terça-feira, 18 de outubro de 2011

ESPAÇO ABERTO

Ganhar a todo o Custo

Sou Treinador de Hóquei em patins há cerca de 10 anos, treinar os infantis foi a minha 1ª experiência, posso dizer que adorei e por isso continuo a treinar equipas das camadas jovens do meu Clube (Grupo Desportivo de Sesimbra).

Este ano, e depois de ter treinado todos os escalões do Clube (Infantis, Iniciados, Juvenis, Juniores e seniores), resolvi treinar o único escalão que me faltava (Escolares/Benjamins), como todos sabemos este escalão tem um Regulamento Técnico-Pedagógico pelo qual todas as equipas se devem reger.

Por isso optamos no G.D. Sesimbra seguir o dito regulamento à risca, introduzindo também nas nossas equipas a obrigatoriedade de todos os atletas escolares jogares todos o mesmo tempo, independentemente de qual seja o resultado final.

Posso dizer que quando peguei na equipa no 1º jogo não sabia muito bem as regras, tendo sido chamado á atenção do delegado do jogo de que havia um jogador meu que ia fazer 3 partes seguidas e que não podia, por isso tirei o jogador para ficar dentro do que era legal. Por isso assim que cheguei a casa resolvi ir procurar o dito regulamento, coisa que foi até bem fácil de encontrar, e fiquei então a par das regras.

Hoje dia 16/10/11 desloquei-me com a minha equipa de escolares para mais um jogo fora, depois de 2 derrotas por números expressivos, havia como à sempre nos miúdos a esperança de vencer um joguinho. O jogo começou com muita alegria de todos e os golos iam surgindo de parte a parte, o resultado final foi de 14-7 a favor da outra equipa. Os miúdos saíram tristes de dentro de campo, é normal perderam, mas amanhã lá estarão todos outra vez com a mesma vontade de treinar, porque já nem se lembram do resultado do dia anterior.

Eu como treinador e amante da modalidade sai triste do jogo, não por ter perdido mas sim por ver pessoas a quererem ganhar a todo o custo desrespeitando os regulamentos impostos pela Federação e Associações. Vi miúdos da outra equipa a jogarem 1 ou 2 minutos, jogadores a jogarem 4 partes, alguns não começavam de inicio mas um minuto depois já entravam para o lugar de outros só para não constarem na ficha de jogo que tinham jogado 3 partes seguidas, etc. Quando me apercebi das situações chamei à atenção de um seccionista que se encontrava ao pé de mim, mas o senhor dizia que podiam fazer aquilo, porque tinha procurado tudo e não tinha encontrado o regulamento em lado nenhum (demorei 2 minutos a encontra-lo na internet, já agora é o artigo 55º do Regulamento geral do Hóquei Patins) ainda me disse que tinha mandado mails para toda a gente e que nunca ninguém lhe tinha dito onde se encontrava o tal regulamento dos escolares, ainda me falou em levar isto a tribunal, o isto não percebi se era o regulamento. Para mais ainda me disse que tinha começado como seccionista este ano (começou este ano e já é "expert" em regulamento e regras?), e isto tudo só pela ânsia de ganhar, posso dizer que o Sesimbra estava a ganhar 6-2 quando resolveram a desrespeitar os regulamentos. Só não tirei a minha equipa de campo porque o objectivo principal era jogar, não ia tirar aos meus atletas a hipótese de fazerem mais uns minutos de jogo só por causa de adultos que querem ganhar a todo o custo

Sei também que com a minha equipa nunca mais ninguém vai fazer o mesmo, porque vou estar muito atento.

Será que é o caminho certo ????

Será que o Sesimbra está fazer mal em por os miúdos todos a jogar o mesmo tempo????

Penso que não, é por isso que o G.D. Sesimbra nos últimos 10 anos tem dominado a nível distrital, conseguindo levar jogadores à seleção e conseguindo apurar maior parte das suas equipas para os Campeonatos nacionais, estamos contentes com o que fazemos pena outros não fazerem o mesmo, quem sabe se todos cumprissem as regras a nossa modalidade não teria mais e melhores praticantes.

Artur Pereira

7 comentários:

Anónimo disse...

Olá!
Qualquer atleta que entre em campo, mesmo que por um minuto, vai para a ficha de jogo como tendo jogado o período todo. Se tiveres 10 atletas inscritos na ficha de jogo e desde que todos já tenham jogado na 1ª parte (1º e 2º períodos), podes jogar com um atleta 3 periodos seguidos, por exemplo: Um atleta que jogue o 2o,3º e 4º período.
Pedro Nunes

Anónimo disse...

Boa tarde
Não é o Sesimbra que está a proceder mal, está a faze o que é correto, dar minutos a todos os jogadores pois é nesses escalões que se aprende o gosto pela modalidade e se evolui se não fora agora quando é que eles vão jogar ? Já repararam na cara dos miudos quando se estão a equipar para ir fazer um jogo ? aproveitem e olhem para a alegria que eles têm. Para mim falta uma alinea no tal regulamento.. nesses jogos existia tempo de jogo mas não existia marcador.. são convivios e um convivio deverá ser uma festa.
Abraço e continue a pensar assim o hoquei agradece.

Anónimo disse...

Pois é meu caro Artur é o eterno problema do Hoquei Patins Português, formar para ganhar, ou jogar para ganhar, parece que é a mesma coisa, mas não é. Parece-me obvio que formar tem muitas etapas que não devem ser desperdiçadas e que claramene se forem todas cumpridas ganhares decerteza mais vezes.Ainda estás um pouco afiliado aos Seniores onde valia tudo para ganhar, no entanto louvo-te a pachorra para encetares esse desafio, sim que grande desafio, aqui entra em grande percentagem a parte pedagogica e a maioria ou melhor 99% dos treinadores das camadas jovens acham que o trabalho deles só é visivel pelo numero de vitorias, razão pela qual o nosso hoquei está neste rico estado, porque quando devem ganhar estão todos espremidos e não jogam nem ganham nada. O problema é querer em todas as situações equipará-los aos Seniores tu incluido, porque senão não estavas preocupado com os 17 ou 14 ou seja lá o que for. a pergunta é a seguinte tens ou não confiança no teu trabalho? então o resultado é o que menos interessa, porque quem se interessa pelo resultado nas camadas jovens e muito menos nesse escalão de treinador ou formador ou quer seja não é nada, ou seja zero, mediocridade no seu verdadeiro esplendor.

bem haja

Artur Pereira disse...

Sr anonimo, em momento algum eu escrevi que estava preocupado com os resultados desnivelados, pq a minha preocupação é principal é que os meus atletas cheguem ao fim da época e todos eles saberem patinar, travar, andar de costas, dominar a bola, o passe, o remate etc. é so a minha preocupação, mas sei que para o ano, vou ganhar mais jogos de que perder, e em vez de ter 4 ou 5 jogadores bons , vou ter 9 ou 10.

Anónimo disse...

Artur esse é o caminho correcto!!! Difícil, por vezes incompreendido (até internamente!) mas o certo... Os resultados e os convívios competitivos nestes escalões (como chamo aos "jogos") servem para tirarmos ilações e ideias dos aspectos a trabalhar melhor, quer sejam técnicos quer sejam em termos da noção do próprio jogo.. Também servem de "balança" à evolução que os miúdos estão ou não a ter!! Eu sei q nem todos os "pseudo" treinadores destes escalões infelizmente estão no mesmo barco... Querem vitórias e visibilidade! Haverá sempre "sapateiros" à frente destas equipas e mtas vezes não são eles q estão mal mas sim quem os colocou lá... Estes são (e smp o disse) os escalões mais importantes dum clube pq são eles q garantem o futuro do mesmo! Há mtos anos q existem clubes a trabalhar como tu... Teve de ser e bem a FPP a obrigar alguns a fazer parecido para suavizar as atitudes primitivas e ultrapassadas dos ditos "sapateiros". Mas como quem não sabe é como não vê, continuará a existir alguns ceguinhos por esses ringues fora!!!
Abraço, Rui Nunes

Anónimo disse...

Se não estivesse preocupado com o resultado tinha escrito este artigo e espalhado por todos os blogs do hoquei patins???

Artur Pereira disse...

Se no 1ºjogo levei 13, no 2º 24 - 2, pq razao ia ficar preocupado pelo resultado de 14???? à pessoas com muita falta de inteligência por isso é que o hóquei cada vez esta pior. E se espalhei pelos blogs todos foi para alertar as pessoas que as regras nao estão a ser cumpridas, ou acha justo nao se cumprirem as regras estipuladas. Ja vi que deve fazer o mesmo nas suas equipas...