quarta-feira, 3 de novembro de 2010

I TORNEIO DE VETERANOS JOSÉ FARINHA

No dia 15 de Junho de 2008, falecia José Trincão Farinha, vice-presidente da AP Ribatejo, vítima de doença e como foi noticiado aqui no Cartão Azul. Nesse ano e no inicio da época 2008/2009 a Associação de Patinagem do Ribatejo homenageou o malogrado José Farinha, atribuindo o seu nome ao até então intitulado "Torneio de Abertura", no escalão de infantis, que contou com a presença de 6 equipas e antecedia o Regional da categoria, cuja final foi disputada no Pavilhão dos Desportos em Torres Novas entre as equipas do HC Santarém e da ACR Santa Cita tendo a vitória sorrido à equipa da Aldeia Ribatejana do hóquei em patins, e divulgado aqui, neste espaço.
Recorde-se ainda que a criação de um Campeonato de Veteranos era um dos objectivos de José Farinha, que se encontrava na dianteira para suceder a Madalena Silva, presidente da AP Ribatejo na altura, e como o “Jornal Torrejano” noticiava.
No próximo sábado a equipa de veteranos do União FE leva a efeito um quadrangular com a presença do SC Tomar, Fabril, S Alenquer B e onde será homenageada a memória do saudoso Farinha. O Cartão Azul foi ter com Mário Serra, um dos organizadores para saber algo mais do Torneio.
CA – Bom dia Mário, o que esperas deste Torneio?
MS – Acima de tudo espero eu e toda a equipa de veteranos do União que seja mais uma justa homenagem em honra de um ex colega deste grupo. O Farinha era uma pessoa muito querida nesta equipa, um amigo para muitos e sem duvida um exemplo para quem o conhecia. Tenho a certeza que se vai passar um dia bastante agradável, tanto para nós como para quem se deslocar para assistir a estes jogos. O mais importante para a veterania não é a idade mas sim o espírito e este grupo apesar de jovem, é realmente um exemplo de tudo que se exige numa equipa! Só assim é possível a organização destes eventos.
CA – Não achas que a organização de um Torneio, de homenagem ao José Farinha, deveria partir da AP Ribatejo?
MS – Ao nível da organização de um evento destes, não era possível porque os veteranos não estão filiados na Associação do Ribatejo, e os jogadores não são federados, logo não seria possível uma organização a esse nível institucional, até porque o nosso objectivo é honrar a memória de um ex-companheiro. De qualquer forma, foi a nossa primeira prioridade informar a Associação da realização deste torneio.  Penso que a nível de Associação essas homenagens podiam e deveriam ser feitas através de das provas organizadas pela mesma, como torneios de abertura e encerramento. Pessoalmente não vejo objecções a que, a uma prova de torneio de abertura de um dos escalões inscritos na Associação se possa dar o nome, tanto do José Farinha como de outros colaboradores que durante anos trabalharam e colaboraram com a Associação do Ribatejo.


CA – Será este o primeiro de muitos Torneios para preservar a memória de quem deu tanto ao hóquei Ribatejano?
MS – Sem duvida Francisco. Enquanto este grupo se mantiver, garantidamente, e aqui posso falar por todos, que iremos tentar todos os anos com que a memória do Farinha não caia no esquecimento. 
CA – Para finalizar quer deixar alguma mensagem para os visitantes do Cartão Azul?
MS – Queria dizer muitas coisas, mas, provavelmente muitos iriam criticar porque não se enquadraria no teor da noticia, como tal, apenas peço que continues com o excelente trabalho que tens feito, continua a divulgar aquela que é a modalidade de eleição para muitos de nós e acima de tudo que nunca te deixes intimidar por aquilo que são os teus princípios.
O que te peço, e defendendo um pouco a minha/nossa paixão, é que continues a defender a nossa instituição UNIÂO FUTEBOL ENTRONCAMENTO, e que a partir de agora as pessoas comecem a falar também dos veteranos do Entroncamento, enaltecendo a sua existência, dando continuidade a uma geração de eleição que passou pelo União, juntamente com a experiência e a verdadeira veterania já com alguns anos de existência. Em tom de ironia, diria mesmo que teremos equipa para a 3ª divisão!
Desafio todos os sócios e adeptos do União a que no próximo sábado se desloquem ao Pavilhão Albano Mateus, e além de homenagearem o Farinha através dos jogos de veteranos, que apoiem e gritem pelos seniores do União, seja atrás da baliza seja na bancada ou na varanda do bar, em mais um jogo muito importante rumo ao objectivo final que com certeza passará por mais uma vitória rumo á subida de divisão. Com toda a certeza que quem se deslocar ao pavilhão não irá dar o seu tempo por mal empregue! Obrigado

3 comentários:

Anónimo disse...

Só uma correcção. Na época de 2008/2009, a Associação de Patinagem do Ribatejo homenageou o malogrado José Farinha, atribuindo o seu nome ao até então intitulado "torneio de abertura", no escalão de infantis.

Cartão Azul disse...

Obrigado pela correcção

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

Amigos
O Farinha estará sempre entre nós. Jorge Oliveira