domingo, 28 de novembro de 2010

MANTER A LIDERANÇA COM TRANQUILIDADE

 
Não foi feliz o regresso de Luís Marques a Santa Cita, o ex-treinador da equipa da Aldeia Ribatejana do hóquei em patins e agora treinador do SC Marinhense viu a sua equipa sair vergada a uma expressiva derrota por 11-5. Quanto ao jogo em si, realizado num sábado frio e com o Pavilhão com menos espectadores do que é normal, que no entanto não se cansaram de puxar pela equipa de Luís Miguel Cunha, a equipa da casa entrou a dominar e a trocar bem a bola, obrigando a equipa do Marinhense a jogar em cima da sua área. No entanto as jogadas de bola corrida não tinham o melhor seguimento e foi necessário Nuno Nobre e a sua terrível meia distância para quebrar a resistência adversária. Pensou-se que o mais difícil estava conseguido, mas foi pura ilusão, pois o golo de Nobre teve o condão de despertar a equipa da Cidade Vidreira, que começou a jogar taco-a-taco e por vezes superiorizando-se ao adversário. A equipa de Santa Cita viria a dispor de uma grande penalidade quando estavam decorridos 11 minutos, mas Tiago Pereira não aproveitou, e o jogo seguiu ora cá ora lá, e seria na sequência de uma jogada de insistência do SC Marinhense que Nobre viria a cometer falta (sem necessidade) sobre um adversário, e foi admoestado com o respectivo cartão azul e o Santa Cita penalizado com um livre directo, que Duarte Delgado não desperdiçaria, restabelecendo a igualdade, estavam decorridos cerca de 15 minutos de jogo. A equipa da casa voltou a tomar nas mãos as "rédeas" do jogo e David Vieira (que esteve endiabrado) viria a concretizar à boca da baliza uma jogada de envolvimento, colocando de novo a equipa de Santa Cita no comando do marcador iam decorridos 21 minutos da 1ª parte. O jogo não chegaria ao intervalo, sem que o arbitro da partida o Ribatejano António Gameiro apontasse de novo para a marca de grande penalidade a punir uma falta de um jogador do Marinhense, faltava 1 segundo para o final, deste lance resultou também o cartão azul para o treinador Luís Marques. Chamado a marcar o jovem André Conde saltou do banco e ainda a frio, até porque estava parado e aliado ao frio que se fazia sentir no pavilhão, falhou a hipótese de aumentar a contenda.

Intervalo: ACR Santa Cita 2   -   SC Marinhense 1     Faltas: 5 - 4


A 2ª parte começa como começou a primeira, um Santa Cita mais objectivo e o SC Marinhense a viver desse excelente jogador nº 17 Gonçalo Bernardo, e foi apenas preciso esperar um minuto e meio para ver de novo Nobre fazer mais um golo. A partir daqui e até aos 7 minutos foi ver a equipa da casa facturar, atingindo o "score" de 6-1. De realçar a excelente execução técnica de Tiago Pereira no quinto golo. A equipa da Marinha Grande continuava a tentar assentar o seu jogo e aos poucos foi começando a dominar (talvez consentido pela equipa da casa) e na marcação de uma grande penalidade Duarte Delgado reduziria para 6-2, para logo a seguir e na marcação de um livre directo a punir O jogador nº 33 do Marinhense Nuno Nobre colocar de novo a diferença em 5 golos.
Com 11 minutos decorridos a equipa de Santa Cita atingia a 10ª falta e Duarte Delgado chamado a marcar o respectivo castigo, não foi capaz de levar a melhor sobre João Martins, e como um mal nunca vem viria, veria Rui Nunes passado poucos segundos aumentar para 8-2. Ainda se festejava o golo nas bancadas e Duarte Delgado a aproveitar uma jogada de superioridade e a reduzir para 8-3. Acreditou a equipa forasteira e numa jogada dentro da área da equipa da casa,  o arbitro assinala penalti para a equipa da Marinha Grande, que desta vez Duarte Delgado não desperdiçou, estava consumado o 8-4. Rui Nunes com 17 minutos decorridos viria de novo a aumentar para 9-4, para 11 segundos depois Duarte Delgado reduzir para 9-5 e foi o canto do cisne e o contar do tempo para o final e ver a equipa de Luís Miguel Cunha marcar por mais duas vezes, uma por Nuno Nobre e outra por Tiago Pereira. Neste espaço de tempo destaque para a 10ª falta da equipa do Marinhense, com Tiago Pereira a falhar o respectivo livre directo e para a entrada do jovem guarda redes da equipa da casa Renato Godinho, que em dois ou três lances provou que podem contar com ele, e de facto trata-se de um jovem com valor e com muito para crescer e dar ao hóquei Ribatejano.

Final: ACR Santa Cita 11   -   SC Marinhense 5     Faltas: 14 - 12


Em relação ao arbitro da partida, esteve dentro do registo que já nos habituou ao longo da sua carreira, num jogo sem problemas, onde os jogadores jogaram o hóquei pelo hóquei, uma arbitragem tranquila e sem influência no resultado, no entanto ressaltam três pormenores:
1º. O facto do jogo se ter iniciado com cerca de 15 minutos de atraso, sem alguma razão aparente, pois quando entramos no pavilhão faltavam cerca de 10 minutos para o inicio e já os jogadores de ambas as equipas faziam exercícios de aquecimento. Foi-nos dito que tinha havido um jogo antes, no entanto o jogo só teria razão de começar mais tarde, caso o jogo anterior terminasse depois das 18 horas.
2º. O primeiro penalti assinalado contra o SC Marinhense, os dois jogadores da equipa da Marinha estão a defender dentro da área, com a posição ganha, e é o jogador do Santa Cita que procura esse espaço, forçando a passagem e o contacto, e assim sendo falta atacante e não penalti.
3º. O segundo penalti assinalado contra o SC Marinhense a 1 segundo do final da 1ª parte, existe realmente falta do defensor da equipa da Marinha, mas a mesma é cometida fora da área, logo não existia razão para a grande penalidade.

Sinal positivo: Para a forma descontraída e objectiva da equipa da casa, para a meia distância de Nuno Nobre e para o excelente jogo de David Vieira que esteve endiabrado e foi sempre enquanto esteve em campo e sob a sua batuta, que o Santa Cita mostrou o melhor hóquei. Para o nº 17 do Marinhense Duarte Delgado que para além dos 5 golos que marcou, revelou ser um jogador de eleição e a merecer um olhar atento de outros treinadores para um possível salto qualitativo.

Sinal negativo: Para as poucos pessoas que estiveram no Pavilhão, e para os 3 euros que se continua a exigir a quem sendo não sócio, quer ver um jogo da sua modalidade preferida

Santa Cita: João Martins, Tiago Pereira, Rui Oliveira (c), Nuno Nobre e Zig (5 inicial)
Jogaram ainda: Renato Godinho, Tiago Barreiro, David Vieira, André Conde e Rui Nunes

Fotos de arquivo: Barros Simões

13 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo essa dos 3€. Visto que quem se deslocou no passado Sábado ao Entroncamento, teve de pagar a mesma quantia, não percebo o espanto da sua parte!!!

Anónimo disse...

A cronica tem uma contradição e grande "uma arbitragem tranquila e sem influência no resultado" depois faz os 3 pontos finais, principalmente os ultimos dois...
Quem perde por 11-5 não pode culpar o arbitro mas não foi bem relatado o que se passou no jogo, mas compreendo que defenda o clube em causa, mas tem se visto que quando está complicado alguem descomplica as situações... mas vamos andando por cá para ver o que acontece ....
Cumprimentos

Anónimo disse...

Em santa cita um jogo sem intensidade mas com pormenores,bem disputado com uma arbitragem correcta e com a disciplina de um jogo de ok!

Anónimo disse...

Santa Cita em alta comanda e convence!
Com um jogo quanto baste o Santa Cita desevencilhou se bem do Marinhense que continua a nao conseguir impor o hoquei que de certo quereriam, mas com o santa Cita seria dificil,pois resistiram enquanto a equipa local nao acelerou um pouco mais!
No plano da arbitragem foi um jogo tranquilo onde o arbitro do ribatejo impos aquilo a que nos tem acostumado ultimamente,serenidade e tranquilidade na analise dos lances,que me pareceram serem todos bem ajuizados!Mesmo os de mais dificil ajuizamento esteve bem!
A nota negativa sera unica e exclusivamente para o pouco publico que mesmo assim puxou pela sua equipa!
Enfim o ribatejo continua com as suas equipas no topo!Um abraço

Nuno
Singeis

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 0140, o Sr. deve ser de fora e portanto não leu nas entrelinhas pois quando o Gavancho diz que o arbito esteve dentro do registo que já nos habituou ao longo da sua carreira, quis dizer que em casa de duvida beneficia a equipa da casa.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Pois é o arbitro ate marca penaltis e livres directos e ate mete as bolas na baliza!
Estes devem de andar a acçar fantasmas!!!
Cuidem se e nao digam disparates!
Ai em leiria deve haver melhor deve!??

Anónimo disse...

meus amigos para quem viu o jogo, foi um jogo morno só porque o arbitro controlou muito bem o jogo nada mais,senão aquilo engalfinhava se tudo pois cedo começaram as picardias que prontamente foram controladas! o que é que querem agora'? Sacudir agua do capote? 11 golos sao 11 nao é só 1!

Anónimo disse...

este arbitro em todo lado diz que lhe dao os parabens so que depois vimos a saber que e sempre a mesma tendencia nao va o diabo tecelas

Anónimo disse...

Boas, so queria fazer uma correcção, pois o numero 17 do Marinhense chama-se Duarte Delgado e não Gonçalo.

Anónimo disse...

O N:17 do Marinhense e autor dos 5 golos chama-se Duarte Delgado e não Gonçalo. cumprimentos

Cartão Azul disse...

Para os anónimos das 13:44 e 14:01

Obrigado pela rectificação.

O meu pedido de desculpas em particular ao Duarte Delgado pela troca de nome e em geral ao SC Marinhense

Atenciosamente
Francisco Gavancho

Anónimo disse...

os arbitros nao precisam de parabens de ninguem,precisam e de serem vistos por quem sabe e conhece, como aqueles delegados que vao ver os jogos, e ai sim ver os erros que cometem e este segundo sei é daqueles que comete poucos erros...!enxerguem se e nao digam mal das pessoas so porque nao gostam dele pessoalmente!

Anónimo disse...

como disse anteriormente nao va o diabo tecelas, quando nao se npode com eles aliamo-nos,mas ele esquece que ninguem lhe vai dar valor, sao os primeiros a enterra-lo, comprimentos e nao inclinem os ringues