quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MAIOR AMBIÇÃO DO TURQUEL MOTIVA SAÍDA

Gonçalo Santos ao fim de 6 temporadas consecutivas de Leão ao peito, troca Tomar por Turquel. O experiente jogador de 33 anos foi sempre um dos esteios da equipa de Nuno Lopes ostentando inclusive a braçadeira de capitão. Fomos até Turquel para sabermos junto de Gonçalo Santos os motivos da sua saída da equipa do SC Tomar, rumo a um dos mais sérios candidatos à subida de divisão, HC Turquel. 
CA - Bom dia Gonçalo, obrigado pela tua disponibilidade. Depois de 6 anos a representar o SC Tomar que motivos tiveram na origem da tua saída?
GS – Bom dia Gavancho, Obrigado pela oportunidade que me estás a dar de poder dizer alguma coisa às pessoas que todos estes anos me deram todo o apoio e me fizeram crescer como jogador mas também como homem. Ao todo estive em Tomar 12 épocas, onde passei momentos bons e momentos maus, mas felizmente foram os momentos positivos que mais marcaram todos estes anos. Foi uma decisão difícil de tomar, mas na altura que me apresentaram a proposta para continuar no clube, a ambição não era muito elevada passando pelo plantel serem os mesmos com apenas um ou dois reforços e jovens da região. Mas já tinha saído o Favinha, o Rui, o Orlando, o Esteves… baixas a mais para se ir apenas reforçar com jogadores jovens, pois um clube como o Sporting de Tomar e acabado de vir da primeira divisão tinha e tem que assumir que é candidato, porque as pessoas e o clube merecem. Nada se deve à redução de valores como já ouvi falar, e as pessoas que comandam o clube sabem que isso é a pura verdade.  

 
CA - Como capitão de equipa sempre vimos uma enorme cumplicidade entre a tua pessoa e os adeptos, que recordações ficam da passagem por Tomar?
GS – Como em tudo na vida não podemos agradar a todos, mas mesmo assim penso que todos estes anos, dei tudo de mim ao clube e sei que fui reconhecido por muitos sócios e adeptos do clube. Tenho muito a agradecer ao clube pois foi no Sporting de Tomar que consegui muito dos meus êxitos desportivos, onde o ponto mais alto foi conseguir ser campeão nacional da segunda divisão, duas subidas á primeira divisão, a participação em competições europeias, mas todo este percurso se deve a muito trabalho e principalmente a quem me abriu as portas deste grande clube, para ele “Sr. Jaimito” o meu MUITO OBRIGADO. Mas depois vem todos os treinadores e jogadores que passaram por Tomar e sem eles não poderia ter chegado onde cheguei. A todos o meu agradecimento. 
CA - Ainda por Tomar, a passada época depois de uma primeira volta em bom nível, acabam por fazer uma 2ª volta irreconhecível e a consequente descida. O que faltou ao Sporting de Tomar para ter conseguido a manutenção?
GS – Foi uma época difícil, onde á partida estávamos condenados a descer por todos. Mas nós sabíamos que com trabalho e união de grupo podíamos fazer coisas engraçadas e quem sabe surpreender muita gente, e depois de uma pré-época que nem correu muito bem, o campeonato começou e o fruto do trabalho de todos começou a dar resultado, começamos a pontuar e a andar sempre no meio da tabela o que criou uma expectativa muito grande em todos. Mas mesmo assim sabíamos que não ia ser fácil, mas andávamos na luta até que ouve alguém que decidiu “empurrar” o Sporting de Tomar para a zona de descida, refiro-me ás arbitragens de Viana e Cascais e depois quando já não tínhamos mais margem de erro falhamos em casa com o Cambra, o nosso pior jogo, e aí ficamos condenados. A nível interno e sem tirar valor às pessoas que trabalharam para nada faltar ao grupo de trabalho penso que nos faltou o “patrão” que na época mais importante dos últimos anos do clube decidiu fazer uma pausa. Ele sabe que o admiro e que o respeito muito mas fez-nos falta o seu pulso duro.   


CA - Alterando agora o rumo em direcção a outras latitudes, fica a pergunta, quais os teus objectivos pessoais e colectivos para esta época? 
GS – A nível pessoal estou com a expectativa de fazer uma grande época e contribuir com a minha experiência e ao mesmo tempo aprender muito com um grupo de trabalho forte e num clube com ambiente fantástico. A nível colectivo conseguir os objectivos do clube que passam por uma subida de divisão. Vai ser um prazer enorme jogar neste clube, onde qualquer jogador sonha em jogar. É um clube que admiro e que sempre desejei representar.  
CA - O HC Turquel mais, uma vez arranca no pelotão da frente para conseguir a subida ao patamar mais elevado hóquei Português. Na tua opinião quem são os principais candidatos à subida?
GS – Em primeiro lugar como não poderia deixar de ser o Hóquei Clube de Turquel, mas também o Sporting, o Oeiras, e espero que também o Sporting de Tomar, mas não podemos deixar todos os outros clubes de parte pois todos partem em igualdade pontual e tudo é possível.


CA - Há alguns tempos publiquei aqui no Cartão Azul uma notícia intitulada a "Maldição dos Brutos dos Queixos", pois há 4 épocas que o HC Turquel termina na 3ª posição, será maldição? Ou a estrelinha da sorte teima em não brilhar para a equipa Turquelense? 
GS – Não acredito em maldição, mas sim o pormenor, e há três épocas atrás ficaram em segundo, mas os segundos não subiam directos e depois perderam a liguilha. Ainda na época passada no jogo decisivo o Turquel teve mais que oportunidades para vencer aquele jogo, mas não consegui pois naquele dia as bolas paradas não entraram. Mas uma coisa posso desde já dizer, que não foi por falta de trabalho, pois a época começou há duas semanas e meia e já posso garantir a todos os adeptos de Turquel que este grupo de jovens hoquistas do clube trabalham imenso e continuem a apoiar pois eles merecem e de mim que vejam alguém que vem tentar ajudar a conquistar a estrelinha da sorte. 
CA - Os seis anos que passaste no Ribatejo deram-te o "know wow" suficiente para poderes comentar o hóquei Ribatejano, e como tal gostava de saber o que pensas da desistência da J. Ouriense, e o que a mesma representa para aquela região, e como antevês a participação do HC "Os Tigres", SC Tomar, ACR Santa Cita e União FE nos respectivos campeonatos? 
GS – Em relação á Juventude é uma notícia que não pode deixar ninguém contente, mas não conheço as razões que os levaram a desistir, mas uma coisa posso dizer que não o fizeram da melhor forma, pois contrataram jogadores e depois desistem, penso que foi aí o grande erro da Juventude. Os Tigres tem tudo para fazer uma grande época, formaram um plantel muito forte, se conseguirem formar uma equipa terão uma época tranquila. Ao Sporting de Tomar desejo a melhor época possível, pois deixei lá imensos amigos e o clube merece. O Santa Cita pode ser um clube que em casa pode causar grandes problemas aos ditos candidatos, mas terão uma época difícil pois a diferença da época passada para esta é enorme, apesar de se terem reforçado bem. O Entroncamento será sempre um candidato á subida, apesar de ter um plantel que penso ser curto, tem bons jogadores.  Por fim troço por todos estes clubes pois em todos tenho amigos, deixo aqui as melhores felicidades para todos eles. 


CA - Gonçalo para terminar resta-me mais uma vez agradecer a tua disponibilidade, e deixar o espaço à tua disposição para alguma mensagem que queiras deixar aos visitantes do Cartão Azul 
GS – Eu é que tenho de te agradecer por esta oportunidade e dar te os parabéns por todos estes anos do Cartão Azul, e assim ajudar a modalidade. A todos os visitantes do Cartão Azul um abraço em especial aos Adeptos do Hóquei.

Fotos de arquivo: Barros Simões, Pedro Alves e HC Turquel

3 comentários:

Sócio SCT disse...

Obrigado por tudo o que deste ao serviço do SCT. Tomaste a decisão que foi a melhor no teu ponto de vista, que tenhas toda a sorte do mundo

Anónimo disse...

Gonçalo, desejo-te toda a felicidade tanto a nivel desportivo como pessoal.
PS: Só espero que percas os jogos com a A.C.R.Santa Cita, eheheheh.

Um abraço,

Nunão

Anónimo disse...

Eu tambem acho que o Ourém faz mal contratar jogadoers e desistir, mas também não sabes as razões, mas sendo capitão do Tomar e isso tu sabes e deves comentar a fraze dita pela direção,"Quem não revonar não recebe o dinheiro em atrazo". E jogadores que sairam há vários anos e continuam à espera. Fala do que sabes.