sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A EXCEPÇÃO À REGRA

Não deve haver maior defensor da célebre teoria que diz que o segundo é apenas o primeiro dos últimos. No entanto para que uma regra o seja na plenitude, tem de ter excepção. Para a confirmar. Para a tornar inquestionável.
Ora, é de uma excepção que eu vou falar: a Selecção Nacional de hóquei em patins...Ficou em segundo no Europeu que anteontem terminou em Oviedo, mas de modo algum o balanço da sua actuação pode ser visto dessa forma.
É certo que Portugal tem fortíssimas tradições na modalidade, já ganhou dezenas de títulos internacionais e que seria péssimo sinal ficarmos satisfeitos com o segundo lugar.
Mas – há sempre um mas…- a equipa das Quinas ainda no ano passado, em Montreux, na Suíça, terminou o Mundial numa inédita e péssima sexta posição. Luís Sénica, Director-Técnico Nacional e seleccionador de Sub-23 foi lançado, pela primeira vez, às feras. Ou seja, passou a orientar a equipa absoluta e para defrontar os melhores jogadores do Mundo.
Depois, repare-se, Portugal, que até teve uma caminhada fantástica até à final, aí encontrou a Espanha, conjunto que tinha pelo menos duas coisas a seu favor: era a tetracampeã da Europa e jogava em casa. Ganhou. É uma verdade absoluta. Mas, mesmo assim, por um sofrido e, se calhar até injusto, 1-0…É quase uma verdade absoluta.
Foi um segundo lugar. De modo algum foi o primeiro dos últimos, mesmo que esteja a atacar a tese que tantas vezes defendo…Foi, talvez, o primeiro degrau para voltar ao topo.

Rui Guimarães, in Jornal “O Jogo”, edição de 28 de Julho 2008

Foto: Site das Selecções Nacionais

11 comentários:

Anónimo disse...

Concordo plenamente que é um regresso ao melhor nivel ,e que se o golo limpo do Luis Viana fosse considerado,éramos campeões ,pois finalmente batemo-nos de igual para igual com a Espanha.O João Miguel em grande Forma, esperava mais do Reinaldo,os restantes estiveram ao seu melhor nivel,e atenção temos grandes valores jovens que podem entrar(como o Pedro Moreira)e manter o Nivel;mais dificil na minha opinião será substituir o JOÃO MIGUEL .PARABENS AO SÉNICA E A TODO O STAFF.OBRIGADO.
JO4ever

Anónimo disse...

Este texto do Rui Guimarães é extremamente justo, positivo e revelador de um novo pensamento e de uma nova mentalidade, não só nas selecções mas principalmente em relação ás selecções, é portanto extremamente justo que se fale desta forma daquela que é a selecção que mais vezes honrou Portugal, aquela que mais vezes fez tocar e cantar o hino Português, aquela que mais campeonatos europeus e mundiais ganhou, aquela que mais medalhas de ouro, prata e bronze ganhou e continua a ganhar, aquela que é a mais temida selecção, aos olhos de todos os nossos adversários e aquela que está aí renascida e prontinha para continuar a encher de orgulho todos nós Portugueses, todos os Portugueses, mesmo aqueles que têm medo de ser esquecidos, têm hoje de novo uma grande oportunidade de ser lembrados a apoiar Portugal, Parabéns a todos mais uma vez, pena é que as nossas autoridades continuem a ignorar os resultados dos nossos atletas e considerem banal aquilo que as grandes potencias incluindo a nossa vizinha Espanha valoriza, recebendo os atletas, incentivando-os a novas conquistas e a melhorar os seus resultados, enfim são os governantes que temos, recebe-se a Ciciolina no parlamento, não se recebem as selecções e os atletas que levam bem alto o nome de Portugal e que conseguem resultados com menos de metade do que usufruem os nossos adversários e nalguns casos nem 1 décimo dos apoios. Por isso mais positivo e de mais valor é este texto do Rui. Parabéns Gavancho, pela feliz escolha, entraste em beleza.

Anónimo disse...

Parabéns Sr Sénica. Outros que venham e façam melhor

Anónimo disse...

AO CONTR�RIOO GOLO SERIA LIMPO. O �RBITRO ITALIANO ESTAVA FEITO

Unknown disse...

n concordo que o golo seja limpo. pq a bola está acima dos ombros do viana. foi um bom jogo, mas a espanha é muito mais selecçao viu-se nas trocas de bola. a selecçao portuguesa foi demasiado previsível e muito lenta. O ventura não pode jogar a defesa/medio precisavamos de mais um valter neves... espero que as novas gerações possam colmatar essa lacuna portuguesa. Outra coisa que reparei o R.Pereira e o Luis Viana "Zorro" já não teem a qualidade de outros tempos, é preciso apoiar as equipas para evitar a emigraçao de talentos é qualidade q se perde tanto para o campeonato como para a selecçao.

Anónimo disse...

Portugal prevísivel e lenta?
os espanhóies não dizem o mesmo, Portugal praticou o melhor hóquei deste europeu. Estou de acordo numa situação os 10 anos de trabalho da Selecção de Espanha levam a melhor troca de bola isso é verdade, Portugal trabalhou 3 semanas e vinha do fundo, ou a memória é a curta.

Anónimo disse...

penso que se notou uma entreajuda entre todos e foi o que safou! e houve entreajuda devido aos ultimos resultados da seleçao! os jogadores mais carismaticos nao queriam ser enxuvalhados outra vez! agora..coisas novas..nada! provou se que senica nao é treinador para orientar a seleçao! é tudo uma ilusao!sauda se o regresso do joao miguel,de facto o melhor de todos! notou se tambem,que senica tentou transmitir confiança..mas pela expressao dos jogadores..aquilo entrava e saia a 200! o que senica transmitia eles ouvem 100 vezes nos clubes onde jogam..mas claro,faziam o papel deles..de meninos atentos..mas nos quartos e emgrupo,gozam com as palavras de senica!
acho curioso..é que com 2ºlugares..ja se venha á praça fazer juizos positivos de toda a parte tecnica das seleçoes! veremos os proximos..a começar no japao.
enquanto nao conseguirem por os melhores tecnicos na seleçao,sim..porque nesta altura e com esta direçaoda fpp,sao mais os tecnicos que nao aceitam entrar na fpp.. portugal nao ganha nada! ok..a taça latina..esquecem se é que a espanha veio rodar algumas 2ºescolhas..mas isso nao importa..importa é salientar que se ganhou!
boas ferias a todos..

Anónimo disse...

2º escolhas a Espanha na Taça Latina, estás mesmo "fora" , para não dizer outra coisa!!!! muita incongruência no anónimo anterior e talvez dor de c...

Anónimo disse...

Temos um vidente, no comentário anterior? O homem sabe tudo, lê os lábios, as expressões e até sabe o que se passa nos quartos..., não sabe é que a equipa de Espanha da Latina era e é a sua melhor equipa nesta idade, e todos mesmo todos jogam na 1ªLiga.
Também dá para perceber que é "Amigo" do Rafael!

Anónimo disse...

È triste quando não se consegue reconhecer mérito no desempenho da nossa selecção,nada me move a favor do SR. Sénica e serei dos primeiros a contestar quando os resultados o justificarem,e é de resultados que se trata pois que somos vice campeões,efectivamente, creio que se é verdade que mais ninguem quer orientar a selecção e são assim tantos os problemas e que os jogadores não ouvem o que o técnico diz ,mais mérito tem o nosso seleccionador pelo 2ºlugar,não se esqueçam que foi ele quem escolheu o grupo de trabalho, contra interesses instalados ,arriscou e ganhou.PARABENS.
JO4ever

nelson disse...

Queijo Suíço. É esse o problema... deve andar muita gente a comer queijo suíço.

Gostava mais que tivessem sido campeões, mas perdemos no jogo decisivo. Há muito a fazer, mas já se ganhou algo, desde o Mundial de Montreux...

Do resto das selecções, é ver. Acredito que o trabalho que tem sido feito vai dar resultados positivos.

Boas Férias, para quem as tiver...