quinta-feira, 20 de maio de 2010

O HÓQUEI E O AMADORISMO

A final-four da Taça CERS, que teve lugar no fim-de-semana em Torres Novas, além de registar mais um desaire do Benfica no hóquei em patins - perdido que já está, também, o campeonato nacional - mostrou como a modalidade continua a ser gerida pelo amadorismo. Organizada pelo Comité Europeu de Rink-Hockey, liderado pelo português Carlos Graça, e por uma empresa de eventos desportivos (Wall Street), esta fase final da segunda prova de clubes mais importante da Europa demonstrou como é impossível o ingresso nos Jogos Olímpicos, como muitos ainda sonham.

Na bancada de imprensa não havia qualquer informação sobre as equipas presentes na final-four e, mais grave ainda, nos inícios dos jogos, nomes dos jogadores e árbitros nunca foram dados a conhecer aos jornalistas presentes no Palácio dos Desportos de Torres Novas, para não falar da pouca ou nenhuma visibilidade para os marcadores, devido à colocação deficiente da bancada de imprensa.

Mas mais o caricato aconteceu no final do encontro. Quando os jornalistas se deslocaram à sala de imprensa, foram informados por uma repórter da Benfica TV que o Benfica só falava para o canal televisivo do clube da Luz, não prestando quaisquer declarações à imprensa. O que se lamenta, não é o Benfica não querer falar, está no seu direito, mas sim não se encontrar ninguém do clube da Luz ou da organização que desse uma explicação lógica sobre este boicote à informação, numa sala destinada aos Órgãos de Comunicação Social de uma competição europeia.

Esta é uma situação inadmissível numa modalidade desportiva com tantas tradições em Portugal e ainda por cima numa competição europeia, com inúmeros jornalistas estrangeiros presentes em Torres Novas. Assim caminhamos para o abismo que muitos apontam para o hóquei em patins. E os seus dirigentes têm uma grande responsabilidade no que se está a passar.

Vítor Ventura in Jornal "Record"
Foto: Barros Simões

4 comentários:

Anónimo disse...

1ª um reporter já é mandatario de um clube como o Benfica?
2ª alguma vez assistiu a um jogo de Hoquei patins antes, ou vem por fanatismo ou encomendado por alguem?
3º o Mal do hoquei está nos dirigentes, só pensam em si, nunca na promoção da modalidade.
P.S. obrigado à BanficaTV por nos proporcionar algunsd momentos de Hoquei que infelizmente a TV publica não o Faz.
PT

nelson disse...

Caro PT,

O jornalista em causa não é "mandatario" de um clube, só porque denuncia falhas graves na organização de uma prova importante...

O jornalista autor do texto anda há muitos anos no hóquei em patins, e vê muitos jogos ao vivo, ainda que só na zona de Lisboa...

Eu, por acaso, não pude ir a Torres Novas por motivos profissionais, mas sei o que o meu irmão (fotógrafo) passou para levantar uma simples acreditação! Acha isto normal? E a imagem com que se fica de Portugal? Não se esqueça que de Espanha, vieram muitos jornalistas também...

Haja alguém que denuncie esta falta de organização!

Com os Melhores Cumprimentos,

Nelson Alves
www.mundook.net

Anónimo disse...

OS jogadores do Benfica e treinador não falaram à comunicação social,apenas em retribuição ao canal publico que tinha tudo acertado para que o jogo fossem transmitido na Benficatv e à ultima hora não deixou que a Benficatv pudesse transmitir o jogo!!!!!

Anónimo disse...

Enquanto o presidente do CERH for Carlos Graça, nunca Portugal ou as equipas portuguesas e muito menos jornalistas ou outros agentes portugueses, poderão esperar algo de bom, bem pelo contrário, se o presidente fosse Espanhol, de certeza que Portugal e os portugueses eram mais bem tratados, é triste mas é a mais pura verdade.