segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ERROS, AGRESSÕES, POLÉMICA E ÁRBITROS ESTAGIÁRIOS

No jogo decisivo do escalão de Sub 17, a equipa A, do Sporting Clube de Tomar, deslocou-se a Valado de Frades e perdeu com o BIR por 3-2 numa partida polémica com agressões e dirigida, vá-se lá saber porquê por árbitros estagiários que provaram aos olhos de toda a gente que estão a mais na modalidade, e com erros de bradar aos céus.


A partida apurava directamente o primeiro classificado para o nacional, sendo que ao Sporting Clube de Tomar, até o empate garantia o apuramento e na primeira volta, os jovens tomarenses tinham vencido por esclarecedor 7-1. Para o jogo decisivo desta 1ª fase, os árbitros nomeados pela Associação de Patinagem de Leiria, foram estagiários V. Fernandes e Luís Rodrigues.

O jogo decorreu com intensidade, com a marcha do marcador, sempre favorável à equipa visitante, 0-1, 1-1, 1-2, 2-2 e 3-2. Até que, a 30 segundos do final, acontece uma agressão do jogador do BIR, (conforme documenta o vídeo), ao jogador tomarense, junto ao árbitro, que nada fez, ou melhor, marcou 2 faltas para o Sporting Clube de Tomar, alegando que o jogador tomarense, ficou deitado no ringue e não deixou o jogo recomeçar. Sporting Clube de Tomar, tinha 8 faltas, passou a ter 10 faltas e consequente livre directo, que deu a vitória à equipa do BIR por 3-2.


Para além do jogo, dois atletas da equipa de Valado de Frades, atiraram deliberadamente os stick’s para a bancada, tendo posteriormente saltado do ringue para a bancada, sem intervenção da equipa de arbitragem, onde os ânimos exaltados entre os espectadores das duas equipas, levaram a intervenção da Guarda Nacional Republicana.

Sporting Clube de Tomar, repudia estes acontecimentos, comunicando o sucedido às entidades desportivas competentes.

Informação/Video: Gabinete de Imprensa do SC Tomar
Titulo/Iintrodução: Cartão Azul

24 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

É lamentável jogadores saírem do campo para agredir o publico e regressam ao jogo e não são punidos pelos árbitros,eu adoro o hóquei mas começo a por em causa a competência da autoridade em campo.....é a formação de adolescentes!!!

Carlos Nuno Faria disse...

Quem está a mais não são os árbitros estagiários mas quem agride
e insulta

Unknown disse...

Boa tarde eu sei que o que esta ai não se faz e todos mais mas eu agradecia por mim e pelos meus colegas que retirassem isto pois nós temos direitos de autor obrigado e Boa Tarde!

Unknown disse...

Alem de pais provocadores e com uma intelectualidade abaixo do juizo, o aglomerado de atletas que jogavam de verde e branco nao apresentou hoquei e muito menos cabeca para lutar pelo Nacional. O 2° lugar dependeu apenas de si, visto que se nao tivessem empatado (em casa) com o Ourem. Saudacoes Tomareiros, boa sorte na Champions.

A Verdade disse...

"Sotaque" ribatejano.. Parte do nome do blogue diz tudo.. Em vez de tentarem apurar os factos de ambas as partes e darem a conhecer uma informação mais real do que meramente os "coitadinhos de Tomar" que foram agredidos, insultados e roubados. Estes "coitadinhos de Tomar" chegaram ao Valado "a jogar em casa" sem respeito nenhum pelos valadenses e começaram a insultar os residentes desde o primeiro minuto, principalmente a caríssima senhora da máquina de filmar que achou por bem filmar tudo o que se passava naquele pavilhão.. (desconfia se até de filmagens nas casas de banho) durante o intervalo. Mas que de nada serão úteis pois uma senhora tão instruída e tão importante na terra dela deveria saber que existem direitos de autor.. posto isto afirmo ainda que houve erros de arbitragem para ambas as partes e que os árbitros são humanos! (espécie desconhecida para os lados de Tomar) são estagiários e por isso ainda não são aliciados facilmente com umas minis ou umas boas vinhaças..Também foram alvo de fortes insultos por parte dos "mauzões de Tomar", o que revela um fraco conhecimento de hóquei patins, pois toda a gente sabe que um árbitro sobre pressão age normalmente contra a equipa que o insulta.. Acabo recordando que o jogo entre o BIR e o medíocre Tomar realizou se no sábado e ditou a passagem ao nacional do BIR enquanto que o Tomar deu continuidade ao insucesso dos outros vários escalões que obviamente não se justifica pelo desempenho em campo dos seus jogadores mas certamente por outros fatores já mencionados, tais como agressões, insultos e a má arbitrágem presentes em todos os jogos, repito, todos os jogos do SC Tomar, que obivamente prejudicaram o clube.. Os meus cumprimentos aos dirigentes do Tomar, aos "mauzões de Tomar" e em especial à senhora da máquina de filmar. Viva ó Sporting Clube De Tomar

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cartão Azul disse...

Para A Verdade

De verdade deve ter só o nick, pois nem o seu nome revelou, vá-se lá saber porquê. Quanto ao sotaque Ribatejano é verdade, pois vou divulgando o que se passa pelo hóquei do Ribatejo e de Leiria (não sei se já reparou nisso????) e não sei se também já reparou que divulguei o Comunicado do BIR.

Afinal de Verdade acaba por ter apenas 50% que é a sua versão das coisas

Cumprimentos
Francisco Gavancho

Unknown disse...

Este é o Tomar que acusou o Sporting CP de mau comportamento em Tomar na época transacta? Será que o João Baltazar também esteve em Valado? A Sra da máquina será a mulher do seccionais tá maus ao? Pois é as verdades vêm sempre ao de cima. ..Para casa mãe do Sporting Clube de Portugal não está nada mal...

A Verdade disse...

Parece me que está mais preocupado em saber o meu nome do que em saber a verdade, já que a sua "verdade" foi enviada pelo SC Tomar e a sua observação sobre o meu comentario apenas questionou o meu nome.. Sem dúvida que é bem mandado mas não é atrasado mental pois não?! Parece que não pensa por conta própria.. Como disse, vai divulgando a par do Ribatejo, eventos na região de Leiria com "sotaque ribatejano", ou seja a favorecer sempre o Ribatejo! Está mais que comprovado que você, tal como a porcaria do seu blogue não presta.. Apesar de certamente não depender dele, se depende do blogue, aposte no desemprego.

Unknown disse...

Lamento estes comentários!! Parece me que o mais IMPORTANTE aqui não foram as agressões físicas mas sim arranjar motivos para que as mesmas tenham justificação......Mãe do jogador e treinado, agride adepta do SC Tomar,jogador(filho da agressora) lança o stick aos adeptos do SC Tomar,de seguida salta o ringue para se envolver nas agressões. Sendo premiado de seguida pelos árbitros,continuando em jogo sem uma única sanção...talvez por estas atitudes não terem consequências,vem de seguida a agressão em capo ao jogador do SC Tomar (video).Parabéns há equipa sub.17 DA BIR....MERECENDO CARTÕES VERMELHO!!!E nem um azul levaram!!!!!Continuem com essa formação,A AGRESSÃO É A MELHOR FORMA PARA SE ATINGIR OS OBJECTIVOS!!!!!!!

Unknown disse...

Apesar de aceitarem a vitória como facto consumado, é por demais evidente a dificuldade que têm em digeri-la !!!
Porquê? Porque sabem que não foi limpa, que não foi apenas e só com o esforço dos vossos excelentes atletas, que a conseguiram, mas que houve o contributo de terceiros. E isso foi por demais evidente.
Senão, não teríamos de ler as “aberrações” que lemos nalguns comentários feitos neste post. A disparar para todo lado, e para tudo que se mexe, como que a dizer: - é só preciso abatê-los e eles depois calam-se !!!
Nem o senhor Francisco Gavancho foi poupado ! Mas, adiante …
Se voltarmos atrás, e fizermos um pouco de esforço para recordar o jogo, constatamos que até à parte final do mesmo, cerca de 1 minuto antes, a equipa do SCTomar, nunca esteve a perder. Esteve sempre na situação de vitória ou empate, o que era mais que suficiente, para ganhar o Grupo. Apesar das contingências e erros dos senhores estagiários (que nem para assinalar uma falta, o faziam convenientemente).
Só depois de um cartão Azul mostrado a um jogador do SCTomar, sabe-se lá à revelia do quê, mas que teve origem num apelo feito ao senhor estagiário, por um espectador (demonstrativo da permeabilidade do mesmo – era urgente arranjar um pretexto) e do episódio da agressão, a que todos já tivemos acesso, cujas imagens são por demais esclarecedoras (agressão mesmo á frente do senhor estagiário, e da qual resultou o quê? NADA), é que finalmente a digníssima equipa de sub-17 do BIR, passou da situação de vencida, para a situação de vencedora – OS MEUS PARABÉNS.
“Arrancada a ferros, mas foi. É nossa e muito nossa! Ninguém, a pode tirar !!!
Pois olhem!
Fiquem com ela, e satisfaçam intensamente o vosso EGO, porque com vitórias assim, é preferível nem sequer ir ao Pavilhão ver jogos.
Relativamente às escaramuças que infelizmente se verificaram nas bancadas. E recordando, mais uma vez, o que aconteceu, só tenho a dizer o seguinte:
Os protestos feitos pelos adeptos do SCTomar, foram sempres dirigidos aos senhores estagiários, e somente aos senhores estagiários, suportados na indignação das más decisões por eles tomadas. Nunca houve qualquer outro tipo de interpelação ou protesto, senão aos senhores estagiários.
O local onde as escaramuças se verificaram, foi onde estavam sentados os adeptos do SCTomar, o que evidencia e facilmente se depreende que os outros adeptos tiveram de se deslocar para o local, para que tal acontecesse.
No decorrer daquelas escaramuças, chovem sticks de dentro do ringue arremessados por atletas do BIR, e atrás dos sticks, vem atletas do BIR, que saltando a vedação quiseram participar daquele lamentável incidente.

Saudações desportivas.

Cartão Azul disse...

Para "A Verdade"

Ainda pensei responder mas depois lembrei-me desta frase

“Nunca discutas com um idiota. Ele arrasta-te até ao nível dele, e depois vence-te em experiência”

Unknown disse...

Para Gonçalo Barqueiro

Antes de lamentares o que quer que seja, deverias ter a humildade de reconhecer as tuas próprias atitudes. Que essas sim! foram pouco dignas de um atleta que pratica a modalidade. Ou preferes continuar com as tuas lamentações?Ignorando o facto de teres atirado o teu stick para a bancada com o intuito de agredir os adeptos do Sporting de tomar e saltar o ringue promovendo os desacatos que a tua mãe se encarregou de começar.
Tu és jovem, talentoso, e tens um futuro pela frente não deixes que este tipo de atitudes menos felizes façam parte da tua forma de estar na vida.
Boa sorte para ti e a tua equipa no nacional.

consciência-danada disse...

Eu estive aqui!!!!VAMOS SER REALISTAS!!!GONÇALO BARQUEIRO...Será que a tua consciência lá no fundo está assim tão certa da vitoria justa???TEMOS QUE DIZER...tu enquanto jogador em campo,que lanças o teu STICK ao publico do tomar!!!de seguida saltas o ringue para agredires os mesmos!!!será que ainda tens mural para comentar seja o que for...como jogador deves saber que devias de ter sido punido pelos arbitro em campo ´com cartão vermelho,tu e o guarda-redes que também saltou o ringue!!!tens essa consciência????ou será...que tu e os teus colegas tinham consciência que valia tudo em campo para alcançar a vitoria...porque nenhuma regra em campo e fora dele lhes PUNIA!!!!desculpa...mas depois da tua atitude neste jogo não devias de vir comentar mesmo nada!!!

Unknown disse...

Bom dia.
Eu sou um adepto/observador desta modalidade de Hóquei em Patins, acompanho, ao vivo alguns jogos a nível local e mesmo nacional, e por aqui nas redes sociais.
Não assisti, como o autor deste blog, a este encontro em concreto, mas já visualizei os "recortes" da gravação que alguém efectuou, já li comentários e até já falei com algumas pessoas sobre o assunto.
Aquilo que me dá a comentar é o lamentar de alguns "confrontos" entre alguns adeptos/assistência/familiares de ambas as equipas.
Pois os comentários menos elegantes, permitam-me, acontecem em todos os lados e em Tomar não e excepção. Aconteceu no Valado, o que não abona nada a favor de ninguém, nem para as gentes do Valado e do BIR nem do Tomar e do SCTomar.
Reparem amigos Tomarenses, o acto de coagir os árbitros, provocar os adversários e/ou intimidar os adeptos das outras equipas é uma atitude comum a nível nacional, à qual o vosso publico não se pode excluir. E refiro-me aos Tomarenses porque são quem se estão a queixar, achando que têm direito, mas podia/devia repetir o paragrafo, colocando o nome do BIR ou qualquer outro clube.
Digo isto porque já presenciei cenas destas em ambos os lados, a única diferença é que neste jogo, infelizmente chegou-se a "vias de facto".
De uma forma geral, temos que analisar estes assuntos, porque:
- é normal as equipas queixarem-se do "caseirismo" dos árbitros, que ninguém pode deixar de ignorar;
- Queixas do benefício às chamadas "equipas grandes", onde se inclui com todo o mérito a equipa do SCTomar, mas para isso é que trabalham;
- Queixas às equipas ditas pequenas;
etc.; etc;
Deixo assim algumas notas para reflexão.
E apelo ao bom senso e consequente final de “mimos” entre as pessoas que têm em comum o GOSTO pelo Hóquei em Patins.
Votos de bons resultados desportivos para o BIR e para o Sporting Clube de Tomar, que é para isso que trabalham, seguramente.
Vamos todos apoiar o Hóquei em Patins.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A Verdade disse...

Idiota ?? Não respondeu ? Se antes afirmei que com certeza o senhor não era atrasado mental então agora começo a pôr em causa a minha afirmação já que na sua última resposta ( sim resposta, já que escreveu o destinatário "A Verdade" e deixou algumas palavras.. ( mais uma vez copiadas ) que ainda por cima são indiretamente insultuosas, identificando me como o idiota, revela que é tau mau como pessoa como é a escrever no seu blogue.. Em nenhum dos meus comentários encontra palavras insultuosas à sua pessoa e por isso sou eu que não desço ao seu nível de mediocridade e ao nível de mediocridade de todos aqueles que tentaram difamar a imagem da equipa de sub-17 do BIR, do seu treinador, dos pais dos atletas, amigos e conhecidos e até o próprio Clube, através do YouTube, do Facebook e através, principalmente, do mediocre blogue do "Cartão Azul"( onde falam do desporto de Leiria com "sotaque ribatejo" ). Mas numa coisa tem razão, eu venço o por experiência, pois apesar de ter apenas 16 anos é visível que percebo mais disto do que você ( e não é preciso ir a votos). Acabo relembrando o de que deveria ponderar seriamente a minha proposta presente no final do último comentário e apenas não a refiro para que tenha algo para fazer no seu blogue, já que nesta publicação inicial apenas se limitou a copiar o comunicado do Tomar e ao responder me, sim responder me, limitou se a mencionar um ditado popular que me deu argumentos para o criticar, sem dúvida bem pensado.. Não seja ignorante, não se questiona a verdade..

ERNANI BATISTA disse...

Quando passas a agressão, termina o teu direito de autor. E nais meu menino, o clube é uma instituição publica. Ou será que só queres fotos e filmes quando fazes o bem, coisa que deverias fazer sempre.

ERNANI BATISTA disse...

Nem, caracter tem para dat a cara quanto mais dizer disparate. Mas esteja ddescansadoque em tomar e pela minha parte sera sempre bem recebido.

ERNANI BATISTA disse...

Pronto a espos. Deu lhe um pouco de liberdade para aqui vir de calcas. Nao ofenda uma instituicao centenaria. Nao tape o sol com a peneira, casos de jogo fica no jogo. Agora agressões ficam com qyem de direito políci. E tribunal, quanto a arbitragem da zona e conhecida em especial na zona, sobre isso tamos conversados, quanto aos direitos de autor referece a que? É que por vezes ser eestúpido nao chega, e ignorante tambem enfim com o seu ccomentário diz tudo de si.

ERNANI BATISTA disse...

Sr tomas, nao misture alhos com bugalhos, jigadores a mandar stiks para a bancada e sairem do ringue nao e hoquei. Nao se desculpe do mal que fizeram. Mas tudo tera uma resulucao

ERNANI BATISTA disse...

Continua com as ofensas, entao sempre e verdade. Você que nenhum nome lhe posso chamar, pois não ha no dicionári. Nome para si, mas nao ofenda os atrasados. Mentais, pois pelo que vejo ttêm. Mais capacidade do que você. Infelizmente a M. E. R. D., ainda anda na sua cabeça, nao lhe conseguiram tirar toda.

ERNANI BATISTA disse...

Se tens 16 anos, tem cuidado ao chegares aos 40 com essa mentalidade tas burrinho de todo e sen saberes o que dizes. Olha bom natal para ti e teus e feliz Ano. Novo.