domingo, 27 de novembro de 2011

GALOS DERAM TRÊS "BICADAS" NOS TIGRES

Não era garantidamente o resultado que estava na mente dos cerca de 500 espectadores que coloriram as bancadas do Alfredo Bento Calado.


As duas equipas entraram no ringue com t-shirts que assinalaram os 70 anos da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Filipa Mendes, a coordenadora regional sul da LPCC, agradeceu o gesto. Após estas palavras Jerónimo Moura e Domingos Carvalho do Porto deram inicio à partida com as equipa a apresentarem os seguintes cinco iniciais:

HC "Os Tigres": André Azevedo, Carlitos, Diogo Lã, Carlos Trindade e Gonçalo Favinha.
Treinador: Nelson Lourenço

OC Barcelos: Paulo Matos, Leal, Xixa, Hugo Costa e André  Centeno.
Treinador: José Fernandes


A partida começa com ambas as equipas a tentarem assumir o comando da mesma o que tornava o jogo rápido e com lances perto de amabas as balizas. Seria no entanto à passagem do 5' Xixa num remate enrolado a abrir o marcador (0-1). Os Tigres não sentiram o golo e continuaram a fazer o seu jogo, no entanto a bem organizada equipa minhota não permitia à equipa azul e branca a obtenção do golo, ora pela boa organização defensiva, ora por ineficácia ofensiva do adversário. Seria Gonçalo Favinha à passagem dos 15' minutos a estabelecer a igualdade (1-1) concluindo uma boa jogada. O empate duraria apenas um minuto pois Hugo Costa marcava e colocava de novo o Óquei na frente do marcador (1-2), resultado com que se chegaria ao intervalo. A equipa do Minho justificava este resultado devido à eficácia e organização, numa 1ª parte jogada a grande velocidade e com o bloco Barcelense a funcionar e a partir para o ataque com circulação de bola. Os Tigres a pecarem na finalização e a desperdiçarem um livre directo por intermédio de Diogo Lã.


A 2ª parte traz uns Tigres mais pressionantes num jogo que se mantinha rápido e com as oportunidades a surgirem em ambas as balizas e à passagem dos 5' minutos Carlos Trindade empata o jogo (2-2). No minuto seguinte alguma desconcentração da equipa do Óquei e Carlos Trindade na "cara" de Paulo Matos não consegue concretizar. Nesta fase da partida a equipa de Barcelos tinha mais posse de bola, e fruto dessa maior posse de bola viria a conseguir um livre directo fruto da 10ª falta da equipa de Almeirim. Xixa chamado a marcar não consegue bater André Azevedo. O jogo continuava rápido e prova disso é um contra ataque dos Tigres que não dá em golo, para na resposta o Óquei responder na mesma moeda e André Azevedo a negar mais uma vez o golo. Nesta altura já os Tigres dominavam, com maior tempo de posse de bola, mas continuava a falhar na finalização, e como quem não marca arrisca-se a sofrer, seria André Centeno a "empurrar" ao segundo poste, concluindo uma boa jogada, estava feito o 2-3. Os Tigres corriam agora atrás do prejuízo e o OC Barcelos estava á beira da 10ª falta que viria a acontecer em cima do apito do cronómetro, o arbitro assinala o respectivo livre directo e Paulo Matos v~e o cartão azul por protestos, entra Ginho que tem nos seus ombros a responsabilidade de manter a vantagem, Carlitos chamado a marcar tem de rematar directo, pois o tempo está esgotado. Remate forte mas Ginho a dizer presente e a garantir os 3 pontos. Num jogo impróprio para cardíacos o empate seria o resultado mais justo, no entanto pelo eficácia e organização a vitória do OC Barcelos acaba por se aceitar.


Sinal mais: Para a excelente moldura humana e para a claque "Ultras Almeirim" incansáveis do primeiro ao ultimo minuto e a demonstrar um fair-play e um desportivismo acima da média ao aplaudir o OC Barcelos no final da partida. Para a eficácia dos Minhotos e para a excelente exibição de André Azevedo que evitar outros números.

Sinal menos: Para a finalização dos Tigres e para o não aproveitamento de lances capitais que fazem toda a diferença no resultado final.

A equipa de arbitragem acabou por ser bastante contestada pela equipa Minhota em particular pela falta assinalada mesmo no final da partida o que levou José Fernandes, treinador do OC Barcelos a dizer que no final a dupla de arbitragem fez tudo para que a sua equipa não ganhasse.

Fotos: Miguel Petisca

1 comentário:

tretashp disse...

Gostava apenas de frisar um ponto. O HC Tigres de Almeirim está a cobrar bilhete após o intervalo dos jogos. Como sabem isso é proibido, conforme o regulamento da FPP. Eu sei que os tempos estão difíceis, mas terão de cumprir a lei como os outros clubes.

Saudações desportivas,