terça-feira, 6 de setembro de 2011

SUB-17 E SUB-20 AOS OLHOS DE LUÍS MOREIRA

Luís Moreira (Tiquinho), treinador dos Juvenis do Sporting CP, e Seleccionador Distrital da AP Lisboa, com vários títulos na sua carreira, é um dos valores seguros no panorama hoquista nacional, mas não foi para falar das suas equipas no Mundo Leonina que o Cartão Azul foi ter com ele, sim para saber qual a sua opinião sobre o Europeu de Sub-17, onde tem atletas seus, e o Mundial de Sub-20, onde igualmente estão atletas que já passaram pelas suas mãos. 
CA – Bom dia Luís, obrigado pela tua disponibilidade. Vamos começar com o Europeu de Sub-17. Depois da vitória sobre a equipa da casa (Suíça), até onde pode ir a nossa equipa?
LM – Bom dia Francisco. Obrigado pelo teu convite para responder a estas questões. Esta geração de Sub-17 é bastante homogénea em termos de características de técnica individual sendo apenas mais heterogénea na componente física. E num Europeu estas características são um factor preponderante. E por isso, e conhecendo a maioria dos atletas da nossa selecção (4 deles foram meus atletas na Selecção Distrital de Lisboa) acredito que possuem condições para atingir a Final. E naturalmente que na final, o talento e a organização são importantes mas a componente psicológica terá o peso maior. A maioria são atletas habituados a Finais Four e alguns já com vários títulos Nacionais e de Inter Regiões no palmares por isso acredito que o Jorge, pela experiência que tem nestas competições Internacionais está a preparar a equipa com o decorrer do Campeonato de modo a que se vá soltando mais e na final seremos uns dignos Campeões Europeus.


CA – Hoje a Inglaterra será em princípio um adversário acessível, mas depois vem aí a França, como achas que os jovens Lusos vão encarar esse jogo, já de um grau de dificuldade elevado?
LM – A Inglaterra teoricamente mais acessível servirá para continuar a preparar o entrosamento dos atletas, e se possível dar mais tempo aos que jogaram menos ontem, porque teremos campeonato até sábado e será necessário também gerir o esforço físico para os jogos que vão começar a partir de 4ª feira. A França tem tido um grande desenvolvimento no hóquei em Patins e nos últimos Europeus tem sido um osso duro de roer e penso que no entanto será um jogo mais conseguido e com uma natural boa vitória por parte da nossa selecção, porque para mim, o mais difícil nesta fase de grupos foi o jogo de ontem com a Suíça visto ter sido o 1º jogo e logo com o anfitrião.
CA – Será mais um Europeu em que Portugal e Espanha vão esgrimir argumentos até à final, ou achas que a Itália e França serão adversários a ter em conta?
LM – Serão sempre adversários difíceis e com maior ou menor dificuldade Portugal e Espanha irão conseguir levar de vencidas ambas as equipas e esperemos naturalmente um Portugal vs Espanha na final para recuperarmos o ceptro a quem nos tirou.
CA – Mudando agora para o Mundial de Barcelos que se inicia no próximo fim-de-semana. O que achas da nossa selecção?
LM – Sinceramente penso que é das melhores selecções de Sub-20 que temos nos últimos anos, são qualquer desprimor pelas anteriores que tantos e bons resultados conseguiram. São todos já campeões Europeus e alguns mais do que uma vez, outros já jogam em equipas seniores dos seus clubes desde a 3ª divisão à 1ª divisão. É uma geração de verdadeiros campeões que a sua maioria trabalha com o Luís Duarte desde o ano passado (excepto Miguel Rocha, Hélder Nunes, Pedro Costa e Diogo Rodrigues) e que mais uma vez acredito que não irão defraudar as enormes e reais expectativas que todos temos de ver esta geração ser Campeã do Mundo de Sub-20.


CA – Olhando para as equipas, quem achas que são os verdadeiros candidatos á vitória final?
LM – Divido os candidatos em 2 grandes grupo: Candidatos Fortíssimos: Portugal, Espanha, Itália (muitos dos jogadores italianos estiveram o ano passado na final do Europeu de Sub-20) Bons candidatos: Argentina, Chile e França. Mas acredito na conquista do título por parte de Portugal.
CA – Mais uma vez e à imagem dos Sub-17, os Sub-20 vão encontrar a França, na 1ª fase, qual a tua antevisão para este jogo?
LM – Como disse anteriormente, a França será um dos bons candidatos e irá ser naturalmente um jogo bastante complicado para nós mas naturalmente o jogo mais complicado pela ansiedade e por ser jogado em Portugal e frente a uma selecção de Angola reforçada com alguns jogadores que jogam no campeonato Português, será o mais difícil. Pelo talento desta geração sub-20, acredito que nos vão brindar com grandes jogos e no final com uma grande conquista.
CA – Mais uma vez obrigado pela disponibilidade, e fica o espaço à tua disposição para alguma mensagem que queiras deixar aos visitantes do Cartão Azul
LM – Obrigado eu pelo teu convite e que continues a realizar esta trabalho fantástico de divulgação das nossas selecções em particular e do hóquei em geral. Um grande abraço e ……………………. PORTUGAL! PORTUGAL! PORTUGAL!

Fotos: Luís Moreira, Miguel Vieira e Pedro Vaz

Sem comentários: