quarta-feira, 7 de setembro de 2011

SEMPRE COM A VITÓRIA NA MENTE

O Cartão Azul deu um salto até Barcelos, onde foi “espiar” a preparação da Selecção Nacional de Sub-20, tendo em vista o Campeonato Mundial que terá lugar em Barcelos de 10 a 17 de Setembro próximo. João Beja que na próxima época representará a equipa Ribatejana do HC “Os Tigres” de Almeirim é um dos jovens Lusos ao dispor do Prof. Luís Duarte tendo em vista a conquista do ceptro mundial.
CA – Bom dia João, obrigado pela disponibilidade. Como está a decorrer o estágio?
JB – Bom dia. Primeiro que tudo obrigado eu pela oportunidade. Até ao momento levamos uma semana completa de treinos bi-diários, uma semana em que se trabalhou tanto o aspecto físico como o táctico, mas até ao momento está a decorrer bem.
CA – A jogar “em casa” e ostentando as “insígnias” de bi-campeão Europeu, Portugal parte na frente para a conquista do Mundial, ou apesar de esse ser o objectivo, há um longo caminho a percorrer?
JB – Sempre que Portugal entra em campo tem sempre em mente a vitória e esta selecção não foge a regra. Penso que todas as equipas seguem na mesma linha de favoritismo em que cada equipa tem que provar em campo o seu favoritismo, e um caminho longo mas o mais importante é entrar bem frente a Angola. 


CA – Na tua opinião, quais os principais candidatos ao titulo?
JB – Das equipas que conheço, as da Europa, são a Espanha, a Itália e França. Depois, observando o que tenho isto de mundiais anteriores a Argentina e Chile costumam ter equipas muito fortes.
CA – Portugal vai integrar o Grupo B, onde vai ter como adversários a França, Angola e a Áustria. Olhando para este grupo vimos a França como principal adversário, sendo que Angola poderá ser um adversário a ter em conta, ao passo que a Áustria, teoricamente é o adversário mais fácil. É esta a tua visão do grupo, ou consideras que o mesmo é acessível e Portugal a jogar normalmente não terá grandes dificuldades em vencer o mesmo?
JB – No meu entender temos a França como a teoricamente equipa mais forte das 3 equipas. Mas como já tinha referido anteriormente todos os jogos contam, logo não podemos pensar nos jogos com as equipas teoricamente mais fortes e esquecermos as outras. Se não vencermos Angola e Áustria nada nos vale o jogo com a França.


CA – Um deslize neste grupo e olhando para o grupo A, poderá resultar num Portugal – Espanha logo no inicio da “discussão” final. Será um factor a evitar, ou uma equipa que quer ser campeã mundial, tem de vencer qualquer adversário, seja qual for a fase do campeonato? Ou será melhor deixar estes “confrontos” mais para o final?
JB – Tenho como filosofia a frase equipa que tem como objectivo ganhar qualquer competição tem que estar preparada para vencer todas as equipas e demonstrá-la em campo. Mas nós queremos vencer todos os jogos logo não esperamos nenhum deslize, porém até aos melhores acontece.
CA – Olhando novamente para os grupos, achas que Portugal e Argentina foram os menos “felizes” pois Portugal tem a França como adversário, ao passo que a Argentina tem o Chile, ao passo que Espanha e Itália acabam por ter adversários teoricamente mais acessíveis, e isto pode vir a reflectir-se na 2ª fase da competição?
JB – Penso que não, as equipas estão se a preparar para estarem ao mais alto nível na semana do mundial e creio que como em qualquer competição a competitividade aumenta com o desenrolar da prova logo as equipas têm que estar preparadas para qualquer adversário, tanto no inicio como no fim.


CA – João, obrigado pela disponibilidade, quero desejar-te as maiores felicidades para este Mundial, extensivo a toda a Selecção, e fica o espaço aberto para alguma mensagem que queiras deixar aos visitantes do Cartão Azul
JB – Em primeiro lugar queria agradecer pelo convite. Em segundo lugar gostaria de ver em todos os jogos de Portugal uma boa moldura humana para com esse apoio chegar às vitórias e por último gostaria de lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho realizado.

Fotos: Miguel Bastos, Pedro Alves e Luís Duarte

Sem comentários: