sorte e que corra tudo bem.
Divirtam-s e lutem pela vossa camisola até ao ultimo fôlego. Eu sei k o farão.



Gostaria tambem de agradecer todo o apoio que o pessoal m tem dado.
Um abraço e um grande obrigado por tudo.

Anónimo disse...

Puto João e Pestaninha

O Amigo, o que vos deseja como sempre é o sucesso que vçs merecem.
Unidos e com muita humildade podem e têm capacidade para trazer o caneco.
Aquele abraço de quem continua a acreditar que vçs são o que de melhor o nosso hóquei tem e muito ainda vão dar ao País.
Força meus meninos.

Andreia disse...

Força Selecção! Um grande bem haja para o João, que continues sempre assim.. humilde e muito trabalhador! Um bem haja tambem para o Pestana.. desejo-lhes um bom campeonato do Mundo e mais uma vez sintam o sabor de ser campeões!

Anónimo disse...

Grande João

17 anos! As tuas ideias são simples mas revelam grande maturidade, iguais a ti proprio, muito bom jogador, mas muito humilde,continua assim....vais muito longe o hoquei precisa de mais atletas como tu.

Parabéns

Anónimo disse...

Caro João, sempre acreditei que és e serás um dos valores seguros do H.P.Português. A humildade é uma das grandes qualidades dos CAMPEÕES e isso tu tens de sobra. A tua técnica (a cima da média)visão e disponibilidade mental ímpar para o "jogo", fará de ti num futuro muito proximo um fora de série. Eu Acredito.
Força CAMPEÂO. Um forte abraço.